IV Copa Erkki Bohm de Voo livre - Pq Villa-Lobos 14/11/10
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
IV Copa Erkki Bohm de Voo livre - Pq Villa-Lobos 14/11/10
Pelo quarto ano consecutivo fizemos nossa prova de planador classe livre [b:118d87fb7a]Chico[/b:118d87fb7a]. Com o apoio dos amigos, o número de participantes vem crescendo a cada ano e hoje tivemos [b:118d87fb7a]17[/b:118d87fb7a] Chicos voando, o que é grande feito num país que vinha perdendo a tradição em voo livre.
Novamente tivemos o apoio da [b:118d87fb7a]Casa Aerobrás[/b:118d87fb7a] que, na pessoa do Graaaande Fernando nos brindou com vários kits que foram distribuidos entre os participantes. Eu (e acredito que a maioria dos aeromodelistas com mais de 40 anos) tenho um grande carinho por essa casa onde passei muitas horas sonhando com os aviões que um dia iria construir.
Sou muito grato a todos que compareceram e, em particular, aos que vieram de longe exclusivamente para participar do evento. Obrigado Favetta, Alexandre, Marcos, Beto e Laércio.
Quero registrar meu agradecimento ao administrador do Parque Vill-Lobos, o Roberto Rosa, que liberou o local para voo livre apesar da proibição de outras modalidades de aeromodelismo.
E, agradeço ao [b:118d87fb7a]e-voo[/b:118d87fb7a] que é um site dedicado ao aeromodelismo elétrico rádio controlado mas sempre deixou um espaço reservado para o voo livre fixando nossos tópicos de provas e dando visibilidade às nossas atividades.
Senti pela ausência dos amigos Alex Leão, Edu Yamin, do mais recente amigo Francisco Neto e do grande chapa Ricardo Marques.
Novamente tivemos o apoio da [b:118d87fb7a]Casa Aerobrás[/b:118d87fb7a] que, na pessoa do Graaaande Fernando nos brindou com vários kits que foram distribuidos entre os participantes. Eu (e acredito que a maioria dos aeromodelistas com mais de 40 anos) tenho um grande carinho por essa casa onde passei muitas horas sonhando com os aviões que um dia iria construir.
Sou muito grato a todos que compareceram e, em particular, aos que vieram de longe exclusivamente para participar do evento. Obrigado Favetta, Alexandre, Marcos, Beto e Laércio.
Quero registrar meu agradecimento ao administrador do Parque Vill-Lobos, o Roberto Rosa, que liberou o local para voo livre apesar da proibição de outras modalidades de aeromodelismo.
E, agradeço ao [b:118d87fb7a]e-voo[/b:118d87fb7a] que é um site dedicado ao aeromodelismo elétrico rádio controlado mas sempre deixou um espaço reservado para o voo livre fixando nossos tópicos de provas e dando visibilidade às nossas atividades.
Senti pela ausência dos amigos Alex Leão, Edu Yamin, do mais recente amigo Francisco Neto e do grande chapa Ricardo Marques.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[b:4ae3aa21b0]Resultado da Prova[/b:4ae3aa21b0]
01. Alexandre Cruz - [b:4ae3aa21b0]136[/b:4ae3aa21b0] 37 33 - [color=red:4ae3aa21b0]130[/color:4ae3aa21b0]
02. Alvaro Sala - 30 34 50 - [color=red:4ae3aa21b0]114[/color:4ae3aa21b0]
03. Luis Alberto Castrucci - 25 [b:4ae3aa21b0]124[/b:4ae3aa21b0] 25 - [color=red:4ae3aa21b0]110[/color:4ae3aa21b0]
04. Valdir Favetta - 27 23 [b:4ae3aa21b0]62[/b:4ae3aa21b0] - [color=red:4ae3aa21b0]110[/color:4ae3aa21b0]
