Montagem de um HK-450 - Versão 2

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Aker-Nato
membro
Mensagens: 913
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 11:39 pm
Localização: Guimarães - Portugal

Mensagem por Aker-Nato »

Vê estes vídeos a ver se ajuda. Pelo menos vais aprender algo mais.

http://helinaveia.com.br/wordpress/?p=389
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

[quote:a64ed74ddc="cbbeudo"]
Só pára quando eu dou quase 100% do comando de leme no stick, apenas com a trimagem ela não está parando.

Dicas? Tutoriais?
[/quote:a64ed74ddc]
cbbeudo, isso pode ser várias coisas..

Alguns pontos a observar:

1) O sentido do servo de cauda está correto?? Com a eletronica ligada e o motor parado, vire a cauda do heli para a direita; o giro precisa corrigir para a esquerda..
Para saber o sentido da correção, imagine o rotor de cauda girando e veja para onde ele estaria insuflando ar.

2) Faça o mesmo para o comando de leme: dê leme para um lado e veja se o NARIZ do heli vai para aquele lado; ou seja, leme para a esquerda, nariz para a esquerda.

3) Com o servo de cauda na metade do curso dele, o horn deve estar a 90º em relação a carcaça do servo e o passo das pás de cauda devem estar em zero grau.

4) Veja a configuração do seu gyro. Coloque ele em Trava Cauda e com o ganho lá em cima, perto do máximo...

Refaça o teste novamente.. lembre-se que a rotação do rotor precisa estar alta para a compensação de cauda fazer efeito, senão o rotor de cauda não tem empuxo suficiente para girar o heli...
Para isso, configure uma curva de passo do rotor principal bem leve, tipo de -2 a 7 graus e a curva de throttle como sendo uma reta de 0% a 100%... Como o stick esquerdo a partir de meio curso já é para a cauda ficar travada.

Qualquer coisa me manda uma MP q te ajudo por tel.

Abraços.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

cbbeudo,

Esta parte de setup da cauda dá um baile em muita gente. Eu faço assim:

- Com o Gyro desativado, sem trava cauda.
Ligue o heli e dê motor, veja se o stick está respondendo para o lado certo. Vc dá comando de leme para a direita, a canopy vai para a direita, mas a cauda para a esquerda. Veja os 2 lados. Caso esteja invertido, troque a configuração direto/reverso no rádio. Deixe centrado o servo e desligue o heli. Se o servo mudou de posição, é só acertar deixando ele a 90° novamente, os horns.

Ligue novamente e teste as direções. Ok?

- Agora ligue o gyro em modo trava cauda, com pelo menos 50% de ganho. Eu sempre começo assim. Os rádio mais simples, onde só liga e desliga o gyro (caso do Belt CP V1), o ganho é de 50%.
Dê motor e veja se o heli trava a cauda ou fica girando que nem peão. Se ficar girando, é que a ação do gyro está invertida. Só acertar que o heli trava a cauda.

Daí pra frente, é ajuste fino. Se o heli estiver abanando, diminua o ganho. Se estiver escorregando, aí podem ser vários pequenos problemas que vai levar um tempo para acertar.

Vai vendo os ajustes e depois comenta o que descobriu.

Abraços.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Uma coisa que esqueci de comentar. Para helis grandes ou que vc precisa de mais segurança, remova as pás principais. A cauda pode ser acertada sem as pás. Depois é só fazer um ajuste fino em voo.

Abraços.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:b359be7922="Aker-Nato"]Vê estes vídeos a ver se ajuda. Pelo menos vais aprender algo mais.

http://helinaveia.com.br/wordpress/?p=389[/quote:b359be7922]

Já assisti esses vídeos, fiz toda a configuração da cauda me baseando neles. Porém, tem coisas que ele diz no vídeo que a minha eletrônica não tem, por exemplo, potenciômetro de ganho no próprio gyro.

Mas esses vídeos me ajudaram muito na centralização da cauda, etc....
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:a285295a55="SkyRaptor"][quote:a285295a55="cbbeudo"]
Só pára quando eu dou quase 100% do comando de leme no stick, apenas com a trimagem ela não está parando.

Dicas? Tutoriais?
[/quote:a285295a55]
cbbeudo, isso pode ser várias coisas..

Alguns pontos a observar:

1) O sentido do servo de cauda está correto?? Com a eletronica ligada e o motor parado, vire a cauda do heli para a direita; o giro precisa corrigir para a esquerda..
Para saber o sentido da correção, imagine o rotor de cauda girando e veja para onde ele estaria insuflando ar.

2) Faça o mesmo para o comando de leme: dê leme para um lado e veja se o NARIZ do heli vai para aquele lado; ou seja, leme para a esquerda, nariz para a esquerda.

3) Com o servo de cauda na metade do curso dele, o horn deve estar a 90º em relação a carcaça do servo e o passo das pás de cauda devem estar em zero grau.

