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Cloud Tramp - Construção em português

Enviado: Qua Mar 08, 2006 7:28 pm
por alepacau
Agora ninguém tem desculpa: Traduzi o texto que o Omar gentilmente postou, mas que estava em inglês, para o português. É uma tradução livre, fiz correndo, então, perdoem-me as gafes.

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por CHARLES H. GRANT

Este pode ser um modelo para novatos mas sua performance impõe respeito. Monte um e voe-o sempre que material complicado que rola em outras modalidades lhe tirar o ânimo. Só balsa.

O método de colar a deriva/leme na lateral da vareta/fuselagem é o mais simples. Permite que o elástico funcione ao longo de toda a extenção da vareta. A Asa é fixa por elásticos, deslisa para ajustar o modelo.

Por que você é fã de aeromodelos? É porque você aprecia a frustração nascida no manuseio de complicados motores a explosão com somente um vôo ocasional; porque você aprecia o trabalho de construir estruturas intricadas; porque você se excita ao conduzir de um "yo-yo" motorizado, rugindo através dos círculos repetidos na ponta do controle por cabo; ou é porque você alcança profunda satisfação com repetidos vôos, realistas e completamente estáveis, que requerem um esforço mínimo de construção e reparo? Se você prefere o último, construa este modelo simples. Ele dará a você tanto quanto 20 a 30 excitantes vôos em uma tarde, sem interrupção, e tudo dentro dos limites de um campo de baseball.

Vôos mais longos de um minuto ou mais à alturas de mais de 100m podem ser obtidos lubrificando o motor com glicerina, esticando-o 2-1/2 vezes seu comprimento e enrolando-o 900 voltas. O motor não deve ser enrolado mais de 400 voltas quando estiver seco e enrolado à mão.

Estude as plantas com cuidado e antes que você comece a construir tenha certeza de que você sabe a função, o material, o tamanho e a forma exatas de cada parte e como todas as peças são colocadas e unidas ao conjunto.

Comece com folha de balsa: meio dura, um comprimento total de 40 polegadas, 3 polegadas de largura, 3/64 polegadas de espessura. Desta, corte a asa, 22 polegadas de comprimento; os estabilizadores, 10 polegadas de comprimento; e a deriva/leme, 3-3/4 polegadas de altura. Dê forma às pontas da asa, ao estabilizador e à deriva de acordo com os gabaritos fornecidos na planta.

De outra folha de balsa, meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3 de largura, 1/8 de polegada de espessura, corte o bloco de incidência da asa e 4 nervuras com o exato desenho fornecido na planta. Então use:

Balsa: meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3/4 pol. de largura, 3/16 pol. de espessura. Este será o bloco central da asa e chanfre-o como mostrado na planta. Lixe o "V" para ajustar a forma.

Folha de balsa: dura, 2 x 2 x 1/16 pol., de onde se vai cortar 2 tiras para o montante da asa, 1-5/8 pol. de comprimento e 3/4 pol. de largura, com os veios da madeira correndo transversalmente.

Vareta de balsa: balsa dura, 18 pol. de comprimento, seção transversal quadrada de 1/4 de pol..

Hélice de balsa entalhada: 8 pol. de comprimento. Entalhe as lâminas da hélice, arredonde as pontas, lixe todas as superfícies e faça o balanceamento no arame através do furo do eixo. Faça um recesso na altura do cubo num formato côncavo como mostrado na vista lateral (planta).

Hélice plástica moldada: 8 pol. de comprimento. (Pode ser usada se uma hélice de balsa não está disponível mas os vôos serão mais curtos por causa do peso maior e do passo menor dos tipos agora encontrados no mercado).

Rodas: madeira dura, diâmetro de 1-1/4 pol., 1/4 de pol. de espessura.

Suporte para o eixo da hélice: aço, formato "L", cubo 13/16 e 5/16 de pol. de comprimento, meio círculo de seção transversal 3/32 de pol. de largura.

Arruelas: duas, bronze, diâmetro exterior de 3/16 de pol., furo de 3/64 de pol. (minimo), no eixo da hélice entre a hélice e o rolamento.

Arame de aço: duro (não recozido), 21 pol. de comprimento, 032-.035 de diâmetro. Com ele faça o trem de aterragem, eixo da hélice, gancho da cauda, e gancho do motor de acordo com o tamanho e a forma dados nas plantas, (o eixo do suporte, a cauda e os ganchos do motor são mostrados em escala cheia).

Borracha para o motor: 10 pés. de comprimento (cerca de 3 metros), 1/8 x 1/30 chato.

Cola impermeável e de secagem rápida (SuperBonder, Cyano etc).

Trecos variados, como alfinetes, prendedores de roupa, lixa, alicates, faca/estilete, lâmina de barbear (gilette), etc..

