Cloud Tramp - Construção em português
Enviado: Qua Mar 08, 2006 7:28 pm
Agora ninguém tem desculpa: Traduzi o texto que o Omar gentilmente postou, mas que estava em inglês, para o português. É uma tradução livre, fiz correndo, então, perdoem-me as gafes.
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por CHARLES H. GRANT
Este pode ser um modelo para novatos mas sua performance impõe respeito. Monte um e voe-o sempre que material complicado que rola em outras modalidades lhe tirar o ânimo. Só balsa.
O método de colar a deriva/leme na lateral da vareta/fuselagem é o mais simples. Permite que o elástico funcione ao longo de toda a extenção da vareta. A Asa é fixa por elásticos, deslisa para ajustar o modelo.
Por que você é fã de aeromodelos? É porque você aprecia a frustração nascida no manuseio de complicados motores a explosão com somente um vôo ocasional; porque você aprecia o trabalho de construir estruturas intricadas; porque você se excita ao conduzir de um "yo-yo" motorizado, rugindo através dos círculos repetidos na ponta do controle por cabo; ou é porque você alcança profunda satisfação com repetidos vôos, realistas e completamente estáveis, que requerem um esforço mínimo de construção e reparo? Se você prefere o último, construa este modelo simples. Ele dará a você tanto quanto 20 a 30 excitantes vôos em uma tarde, sem interrupção, e tudo dentro dos limites de um campo de baseball.
Vôos mais longos de um minuto ou mais à alturas de mais de 100m podem ser obtidos lubrificando o motor com glicerina, esticando-o 2-1/2 vezes seu comprimento e enrolando-o 900 voltas. O motor não deve ser enrolado mais de 400 voltas quando estiver seco e enrolado à mão.
Estude as plantas com cuidado e antes que você comece a construir tenha certeza de que você sabe a função, o material, o tamanho e a forma exatas de cada parte e como todas as peças são colocadas e unidas ao conjunto.
Comece com folha de balsa: meio dura, um comprimento total de 40 polegadas, 3 polegadas de largura, 3/64 polegadas de espessura. Desta, corte a asa, 22 polegadas de comprimento; os estabilizadores, 10 polegadas de comprimento; e a deriva/leme, 3-3/4 polegadas de altura. Dê forma às pontas da asa, ao estabilizador e à deriva de acordo com os gabaritos fornecidos na planta.
De outra folha de balsa, meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3 de largura, 1/8 de polegada de espessura, corte o bloco de incidência da asa e 4 nervuras com o exato desenho fornecido na planta. Então use:
Balsa: meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3/4 pol. de largura, 3/16 pol. de espessura. Este será o bloco central da asa e chanfre-o como mostrado na planta. Lixe o "V" para ajustar a forma.
Folha de balsa: dura, 2 x 2 x 1/16 pol., de onde se vai cortar 2 tiras para o montante da asa, 1-5/8 pol. de comprimento e 3/4 pol. de largura, com os veios da madeira correndo transversalmente.
Vareta de balsa: balsa dura, 18 pol. de comprimento, seção transversal quadrada de 1/4 de pol..
Hélice de balsa entalhada: 8 pol. de comprimento. Entalhe as lâminas da hélice, arredonde as pontas, lixe todas as superfícies e faça o balanceamento no arame através do furo do eixo. Faça um recesso na altura do cubo num formato côncavo como mostrado na vista lateral (planta).
Hélice plástica moldada: 8 pol. de comprimento. (Pode ser usada se uma hélice de balsa não está disponível mas os vôos serão mais curtos por causa do peso maior e do passo menor dos tipos agora encontrados no mercado).
Rodas: madeira dura, diâmetro de 1-1/4 pol., 1/4 de pol. de espessura.
Suporte para o eixo da hélice: aço, formato "L", cubo 13/16 e 5/16 de pol. de comprimento, meio círculo de seção transversal 3/32 de pol. de largura.
Arruelas: duas, bronze, diâmetro exterior de 3/16 de pol., furo de 3/64 de pol. (minimo), no eixo da hélice entre a hélice e o rolamento.
