Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
nandoroberto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:03 am
Localização: sao jose dos campos, SP

Mensagem por nandoroberto »

ola pessoal..


tambem sou novato no hobby...e acabei de trocar meu art tech por um turnigy desses...a galera onde eu voo naum conhece e naum tive muita ajuda sobre o radio...


gostaria de ajuda para programar...dual rate...diferença entre glider e acrobatico...enfim...aos moderadores e experts...

se puderrem deem dicas na configuração...

grato pela ajuda..
TUDO QUE SOBE DESCE!!!........E BEM MAIS RAPIDO....RS....RS.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

outra duvida me surgiu, o receptor ta tgy vem com apenas uma antena, ao contrario de que vejo em outras marcas, qual a posição que ela deve ficar?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nando, comece pelo básico, leia os manuais em www.e-voo.com/manual

Vanderlei,

A antena deve ficar na vertical, o mais longe possível de metais de preferência.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

tem alguma ilustraçao, pois nao sei se ele também sofre interferencia com a tal "sombra" quando aero esta de dorso ou algo assim, bem como a antena é curta, entao não sei se ela fica um pouco pra fora, ou nada ou tudo.


abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A antena é uma "sleeved dipole" ou dipolo tubular, seria a tradução mais adequada apesar de não literal.

Então tanto a parte mais grossa (manga) quanto a ponta unifilar são elementos receptores, isto a deixa menos propensa a ficar em áreas de sombra do que uma unifilar comum e melhora o ganho.

É só não deixar o receptor muito perto dos servos, do ESC, do motor e da bateria, e não deixar a antena perto de nenhum destes, de preferência na vertical, que tá de bom tamanho.

Evite também deixar a antena paralela com partes metálicas como links.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

[quote:dc2e86124b="alexcmag"]A antena é uma "sleeved dipole" ou dipolo tubular, seria a tradução mais adequada apesar de não literal.

Então tanto a parte mais grossa (manga) quanto a ponta unifilar são elementos receptores, isto a deixa menos propensa a ficar em áreas de sombra do que uma unifilar comum e melhora o ganho.

É só não deixar o receptor muito perto dos servos, do ESC, do motor e da bateria, e não deixar a antena perto de nenhum destes, de preferência na vertical, que tá de bom tamanho.

Evite também deixar a antena paralela com partes metálicas como links.[/quote:dc2e86124b]

agora compreendi perfeitamente.

Domingo fiz um pequeno teste de alcance em solo, mesmo em um terreno irregular com pequenas elevaçoes com cerca de 8 a 15 metros cheguei a percorrer 460 metros com o rx nas minhas mãos, e o tx na mão da dac que fazia repetitivos testes até que ouvisse a minha confirmaçao. OBS: só nao fui mais longe pois havia uma cerca a qual não consegui pular :lol:
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:43ec15d09d="vanderlei.doge"]
agora compreendi perfeitamente.

Domingo fiz um pequeno teste de alcance em solo, mesmo em um terreno irregular com pequenas elevaçoes com cerca de 8 a 15 metros cheguei a percorrer 460 metros com o rx nas minhas mãos, e o tx na mão da dac que fazia repetitivos testes até que ouvisse a minha confirmaçao. OBS: só nao fui mais longe pois havia uma cerca a qual não consegui pular :lol:[/quote:43ec15d09d]

Pooo... Não consegue pular, passa por baixo! :lol:

460mts e ainda com espaço (devido a cerca) nota-se que realmente ele cumpre 1/3 do que promete.

Pramim, que irei voar somente helis 450 alem de ser cego, tá de bom tamanho!
Vendo Tudo!!
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

100 metros para mim já tá bom, veja lá quase 500. O rádio vai se mostrando cada vez melhor, muitas funções, sem bugs nas programações, comandos com boa precisão e razoável alcance, se não aparecerem problemas com o tempo tem tudo para dominar a “faixa de baixo” dos rádios.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

[quote:20235e11a4="floydbh"][quote:20235e11a4="vanderlei.doge"]
agora compreendi perfeitamente.

