Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:2ebae0b9b9="alexcmag"]Sim, o ER9x permite usar um pino para ligar ou desligar o backlight, ou ligar só quando clica e desligar depois de um tempo, etc.[/quote:2ebae0b9b9]

Super prático, isso dispensa aqueles furos no rádio para instalar chaves...além de economizar bateria... Seria um projeto mais ou menos como o da figura abaixo:

Minha eletrônica é bem básica então aceito críticas e sugestões...obrigado
Anexos
Pedi o backlight da turnigy e vou fazer uns experimentos. O circuito abaixo é para backlight com inversor e um regulador de voltagem de 5 volts, o destaque é o transistor mosfet que funciona como uma chave eletrônica acionada pelo pino do atmega (minima v
Pedi o backlight da turnigy e vou fazer uns experimentos. O circuito abaixo é para backlight com inversor e um regulador de voltagem de 5 volts, o destaque é o transistor mosfet que funciona como uma chave eletrônica acionada pelo pino do atmega (minima v
U1CA4XABY3CAE8XK1ACAKJVFJDCAZOA5LPCAT88JM1CA21FDCLCA72Z6NACAPH74OSCA9ZRI6PCAA6IX4OCAOCEUH0CAO3FYEGCAE8JQ73CA2ZOG14CAOFCPUKCAIAZ56OCAIWY8OECAV98JT9CA4R9UM0.jpg (5.41 KiB) Exibido 7275 vezes
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

Chegou meu módulo FRSky. Agora começa a aventura para atualizar a firm para ER9x.

Alguém sugere um gravador barato? Será usado só para isso. E me parece muito gastar o preço do rádio num gravador, que deve ser usado poucas vezes.

Qual o ritmo de atualizações das firms? Está valendo a pena manter sempre na última versão?
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

Configurador de alarmes do FRSKY:

Alguém já viu este configurador de alarmes? http://www.rc-miskolc.emiter.hu/index.php?option=com_content&view=article&id=114:frsky-setup-program&catid=35:tech&Itemid=28

Pelo que eu entendi, é um software usado para configurar os alarmes do módulo TX, para quem ainda não atualizou a firmware do 9X. Entendi certo?

Parece que este configurador é mais fácil de entender, além de poder salvar os arquivos para cada modelo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Exato, este programa configura os alarmes.

Realmente é bem intuitivo

A vantagem de atualizar o firmware é que o TX memoriza os alarmes e calibragem de sensores de cada modelo, então não depois que configurou ele se vira com o resto.
Avatar do usuário
anghinoni
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 8:11 pm
Localização: Santo Andre, Sao Paulo

Mensagem por anghinoni »

Pessoal, recebi o meu Eurgle essa semana.

Liguei o bixinho e estava tudo ok, porém os sticks bem descalibrados.

Seguindo o Tutorial do Marcio H, senão me engano página 26.

No ultimo 0005 após apertar MENU ele pede para desligar o radio, fiz esse procedimento umas 10 vezes e nada dos meus sticks ficarem calibrados.

Pois bem, nesse mesmo tópico o Marcio H fala para não mexer mais do que ele explicou, mas não segui os conselhos dele! rs rs rs Sou curioso! :lol:

Seguindo novamente os passos descritos, no final, quando vc aperta MENU o numero fica em 0005 em vez de desligar o rádio eu dei uma leve pressionada no botão EXIT.

Nisso o radio foi direto para a tela principal, fui no display e os sticks estavam todos calibradinhos!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

E além do mais, na lateral do display, ficou exibindo os numeros Hexadecimais dos comandos dos Sticks, os valores iam de 000 a 400.
Desliguei o radio e liguei novamente, sticks calibrados, porém essa informação da posição dos sticks não tinha mais...

Minha curiosidade não parou por aí.

Entrei no menu de programação do radio novamente, e dessa vez cliquei no botão de + ou - e entrou numa tela onde era exibido todas as posições de todas as chaves e potenciometros do radio. Com isso consegui ver se todos estavam funcionando.

Interessante...

Pessoal, fiz isso [color=red:44b10fa1dd]por minha própia conta e risco[/color:44b10fa1dd] poderia ter acontecido alguma coisa no radio? Sim, mas parece que o Menu de programação dele é bem simples! No mais não achei mais nada de interessante!

Abs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

anghinoni, o que poderia ter acontecido mexendo onde não devia é, na pior das hipóteses, colocar a EEPROM dele em um estado inválido e ele não aceitar mais ligar, recalibrar, etc.

Se isto acontecesse em um rádio de grife, a alternativa seria mandar para a assistência técnica ou para a fábrica para regravar.

Como este rádio é do tipo "abra o capô e conserte você mesmo", na pior das hipóteses era só você levar o rádio em casa e eu regravaria para você, deixando-o pronto para outra :)
Avatar do usuário
anghinoni
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 8:11 pm
Localização: Santo Andre, Sao Paulo

Mensagem por anghinoni »

Olá Alex,

Sim claro, tinha isso em mente que poderia acontecer.

De fato, pelo menos eu acho que encontrei um menu, escondido é claro que você pode testar se todas as chaves e potenciometros estão funcionando.

Vou ver se no final de semana consigo fazer um filminho mostrando isso que achei... Tenho que fazer em dia claro, pois camera digital no escuro não da pra ver nada! :(

Não sei se pode ser util, mas quem sabe! :)
gghinozzi
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 1:14 pm
Localização: campo grande, MS

Mensagem por gghinozzi »

[quote:ad8a21013a="alevecchio"]Chegou meu módulo FRSky. Agora começa a aventura para atualizar a firm para ER9x.

Alguém sugere um gravador barato? Será usado só para isso. E me parece muito gastar o preço do rádio num gravador, que deve ser usado poucas vezes.

Qual o ritmo de atualizações das firms? Está valendo a pena manter sempre na última versão?[/quote:ad8a21013a]

Um programador simples e barato se tiver porta paralela é esse aqui:

http://thomaspfeifer.net/einfaches_atmel_programmierkabel.htm

Você pode por um conector no rádio se quiser ficar programando sempre.

Agora se quiser pela usb, compre o usbasp por uns 11U$ na ebay, é mais barato que fazer ele, a não ser que vc use o atmega8 de um esc morto :).
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:14f97b38af="alexcmag"]anghinoni, o que poderia ter acontecido mexendo onde não devia é, na pior das hipóteses, colocar a EEPROM dele em um estado inválido e ele não aceitar mais ligar, recalibrar, etc.

Se isto acontecesse em um rádio de grife, a alternativa seria mandar para a assistência técnica ou para a fábrica para regravar.

Como este rádio é do tipo "abra o capô e conserte você mesmo", na pior das hipóteses era só você levar o rádio em casa e eu regravaria para você, deixando-o pronto para outra :)[/quote:14f97b38af]
Só para desencargo de consciencia, como se poem, para minha curiosidade não me custar alguns Trocados =) :lol:
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Firmware novo? Tem que abrir, soldar 6 fios em 6 pontos estratégicos da placa (foto abaixo), e conectar a um gravador como o listado na mensagem acima. Aí é jeito mais fácil é usar o EEPE ( http://code.google.com/p/eepe/ ) que já baixa a versão mais nova do ER9X e grava com os parâmetros corretos para não haver riscos.
Anexos
turnigy9pcb_evoo.jpg
turnigy9pcb_evoo.jpg (88.99 KiB) Exibido 8312 vezes
Responder