Arame de aço: duro (não recozido), 21 pol. de comprimento, 032-.035 de diâmetro. Com ele faça o trem de aterragem, eixo da hélice, gancho da cauda, e gancho do motor de acordo com o tamanho e a forma dados nas plantas, (o eixo do suporte, a cauda e os ganchos do motor são mostrados em escala cheia).
Borracha para o motor: 10 pés. de comprimento (cerca de 3 metros), 1/8 x 1/30 chato.
Cola impermeável e de secagem rápida (SuperBonder, Cyano etc).
Trecos variados, como alfinetes, prendedores de roupa, lixa, alicates, faca/estilete, lâmina de barbear (gilette), etc..
Para montar, vinque a folha da asa exatamente no centro e cole o bloco central em "V" no vinco. Prenda no lugar até que seque com pinos e braçadeiras como indicado, e suspenda as pontas de asa no ângulo do diedro mostrado na planta até que tudo esteja bem seco.
Cole os quatro reforços da asa (nervuras) à superfície inferior da asa: prenda com pinos e braçadeiras até que seque.
Cole o bloco da incidência na borda traseira do bloco em "V" da asa.
Cole o estabilizador e a deriva na vareta de 1/4 de pol.: prenda com alfinetes até que seque.
Cole o suporte da hélice na ponta da vareta do motor (a vareta de 1/4) e "solde" firmemente com linha e cola.
Solde o trem de aterragem abaixo do suporte da hélice, na vareta de 1/4 com linha e cola.
Ponha as rodas nos eixos e dobre as pontas do arame para cima com alicate.
Cole o gancho da cauda na traseira da vareta do motor.
Passe a extremidade do eixo da hélice através do suporte, dobre a extremidade excedente em um laço e dirija o laço para trás na face dianteira do cubo da hélice após ter aplicado cola ao laço (para o Desafio Cloud Tramp 2 minutos desconsidere essa instrução, pois você deve usar um dispositivo de giro livre).
Cole as tiras do montante da asa na posição indicada.
Prenda a asa no lugar com 2-1/2 pol. de elástico (use dois se preciso).
Coloque arruelas no eixo da hélice e antes do gancho.
Enganche o gancho "S" ("S" hook) no gancho da cauda e passe o elástico até que se tenha quatro tiras do elástico através do gancho do eixo da hélice e do gancho "S", sem que fiquem muito esticadas. Amarre as extremidades do elástico e posicione o nó na extremidade traseira do motor ajustando os laços de elástico.
O motor deve incluir quatro tiras do elástico, (dois laços). Uma tira extra pode ser usada com hélice de balsa quando as decolagens forem do chão (ROG) e quando se desejar altas taxas de ascenção.
Cuidado na construção, caprichando e alinhando seu Cloud Tramp (Andarilho das Nuvens) lhe dará o aeromodelo mais confiável e de melhor performance que você já construiu, não deixe sua simplicidade enganar você.
Para voar, equilibre o modelo nas extremidades de dois dedos, apoiando o modelo em dois pontos da asa, cada um aproximadamente 2 pol. do centro da asa e cerca de metade da corda (meio do caminho entre a borda de ataque e a de fuga).
Se o modelo não equilibrar ao nível, mova a asa para a frente e para trás ao longo da vareta o necessário para trazer o modelo ao equilibrio quando apoiado nos dedos.
Quando equilibrado, teste o planeio do modelo delicadamente, lançando-o da mão (sobre grama alta).
Quando o planeio for liso e uniforme, enrole o motor (elástico) pela hélice aproximadamente 100 voltas e lançe-o da mão delicadamente. Se o modelo voar sem estolar ou mergulhar, enrole aproximadamente 300 voltas e lançe-o para um vôo longo.
Se o modelo estolar, mova a asa 1/4 de pol. para trás. Se mergulhar, mova a asa para a frente 1/4 de pol. Dê corda então outra vez e voe-o, ajustando a asa na vareta até que o vôo esteja uniforme. Voltas máximas no elástico pela mão são 400; com winder (enrolador mecânico ou elétrico), 900.
