Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Gostei do topico e dos testes , muito legal esse modulo , estou querendo comprar um , mas vôo glow e elétricos, será que vou ter possiveis problemas em voar glow com os receptores FrSky?digo isso pela vibração , alguem esta usando em aeros glow para poder relatar?

abçs!!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não creio que tenha problema com vibração. O receptor é bem "enxuto", com componentes SMD (pouca inércia) bem soldados a uma placa de fibra.

O cara do RCmodelreviews.com está usando na maioria dos modelos segundo ele, inclusive os glow.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:fc69061303="alexcmag"]Não creio que tenha problema com vibração. O receptor é bem "enxuto", com componentes SMD (pouca inércia) bem soldados a uma placa de fibra.

O cara do RCmodelreviews.com está usando na maioria dos modelos segundo ele, inclusive os glow.[/quote:fc69061303]
E o que você acha do rx e modulo Original do Turnigy em um glow?
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:27f33e76c6="eing20ver"][quote:27f33e76c6="alexcmag"]Não creio que tenha problema com vibração. O receptor é bem "enxuto", com componentes SMD (pouca inércia) bem soldados a uma placa de fibra.

O cara do RCmodelreviews.com está usando na maioria dos modelos segundo ele, inclusive os glow.[/quote:27f33e76c6]
E o que você acha do rx e modulo Original do Turnigy em um glow?[/quote:27f33e76c6]

Isto eu já disse, os únicos pontos de atenção são a antena única, que apesar de ser dipolo é mais fácil de ficar na "sombra" atés do motor do que a antena dupla do FrSky, e a falta de failsafe mas dá para usar um externo e se for ver ao pé da letra a maioria que voa glow não usa failsafe mesmo. Eu diria que se for feito o teste de alcance e controle de qualidade (que a fábrica não faz) e tanto TX quanto RX funcionarem perfeitamente dá para usar. Mas usar um receptor de 8 dólares em um modelo glow é ser pão-duro demais, não???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:c2e7308476="PROFILER"][quote:c2e7308476="alexcmag"]Estou subindo pro YouTube um video da telemetria de RSSI atuando.

Já tem o sensor de bateria à venda:[/quote:c2e7308476]
Caro Alexcmag, você saberia me dizer se este sensor ligado ao Rx Optima7 funcionaria? Eu fiz testes aqui utilizando uma bateria de 6V no rx e quando a tensão abaixa para 4,5V o modulo apita, então eu precisaria de um circuito que trabalhasse próximo desta tensão afim que o rx mandasse sinal pro modulo. Saberia me informar como funciona este sensor?
Grato
Lucas[/quote:c2e7308476]

E por que você precisaria disto com o Optima 7?

Se quiser medir a bateria do modelo no Optima 7 basta desligar o jumper do receptor e usar a entrada de SPC (conexão de energia suplementar).

Fazendo isto o receptor é alimentado pela bateria de vôo e faz a telemetria dela, você pode ajustar o alarme pela interface PC.

Não precisa mexer nas demais conexões, os servos continuarão sendo alimentados pelo que já os alimenta (ESC, UBEC, etc.)
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:af77b307ec="alexcmag"][quote:af77b307ec="eing20ver"][quote:af77b307ec="alexcmag"]Não creio que tenha problema com vibração. O receptor é bem "enxuto", com componentes SMD (pouca inércia) bem soldados a uma placa de fibra.

O cara do RCmodelreviews.com está usando na maioria dos modelos segundo ele, inclusive os glow.[/quote:af77b307ec]
E o que você acha do rx e modulo Original do Turnigy em um glow?[/quote:af77b307ec]

Isto eu já disse, os únicos pontos de atenção são a antena única, que apesar de ser dipolo é mais fácil de ficar na "sombra" atés do motor do que a antena dupla do FrSky, e a falta de failsafe mas dá para usar um externo e se for ver ao pé da letra a maioria que voa glow não usa failsafe mesmo. Eu diria que se for feito o teste de alcance e controle de qualidade (que a fábrica não faz) e tanto TX quanto RX funcionarem perfeitamente dá para usar. Mas usar um receptor de 8 dólares em um modelo glow é ser pão-duro demais, não???[/quote:af77b307ec]
Não é pãoduro, eu tenho um futaba, mas queria mais funções, e meu futaba é 4ch, mas se for o caso eu compro um Frsky para por nele.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:fc890fe2b8="eing20ver"][quote:fc890fe2b8="alexcmag"][quote:fc890fe2b8="eing20ver"][quote:fc890fe2b8="alexcmag"]Não creio que tenha problema com vibração. O receptor é bem "enxuto", com componentes SMD (pouca inércia) bem soldados a uma placa de fibra.

O cara do RCmodelreviews.com está usando na maioria dos modelos segundo ele, inclusive os glow.[/quote:fc890fe2b8]
E o que você acha do rx e modulo Original do Turnigy em um glow?[/quote:fc890fe2b8]

Isto eu já disse, os únicos pontos de atenção são a antena única, que apesar de ser dipolo é mais fácil de ficar na "sombra" atés do motor do que a antena dupla do FrSky, e a falta de failsafe mas dá para usar um externo e se for ver ao pé da letra a maioria que voa glow não usa failsafe mesmo. Eu diria que se for feito o teste de alcance e controle de qualidade (que a fábrica não faz) e tanto TX quanto RX funcionarem perfeitamente dá para usar. Mas usar um receptor de 8 dólares em um modelo glow é ser pão-duro demais, não???[/quote:fc890fe2b8]
Não é pãoduro, eu tenho um futaba, mas queria mais funções, e meu futaba é 4ch, mas se for o caso eu compro um Frsky para por nele.[/quote:fc890fe2b8]

Entendo... Então, pelo que testei do módulo Turnigy V2 + receptor Turnigy 9 canais dá para confiar num glow sim.

Pessoalmente sou bem pão-duro, mas tenho alguns limites.

Pra ser sincero eu ia deixar de lado o módulo Turnigy por desconfiança mas depois que testei e gostei decidi deixá-lo e usar com coisas simples, vou testar um receptor de 3 canais de 6 dólares e uns trocos e se der certo vou deixar uns receptores baratinhos destes para bobeirihas RC em geral (tipo carros, barcos, modelos pequenos, etc.). Afinal, são 6 a 8 dólares por um bom RX.

Mas como sou desconfiado, se algo está voando, principalmente rápido, longe, grande ou caro, prefiro que tenha o melhor receptor disponível para o valor que posso gastar, então apesar de ser pão-duro na era 72MHz meus modelos maiores geralmente iam de Hitec Electron 6, Futaba 127, Berg e outros que se saíram muito bem em meus testes.

Neste caso acho que vale a pena uns dólares a mais em um conjunto melhor para voar glow, mas não que não seja seguro com o Turnigy (após certificar-se de que está tudo OK, como já disse). Pra ser sincero acho que o módulo Turnigy é mais confiável do que muito receptor 72MHz que já vi, mas o FrSky é bem mais confiável que ele e cabe no meu orçamento apertado já que os receptores custam de 15 a 25 dólares, mais ou menos o que eu costumava pagar num receptor GWS R6N...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Alex , estou pra receber aqui em casa um Eclipse 7 da Hitec que comprei de um amigo , vendi meu Futaba Fasst e quero instalar um modulo da FrSky no Eclipse , mas como não tenho intenção nenhuma de usar o modulo 72mhz que faz parte do radio queria modifica-lo instalando o modulo DIY mas sem ficar com duas antenas , pretendo tirar a antena do modulo 72mhz , e como eu nunca vi um modulo diy nas minha mãos gostaria de saber se tem como adaptar a antena 2.4 no lugar da antiga sem ter que fazer muitas adaptações e ficar com cara de gambiarra , pois se não encaixar no mesmo lugar vou optar pelo modulo convencional e não o DIY, oque me diz ???

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:947af52b9a="aeroguitar"]Alex , estou pra receber aqui em casa um Eclipse 7 da Hitec que comprei de um amigo , vendi meu Futaba Fasst e quero instalar um modulo da FrSky no Eclipse , mas como não tenho intenção nenhuma de usar o modulo 72mhz que faz parte do radio queria modifica-lo instalando o modulo DIY mas sem ficar com duas antenas , pretendo tirar a antena do modulo 72mhz , e como eu nunca vi um modulo diy nas minha mãos gostaria de saber se tem como adaptar a antena 2.4 no lugar da antiga sem ter que fazer muitas adaptações e ficar com cara de gambiarra , pois se não encaixar no mesmo lugar vou optar pelo modulo convencional e não o DIY, oque me diz ???

abçs!![/quote:947af52b9a]

Como o Eclipse já usa módulo mesmo, acho que o lugar mais propício para fazer a instalação é o próprio lugar do módulo. Neste caso bastaria fazer um furo para passar o fio da antena pela parede do módulo e pela parede do berço do módulo, indo até a posição da antena original de 72MHz.

Se conseguir rosquear o conector BNC ali tá de bom tamanho.

Caso não, eu procuraria um tubo de PVC mais ou menos do diâmetro da antena 72MHz, alargaria acima da parte a encaixar para o diâmetro da rosca do fio original para ficar justo, prenderia a antena nele, deslizaria para dentro do rádio, e prenderia o tubo com cola quente por dentro do rádio, não muito diferente da antena do Turnigy.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ah, para os "flecha" de plantão, o pacote de módulo e receptores que recebi já veio com o firmware V2 (dá para atualizar os anteriores), então tive que ler sobre as diferenças no RCgroups.

Uma delas é que a versão 2 pode ser configurada para 760us, então dependendo do firmware (alternativo) usado dá para conseguir latência de 11ms com servos digitais.
Responder