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Enviado: Dom Jun 21, 2009 10:24 pm
por Gustavo Murad
Não sou o maior especialista em aerodinâmica de ailerons , alguém que entende a teoria poderia explicar aqui.

O que sei é o seguinte , o certo é considerar o aileron na sustentação , principalmente quando ele não é uma peça "a parte".

Se você prestar atenção , em algumas construções ( e em aviões reais) o aileron realmente "faz parte" da asa.

é como se você cortasse o final do bordo de ataque e fizesse ele se mover.

Para aeromodelos , também existem os ailerons que são uma peça móvel a parte depois do final do bordo de fuga do perfil.
Nesse caso pelo teoria que conhece também deve-se calcular ele como fazendo parte da corda da asa.

Como regra geral utiliza-se aileron com 1/8 do tamanho da asa , então numa asa com 18cm o aileron teria 2cm.


Existe aqui no e-vôo uma artigo sobre a teoria básica dos aviões , nele diz "Os ailerons não são uma extensão da asa, mas um corte com dobradiça, de forma a manter o perfil."

Ou seja , o certo é cortar o final do perfil e fazer essa parte móvel , dessa forma é indiscutível que o aileron conta na corda e na área da asa.

O artigo é esse: [url]http://www.e-voo.com/artigos/aviao/[/url]

Enviado: Ter Jun 23, 2009 8:16 am
por Patetta-MG
Bom, considerando minha ultima mensagem dois itens acima, ontem fiz algumas consultas a outros tópicos aqui do site e eencontrei algumas respostas que me foram uteis e elucidaram bastante, ams ainda tem duvidas.

Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.

Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.

Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.

Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).

obrigado

Moisés

Enviado: Ter Jun 23, 2009 1:30 pm
por Buts
5 cm está otimo, sabe o que faço ? pego dois potes de margarina, coloco um em uma ponta da asa e o outro na outra ponta, ai faço a junção das duas com cola quente. Deu para entender ?

o\/o <- mais ou menos isso.. hehehe os "o" são os potes... hhehehehehee

Enviado: Ter Jun 23, 2009 2:39 pm
por Patetta-MG
entendi sim buts.... se não tiver de margarina, serve de manteiga? hhauahauh... essa nao consegui me conter... mas vou fazer sim... estava na dúvida mesmo do quanto eu deveria elevar para fazer o diedro
Obrigado
Moisés

Enviado: Qua Jun 24, 2009 10:56 pm
por Nilo César
Ola amigo, esta postado a seguir as fotos do meu scout, mas não consegui voar com ele...
logo que o arremessei e coloquei um pouco de motor, ele subiu uns 4 ou 5 metros mas logo depois inclinou para a direita e foi direto para o chão quebrando a minha hélice, não sei oq ouve de errado, o dia estava um pouco ventoso, acredito q é isso!!

se voces podessem me ajudar a descobrir oque deu de errado, jah agradeço!!
abraço a todos.

nilo

Enviado: Qui Jun 25, 2009 7:46 pm
por Gustavo Murad
[quote:29925d6f98="Patetta-MG"]Bom, considerando minha ultima mensagem dois itens acima, ontem fiz algumas consultas a outros tópicos aqui do site e eencontrei algumas respostas que me foram uteis e elucidaram bastante, ams ainda tem duvidas.

Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.

Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.

Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.

Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).

obrigado

Moisés[/quote:29925d6f98]


não é bem assim ...

O ângulo de diedro depende de vários fatores , se o aeromodelo é treinador , se tem aileron , se é asa baixa , se a asa é poliédrica etc...

E como o próprio nome diz , é um ângulo e não uma % da envergadura nem da corda da asa ...

O ângulo de modelo para modelo (em cada semi-asa) é mais ou menos esse:

Treinadores asa alta sem aileron: 3 a 6 graus
Treinadores asa alta com aileron: 0 a 3 graus

Treinadores asa baixa sem aileron: 5 a 7 graus
Treinadores asa baixa com aileron: 2 a 6 graus

Acrobáticos asa alta : 0 a 3 graus
Acrobáticos asa baixa: geralmente 0 graus

Lógico que em 99% dos casos é melhor seguir o indicado na planta.