05. Carlos S. Akamatsu - [b:4ae3aa21b0]74[/b:4ae3aa21b0] 43 0 - [color=red:4ae3aa21b0]103[/color:4ae3aa21b0]
06. Marcos Alleoni - 17 59 14 - [color=red:4ae3aa21b0]90[/color:4ae3aa21b0]
07. Leonardo de Barros - 23 47 9 - [color=red:4ae3aa21b0]79[/color:4ae3aa21b0]
08. Fernando Yanaguita - 25 28 19 - [color=red:4ae3aa21b0]72[/color:4ae3aa21b0]
09. Felipe Kawasaki - 14 34 20 - [color=red:4ae3aa21b0]68[/color:4ae3aa21b0]
10. Luiz Carlos Franco - 12 18 38 - [color=red:4ae3aa21b0]66[/color:4ae3aa21b0]
11. Laércio Tomaz - 14 24 22 - [color=red:4ae3aa21b0]60[/color:4ae3aa21b0]
12. William Katz - 20 25 12 - [color=red:4ae3aa21b0]57[/color:4ae3aa21b0]
13. João Barlavento - 18 18 18 - [color=red:4ae3aa21b0]54[/color:4ae3aa21b0]
14. Joaquim Diniz - 23 10 14 - [color=red:4ae3aa21b0]47[/color:4ae3aa21b0]
15. Cesar Cipolla - 19 14 0 - [color=red:4ae3aa21b0]33[/color:4ae3aa21b0]
16. Wagner da Mata - 12 6 3 - [color=red:4ae3aa21b0]21[/color:4ae3aa21b0]
17. Carlos Flaquer da Rocha - 14 0 0 - [color=red:4ae3aa21b0]14[/color:4ae3aa21b0]
01. Alexandre Cruz - [b:4ae3aa21b0]136[/b:4ae3aa21b0] 37 33 - [color=red:4ae3aa21b0]130[/color:4ae3aa21b0]
02. Alvaro Sala - 30 34 50 - [color=red:4ae3aa21b0]114[/color:4ae3aa21b0]
03. Luis Alberto Castrucci - 25 [b:4ae3aa21b0]124[/b:4ae3aa21b0] 25 - [color=red:4ae3aa21b0]110[/color:4ae3aa21b0]
04. Valdir Favetta - 27 23 [b:4ae3aa21b0]62[/b:4ae3aa21b0] - [color=red:4ae3aa21b0]110[/color:4ae3aa21b0]
05. Carlos S. Akamatsu - [b:4ae3aa21b0]74[/b:4ae3aa21b0] 43 0 - [color=red:4ae3aa21b0]103[/color:4ae3aa21b0]
06. Marcos Alleoni - 17 59 14 - [color=red:4ae3aa21b0]90[/color:4ae3aa21b0]
07. Leonardo de Barros - 23 47 9 - [color=red:4ae3aa21b0]79[/color:4ae3aa21b0]
08. Fernando Yanaguita - 25 28 19 - [color=red:4ae3aa21b0]72[/color:4ae3aa21b0]
09. Felipe Kawasaki - 14 34 20 - [color=red:4ae3aa21b0]68[/color:4ae3aa21b0]
10. Luiz Carlos Franco - 12 18 38 - [color=red:4ae3aa21b0]66[/color:4ae3aa21b0]
11. Laércio Tomaz - 14 24 22 - [color=red:4ae3aa21b0]60[/color:4ae3aa21b0]
12. William Katz - 20 25 12 - [color=red:4ae3aa21b0]57[/color:4ae3aa21b0]
13. João Barlavento - 18 18 18 - [color=red:4ae3aa21b0]54[/color:4ae3aa21b0]
14. Joaquim Diniz - 23 10 14 - [color=red:4ae3aa21b0]47[/color:4ae3aa21b0]
15. Cesar Cipolla - 19 14 0 - [color=red:4ae3aa21b0]33[/color:4ae3aa21b0]
16. Wagner da Mata - 12 6 3 - [color=red:4ae3aa21b0]21[/color:4ae3aa21b0]
17. Carlos Flaquer da Rocha - 14 0 0 - [color=red:4ae3aa21b0]14[/color:4ae3aa21b0]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Foi minha primeira participação, e como já havia dito, não tinha a mínima pretenção de pontuar, a idéia era participar, nem modelo até então tinha.
Acabei ganhando uma fuselagem do NiohM e asa do Alex, muito obrigado a ambos, e veja no que deu, quarto lugar, empatei com o Betôn, :lol: :D .
Já estou contagiado pelo vírus do vl, não vejo a hora da proxima prova. Muito obrigado a todos que me ajudaram, parabéns pela organização e a recepção do Alvaro, me senti "em casa"; Fica a dica pra quem esta com vontade de iniciar na modalidade, venham que o pessoal é muito gente fina.
Abs. Favetta
Acabei ganhando uma fuselagem do NiohM e asa do Alex, muito obrigado a ambos, e veja no que deu, quarto lugar, empatei com o Betôn, :lol: :D .