4) Veja a configuração do seu gyro. Coloque ele em Trava Cauda e com o ganho lá em cima, perto do máximo...

Refaça o teste novamente.. lembre-se que a rotação do rotor precisa estar alta para a compensação de cauda fazer efeito, senão o rotor de cauda não tem empuxo suficiente para girar o heli...
Para isso, configure uma curva de passo do rotor principal bem leve, tipo de -2 a 7 graus e a curva de throttle como sendo uma reta de 0% a 100%... Como o stick esquerdo a partir de meio curso já é para a cauda ficar travada.

Qualquer coisa me manda uma MP q te ajudo por tel.

Abraços.[/quote:a285295a55]

Valeu Sky, vou fazer esses testes e coloco aqui o resultado...
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:d3296181bd="Gazo"]cbbeudo,

Esta parte de setup da cauda dá um baile em muita gente. Eu faço assim:

- Com o Gyro desativado, sem trava cauda.
Ligue o heli e dê motor, veja se o stick está respondendo para o lado certo. Vc dá comando de leme para a direita, a canopy vai para a direita, mas a cauda para a esquerda. Veja os 2 lados. Caso esteja invertido, troque a configuração direto/reverso no rádio. Deixe centrado o servo e desligue o heli. Se o servo mudou de posição, é só acertar deixando ele a 90° novamente, os horns.[/quote:d3296181bd]

Isso eu já fiz! Está exatamente igual você comentou...

[quote:d3296181bd="Gazo"]
Ligue novamente e teste as direções. Ok?

- Agora ligue o gyro em modo trava cauda, com pelo menos 50% de ganho. Eu sempre começo assim. Os rádio mais simples, onde só liga e desliga o gyro (caso do Belt CP V1), o ganho é de 50%.
Dê motor e veja se o heli trava a cauda ou fica girando que nem peão. Se ficar girando, é que a ação do gyro está invertida. Só acertar que o heli trava a cauda.
[/quote:d3296181bd]

Eu estou achando que devo estar com o gyro em posição invetida então. Pois esse teste eu não fiz (mudar a chave de NORM para REV.

[quote:d3296181bd="Gazo"]
Daí pra frente, é ajuste fino. Se o heli estiver abanando, diminua o ganho. Se estiver escorregando, aí podem ser vários pequenos problemas que vai levar um tempo para acertar.[/quote:d3296181bd]

Abanando que você diz é WAG, certo? Então tá bacana, se der WAG eu diminuo o ganho do gyro, se escorregar para um lado, eu aumento o ganho.

Valeu!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Pessoal, [size=18:7c85c3699c]RESOLVIDO[/size:7c85c3699c]

Não aguentei de ansiedade e fui na hora do almoço lá em casa testar.

O problema era realmente o REVERSO do Gyro, mudei de NORMAL para REV e foi que é uma beleza.

A cauda está travada e trimada, porém, não ficou 100%, digamos que está [b:7c85c3699c]90%[/b:7c85c3699c].

Agora eu acho que tenho que mexer no SubTrim e depois ver esse esquema do ganho do Gyro, porque pra mim, qualquer valor que eu coloco, quando dou uma acelerada e volto rapidinho para a aceleração original, a cauda faz um pouco de WAG (só não sei se é WAG mesmo ou se é o escorregar para o lado...), ainda não tenho experiência para chegar a essa conclusão.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Wag é como se fosse um cachorro alegre abanando o rabo. Quanto mais ganho, maior a velocidade e amplitude. Vc vai baixando até ela parar.

Escorregar, é quando vc tem que ficar segurando o leme para manter o heli estável. Se vc soltar, ele vai virando a cauda bem lentamente. Isso ocorre com alguns dos meus helis. Outros não. vai entender.

Mas podem ser várias coisas. Desde servo lento, folgas, posição do servo, horns, links...

Aí tem que investigar.

Abraços.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Eu não conheço este gyro.... uso o 401 da HK e a dúvida que coloco é.... este gyro com os virado de lado não pode ser um problema não?! eu não sei como funciona o sensor de movimento dele!

[img:30c9fc2ded]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc05349_166.jpg[/img:30c9fc2ded]

talvez colocar ele com o adesivo TOP virado para trás resolva!! Não sei...

Outra e esta é por conhecimento de causa.... fixar o heli no chão ou em qualquer outro objeto N vezes mais pesado que o heli e liga-lo, pode danificar as pás! afinal, ao ligar o heli, as pás fazem força expulsando o ar para baixo com o intuito de levantar o heli, como o peso do heli é beeeeeeeeeeemmmm maior que elas (as pás) aguentam, devido a fixação no solo, isso pode empena-las ou simplesmente estoura-las!

outra dica é... se você é novato... não coloque o Rx fora do frame, pois em uma lenha (o que para novatos parasse até uma obrigatoriedade!) adivinha o que está mais fácil de danificar?
Responder