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Fotos e comentários sobre a construções vocês podem encontrar no tópico original: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8596
Uma instrução mais detalhada de como ajustar o vôo está em:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111
Boa sorte e não deixem de colocar suas dúvidas aqui. Ajudaremos sempre que possível.
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por CHARLES H. GRANT
Este pode ser um modelo para novatos mas sua performance impõe respeito. Monte um e voe-o sempre que material complicado que rola em outras modalidades lhe tirar o ânimo. Só balsa.
O método de colar a deriva/leme na lateral da vareta/fuselagem é o mais simples. Permite que o elástico funcione ao longo de toda a extenção da vareta. A Asa é fixa por elásticos, deslisa para ajustar o modelo.
Por que você é fã de aeromodelos? É porque você aprecia a frustração nascida no manuseio de complicados motores a explosão com somente um vôo ocasional; porque você aprecia o trabalho de construir estruturas intricadas; porque você se excita ao conduzir de um "yo-yo" motorizado, rugindo através dos círculos repetidos na ponta do controle por cabo; ou é porque você alcança profunda satisfação com repetidos vôos, realistas e completamente estáveis, que requerem um esforço mínimo de construção e reparo? Se você prefere o último, construa este modelo simples. Ele dará a você tanto quanto 20 a 30 excitantes vôos em uma tarde, sem interrupção, e tudo dentro dos limites de um campo de baseball.
Vôos mais longos de um minuto ou mais à alturas de mais de 100m podem ser obtidos lubrificando o motor com glicerina, esticando-o 2-1/2 vezes seu comprimento e enrolando-o 900 voltas. O motor não deve ser enrolado mais de 400 voltas quando estiver seco e enrolado à mão.
Estude as plantas com cuidado e antes que você comece a construir tenha certeza de que você sabe a função, o material, o tamanho e a forma exatas de cada parte e como todas as peças são colocadas e unidas ao conjunto.
Comece com folha de balsa: meio dura, um comprimento total de 40 polegadas, 3 polegadas de largura, 3/64 polegadas de espessura. Desta, corte a asa, 22 polegadas de comprimento; os estabilizadores, 10 polegadas de comprimento; e a deriva/leme, 3-3/4 polegadas de altura. Dê forma às pontas da asa, ao estabilizador e à deriva de acordo com os gabaritos fornecidos na planta.
De outra folha de balsa, meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3 de largura, 1/8 de polegada de espessura, corte o bloco de incidência da asa e 4 nervuras com o exato desenho fornecido na planta. Então use:
Balsa: meio dura, 4 polegadas de comprimento, 3/4 pol. de largura, 3/16 pol. de espessura. Este será o bloco central da asa e chanfre-o como mostrado na planta. Lixe o "V" para ajustar a forma.
Folha de balsa: dura, 2 x 2 x 1/16 pol., de onde se vai cortar 2 tiras para o montante da asa, 1-5/8 pol. de comprimento e 3/4 pol. de largura, com os veios da madeira correndo transversalmente.
Vareta de balsa: balsa dura, 18 pol. de comprimento, seção transversal quadrada de 1/4 de pol..
Hélice de balsa entalhada: 8 pol. de comprimento. Entalhe as lâminas da hélice, arredonde as pontas, lixe todas as superfícies e faça o balanceamento no arame através do furo do eixo. Faça um recesso na altura do cubo num formato côncavo como mostrado na vista lateral (planta).
Hélice plástica moldada: 8 pol. de comprimento. (Pode ser usada se uma hélice de balsa não está disponível mas os vôos serão mais curtos por causa do peso maior e do passo menor dos tipos agora encontrados no mercado).
Rodas: madeira dura, diâmetro de 1-1/4 pol., 1/4 de pol. de espessura.
Suporte para o eixo da hélice: aço, formato "L", cubo 13/16 e 5/16 de pol. de comprimento, meio círculo de seção transversal 3/32 de pol. de largura.
Arruelas: duas, bronze, diâmetro exterior de 3/16 de pol., furo de 3/64 de pol. (minimo), no eixo da hélice entre a hélice e o rolamento.
Arame de aço: duro (não recozido), 21 pol. de comprimento, 032-.035 de diâmetro. Com ele faça o trem de aterragem, eixo da hélice, gancho da cauda, e gancho do motor de acordo com o tamanho e a forma dados nas plantas, (o eixo do suporte, a cauda e os ganchos do motor são mostrados em escala cheia).