Já estou contagiado pelo vírus do vl, não vejo a hora da proxima prova. Muito obrigado a todos que me ajudaram, parabéns pela organização e a recepção do Alvaro, me senti "em casa"; Fica a dica pra quem esta com vontade de iniciar na modalidade, venham que o pessoal é muito gente fina.
Abs. Favetta
- Anexos
-
- Turma.JPG (37.01 KiB) Exibido 7933 vezes
Run Forrest, run!
- Alexandre Cruz
- membro
- Mensagens: 1072
- Registrado em: 03 Jan 2004 21:55
- Localização: S. Carlos 13564-002
O dia foi realmente excelente. O clima estava perfeito com vento perto de zero, nublado e com térmicas fracas porém frequentes. O clima entre os participantes também não poderia ser melhor com muita camaradagem e vontade de ajudar.
Obrigado à organização pela competição, ao parque pelo espaço, à Aerobrás e ao Sr. Sala pelos prêmios e a todos os competidores que tornaram possível a maior competição de vôo livre rebocado do Brasil de todos os tempos (eu acho..).
P.S. Abri o kit do Gafanhoto que ganhei e fiquei muito feliz em ver balsa de boa qualidade, nada precisará ser trocado.
Obrigado à organização pela competição, ao parque pelo espaço, à Aerobrás e ao Sr. Sala pelos prêmios e a todos os competidores que tornaram possível a maior competição de vôo livre rebocado do Brasil de todos os tempos (eu acho..).
P.S. Abri o kit do Gafanhoto que ganhei e fiquei muito feliz em ver balsa de boa qualidade, nada precisará ser trocado.
-
- Patrocinador
- Mensagens: 2152
- Registrado em: 02 Out 2009 12:47
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Amigos,
Foi muito legal o evento...a presença da galera do interior e litoral foi demais!!! Pessoal gente boa pacas....os irmãos Flaquer, organizadores dos vôos no Ibira...os novos e esforçados estreantes...bacana mesmo!!!
Aos que foram pela primeira vez, meus parabéns!!! Fiquei observando e vi muuuuuito esforço para que seus modelos voassem, e pelo que percebi, todos tiveram uma parcela de ajuda dos mais experientes (e dispostos a dar uma corrida de 50m com nunca fizeram :lol: ) e estamparam o sorriso no rosto vendo seus modelos voarem lindamente.
Em 2009 tivemos poucos novatos, eu era um deles, e este ano o evento tomou outra magnitude...e espero que esse aumento ocorra a cada ano.
Abraços!!!
[URL=http://img201.imageshack.us/i/cimg7865.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img201.imageshack.us/img201/9919/cimg7865.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img200.imageshack.us/i/cimg7881f.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img200.imageshack.us/img200/392/cimg7881f.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img191.imageshack.us/i/cimg7878n.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img191.imageshack.us/img191/3903/cimg7878n.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img607.imageshack.us/i/cimg7879.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img607.imageshack.us/img607/6959/cimg7879.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img695.imageshack.us/i/cimg7880.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img695.imageshack.us/img695/4225/cimg7880.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img21.imageshack.us/i/cimg7872.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img21.imageshack.us/img21/4175/cimg7872.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Foi muito legal o evento...a presença da galera do interior e litoral foi demais!!! Pessoal gente boa pacas....os irmãos Flaquer, organizadores dos vôos no Ibira...os novos e esforçados estreantes...bacana mesmo!!!
Aos que foram pela primeira vez, meus parabéns!!! Fiquei observando e vi muuuuuito esforço para que seus modelos voassem, e pelo que percebi, todos tiveram uma parcela de ajuda dos mais experientes (e dispostos a dar uma corrida de 50m com nunca fizeram :lol: ) e estamparam o sorriso no rosto vendo seus modelos voarem lindamente.
Em 2009 tivemos poucos novatos, eu era um deles, e este ano o evento tomou outra magnitude...e espero que esse aumento ocorra a cada ano.
Abraços!!!
