Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

[quote:cb63ba04a8="Thiarcord"]Aew companheiros e futuros adeptos ao Turnigy 9X ! :P

O meu rádio chegou já a umas 2 semanas e a DAC já apelidou o rádio de amante, pois só falta eu levar pra cama hehehe. Já pedi logo com mais 2 receptores e uso ele em conjunto com CopterX 450SE v2.

O review do [b:cb63ba04a8]alexcmag[/b:cb63ba04a8] está excelente!
Como o [b:cb63ba04a8]vanderlei.doge[/b:cb63ba04a8] falou do stick "molenga" também havia notado no meu, mas achava normal até ontem a noite quando peguei ele na mão e fez um barulho do tipo chacoalhar a caixa de tic-tac com 1 ou 2 tic-tacs dentro. Abri na hora o TX e já de cara achei o problema (e uma solução que até ontem não sabia). O parafuso do regulador de tensão do acelerador tinha se soltado. Duas balançadas no rádio e o danado apareceu. Parafuso no lugar e regulei a tensão do stick. Eita coisa boa que tá agora!

Outra dica muito útil para este rádio é na hora de conectá-lo ao simulador. Estou até meio careca de tanto cabelo que arranquei tentando fazer funcionar. Depois de quase uma semana de pesquisas em fóruns gringos, consegui!!! Logo, vamos compartilhar! 8)

1) Antes de qualquer coisa, não adianta bater cabeça tentando conectar o rádio com um perfil de Heli. Não dá! O que eu fiz foi criar na última memória do rádio um perfil de Avião (ACRO) básico mesmo e salvei com o nome de "SIMULADO" (pq não cabe o danado do "R");

2) No meu caso estou usando um cabo USB-P2 desses que vem em simulador e que é fácil de se achar por ai avulso. Caso use cabo P2-P2 ambos MONO irá precisar de 2 programinhas para reconhecer o controle, mas não me recordo do nome deles agora. Com o cabo usb, vamos ao 3º passo;

3) Antes de conectar o plug no rádio, devemos soltar o módulo. "Soltar o módulo?" - Sim, o danado parece que bloqueia o sinal para o cabo quando está com o módulo conectado. Para soltar, existem 2 presilhas na parte de trás. Aperte-as para soltar e vá puxando aos poucos pois é duro mesmo e com cuidado pois como o fio do módulo é soldado na placa do TX, não vamos querer acabar com o casamento deles;

4) Módulo solto e pendurado (é uma desgraça mesmo) podemos conectar o plug nele, onde mesmo com o Tx desligado irá ligar sozinho.

5) Conecte agora o USB no PC e bom divertimento!

==> Testado no FMS, HeliSIM e RealFlight 4.5
==> Não esquecer de selecionar o controle no menu do simulador. O nome pode variar de simulador para simulador, mas normalmente apresenta somente 1 opção.

P.S.: Na hora de colocar o módulo de volta no lugar, lembrem de pressionar o módulo até ouvir o "click" das presilhas indicando que o módulo está bem preso.[/quote:cb63ba04a8]
Nossa, valeu mesmo, eu ainda não tinha testado, pois uso outro rádio no simulador, mas agora, sabendo disso, vi que teria muita dor de cabeça se fosse tentar.
Sobre os sticks é isso mesmo, é só abrir e apertar as molas.
"Já chegou o disco voador!"
nandoroberto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:03 am
Localização: sao jose dos campos, SP

Mensagem por nandoroberto »

ola galera

alex...

obrigado pela dica...dei uma olhada rapida nos manuais pois to meio sem tempo...

mas num vi nada falandu la sobre configuração do radio...

se alguem conseguir explicar melhor como ligo o dual do turnigy 9 canais por favor me ajudem...


ate agora so consegui ligar o cronometro....e thor hold pra trava o motor e funçao exponencial que pra quem voava com art tech eh uma grande diferença;;rs;;rs;;;

valew..galera...bons voos..


fernando
valew...
TUDO QUE SOBE DESCE!!!........E BEM MAIS RAPIDO....RS....RS.
Avatar do usuário
Artur Butke Filho
membro
Mensagens: 376
Registrado em: Seg Dez 07, 2009 10:25 am
Localização: Indaial SC

Mensagem por Artur Butke Filho »

Ai pessoal,

Depois de quase 2 meses de espera, (entra no estoque, sai do estoque) veio meu radio.