Para montar, vinque a folha da asa exatamente no centro e cole o bloco central em "V" no vinco. Prenda no lugar até que seque com pinos e braçadeiras como indicado, e suspenda as pontas de asa no ângulo do diedro mostrado na planta até que tudo esteja bem seco.

Cole os quatro reforços da asa (nervuras) à superfície inferior da asa: prenda com pinos e braçadeiras até que seque.

Cole o bloco da incidência na borda traseira do bloco em "V" da asa.

Cole o estabilizador e a deriva na vareta de 1/4 de pol.: prenda com alfinetes até que seque.

Cole o suporte da hélice na ponta da vareta do motor (a vareta de 1/4) e "solde" firmemente com linha e cola.

Solde o trem de aterragem abaixo do suporte da hélice, na vareta de 1/4 com linha e cola.

Ponha as rodas nos eixos e dobre as pontas do arame para cima com alicate.

Cole o gancho da cauda na traseira da vareta do motor.

Passe a extremidade do eixo da hélice através do suporte, dobre a extremidade excedente em um laço e dirija o laço para trás na face dianteira do cubo da hélice após ter aplicado cola ao laço (para o Desafio Cloud Tramp 2 minutos desconsidere essa instrução, pois você deve usar um dispositivo de giro livre).

Cole as tiras do montante da asa na posição indicada.

Prenda a asa no lugar com 2-1/2 pol. de elástico (use dois se preciso).

Coloque arruelas no eixo da hélice e antes do gancho.

Enganche o gancho "S" ("S" hook) no gancho da cauda e passe o elástico até que se tenha quatro tiras do elástico através do gancho do eixo da hélice e do gancho "S", sem que fiquem muito esticadas. Amarre as extremidades do elástico e posicione o nó na extremidade traseira do motor ajustando os laços de elástico.

O motor deve incluir quatro tiras do elástico, (dois laços). Uma tira extra pode ser usada com hélice de balsa quando as decolagens forem do chão (ROG) e quando se desejar altas taxas de ascenção.

Cuidado na construção, caprichando e alinhando seu Cloud Tramp (Andarilho das Nuvens) lhe dará o aeromodelo mais confiável e de melhor performance que você já construiu, não deixe sua simplicidade enganar você.

Para voar, equilibre o modelo nas extremidades de dois dedos, apoiando o modelo em dois pontos da asa, cada um aproximadamente 2 pol. do centro da asa e cerca de metade da corda (meio do caminho entre a borda de ataque e a de fuga).

Se o modelo não equilibrar ao nível, mova a asa para a frente e para trás ao longo da vareta o necessário para trazer o modelo ao equilibrio quando apoiado nos dedos.

Quando equilibrado, teste o planeio do modelo delicadamente, lançando-o da mão (sobre grama alta).

Quando o planeio for liso e uniforme, enrole o motor (elástico) pela hélice aproximadamente 100 voltas e lançe-o da mão delicadamente. Se o modelo voar sem estolar ou mergulhar, enrole aproximadamente 300 voltas e lançe-o para um vôo longo.

Se o modelo estolar, mova a asa 1/4 de pol. para trás. Se mergulhar, mova a asa para a frente 1/4 de pol. Dê corda então outra vez e voe-o, ajustando a asa na vareta até que o vôo esteja uniforme. Voltas máximas no elástico pela mão são 400; com winder (enrolador mecânico ou elétrico), 900.
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Fotos e comentários sobre a construções vocês podem encontrar no tópico original: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8596

Uma instrução mais detalhada de como ajustar o vôo está em:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111

Boa sorte e não deixem de colocar suas dúvidas aqui. Ajudaremos sempre que possível.

Enviado: Qua Mar 08, 2006 8:15 pm
por alepacau
Fotos de partes do meu segundo Cloud Tramp (o primeiro, que participaria do WWP promovido aqui pelo Beto Castrucci) se perdeu num matagal...

As rodinhas são de depron de 5mm e pintadas com hidrocor e tinta preta.

O suporte da hélice é feito do próprio arame do trem de pouso, um parafuso com porca, furado ao meio no sentido do comprimento, para a passagem de um tubinho de cobre(?) vendido na Aerobrás, por onde irá passar o eixo da hélice. Tanto o trem virar suporte quanto o lance do parafuso não são idéias minhas. A idéia do trem/suporte é o Edu Yamim. A do parafuso é coisa encontravel no site oficial do CT.

É interessante o uso do arame porque ele simplifica o processo de ajuste da linha de tração da hélice (pra que não haja estol de motor, no lançamento do modelo quando o elástico está com muita carga). Note que o conjunto arame/suporte do eixo da hélice aponta para baixo, já prevendo uma linha de tração para baixo.