[URL=http://img201.imageshack.us/i/cimg7865.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img201.imageshack.us/img201/9919/cimg7865.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img200.imageshack.us/i/cimg7881f.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img200.imageshack.us/img200/392/cimg7881f.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img191.imageshack.us/i/cimg7878n.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img191.imageshack.us/img191/3903/cimg7878n.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img607.imageshack.us/i/cimg7879.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img607.imageshack.us/img607/6959/cimg7879.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img695.imageshack.us/i/cimg7880.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img695.imageshack.us/img695/4225/cimg7880.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://img21.imageshack.us/i/cimg7872.jpg/][img:4a3ffa04f8]http://img21.imageshack.us/img21/4175/cimg7872.jpg[/img:4a3ffa04f8][/URL]
Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
- junior Salgado(Benvindo)
- membro
- Mensagens: 92
- Registrado em: 27 Dez 2007 12:17
- Localização: Campinas - SP
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 27 Nov 2007 15:18
- Localização: São Paulo
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: 06 Mai 2004 10:58
- Localização: sp
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 27 Nov 2007 15:18
- Localização: São Paulo
Adorei participar pela segunda vez dessa prova, apesar de ficar um pouco longe para mim, valeu muito a pena rever o pessoal de sampa para poder trocar experiencias na prática. Vou ver se consigo frequentar mais o villa aos domingos. É duro ser um voolivrista solo aqui no litoral em formação. Espero poder participar de outras competiço~es organizadas por vocês de outros modelos.
- leonardo de barros
- membro
- Mensagens: 164
- Registrado em: 14 Mar 2010 21:39
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
To sem palavras até agora...
Adorei participar e na proxima pode contar comigo com certeza e cuidado pessoal, não serei mais iniciante :D
Voltei pra casa revigorado apesar da falta de folego pra dar aquela corrida...
Muito bom conhecer a galera pessoalmente.
Só tenho agradecer e com certeza vou reaparecer no Villa Lobos pra voar mais e adquirir mais conhecimento sobre aeromodelismo.
Adorei participar e na proxima pode contar comigo com certeza e cuidado pessoal, não serei mais iniciante :D
Voltei pra casa revigorado apesar da falta de folego pra dar aquela corrida...
Muito bom conhecer a galera pessoalmente.
Só tenho agradecer e com certeza vou reaparecer no Villa Lobos pra voar mais e adquirir mais conhecimento sobre aeromodelismo.
- FranciscoNeto
- membro
- Mensagens: 498
- Registrado em: 26 Abr 2010 17:37
- Localização: Indaiatuba - SP
- Bruno M Siqueira
- membro
- Mensagens: 1541
- Registrado em: 23 Abr 2009 19:56
- Localização: Macaé/RJ-33
- Contato:
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:ffe5bb087e="nx9010"]Muito legal!
:)
É possível fazer aeros desse tipo (vôo livre) usando depron? Claro que seria mais para experiência, não sei se tenho destreza para trabalhar com balsa...rs[/quote:ffe5bb087e]
Tem jeito sim: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158
:)
É possível fazer aeros desse tipo (vôo livre) usando depron? Claro que seria mais para experiência, não sei se tenho destreza para trabalhar com balsa...rs[/quote:ffe5bb087e]
Tem jeito sim: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48158
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
Nem preciso dizer que valeu cada km da viagem!!!!
17 Chicos voando foi o recorde da prova, e provavelmente o recorde numa mesma prova de voo livre no Brasil. Consegui o meu quarto troféu da prova, os meus meninos adoraram os trofeus e os kits que recebemos da nossa querida Casa Aerobrás. E por falar em AB, o Fernando cumpriu o que me prometeu, que iria ficar a prova inteira, mas não foi dessa vez que ele rebocou o Chico, prometeu que estará melhor treinado para correr no ano que vem.
Usei meu modelo reserva que tinha um timer viscoso como determalizador, funcionou muito bem e para mim aposentou os pavios fumegantes. E também descobrimos um novo tipo de DT: Quero-Queros!!!! Eles atacaram varios Chicos e num dos voos teste do Alex, um QQ conseguiu determalizar o modelo 8)
Parabéns ao Alvaro pela organização e pelo segundo posto, ao Alex por sempre estar ganhando alguma prova, espero que isso se repita no mundial em Embalse :D :D :D , à Casa Aerobrás na pessoa do Fernando pelo apoio e a todos nós voolivristas persistentes, que estamos crescendo em número.
Só lamentei não ter levado um P30 para voar no Villa, estava um dia perfeito para modelos a borracha. :D :D :D
17 Chicos voando foi o recorde da prova, e provavelmente o recorde numa mesma prova de voo livre no Brasil. Consegui o meu quarto troféu da prova, os meus meninos adoraram os trofeus e os kits que recebemos da nossa querida Casa Aerobrás. E por falar em AB, o Fernando cumpriu o que me prometeu, que iria ficar a prova inteira, mas não foi dessa vez que ele rebocou o Chico, prometeu que estará melhor treinado para correr no ano que vem.