Eu sugiro uns 5graus de diedro em cada semi-asa do Scout , para calcular você faz o seguinte:

sen x = "cateto oposto"/"hipotenusa"

Sendo

sen x = ângulo que vc quer para a semi asa

cateto oposto = altura do chão à asa , obtem-se usando pote de margarina , livros , régua ou seja lá o que for..

Hipotenusa = Comprimento da semi asa.


Exemplo:
Supondo que você tenha uma asa de 1m de envergadura cortada em duas semia-asa tendo 50cm cada uma e você queira um 5 graus de diedro em cada semi-asa.

O seno usado sera de 10 graus , pois você precisa de 5graus em cada semi-asa e elas são de mesmo tamanho e sua junção será colocada exatamente no centro da fuselagem.

sen 10 = x/50

0,173648 = x/50

x = 0,173648 * 50

x =~ 8,6824

Ou seja , você precisa de uma altura de aproximadamente 8,68cm para poder gerar um ângulo de 5 graus numa "peça" de 50cm.

Sabendo disso usa-se uma "plataforma" feita de qualquer material (eu uso livros por achar mais fácil aproximar a altura necessário adicionando folhas ou livretos) , dai coloco uma das pontas da semi casa no chão e a outra em cima dessa plataforma.

Dai pego a segunda semi-asa , totalmente apoiada no chão e cola a outra que está com os 10 graus de diedro.

Quando as 2 estão coladas , basta tirar ela da plataforma que o ângulo fica 5 graus em cada semi-asa com uma precisão muito boa.


Edit:

Outra sugestão muito boa , que tenho seguido em alguns casos (aeros mais simples) e que tem dado muito certo é na hora de colar uma semi-asa na outra usar palitinhos de pirulito e araminho para fazer o diedro no tamanho que desenho.

Tá tudo explicadinho aqui no tópico , basta colar um tubinho de pirulito em cada semi-asa e passar o araminho por dentro dos tubinhos juntando uma asa a outra.

Dai você pega a "altura" necessária para formar o ângulo (no nosso exemplo 8,68cm) e vai ajustando "manualmente" (afinal o ferrinho entorta) e quando chegar no ponto ideal apenas passa alguma cola.

No caso de aeros mais bem acabados , o esquema com livros , formando o diedro certinho , cortando a junção para fazer um bom encaixe e colando com epóxi(araldite) da um acabamento e uma precisão maior.

Enviado: Sex Jun 26, 2009 12:06 am
por Patetta-MG
Oi gustavo,

como dito, a relação de % eu li em algum tópico aqui no forum e não me lembro mais onde, procurei e nao achei.

entendi sim o seu esquema.... o esquema da trigonometria utilizada é básica.... até ai eu já tinha chegado...

só não sabia mesmo qual o ângulo a ser projetado, mas agora vc já me ajudou muito.

Obrigado

moisés

Enviado: Sex Jun 26, 2009 1:13 am
por Gustavo Murad
A idéia da % até funciona , porém só para modelos treinadores e de asa com diedro. Pois se for poliedro já dá errado.

E não fica "exato" nem dá uma precisão muito boa.

É tão simples fazer essa continha do seno , que não vale a pena simplificar fazendo com %.

Dúvida canais receptor

Enviado: Sex Jul 03, 2009 9:26 am
por Alefrangel
Prezados, comecei a construir o meu scout há umas 3 semanas e estou na fase final. Comprei um rádio Futaba 4YF só que ele é MOD 1 (acelerador no stick direito) e agora estou com uma dúvida:
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron

Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?

Enviado: Sex Jul 03, 2009 9:36 am
por Alefrangel
Tirei uma "cola" do modelo do Michael Caetano para entelar.
Ele possui as medidas recomendadas na página inicial do fórum e foi feita a fuselagem e asa em isopor P3 com estabilizadores deprom 4mm.
Para linkagem eu usei conectores sindal para facilitar a regulagem dos servos.
Seguem as fotos do modelo até agora: