ESC - como calcular

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

ESC - como calcular

Mensagem por cleyvison »

Pessoal, boa tarde.
Estou començando a "brincar de aviãozinho" e gostaria de saber como é que se calcula um ESC para um modelo? Quais são as variáveis que devem ser consideradas?


grato
Avatar do usuário
silva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 1:06 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por silva »

olha calcular o esc acho que nao tem como, mais se você quizer saber qual a amperagem do esc que irá usar no seu motor ai tem como, primeiro voce vai precisar saber qual é o consumo do motorm um exemplo, um motor bl 2822, seu consumo é de 15A, geralmente se usa um esc com a Amperagem maior, como de no minino para esse exemplo um esc de 20A, conseguiu ter uma pequena noção?

espero ter ajudado!!!
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

São 4 principais variáveis que você tem de considerar:
1- Tipo de motor. Escovado (brushed) ou sem escovas (brushless). Os escovados atualmente estão caindo em desuso. Seus aviões vão usar Brushless.
2- Consumo do conjunto motor+helice (medidos em A)
3- Número de células da sua bateria. (1s, 2s, 3s, etc...)
4- Número de servos que seu avião precisará.

Veja quanta corrente seu conjunto motor+helice consome com a bateria que você deseja usar e escolha um ESC que suporte uma corrente maior.

Alguns ESCs tem em sua especificação a quantidade de servos que ele suporta, então fique de olho nisso também.
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

Ok! muito obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

DE preferência, escolha um com a corrente pelo menos 50% superior à máxima do motor. Hoje em dia isso acrescenta pouco em termos de peso e preço. Eu pessoalmente prefiro usar uma margem de 100%.
Avatar do usuário
andrevanzolin
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm
Localização: Orlândia, SP

Mensagem por andrevanzolin »

Desculpa desenterrar o tópico mas, eu poderia usar um ESC de 50A no motor 2822? A bateria que eu uso é 3S de 1600 e uso 3 servos.

Obrigado.
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5304
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:1cf0fcb10e="andrevanzolin"]Desculpa desenterrar o tópico mas, eu poderia usar um ESC de 50A no motor 2822? A bateria que eu uso é 3S de 1600 e uso 3 servos.

Obrigado.[/quote:1cf0fcb10e]Prá que tudo isso para este motor :!: ...quer chutar o balde.... usa um 30A.
Avatar do usuário
andrevanzolin
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm
Localização: Orlândia, SP

Mensagem por andrevanzolin »

É porque esta sobrando esse ESC de 50A e um motor 2822, ai você sabe, grana curta e tal 8)
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

sim pode, o ESC nem deve esquentar
cleyvison
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 1:00 am
Localização: brasilia-df

Mensagem por cleyvison »

Eu uso neste motor um de 20A.
Responder