Borracha para o motor: 10 pés. de comprimento (cerca de 3 metros), 1/8 x 1/30 chato.
Cola impermeável e de secagem rápida (SuperBonder, Cyano etc).
Trecos variados, como alfinetes, prendedores de roupa, lixa, alicates, faca/estilete, lâmina de barbear (gilette), etc..
Para montar, vinque a folha da asa exatamente no centro e cole o bloco central em "V" no vinco. Prenda no lugar até que seque com pinos e braçadeiras como indicado, e suspenda as pontas de asa no ângulo do diedro mostrado na planta até que tudo esteja bem seco.
Cole os quatro reforços da asa (nervuras) à superfície inferior da asa: prenda com pinos e braçadeiras até que seque.
Cole o bloco da incidência na borda traseira do bloco em "V" da asa.
Cole o estabilizador e a deriva na vareta de 1/4 de pol.: prenda com alfinetes até que seque.
Cole o suporte da hélice na ponta da vareta do motor (a vareta de 1/4) e "solde" firmemente com linha e cola.
Solde o trem de aterragem abaixo do suporte da hélice, na vareta de 1/4 com linha e cola.
Ponha as rodas nos eixos e dobre as pontas do arame para cima com alicate.
Cole o gancho da cauda na traseira da vareta do motor.
Passe a extremidade do eixo da hélice através do suporte, dobre a extremidade excedente em um laço e dirija o laço para trás na face dianteira do cubo da hélice após ter aplicado cola ao laço (para o Desafio Cloud Tramp 2 minutos desconsidere essa instrução, pois você deve usar um dispositivo de giro livre).
Cole as tiras do montante da asa na posição indicada.
Prenda a asa no lugar com 2-1/2 pol. de elástico (use dois se preciso).
Coloque arruelas no eixo da hélice e antes do gancho.
Enganche o gancho "S" ("S" hook) no gancho da cauda e passe o elástico até que se tenha quatro tiras do elástico através do gancho do eixo da hélice e do gancho "S", sem que fiquem muito esticadas. Amarre as extremidades do elástico e posicione o nó na extremidade traseira do motor ajustando os laços de elástico.
O motor deve incluir quatro tiras do elástico, (dois laços). Uma tira extra pode ser usada com hélice de balsa quando as decolagens forem do chão (ROG) e quando se desejar altas taxas de ascenção.
Cuidado na construção, caprichando e alinhando seu Cloud Tramp (Andarilho das Nuvens) lhe dará o aeromodelo mais confiável e de melhor performance que você já construiu, não deixe sua simplicidade enganar você.
Para voar, equilibre o modelo nas extremidades de dois dedos, apoiando o modelo em dois pontos da asa, cada um aproximadamente 2 pol. do centro da asa e cerca de metade da corda (meio do caminho entre a borda de ataque e a de fuga).
Se o modelo não equilibrar ao nível, mova a asa para a frente e para trás ao longo da vareta o necessário para trazer o modelo ao equilibrio quando apoiado nos dedos.
Quando equilibrado, teste o planeio do modelo delicadamente, lançando-o da mão (sobre grama alta).
Quando o planeio for liso e uniforme, enrole o motor (elástico) pela hélice aproximadamente 100 voltas e lançe-o da mão delicadamente. Se o modelo voar sem estolar ou mergulhar, enrole aproximadamente 300 voltas e lançe-o para um vôo longo.
Se o modelo estolar, mova a asa 1/4 de pol. para trás. Se mergulhar, mova a asa para a frente 1/4 de pol. Dê corda então outra vez e voe-o, ajustando a asa na vareta até que o vôo esteja uniforme. Voltas máximas no elástico pela mão são 400; com winder (enrolador mecânico ou elétrico), 900.
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Fotos e comentários sobre a construções vocês podem encontrar no tópico original: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8596
Uma instrução mais detalhada de como ajustar o vôo está em:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111
Boa sorte e não deixem de colocar suas dúvidas aqui. Ajudaremos sempre que possível.