1º voo e lenha.
Enviado: Dom Set 26, 2010 12:22 pm
Fiz ontem o que considero como o primeiro voo de verdade com o Copterx 450. A cauda estava tremendo um pouco mas dava pra controlar.
Arrisquei coloca-lo a 1 metro do chão e pilotar nessa altura pela primeira vez e consegui. Não é tão dificil assim.
O problema foi que quando estava quase descendo o helicóptero pra poder recarregar a bateria, bateu uma rajada de vento forte e começou a jogar ele de lado.
Até consegui corrigir (ele tem força pra encarar o vento tranquilamente) mas o vento continuou e começou a jogar ele de lado denovo. Aí foi aquele empurra e corrige e ele começou a ir de lado.
Quando vi que ele ia bater eu diminui a aceleração e continuei empurrando ele de lado e consegui pousar sem chocar nada no chão. Infelizmente tinha umas plantas no lugar que ele pousou forte e o rotor bateu ali.
Chequei o helicóptero logo após a queda não notei nada torto ou solto. Se bem que ele só bateu em folhas e mesmo assim com a aceleração quase toda cortada. Quase toda por que eu tive que acelerar ele rápido e desacelerar pra ele chegar ao chão com menos força e evitar maiores danos.
A unica coisa que notei de diferente no funcionamento do helicóptero foi que os comandos do rotor da cauda não funcionavam direito, apesar de ele não ter ficado com nada torto ou solto.
Os danos foram os seguintes:
Uma pá ficou com a ponta amassada e um pouco do revestimento saiu.
A base de encaixe do X de treino quebrou
O servo da cauda ficou estranho.
Em casa eu abri o servo e não vi nada quebrado dentro. Mas quando ele é ligado ao gyro ele fica dando comando pra um dos lados sem parar e nem a chave do limit e nem zerando as programações faz com que ele pare.
Ligando ele em outro canal sem o gyro ele fica normal.
O helicóptero mesmo não entortou nada.
Como não estou com dinheiro e nem paciência pra comprar novas peças pra continuar tentando voar, vou deixar ele parado um tempo e experimentar o aeromodelismo.
Gosto mais de helicóptero, acho eles mais interessantes. Mas o aeromodelismo sai mais barato e esquenta menos a cabeça.
Quando eu puder consertar o heli, vou deixá-lo pra voar uma vez ou outra. Não tenho paciência pra ficar desmontando e dinheiro pra ficar comprando peças direto.
Até o melhor de nós uma hora ou outra cai. Quando se monta um equipamento desses qualquer um sabe disso.
O aeromodelismo vai me proporcionar voar muito, consertar menos e gastar menos. Além do mais, com aeromodelismo ajuda por perto não falta.
O helimodelismo vou mexer quando der muita vontade.
Só espero que com o tempo as empresas que fabricam esses helicopteros passem a fabricar helicópteros em escala de fábrica e não helicópteros desenhados pra 3D com a opção de carenar e instalar flybarless.
É tão ´´esquisito´´ o fato de um helicóptero de aeromodelismo ter somente duas pás que já me perguntaram na rua: Cade as outras 2 helices que ficam em cima dele?
Eles tem a aparência mais parecida com os helicópteros de verdade por ter somente 2 pás e o rotor da cauda de lado, mas tem a parte elétrica toda exposta e corpo preparado pra 3D.
Podiam passar a fabricar helicópteros de aeromodelismo com desenho em escala de fábrica e unir o comportamento dos helicópteros de 4ch com a agilidade e aparência dos de 6ch e isso tudo com uma carenagem em escala feita de alumínio ou fibra de carbono.
Que eu saiba não existe nada assim fabricado em série e vendido por aí.
Arrisquei coloca-lo a 1 metro do chão e pilotar nessa altura pela primeira vez e consegui. Não é tão dificil assim.
O problema foi que quando estava quase descendo o helicóptero pra poder recarregar a bateria, bateu uma rajada de vento forte e começou a jogar ele de lado.
Até consegui corrigir (ele tem força pra encarar o vento tranquilamente) mas o vento continuou e começou a jogar ele de lado denovo. Aí foi aquele empurra e corrige e ele começou a ir de lado.
Quando vi que ele ia bater eu diminui a aceleração e continuei empurrando ele de lado e consegui pousar sem chocar nada no chão. Infelizmente tinha umas plantas no lugar que ele pousou forte e o rotor bateu ali.
Chequei o helicóptero logo após a queda não notei nada torto ou solto. Se bem que ele só bateu em folhas e mesmo assim com a aceleração quase toda cortada. Quase toda por que eu tive que acelerar ele rápido e desacelerar pra ele chegar ao chão com menos força e evitar maiores danos.
A unica coisa que notei de diferente no funcionamento do helicóptero foi que os comandos do rotor da cauda não funcionavam direito, apesar de ele não ter ficado com nada torto ou solto.
Os danos foram os seguintes:
Uma pá ficou com a ponta amassada e um pouco do revestimento saiu.
A base de encaixe do X de treino quebrou
O servo da cauda ficou estranho.
Em casa eu abri o servo e não vi nada quebrado dentro. Mas quando ele é ligado ao gyro ele fica dando comando pra um dos lados sem parar e nem a chave do limit e nem zerando as programações faz com que ele pare.
Ligando ele em outro canal sem o gyro ele fica normal.
O helicóptero mesmo não entortou nada.
Como não estou com dinheiro e nem paciência pra comprar novas peças pra continuar tentando voar, vou deixar ele parado um tempo e experimentar o aeromodelismo.
Gosto mais de helicóptero, acho eles mais interessantes. Mas o aeromodelismo sai mais barato e esquenta menos a cabeça.
Quando eu puder consertar o heli, vou deixá-lo pra voar uma vez ou outra. Não tenho paciência pra ficar desmontando e dinheiro pra ficar comprando peças direto.
Até o melhor de nós uma hora ou outra cai. Quando se monta um equipamento desses qualquer um sabe disso.
O aeromodelismo vai me proporcionar voar muito, consertar menos e gastar menos. Além do mais, com aeromodelismo ajuda por perto não falta.
O helimodelismo vou mexer quando der muita vontade.
Só espero que com o tempo as empresas que fabricam esses helicopteros passem a fabricar helicópteros em escala de fábrica e não helicópteros desenhados pra 3D com a opção de carenar e instalar flybarless.
É tão ´´esquisito´´ o fato de um helicóptero de aeromodelismo ter somente duas pás que já me perguntaram na rua: Cade as outras 2 helices que ficam em cima dele?
Eles tem a aparência mais parecida com os helicópteros de verdade por ter somente 2 pás e o rotor da cauda de lado, mas tem a parte elétrica toda exposta e corpo preparado pra 3D.
Podiam passar a fabricar helicópteros de aeromodelismo com desenho em escala de fábrica e unir o comportamento dos helicópteros de 4ch com a agilidade e aparência dos de 6ch e isso tudo com uma carenagem em escala feita de alumínio ou fibra de carbono.
Que eu saiba não existe nada assim fabricado em série e vendido por aí.