Usei meu modelo reserva que tinha um timer viscoso como determalizador, funcionou muito bem e para mim aposentou os pavios fumegantes. E também descobrimos um novo tipo de DT: Quero-Queros!!!! Eles atacaram varios Chicos e num dos voos teste do Alex, um QQ conseguiu determalizar o modelo 8)
Parabéns ao Alvaro pela organização e pelo segundo posto, ao Alex por sempre estar ganhando alguma prova, espero que isso se repita no mundial em Embalse :D :D :D , à Casa Aerobrás na pessoa do Fernando pelo apoio e a todos nós voolivristas persistentes, que estamos crescendo em número.
Só lamentei não ter levado um P30 para voar no Villa, estava um dia perfeito para modelos a borracha. :D :D :D
- Geraldo Campesi
- membro
- Mensagens: 16
- Registrado em: 10 Nov 2010 16:08
- Localização: Sao Paulo
- Carlos Flaquer da Rocha
- membro
- Mensagens: 324
- Registrado em: 26 Out 2006 13:34
- Localização: São Paulo, SP
É muito bom participar de uma prova destas, mesmo chegando em último. Na minha opinião, o Chico é um modelo um pouco crítico, e depende de uma série de fatores para um voo satisfatório. Mas não deixa de ser bonito!
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).
- FranciscoNeto
- membro
- Mensagens: 498
- Registrado em: 26 Abr 2010 17:37
- Localização: Indaiatuba - SP
[quote:6bdde4ef1a="Carlos Flaquer da Rocha"]É muito bom participar de uma prova destas, mesmo chegando em último. Na minha opinião, o Chico é um modelo um pouco crítico, e depende de uma série de fatores para um voo satisfatório. Mas não deixa de ser bonito!
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).[/quote:6bdde4ef1a]
Permita-me algumas observações:
Você só foi o último porque eu não consegui participar mas devo confessar que assumiu esse lugar com dignidade. Só nós sabemos que é melhor ser o último do que ser o 2º colocado que é, com todas as honras e direito a troféu de consolação, o 1º grande perdedor.
Quanto ao quero-quero é preciso esclarecer que na Provincia de Quebec ele é conhecido como: Je veux - Je veux.
Uma prova de P30 tem todo o meu apoio (o que por sinal, nada significa) já que os modelos dessa categoria sempre me chamaram a atenção.
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).[/quote:6bdde4ef1a]
Permita-me algumas observações:
Você só foi o último porque eu não consegui participar mas devo confessar que assumiu esse lugar com dignidade. Só nós sabemos que é melhor ser o último do que ser o 2º colocado que é, com todas as honras e direito a troféu de consolação, o 1º grande perdedor.
Quanto ao quero-quero é preciso esclarecer que na Provincia de Quebec ele é conhecido como: Je veux - Je veux.
Uma prova de P30 tem todo o meu apoio (o que por sinal, nada significa) já que os modelos dessa categoria sempre me chamaram a atenção.
Stick & Tissue Forever!
-
- Patrocinador
- Mensagens: 2152
- Registrado em: 02 Out 2009 12:47
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Boa noite amigos.
Peço desculpas pela demora deste video...e confesso que não fiu muito feliz, já que perdi muito tempo tentando voar meu modelo...eheheeh...
Estão as imagens que consegui...o objetivo é mostrar a "casa cheia" com iniciantes e veteranos no aeromodelismo VL.
Se alguém quiser eu queimo um DVD e envio...
Abraços e parabéns a todos!!!
http://www.youtube.com/watch?v=uZyFYVcpOh8
Peço desculpas pela demora deste video...e confesso que não fiu muito feliz, já que perdi muito tempo tentando voar meu modelo...eheheeh...
Estão as imagens que consegui...o objetivo é mostrar a "casa cheia" com iniciantes e veteranos no aeromodelismo VL.
Se alguém quiser eu queimo um DVD e envio...
Abraços e parabéns a todos!!!
http://www.youtube.com/watch?v=uZyFYVcpOh8
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:fee9fd5371="Omar Grassetti"]
[b:fee9fd5371]Erkki Bohm: o homem que mudou a cara do aeromodelismo brasileiro. [/b:fee9fd5371]
Erkki Bohm e Aarne Ellila foram os aeromodelistas mais respeitados na Finlândia durante os anos que antecederam a segunda guerra.
