Pega-Pás se solta apos o 5° Voo, T Rex 600 ESP

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Pega-Pás se solta apos o 5° Voo, T Rex 600 ESP

Mensagem por robson_oa »

Mesmo usando a trava química recomendada pelo fabricante o pega-pás do rotor principal se soltou na tentativa do 5° voo, as pás sairam pela tangente como duas lanças, sorte que não havia ninguém próximo e o heli ainda não tinha decolado, só perdi uma das pás que quebrou ao bater numa parede a outra ficou inteira, o restante está intácto. Voou rolamento pra tudo que foi lado, felizmente achei todas as peças, mas ficou a dúvida de como poderia ter se soltado, então resolvi mudar o referido parafuso (foto) que achei muito pequeno para a força exercida sobre ele e coloquei um de 15mm com trava quimica VERMELHA que tem maior resistencia, em vez da azul que vem no kit.
É verdade que temos que checar o heli a cada voo, mas não esperava que essa peça fosse se soltar nunca, muito menos no quinto voo.

Fica aqui um alerta, para evitarmos acidentes.
Grande abraço para todos
Anexos
Digitalizar02443.jpg
Digitalizar02443.jpg (27.63 KiB) Exibido 8355 vezes
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Robson,

Esse é sem dúvida um dos maiores perigos em se tratando de helis. Soltar os pega-pás principais pode gerar um acidente horrível.

Pode ter sido a qualidade do trava-roscas que você usou, pode ser que ele esteja vencido.

Eu sempre uso um Loctite azul, e coloco bastante nos parafusos dos pega-pás. Mesmo assim, sempre é bom você verificar, movendo as pás pra cima e pra baixo a cada vôo, pra ver se os parafusos não estão soltando, se os pega-pás não tem folgas.

Colocar trava-roscas vermelho nunca é uma boa opção, você não vai conseguir soltar mais os parafusos, com o risco de quebrá-los.

Um trava-roscas azul de boa qualidade é o suficiente.

Abraço
NO PAULINHADA! YES FLY!
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Talvez tenha sido isso, pois eu sou extremamente cuidadoso na montagem dos meus kits e faço isso há pelomenos uns 15anos, pois ao verificar o parafuso, parecia que a trava não tinha curado, deveria ficar como se fosse uma massa branca na rosca, mas não, parecia que tinha acabado de colocar a trava, quanto a trava vermelha sei que é de alta resistencia mas fiquei tão preocupado em não ocorrer novamente e vir a lesionar alguém que usei essa mesmo, pelo menos sei que soltar ele não solta mais.
Esses kits quando saem da fábrica, vivem passeando entre galpões de depósitos durante meses até chegar nas nossas mãos, sabe-se lá?
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

primeiramente deveria ter usado o parafuso de fabrica que segura muito bem. segundo pode usar o trava loctite azul ou o próprio que vem no kit que é muito bom. e terceiro, tem que esperar pelo menos duas horas para secar, se não é muito arriscado.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Sempre limpe o parafuso (uso alcool isopropílico) e depois aplique um trava-roscas azul de qualidade, geralmente é o suficiente.

De tempos em tempos, tire os dois parafusos (use um papel com um alicate de pressão no eixo pra soltar os dois) engraxe os thrust bearings do pega-pás, limpe os parafusos com alcool isopropílico, e depois passe o trava-roscas azul.

Tenho feito isso a cada 50 vôos em média.

Abraço
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:a6918098a3="Alex Câmara"]primeiramente deveria ter usado o parafuso de fabrica que segura muito bem. segundo pode usar o trava loctite azul ou o próprio que vem no kit que é muito bom. e terceiro, tem que esperar pelo menos duas horas para secar, se não é muito arriscado.[/quote:a6918098a3]

O fato ocorreu uma semana após a montagem do mesmo, é bem mais que duas horas, a não ser que tenha ocorrido alguma reação entre a trava e a graxa, e por segurança resolvi aumentar mais 5mm o parafuso. Agora estou revisando todas as partes dos mecanismos que usaram a trava azul.

Obrigado a todos
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
PU2VGA
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Seg Jul 21, 2008 7:44 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por PU2VGA »

Reforço o que o outro colega colocou. Neste parafusos não economise no trava-roscas e PRINCIPALMENTE, certifique-se que os parafusos e também o spindle shaft (na sua rosca interna) estejam limpos. Pode limpa-los com alcóol ou acetona. É interessante deixar um pequeno recepiente com alcóol ou acetona para mergular os parafusos antes do uso. Se fizer isto, tenha certeza de também apertar forte e pode estar seguro que para remove-los, não vai ser nada fácil. Melhor assim.

Eduardo
T-REX 700 E 3GX / VELOCITY 50 / T-REX 600E PRO / HITEC AURORA 9
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

[quote:6bb585cc6c="robson_oa"][quote:6bb585cc6c="Alex Câmara"]primeiramente deveria ter usado o parafuso de fabrica que segura muito bem. segundo pode usar o trava loctite azul ou o próprio que vem no kit que é muito bom. e terceiro, tem que esperar pelo menos duas horas para secar, se não é muito arriscado.[/quote:6bb585cc6c]

O fato ocorreu uma semana após a montagem do mesmo, é bem mais que duas horas, a não ser que tenha ocorrido alguma reação entre a trava e a graxa, e por segurança resolvi aumentar mais 5mm o parafuso.[/quote:6bb585cc6c]

eu não faria isso por questão do material do parafuso. esse do pega pá é mais resistente.
  ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░
░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Tudo bem, mas gosto muito do meu heli, e acho que estou com uma excelente máquina nas mãos e não vou deixar que um simples parafuso estrague o meu heli e o meu dia.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Avatar do usuário
808state
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Seg Set 28, 2009 10:10 pm
Localização: Seabra - Ba
Contato:

Mensagem por 808state »

Robson
Graças a Deus que não atingiu vc..
Ja contecei isso comigo e digo.. a pancada é muinto forte.. Eu Fiquei espantado com a brutalidade que as pás saem.. Depois disso sempre quando vou trimar ou tracking das pás uso uma mascara de serralheiro transparente daquelas que protegem até os pescoço.. E Pelomenos nesse parafuso agora uso trava vermelha por precaução..

Boa sorte..
Responder