YAK 54 60-90" DLE20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Esse aero eh mimado p cara... dorme na cama e tudo mais...kkkkkkkkk....ficou top quero ver se consigo ir na pista domingo ver o voo dele.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Bora lá!

Nada mais gostoso que o ronco dele durante o voo
Darcyjr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 12:25 pm
Localização: Jequié, Bahia

Mensagem por Darcyjr »

krekrek

Amigo, gostaria de saber opinião sobre este avião que vc. montou, pois estou com um motor dle 20cc e estou na dúvida entre o yak 54 da phoenix model e o da seagull que chegou na HD. Como ficou o voo? o motor vibra muito a ponto de ter que reforçar todo o modelo? Os valores desses dois são quase igual. Se tivesse um extra pra esse motor nessa faixa de preço também pode me indicar.
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Comprei um Extra 60/90 da pheonix model. Gostei do modelo e vi uns videos legais dele.
Vou usar um dle 20cc, mas estou em dúvida sobre os servos.
Os hitec 645mg estão bem?
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

[quote:5da9daa5c4="Darcyjr"]krekrek

Amigo, gostaria de saber opinião sobre este avião que vc. montou, pois estou com um motor dle 20cc e estou na dúvida entre o yak 54 da phoenix model e o da seagull que chegou na HD. Como ficou o voo? o motor vibra muito a ponto de ter que reforçar todo o modelo? Os valores desses dois são quase igual. Se tivesse um extra pra esse motor nessa faixa de preço também pode me indicar.[/quote:5da9daa5c4]

Darcyjr ,
tem outro usuário elogiando o motor e o avião:

http://evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=1049420
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

tenho um extra 300 da AW .60~.90 com um 20cc

fica show demais, parabéns pelo seu modelo

ABS.
edgarpinheiro
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jan 23, 2011 11:43 pm
Localização: Fortaleza - Ceara

Mensagem por edgarpinheiro »

Pessoal, eu tenho um yak da aw com dle 20. Apesar de ficar com um torque além do necessario, acho q acrescentou um peso extra bem desinteressante.
Usei um tanque de 250ml posicionado mais atras, coloquei a ignição o mais atras
possivel, baterias idem e ainda assim tive q acrescentar um pouco de lastro na
bequilha. Minha duvida é quanto a helice q vcs estao usando nestes aviões pois
no meu pelo menos, o torq roll ficou ate desconfortavel de tao pouco acelerador
q tem q colocar com a 16x6. To usando uma 14x8 no meu... e vcs??? abs!
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:0f394eaaf1="Darcyjr"]krekrek

Amigo, gostaria de saber opinião sobre este avião que vc. montou, pois estou com um motor dle 20cc e estou na dúvida entre o yak 54 da phoenix model e o da seagull que chegou na HD. Como ficou o voo? o motor vibra muito a ponto de ter que reforçar todo o modelo? Os valores desses dois são quase igual. Se tivesse um extra pra esse motor nessa faixa de preço também pode me indicar.[/quote:0f394eaaf1]

Desculpa o tempo para resposta. Esse meu eh o phoenix. Gostei do voo e depois desse meu descobri que ja tem mais 4 voando com mesma configuraçao por ae! Eu reforcei sim todo o aviao por dentro com uma mistura de alcool e araldite liquida. O alcool seca apos as pinceladas e nao pesa tanto nele. Mas ele tem motor sobrando mesmo, da pra subir a prumo com 1/2 motor e helice 17x6. Eu uso uma bateria de 320g e 650ml no tanque. Quanto a indicar, eu procurei muito e esse foi montado pelo bolivar. Ele indicou e quem fez igual esta gostando muito, inclusive ele agora!
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:e57c1d5856="edgarpinheiro"]Pessoal, eu tenho um yak da aw com dle 20. Apesar de ficar com um torque além do necessario, acho q acrescentou um peso extra bem desinteressante.
Usei um tanque de 250ml posicionado mais atras, coloquei a ignição o mais atras
possivel, baterias idem e ainda assim tive q acrescentar um pouco de lastro na
bequilha. Minha duvida é quanto a helice q vcs estao usando nestes aviões pois
no meu pelo menos, o torq roll ficou ate desconfortavel de tao pouco acelerador
q tem q colocar com a 16x6. To usando uma 14x8 no meu... e vcs??? abs![/quote:e57c1d5856]

Como eu disse antes, nao tive muito tempo e peço desculpa pelo tempo de resposta. Tem 2 servos std HITEC de metal na cauda para controle do profundor. Em contra partida o tanque ficou embaixo do CG, bem no meio mesmo. Uma bateria Life 2s2p de 320g no bico e ainda tive que colocar a ignição dentro do cowl junto ao motor para equilibrar direitinho e ele ficar com CG ajustado para pesar o nariz levemente quando estiver contra o vento forte. Uso uma 17x4 e esta otimo, apesar de muito proximo do chao no pouso e taxi! Testei a 15x8 e ficou muito rapido, o que nao eh interessante para esse tipo de aviao. Agora vou testar com a 16x6. Tenho uma 14x10 mas depois de ver a 15x8 rodando, nem coloquei... Tem 4 outros avioes iguais na regiao (montados apos o meu voar, hehehe) e todos eles usam a 16 que parece ser a melhor configuraçao. Abraço
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:6a68f457bd="Gilmar Jr"]Passa mais detalhes do avião, dimensões.
Servos, bateria etc[/quote:6a68f457bd]

Foi mal, faltou mesmo isso, ae vai:

MOTOR: DLE 20 com vela NGK CM6 ( a original dele nao presta mesmo! so serviu para o break-in )
MONTANTE: 60-90 ajustavel
MODELO: YAK 90 PHOENIX
BATERIA: LIFE A123 2S2P 320g logo atras do cowl
TANQUE: 650ml embaixo da baioneta centralizada abaixo do CG
SERVOS:
- 2 profundor HITEC 625
- 2 ailerons HITEC 625
- 1 leme HITEC 625 (pull pull)
- 1 acelerador FUTABA 3003
- 1 afogador Tower Pro 13kg MG

AE VEM A LOUCURA, SEGUNDO MUITOS...

RADIO: DX6i com AR6200 + satelite (mas eu nunca perdi nenhum aviao com meu radio, se nao por causa do dedo mesmo)

Troquei recentemente as rodas para as do piper cub e assim poder usar em grama sem as polainas. Pneus todos trocados para borracha pois as originais nao iriam aguentar muito tempo

Tambem foi trocada a bequilha, pois tinha aço muito fraco e nao segurava o peso do aviao, entao para nao correr o risco, fiz uma com aço mola

Comprei porcas PARLOCK para travar melhor as rodas e parafusos do montante ao motor

O montante foi montado de forma que o motor ficasse de cabeça para baixo

O escape montado ao motor de cabeça para baixo de forma a garantir assim ficar soprando para baixo ao lado da vela

No tanque foi colocado NEOPRENE no pescador e demais mangueiras de tygon

Introduzi um filtro na linha de abastecimento dentro do cowl, assim o que entra no tanque eh novamente filtrado. Visto que tambem possuo um filtro no galao

Uso gasolina comum, e costumo secar o carburador para guardar. Apos isso encho o tanque e penduro o aviao de dorso para nao molhar a vela. Antes de voar descarto esse combustivel velho e misturado. O motor ja rodou uns 20 litros e levou 1 limpeza de filtro de carburador aos 7 litros gastos. Vela original durou 6 litros, a seguinte tambem comprada com ela e igual durou mais 1 litro (apagou em voo no segundo tanque com a nova vela) e em seguida trocada pela NGK.

Voando sem problemas ate agora
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Responder