Domingo fiz um pequeno teste de alcance em solo, mesmo em um terreno irregular com pequenas elevaçoes com cerca de 8 a 15 metros cheguei a percorrer 460 metros com o rx nas minhas mãos, e o tx na mão da dac que fazia repetitivos testes até que ouvisse a minha confirmaçao. OBS: só nao fui mais longe pois havia uma cerca a qual não consegui pular :lol:[/quote:20235e11a4]

Pooo... Não consegue pular, passa por baixo! :lol:

460mts e ainda com espaço (devido a cerca) nota-se que realmente ele cumpre 1/3 do que promete.

Pramim, que irei voar somente helis 450 alem de ser cego, tá de bom tamanho![/quote:20235e11a4]

Não deu tempo nem em pensar em pular nem passar por baixo na verdade :roll:

Quando ví duas vacas correndo em minha direção, segurei firme o rx e saí correndo, ahahahaha, foi bem legal até, pena que nao tinha telemetria senão iria apontar uma velocidade acima de 70km/h :twisted:


abraços
Avatar do usuário
Thiarcord
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 7:38 pm

Mensagem por Thiarcord »

Aew companheiros e futuros adeptos ao Turnigy 9X ! :P

O meu rádio chegou já a umas 2 semanas e a DAC já apelidou o rádio de amante, pois só falta eu levar pra cama hehehe. Já pedi logo com mais 2 receptores e uso ele em conjunto com CopterX 450SE v2.

O review do [b:21b53f6a02]alexcmag[/b:21b53f6a02] está excelente!
Como o [b:21b53f6a02]vanderlei.doge[/b:21b53f6a02] falou do stick "molenga" também havia notado no meu, mas achava normal até ontem a noite quando peguei ele na mão e fez um barulho do tipo chacoalhar a caixa de tic-tac com 1 ou 2 tic-tacs dentro. Abri na hora o TX e já de cara achei o problema (e uma solução que até ontem não sabia). O parafuso do regulador de tensão do acelerador tinha se soltado. Duas balançadas no rádio e o danado apareceu. Parafuso no lugar e regulei a tensão do stick. Eita coisa boa que tá agora!

Outra dica muito útil para este rádio é na hora de conectá-lo ao simulador. Estou até meio careca de tanto cabelo que arranquei tentando fazer funcionar. Depois de quase uma semana de pesquisas em fóruns gringos, consegui!!! Logo, vamos compartilhar! 8)

1) Antes de qualquer coisa, não adianta bater cabeça tentando conectar o rádio com um perfil de Heli. Não dá! O que eu fiz foi criar na última memória do rádio um perfil de Avião (ACRO) básico mesmo e salvei com o nome de "SIMULADO" (pq não cabe o danado do "R");

2) No meu caso estou usando um cabo USB-P2 desses que vem em simulador e que é fácil de se achar por ai avulso. Caso use cabo P2-P2 ambos MONO irá precisar de 2 programinhas para reconhecer o controle, mas não me recordo do nome deles agora. Com o cabo usb, vamos ao 3º passo;

3) Antes de conectar o plug no rádio, devemos soltar o módulo. "Soltar o módulo?" - Sim, o danado parece que bloqueia o sinal para o cabo quando está com o módulo conectado. Para soltar, existem 2 presilhas na parte de trás. Aperte-as para soltar e vá puxando aos poucos pois é duro mesmo e com cuidado pois como o fio do módulo é soldado na placa do TX, não vamos querer acabar com o casamento deles;

4) Módulo solto e pendurado (é uma desgraça mesmo) podemos conectar o plug nele, onde mesmo com o Tx desligado irá ligar sozinho.

5) Conecte agora o USB no PC e bom divertimento!

==> Testado no FMS, HeliSIM e RealFlight 4.5
==> Não esquecer de selecionar o controle no menu do simulador. O nome pode variar de simulador para simulador, mas normalmente apresenta somente 1 opção.

P.S.: Na hora de colocar o módulo de volta no lugar, lembrem de pressionar o módulo até ouvir o "click" das presilhas indicando que o módulo está bem preso.
CopterX 450 SE | Rádio Turnigy 9X
Eu Cavo, Tu Cavas, Ele Cava... Nós Cavamos, Vós Cavais, Eles Cavam. -- Não é bonito, mas é profundo! hehehe.
Responder