Gostei muito do que vi, vamos agora pra regulagem ver no que vai dar.

Abraços.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Voei ontem com o Turnigy 9Ch de um amigo. Achei-o muito bom. Não senti latência, nome chique. Levamos o aero bem alto e o mais longe possível, sem problemas. O aero é um glow .46. Agora vamos usar bastante e ver se aguenta o tranco. Já estamos encomendando mais um. O acabamento é honesto e tudo funcionando perfeitamente, acho que meu amigo colocou uma LiPo nele.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:cb1e76d632="vitorette"]Voei ontem com o Turnigy 9Ch de um amigo. Achei-o muito bom. Não senti latência, nome chique. Levamos o aero bem alto e o mais longe possível, sem problemas. O aero é um glow .46. Agora vamos usar bastante e ver se aguenta o tranco. Já estamos encomendando mais um. O acabamento é honesto e tudo funcionando perfeitamente, acho que meu amigo colocou uma LiPo nele.[/quote:cb1e76d632]

Voce voou e eu que programei ^^


A programação achei muito facil e intuitiva, bem parecido com a do DX6i.
POrem nao gostei que as chaves ja são pre selecionadas para algumas funcoes, como o troutle Cut e os Dual rates.

Outra coisa que nao gostei foram os botoes, alen de serem "duros" eles de vez enquando dao um "delay", voce aberta e ele demora para responder, ou entao voce aperta e nao acontece nada.

Esqueci de dar uma olhada nas mixagens, mais prometo que posto aqui depois que olhar, e faço uma comparação com o DX7 e 7C.

Mais tmabem achei uma boa opção de radio, porem nao confio no modulo.
Acho que seria melhor comprar o FRShy que ta vendendo na HC agora.
Se nao me engano o Donato tem esse modulo e parece que o pessoal la fora fala bem dele.


abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
sporabh
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 4:34 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por sporabh »

Pessoal,

alguem já tentou fazer o up do firmware deste rádio?
To pensando seriamento em atualizar o meu!!
O firmware original tem alguns defeitos q me deixam irrritados!!

Eu tenho um V1 a quase um ano! Tive q trocar a pouco tempo o potenciomentro do aileron somente. Tava dando pau! Mas o resto ta beleza.

Valeu!!
Avatar do usuário
fgsilva12
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 5:40 pm

Mensagem por fgsilva12 »

eu e um amigo, compramos um Turnigy 9x a uns 03 meses, porém só agora colocamos os rádios para funcionarem. Estamos utilizando cada um com um glow 46. Mas nunca voamos ao mesmo tempo. Neste sábado, tivemos uma surpresa. Enquanto ele estava com o avião funcionando e em direção a pista para levantar voo, eu estava sentado preparando o meu. Quando liguei o meu rádio para fazer algumas configurações, todos os comandos do avião dele ficaram loucos.... por pouco não deu m....

Então resolvemos fazer alguns testes e por enquanto constatamos que o meu rádio interfere no avião dele, mas o dele não interfere no meu. Fizemos o Bind do receptor dele novamente, mas o problema persistiu.

Como a vontade de voar era muito grande, resolvemos deixar os testes para mais tarde e resolvemos voar um e depois o outro.

No sábado, vamos fazer novos testes, bindar todos os rádios e seus respectivos receptores e ver o que dá. Pode ser um caso isolado, pois não encontrei relatos de casos parecidos. Mas que fiquei com a pulga atras da orelha, ah! fiquei.
Avatar do usuário
fgsilva12
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 5:40 pm

Mensagem por fgsilva12 »

Mas estou gostando muito do rádio. Não sei precisar a distância, mas o aeromodelo tem 1,6 de envergadura e foi tão longe e alto que quase sumiu. Pra mim "ta bão d+". Só vou conseguir voar até onde eu possa ver mesmo!!!
morceli
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Set 09, 2010 7:23 pm
Localização: Belém

Mensagem por morceli »

Estou usando esse Turnigy 9X, consigo fazer ele funcionar no PC e tal mais não calibra de jeito nenhum, já estou a 2 dias tentando calibrar e não foi e olha que tentei varias e varias vezes se alguem puder ajudar.

Abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Morceli,

Alguns colegas reportaram que só sai sinal na conexão trainer quando o módulo está fora. O rádio foi feito inicialmente para 72MHz, talvez seja por isto.
Responder