Durante o conflito, Erkki tornou-se piloto de bombardeiro, comandando um Ilyushin II-4 e um Dornier 17. Após o termino da guerra, os dois aeromodelistas tomam rumos diferentes.
Aarne Ellila permanece na Finlândia e vence o mundial de Wakefield em 1950 – seu modelo encontra-se hoje num museu em Helsinki, o que demonstra a importância que o voo livre tem em países altamente desenvolvidos.
Em 1948 o ex combatente, condecorado como herói de guerra, decide vir para o Brasil trazendo consigo uma bagagem que mudaria o rumo do aeromodelismo brasileiro.
Nos anos 60 e 70 Santana era a meca do voo livre. Além do Erkki, lá moravam também o Walter Nutini e o Paulo Solon Ribeiro. Foi lá que o então menino Airton Senna, orientado por esse trio de ouro, deu seus primeiros passos no voo livre, construindo um Cirrus A2. Depois, o próprio Erkki me confidenciaria que ele mesmo havia costruído o estabilizador geodésico do modelo, que era uma marca de seus projetos e cuja construção decididamente não era para iniciantes.
Além de todos os ensinamentos que o Erkki nos legou, sua grande contribuição foram os projetos que fez para a Aerobras.
O Cirrus, modelo de competição Nordic A2 categoria FAI , hoje mais conhecida como F1A, o Mini Cirrus A1 e o Chico, modelo para iniciantes mas que tem todas as características de um puro sangue.
Seu projeto mais importante foi, sem dúvida, o Wakfield Faio. Em 1962 Walter Nutini venceria o Sul americano de aeromodelismo com o Faio 14W que era o décimo quarto modelo da série, sendo o W uma referência ao próprio Walter.
Esse Finlandês nascido em 1922 era um homem culto de alma elevada, amante da natureza, generoso e um excelente artista. partiu em 1997 deixando uma herança inestimável para todos aqueles que amam voar livremente.
[/quote:fee9fd5371]
[b:fee9fd5371]Erkki Bohm: o homem que mudou a cara do aeromodelismo brasileiro. [/b:fee9fd5371]
Erkki Bohm e Aarne Ellila foram os aeromodelistas mais respeitados na Finlândia durante os anos que antecederam a segunda guerra.
Durante o conflito, Erkki tornou-se piloto de bombardeiro, comandando um Ilyushin II-4 e um Dornier 17. Após o termino da guerra, os dois aeromodelistas tomam rumos diferentes.
Aarne Ellila permanece na Finlândia e vence o mundial de Wakefield em 1950 – seu modelo encontra-se hoje num museu em Helsinki, o que demonstra a importância que o voo livre tem em países altamente desenvolvidos.
Em 1948 o ex combatente, condecorado como herói de guerra, decide vir para o Brasil trazendo consigo uma bagagem que mudaria o rumo do aeromodelismo brasileiro.
Nos anos 60 e 70 Santana era a meca do voo livre. Além do Erkki, lá moravam também o Walter Nutini e o Paulo Solon Ribeiro. Foi lá que o então menino Airton Senna, orientado por esse trio de ouro, deu seus primeiros passos no voo livre, construindo um Cirrus A2. Depois, o próprio Erkki me confidenciaria que ele mesmo havia costruído o estabilizador geodésico do modelo, que era uma marca de seus projetos e cuja construção decididamente não era para iniciantes.
Além de todos os ensinamentos que o Erkki nos legou, sua grande contribuição foram os projetos que fez para a Aerobras.
O Cirrus, modelo de competição Nordic A2 categoria FAI , hoje mais conhecida como F1A, o Mini Cirrus A1 e o Chico, modelo para iniciantes mas que tem todas as características de um puro sangue.
Seu projeto mais importante foi, sem dúvida, o Wakfield Faio. Em 1962 Walter Nutini venceria o Sul americano de aeromodelismo com o Faio 14W que era o décimo quarto modelo da série, sendo o W uma referência ao próprio Walter.
Esse Finlandês nascido em 1922 era um homem culto de alma elevada, amante da natureza, generoso e um excelente artista. partiu em 1997 deixando uma herança inestimável para todos aqueles que amam voar livremente.
[/quote:fee9fd5371]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- betocastrucci
- membro
- Mensagens: 2758
- Registrado em: 02 Jan 2004 18:19
- Localização: Vinhedo SP - 50
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes