Tucano shock modificado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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marcoskoller
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Tucano shock modificado

Mensagem por marcoskoller »

Bom, por quase 3 anos acompanho este site, e daqui tirei muitas idéias de muitos colaboradores. Com isso pude evoluir no aeromodelismo sem muitos gastos e aqui vai minha contribuição.
Não sou iniciante em aeromodelismo, mas sou completamente leigo em 3d.

Por isso resolvi construir um tucano shock flyer reforçado, pra me aventurar por essas novas aguas.

Faço este post em homenagem ao Marcelo Zanduzzo cujo fabricou um tucano em 2007 o qual eu acompanhei desde o inicio e me inspirou em muitas coisas, inclusive a ter coragem de fabricar meu proprio modelo, um cessna 172 skyline, o qual só não foi um total fracasso porque me serviu de treinamento e aprendizagem pra muitos outros modelos.
seu post até hoje continua sendo muito visitado

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32849



A vantagem de se construir um um tucano shock flyer é facilidade de se encontrar materiais e a facilidade da construção também, porque não precisa de cortador de isopor nem nada, só um estilete mesmo, nem lixa precisa usar.

Pra muitos iniciantes os elétricos são a saida, e de certa forma quando vai a um clube por mais que a galera seja bem receptora acaba-se sentindo inferior ou algo do tipo. Pois bem, digo a todos os iniciantes e os veteranos irão concordar comigo, hoje os aviões glow ainda dominam porque nãoi existia tecnologia suficiente para fabricação de motores eletricos potentes e baterias leves, o que mudou hoje em dia, e muito
Em qualquer site tanto no brasil quanto no exterior o que se vê é uma migração em massa de aviões a gasolina para eleétrico, e potencia eles tem de sobra.
Marcos Koller

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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

[URL=http://img695.imageshack.us/i/sketchuph.jpg/][img:8b94d8946a]http://img695.imageshack.us/img695/2281/sketchuph.jpg[/img:8b94d8946a][/URL]

Este é o projeto inicial, a planta que achei na net é exatamente deste modelo, porem na hora de construir fiz algumas alteraçoes que acredito melhorar um pouco sua resistencia.
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

Bom, é assim que tudo começa. Aki está todo o material necessario pra construção da fuselagem.

[img:de3102f4ff]http://img96.imageshack.us/img96/951/dsc05329dw.jpg[/img:de3102f4ff]
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Aki é ele com a fuselagem pronta sem eletronica, (ainda não terminei)
Amanhã começarei a postar as fotos desde o inicio e tentar explicar algumas coisa.
[URL=http://img823.imageshack.us/i/dsc05322f.jpg/][img:de3102f4ff]http://img823.imageshack.us/img823/6107/dsc05322f.jpg[/img:de3102f4ff][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

eu ia falar pra subir a asa pro meio da fuselagem, pra ficar no meio e presa no centro onde tem mais estrutura, mas parece que já foi feito assim...
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

é isso mesmo, por isso o modificado. a desvantagem disso é que a eletronica vai ficar exposta em baixo e no projeto original ela ficava protegida pelo do suporte da asa, que não era nada aerodinamico, porem era simétrico.
Colocar a asa pra sima também gera outro problema, o arasto dela vai em sima do profundor, diminuindo a eficiencia dele, portanto diminui um pouco a largura da asa no centro e alonguei a envergadura para diminuir um pouco o arasto e compensar a carga alar, e aumentei também um pouco as partes moveis (aileron e profundor) para rolar com mais facilidade e manobras mais precisas em baixa velocidade.
o motor eu to pensando em colocar um e-max 2822
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adriano m freitas
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Mensagem por adriano m freitas »

ola amigo parabéns muito bacana esse aero . qual o peso dele?
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

Bom, até agora sem eletronica com a entelagem pronta, aste de reforço e montante do motor em balsa 173g. Acredito que ele completo não chegará a 450g já com bateria de 1300. Daki uns dias a gente descobre hehehehe.
Achas pesado?


Alguém ae poderia me dar uma explicação de como calcular ou onde encontro algum artigo referente ao angulo do motor em relação a mediana para anular o torque do motor para que o avião voe reto sem compensar com ailerons???
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

A cola que eu uso e recomendo é araldite 24h.
Não é necessario muita grana e nem ser expert pra construir um modelo, principalmente a fuselagem. aki no forum existem várias técnicas de construção, umas mais caras, outras mais baratas, mas o que vai definir mesmo é a criativadade de quem constroi.
Eu acho muito facil mesmo fazer um shock flyer seja ele qual for pois os materiais encontram em qualquer papelaria exceto as varetas de fibras de carbono que podem até ser substituidas por bambu, vai do gosto de cada um
O depron acha em qualquer papelaria com o nome de "Folha Pluma" (demorei muito pra descobrir isto

quanto a cola, existem diversas, araldite é cara, principalmente em mercados, mas se procurar na net acha barato tubos grandes, igual ao que aparece na foto. eu prefiro araldite, prq com ela não tem erro. prefiro a de 24 horas pois posso colar tudo de uma vez, preparo as peças e vou alinhando uma por uma sem pressa, e deixo tudo colando de um dia pro outro.
a unica coisa chata é ficar riscando com regua em sima do deprom, é meio demorado e confeço que foi mais demorado que a entelagem.

