Guia Spektrum - Problemas e Soluções

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:eaa2e6f06a="Gazo"]Pessoal,

Eu tive o seguinte problema. Eu tenho ao todo 3 receptores AR7000 e mais um AR9000. O AR9000 equipa um heli classe 700. O que acontecia era que simplismente do nada reiniciava, impossibilitando de voar o Heli.

Pesquisando na net eu achei um esqueminha da Specktrum para corrigir este problema, queda de tensão. Eu fiz alguns ensaios, onde, o circuito é alimentado por um UBEC mais uma LIPO 3S. A tensão do barramento de alimentação simplismente despenca abaixo de 4,4V quando começo a simular manobras exigindo passo do coletivo, no meu caso, uso 3 servos HS-7985MG.

Bom, eu montei o esqueminha da specktrum, que nada mais é que um capacitor de 4700 microF, com tensão de pelo menos 16V, ligado em um dos canais auxiliares do RX. Pode ser conectado em paralelo com a saída do BEC também, porém, achei mais convenitente jogar este filtro o mais internamente possível do RX.

Resultado, não corrige o problema, mas ameniza fortemente. Se eu jogo o stick do acelerador com tudo para cima, nada ocore. Se eu mando direto comandos de 100% depois -100% e assim, depois de fazer umas 3 vezes o RX reinicia. Não tem jeito, os servos consomem muito. A não ser que eu aumente ainda mais a capacitância. Bom, simulado o meu voo mais pacato, até que resolve.

Só um último ponto, eu não tive este problema com os AR7000. Uso os AR7000 a 1 ano pelo menos. Este AR9000 me pegou de surpresa. Resultado, estou colocando capacitor em todos os meus Helis para não ter problemas ou sustos durante os voos.

É isso aí.

Abraços.[/quote:eaa2e6f06a]
No seu caso, não seria mas fácil usar um UBEC!?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:d00f10e7ed="matheuslaba"]Olá galera, meu receptor AR6200 já resetou duas vezes, uma o meu avião estava vindo para pouso durante a curva e ele caiu, a segunda vez eu estava voando alto e ele voltou sem maiores danos. Vi que para solucionar o meu caso é só colocar um capacitor de pelo menos 10000uF e 10V em qualquer canal do Rx. Comprei um T Rex 550E e vou instalar o mesmo Rx nele, eu gostaria de saber se mesmo com a eletrônica do 550 que é Stock eu precisaria colocar um capacitor destes, obrigado pela atenção e bons voos![/quote:d00f10e7ed]
Só por curiosidade...qual era a sua eletrônica do aeromodelo e que Tx vc usa?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
matheuslaba
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 6:06 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por matheuslaba »

A eletrônica é a original do Arrow, 4 servos JR, bateria de 6v e Tx DX6i.
Extra 260 30%/ Futaba 10CAG/ Dx6i/ Blade McpX/ Águia 40T
Avatar do usuário
matheuslaba
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 6:06 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por matheuslaba »

[quote:4e9a48eb7c="Gazo"]Se vc não quer ter sustos, é melhor usar. Hehehhee[/quote:4e9a48eb7c]


Eu achei um de 16V, pode ser esse? Qual a diferença pro capacitor de 10V? Valeu
Extra 260 30%/ Futaba 10CAG/ Dx6i/ Blade McpX/ Águia 40T
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:3eb5cb1d29="matheuslaba"]A eletrônica é a original do Arrow, 4 servos JR, bateria de 6v e Tx DX6i.[/quote:3eb5cb1d29]
Como é a glow, se faz obrigatório o uso do capacitor.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
matheuslaba
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 6:06 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por matheuslaba »

[quote:a5060e4782="warne"][quote:a5060e4782="matheuslaba"]A eletrônica é a original do Arrow, 4 servos JR, bateria de 6v e Tx DX6i.[/quote:a5060e4782]
Como é a glow, se faz obrigatório o uso do capacitor.
Abs
Warne[/quote:a5060e4782]

É, eu descobri isso na prática hehehehehe, cortei seis canas no talo, como se fossem cortadas por um facão. Valeu
Extra 260 30%/ Futaba 10CAG/ Dx6i/ Blade McpX/ Águia 40T
hmattar
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 11:42 pm
Localização: Belem, PA

Mensagem por hmattar »

Bom, vou por uma dica que o pessoal usa lá na pista(eu nao tenho mais spektrum) e tem ajudado bastante.
Todo aviao lá com receptor spektrum com satelite, mais dia menos dia, os satelites começam a piscar feito doido.
Eles tiram o fio do satelite, e passam limpa contato nos conectores. O bicho para de piscar na hora e nao dá problema.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:6625f2ff5b="matheuslaba"][quote:6625f2ff5b="Gazo"]Se vc não quer ter sustos, é melhor usar. Hehehhee[/quote:6625f2ff5b]


Eu achei um de 16V, pode ser esse? Qual a diferença pro capacitor de 10V? Valeu[/quote:6625f2ff5b]

Funcionalmente? Nenhuma!

Se entrar o maximo do rx ( no caso do spektrum sao 9V ) o capacitor ira entregar os mesmos 9V. Entao sua lipo 2S direta entregando +-8V ou uma life 2S, entregando +-7V, vai tranquilo...

Mas... (sempre tem um), vamos que vc tenha um curto de BEC! Puxa isso iria dobrar a tensao, entao o capacitor ira entregar quase o dobro e estourar, alem de queimar o RX.

Mas eu nao sou fera em eletronica e eletricidade, alguem corrija ai

Abraço
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
matheuslaba
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 6:06 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por matheuslaba »

[quote:00a767b3a6="krekrek"][quote:00a767b3a6="matheuslaba"][quote:00a767b3a6="Gazo"]Se vc não quer ter sustos, é melhor usar. Hehehhee[/quote:00a767b3a6]


Eu achei um de 16V, pode ser esse? Qual a diferença pro capacitor de 10V? Valeu[/quote:00a767b3a6]

Funcionalmente? Nenhuma!

Se entrar o maximo do rx ( no caso do spektrum sao 9V ) o capacitor ira entregar os mesmos 9V. Entao sua lipo 2S direta entregando +-8V ou uma life 2S, entregando +-7V, vai tranquilo...

Mas... (sempre tem um), vamos que vc tenha um curto de BEC! Puxa isso iria dobrar a tensao, entao o capacitor ira entregar quase o dobro e estourar, alem de queimar o RX.

Mas eu nao sou fera em eletronica e eletricidade, alguem corrija ai

Abraço[/quote:00a767b3a6]


Muito obrigado pelo esclarecimento KrekKrek, eu comprei mesmo um de 10V pelo mercadolivre, não quis arriscar Abraços
Extra 260 30%/ Futaba 10CAG/ Dx6i/ Blade McpX/ Águia 40T
Avatar do usuário
rofilho
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 12, 2010 6:45 pm
Localização: Brasília, DF

Configuração DX7

Mensagem por rofilho »

Quero configurar o DX7 para ter duas velocidades de marcha lenta, uma para taxiar/pousar (mais baixa) e outra para voo (mais alta), e assim não correr o risco do motor apagar em voo. Alguém pode me ajudar?
Abçs,

Rodrigo Otávio.
Responder