Enviado: Qua Mar 08, 2006 10:13 pm
por Omar Grassetti
Alex,

Legal você ter traduzido o texto do Cloud Tramp.

Gostei do suporte da hélice, vou adotar no meu próximo. O meu atual está uma vergonha.

Enviado: Dom Mar 12, 2006 12:23 pm
por Celso Barsotti
BOM DIA !

Uma perguntinha!

O elastico do motor, por um acaso é aquele que esta na
vitrine do balcão da aerobrás ?
Um branquinho,retangular e enroladinho ?
È que esqueci de perguntar!
A semana que vem vou até la, pegar a balsa, e aproveitava
e trazia o elastico tbem
To doidim pra começar fazer o meu!

Mais uma;

moro em Campo Limpo Pta (perto de Jundiai )
Como faço pra chegar no CAMPÃO, se eu for de trenzão(ou buzão) ???
O dia mais certo pra encontrar a maioria do pessoal???

Obrigado!

Celso

Enviado: Dom Mar 12, 2006 12:39 pm
por alepacau
Alô Celso, bem-vindo a bordo meu caro!

O elástico da Aerobrás não é recomendável, ele é mais pesado e tem menor performance que o importado. Mas acho que se pode começar com ele, já que o importado não se encontra por aqui (é preciso importar pessoalmente, via Internet).

Se você estiver disposto a importar, o endereço é:

Elástico TruTorque:
http://www.timgoldstein.com/trutorque/default.asp

FAI TAN Super Sport:
http://www.pennvalleyhobbycenter.com/rubber/supplies/rubber.htm

ou

http://www.peck-polymers.com/ em "Accessories" e depois "Rubber, Winders & Accessories"

Há ainda a possibilidade de você encontrar uma alma bondosa (não é dificil :^) no campo de vôo que te arrume (ou te venda) um pouco de elástico importado, se estiver sobrando.

Eu tô testando o elástico da Aerobrás em meu Cloud Tramp pra ver se dá pro gasto. Se quizer esperar o resultado, semana que vem já devo ter algum.

Boa Construção!

Enviado: Dom Mar 12, 2006 7:21 pm
por Omar Grassetti
Celso,

o Campão fica na Avenida Robert Kennedy. É logo no começo e fica bem em frenta a delegacia de polícia, no sentido bairro. Depois de passar o supermercado entre no estacionamento da poícia. É lá.

Voamos aos sábados pela manhã, fique ligado no "Vamos voar" .

Apareça que lhe daremos toda a orientação que você precisar. Elástico para voar seu Cloud Tramp a gente arruma na hora.

O trem vai até o terminal Santo Amaro, lá deve ter algum ônibus que passa pela Robert Kennedy. Tente checar os roteiros dos ônbus que saem de lá.

Enviado: Dom Mar 12, 2006 9:43 pm
por Celso Barsotti
Ok ! Omar

Vou ver se no sabado que vem , vou pra lá
Chegar eu chego!
Só a vontade de ver seus modelos de perto, vale a pena!
Conhecer a todos, ao vivo,e não só por letras
È uma vontade minha de quase um ano (já tudo isso? )
Pois é , mas por enquanto vou só pra conhece-los e assistir
(de camarote é claro!)
Abraços , Omar ,e áté mais!


Celso

Enviado: Seg Mar 13, 2006 12:48 am
por alepacau
Celso, quando fizer seu primeiro modelo voar, você vai pular e dançar assim como o menininho do seu avatar!!! :lol: :lol: :lol:

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 5:31 pm
por Celso Barsotti
[quote:97f52c202a="alepacau"]Celso, quando fizer seu primeiro modelo voar, você vai pular e dançar assim como o menininho do seu avatar!!! :lol: :lol: :lol:[/quote:97f52c202a]

Já tõ Pulando cara !
Uns tempiho atrás , eu andei (jogando ) uns planadores na colina
E não deu outra, só ALEGRIA!!!!
Hoje fui buscar o material do CT, peguei tudo na AEROBRÀS
Só tô achando meio esquisito o elástico, parece meio largo ,
pesadão ,sei lá ! (pra colocar 4 voltas , sei não !! )
E a madeira da fuseca, peguei a mais dura que encontrei
mesmo assim , num sei não !!
mas vou começar na semana que vem , pois a minha impressora
não chegou do conserto ainda!
E vamo que vamo !!!!!!!!!
:D :P :P :D

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 5:41 pm
por alepacau
Celso,

O elástico que vc pegou é o de 1/4 de polegada? Se for, não vai rolar de usar no CT, pelo menos se quiser voar por 2 minutos...

Tem que ser o de 1/8 de polegada (a Aerobrás tem lá).