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Enviado: Sáb Mar 18, 2006 6:05 pm
por Celso Barsotti
ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !!
Só quando eu for outra vez pra lá.
Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???
Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?
Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 6:15 pm
por alepacau
[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]ORRA !!!!!!MEU!!!!!
o carinha me deu o de 1/4 , FUDEU!!! , QUE RAIVA !!
e agora , é longe pra c***** !![/quote:98452bd7e3]

Liga pra eles e diz que houve um engano. Explica o caso e pede pra eles trocarem. Você manda por correio o elástico de 1/4 e eles o de 1/8, correspondente ao que você pagou pelo de 1/4 (talvez eles queiram receber seu elástico lá primeiro pra depois despachar o de 1/8 ).

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Eu entendi o que v falou, 1/4 não dá pra por 4 voltas ,
correto? e se colocar, fica grosso e mais pesado, com menas volta =
menos vôo???[/quote:98452bd7e3]

Exato!

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Mas da pra testar com pelo menos 2 voltas, até eu arrumar outro?[/quote:98452bd7e3]

Dá sim. Mas testa o conjunto num lugar com grama alta, não se esqueça. O elástico de 1/4 pode (deve) gerar muito torque e aí fica fácil quebrar o CT de bobeira. Mas testando com cuidado, rola sim.

[quote:98452bd7e3="Celso Barsotti"]Ou melhor ainda, será que não teria alguem por ai
pra me vender a quantidade que preciso???? (O importado)
Se tiver , por FAVOR entra em contato comigo!!
Antecipadamente agradecido!
Celso[/quote:98452bd7e3]

Eu devo ter aqui em pouca quantidade. Vou verificar direitinho e entro em contato.

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 6:23 pm
por Omar Grassetti
Celso,

Pode trazer o seu CT no Campão que agente empresta o elástico no hora para você voar.

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 6:51 pm
por Celso Barsotti
Falô !
Omar, vou tentar ir na proxima vez
Hoje não deu pra ir ,fui na aerobras buscar os "apetrechos"
E FAZER A C.......DA detrazer o elástico ERRADO!!!(1/4 ao enves de 1/8)
E se eu cortar no Meio ?? não funciona??
:idea:
:?: :?: :?: :?:

Enviado: Sáb Mar 18, 2006 9:11 pm
por Omar Grassetti
É muito dificil cortar o elástico ao meio, é melhor tentar trocar, ou guardar esse para outro avião e comprar o de 1/8". O de 1/4 vai bem no P-30.

De qualquer forma você vai ter que passar logo para o elástico importado. A Penn Valley tem elástico de excelente quaidade e não custa caro.

http://www.pennvalleyhobbycenter.com

Enviado: Dom Mar 19, 2006 1:06 am
por alepacau
Gente, deixa contar uma epopéia das bem sucedidas.

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Problema:
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Voos duradouros exigem elástico longo (inclusive). Elástico longo, se não estiver trançado, após a descarga da corda tira o CG do lugar em pleno vôo! Ruim, bem ruim. Então, eu sempre tranço meus motores longos.

Acontece que um motor trançado fica em geral com o mesmo comprimento da distância do gancho da hélice e do pino/ganho trazeiro (vou chamar esse comprimento de "espaço motor", pra facilitar), então, mesmo descarregado, sem corda, ele não tira o CG do lugar... genial! Ok, se não fosse um detalhe bem pentelho: o motor trançado em geral põe tração suficiente no eixo para não deixar o giro livre da hélice funcionar como deveria (Omar, Beto, lembram do SkyBunny no Ibira? Ele planava com a hélice travada justamente porque eu estava usando um motor trançado).

Ou seja: sistema de giro livre tradicional (chamado de "rampa" e encontrado principalmente nas hélices de plástico) não são compativeis com motor trançado.

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Solução
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Consultando os mais experientes da FFML, fui presenteado com várias possíveis soluções. A partir dai fiz minhas próprias pesquisas e descobri num velho livro sobre o assunto um sistema ideal para garantir que o sistema de giro livre funcionasse sempre, independente da tensão que o elástico colocasse no gancho da hélice, e de quebra, esse sistema ainda permite a troca da hélice sem disperdício do eixo!

É simples (vou começar a descrição da foto abaixo a partir da ponta esquerda):
- Tubo de plástico colado com "Cola tudo Aerobrás". Quando quiser trocar a hélice, aplico um pouco de thinner ali e solto o tubo liberando a hélice.

- Hélice de balsa entalhada a mão e pintada de preto. Pintei porque depois das cag*das que fiz nela (visuais apenas), só pintando de preto pra disfarçar :^). Reparem na lateral do cubo da hélice um tubinho com um arame em "U" passando por ele. Esse arame se movimenta livremente dentro do tubo, travando apenas quando de encontro à lateral da hélice.

- Entre a hélice e o arame de tração (vide abaixo) há uma arroela de 1/16, feita de um pedacinho de tubo de 1/16.

- Arame de tração que engata no arame em "U" por trás da hélice fazendo-a girar. Quando acaba a corda, o arame em "U" libera a passagem do arame de tração, permitindo o giro livre da hélice. Esse mesmo arame de tração (que esta enrolado e soldado no eixo da hélice) impede que o eixo corra para trás ao receber tensão do elástico.

- Conta de plástico "Aerobrás".

<-- Aqui acaba o sistema de giro livre -->

- Tubo de 1/16 por onde passa o eixo da hélice. Este tubo passa por dentro de um parafuso e este, está fixado ao suporte de arame.

- Gancho quadrado, finalizando o arame/eixo da hélice.

- Elástico Aerobrás de 1/8. Note o pedaço de "canudinho" para impedir que o elástico "suba" o gancho e se desprenda em pleno vôo.

- E por fim o elástico de 3,2 metros, trançado (4 tiras).

Fiz um vídeo do sistema em funcionamento. Ainda to procurando onde hospedar.

Ainda não testei o sistema em campo. Pretendo fazer isso amanhã (hoje).

Enviado: Dom Mar 19, 2006 7:04 am
por betocastrucci
muito legal. faltou explicar como fazer o motor trançado 8)

Enviado: Dom Mar 19, 2006 9:31 am
por alepacau
Vou tentar explicar. É que explicado parece mais difícil do que realmente é :^)

- Depois de atar as duas pontas do motor, fazendo assim 1 loop, eu amacio e depois lubrifico o motor conforme já foi descrito em algum lugar por aqui.

- Seguro o meio do motor com um gancho em "S". Então pra direita do gancho cai metade do loop, e pra esquerda mesma coisa. Prenda a metade da esquerda em algum lugar, mas de forma a não diminuir o comprimento da metade da direita.

- Feito isso, dê cerca de 100 voltas na metade da direita, no sentido horário (usando um winder -dificil traduzir essa palavra- fica mais fácil) e sempre tomando cuidado pras voltas não passarem pro lado esquerdo.

- Agora junta à metade (da direita) que está enrolada a outra metade que está sem enrolar (da esquerda) e dê voltas no elástico no sentido anti-horário, até que o motor fique uniforme.

Pronto! O motor está trançado. Ele perde um pouco de suas voltas totais, mas tem todas as vantagens que já descrevi ai pra cima.

Enviado: Dom Mar 19, 2006 4:23 pm
por Celso Barsotti
Fiz igualzinho o teu , IDÊNTICO!
Pena não ter maquina dig
Dei corda nele , pela helice e tudo mais
Por enquanto tudo funcionando!

o seu ;

Enviado: Dom Mar 19, 2006 7:11 pm
por Omar Grassetti
Alex,

Foi bom você ter entrado nese assunto. O motor trançado, ou pré tencionado, é uma ótima solução para mechas com comprimento maior do que a distãncia entre os ganchos. Estou usando uma mecha assim no P-30 e ficou muito melhor do que as outras, com a vantagem de que o nariz não fica solto depois da descarga.

A única dúvida em usar o trançado no Cloud Tramp é se isso não encurtaria o número limite de voltas da mecha com a redução do comprimento da mesma?
Você já fez algum teste comparativo entre as duas formas?

Muito bacana a sua solução para a roda livre. O canudinho também é uma boa para travar a mecha no gancho.

Quando é que vamos ver esse seu belissimo Cloud Tramp voando. Será que teremos de ir até Campinas. Quem sabe?