[img:bd1e4394a1]http://img201.imageshack.us/img201/6862/dsc05302o.jpg[/img:bd1e4394a1]
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esqueci de tirar foto do depron riscado antes de cortar

[img:bd1e4394a1]http://img820.imageshack.us/img820/7537/dsc05303o.jpg[/img:bd1e4394a1]
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este é o peso de todas as peças em deprom, sem longarinas e fita adesiva

[img:bd1e4394a1]http://img51.imageshack.us/img51/3499/dsc05306i.jpg[/img:bd1e4394a1]
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esta é a asa, repare que no bordo de ataque usei uma vareta de fibra de carbono em toda sua extenção, e aonde vão os ailerons, cortei um tubo ao meio e usei só as metades. desta forma a asa continua maleavel e muito resistente a torção.
Outra coisa é sobre o que usar para as articulações das partes moveis das asas. eu usei somente a entelagem mesmo, não precisa nada mais do que isso. é só chamfrar em 45 graus as partes onde vai dobrar, entela-se primeiro a parte onde as quinas se ncontram edepois, dobrando totalmente do avesso ental o outro lado. se alguém tiver duvida é só perguntar que posto umas fotos detalhando melhor.
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

[img:731ff7c319]http://img138.imageshack.us/img138/5028/dsc05310lc.jpg[/img:731ff7c319]
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Aqui já é a entelagem (foto da parte de baixo)
eu fiz toda a entelagem com fita estreita. A parte de sima fiz toda vermelha (incluindo partes moveis) primeiro de comprido em relação a asa.
A parte de baixo fiz no sentido de comprido do avião toda em amarela.
Assim, cruzando as fitas acaba-se reforçando também o material, bem pouco, mas qualquer pouco é bem vindo. os desenhos fiz por sima das cores base e observe que este desenho em baixo, além de ter ficado legal ainda faz com que as fitas vermelhas cruze praticamente na diagonal, ajudando ainda mais.

[img:731ff7c319]http://img819.imageshack.us/img819/1733/dsc05315x.jpg[/img:731ff7c319]
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Parte de sima das asas e da fuselagem horizontal

[img:731ff7c319]http://img816.imageshack.us/img816/6192/dsc05313o.jpg[/img:731ff7c319]
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Parte de baixo das asas e da fuselagem horizontal.

Observe, isto é muito importante, todas as areas de contatos que posteriormente serão coladas estão sem fita, sem entelagem, isto é muito importante porque senão cola fita com fita, e a cola da fita com o deporn não é boa, e é ai que vai soltar, portanto, deixando o depron exposto pra cola, ele quebra do lado mas não descola.

[img:731ff7c319]http://img263.imageshack.us/img263/51/dsc05312f.jpg[/img:731ff7c319]
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Dá pra perceber que a entelagem fez o aero engordar um pouquinho

Embora eu queira que este aero fique leve, também quero que fique resistente, pois como já falei sou iniciante em 3d. mas dá pra enxugar bem mais o peso dele, é só fazer pequenos buracos com cantos arredondados ao longo das asas e da fuselagem (somente não aonde vai eletronica e linkagem) e não exagerar na entelagem como eu exagerei. fazendo isso garanto que dá pra manter a fuselagem completa sem reforço e cola em torno de 90g.

[img:731ff7c319]http://img820.imageshack.us/img820/931/dsc05321m.jpg[/img:731ff7c319]
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Esta é a colagem, observe as longarinas de tudo de fibra de carbono que percorre toda a fuselagem dos dois lados, o montante do motor foi colado na sua extremidade.

[img:731ff7c319]http://img442.imageshack.us/img442/7082/dsc05324s.jpg[/img:731ff7c319]
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[img:731ff7c319]http://img409.imageshack.us/img409/5236/dsc05322s.jpg[/img:731ff7c319]
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vista de sima

[img:731ff7c319]http://img63.imageshack.us/img63/9971/dsc05325ml.jpg[/img:731ff7c319]
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Vista de baixo
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[img:36aba17082]http://img693.imageshack.us/img693/8964/dsc05328d.jpg[/img:36aba17082]
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este é o peso da fuselagem completa, colada e com longarinas, só a cola e as longarinas aumentaram 33g.

Bom, fiz uma cagadinha tentando colocar um unico servo pra controlar os ailerons e agora vou ter que tampar o buraco e refazer um pedacinho da entelagem proximo ao bico. vou usar um servo para cada aileron mesmo.
já dei uma pesada nele fora essa que aparece ai em cima, já com quase toda a eletronica, o motor e a bateria avulsos e o peso está em

407g DÁ PRA ACREDITAR???? rsrsrsrs

isso com uma lipo turny 3s 1300 15c e um 2822 e-max, faltou só o spinner, a hélice e a linkagem dos ailerons, acho q isso vai aumentar mais no maximo 15g

acho que soh vai dar pra eu terminar no fds. mas voltarei a postar mais fotos em breve.
Por favor, se alguém puder me tirar a duvida em relação ao angulo do motor por favor me avise.
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