Radio alimentado por bateria de moto 12v 2,5A é possível????

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:59cf555cf1="claudiorfernandes"]Se for comprar em camelô, uma dica: células de boa qualidade são PESADAS... Desconfie de "sony" levinhas. E mais: leve um multímetro com você , e meça as tensões de cada célula. Elas devem estar praticamente iguais.[/quote:59cf555cf1]

Claudio, a dica é boa, mas seria bem engraçado ir ao camelo com um multimetro, UAHAUHAUHAUHA. Desculpe a brincadeira.
Bom seria comprar o multimetro com o camelo tb, aí ele não poderia falar nada, rsrs

Abraço Cláudio!!!
Nino Silveira.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6c3fa82c9c="Nino"][quote:6c3fa82c9c="claudiorfernandes"]Se for comprar em camelô, uma dica: células de boa qualidade são PESADAS... Desconfie de "sony" levinhas. E mais: leve um multímetro com você , e meça as tensões de cada célula. Elas devem estar praticamente iguais.[/quote:6c3fa82c9c]

Claudio, a dica é boa, mas seria bem engraçado ir ao camelo com um multimetro, UAHAUHAUHAUHA. Desculpe a brincadeira.
Bom seria comprar o multimetro com o camelo tb, aí ele não poderia falar nada, rsrs

Abraço Cláudio!!![/quote:6c3fa82c9c]

Nino, não adianta ir ao comelô com um multímetro, pois a única coisa que irá medir, é a tensão sem carga e isso, engana fácil.
Uma bateria ou fonte sob carga as coisas mudam e muito, para você ter uma idéia, comprei um blister com 4 baterias NiMh de 2500mA e não prestaram nem para o relógio de parede, pois comprei elas para a máquina fotográfica e nem ligou a máquina, até com pilhas comuns a máquina liga, mas com essas baterias, nem dá sinal de vida.
Resultado, comprei bateias de marca mesmo, por um preço mais alto e não tive mais problemas.
Baterias de camelô, 90% dá problema, ainda mais se dizem ter mais de 2500mA.
Querer pagar barato por esse tipo de bateria, sai caro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Laércio, pode parecer bobagem, mas a medição de tensão das células em repouso dá uma idéia da "saúde relativa" entre elas. Se as tensões estiverem muito próximas entre si (0,1V de diferença) o estado geral é semelhante. Isso por exemplo me fez descartar de cara células compradas na própria 1001 pilhas tempos atrás. Comprei 10 ou 12 células, e delas, descartei 4 por baixa tensão.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:cd101aaa5e="LaercioLMB"][quote:cd101aaa5e="Nino"][quote:cd101aaa5e="claudiorfernandes"]Se for comprar em camelô, uma dica: células de boa qualidade são PESADAS... Desconfie de "sony" levinhas. E mais: leve um multímetro com você , e meça as tensões de cada célula. Elas devem estar praticamente iguais.[/quote:cd101aaa5e]

Claudio, a dica é boa, mas seria bem engraçado ir ao camelo com um multimetro, UAHAUHAUHAUHA. Desculpe a brincadeira.
Bom seria comprar o multimetro com o camelo tb, aí ele não poderia falar nada, rsrs

Abraço Cláudio!!![/quote:cd101aaa5e]

Nino, não adianta ir ao comelô com um multímetro, pois a única coisa que irá medir, é a tensão sem carga e isso, engana fácil.
Uma bateria ou fonte sob carga as coisas mudam e muito, para você ter uma idéia, comprei um blister com 4 baterias NiMh de 2500mA e não prestaram nem para o relógio de parede, pois comprei elas para a máquina fotográfica e nem ligou a máquina, até com pilhas comuns a máquina liga, mas com essas baterias, nem dá sinal de vida.
Resultado, comprei bateias de marca mesmo, por um preço mais alto e não tive mais problemas.
Baterias de camelô, 90% dá problema, ainda mais se dizem ter mais de 2500mA.
Querer pagar barato por esse tipo de bateria, sai caro.[/quote:cd101aaa5e]

OOO Laercio!!! então, eu sei bem que uma bateria quando em tensão muda toda a história, mas o camelô vai ficar maluco se um cliente chegar na banquinha dele com um multimetro, esc, recptor, rádio e gambiarras pra medir a bateria em trabalho, rsrsrs. eu já comprei varias vezes baterias recarregavéis no camelô e não tive nenhum problema.
Abraço Laercio!!!
Nino Silveira.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:040beb98d2="claudiorfernandes"]Laércio, pode parecer bobagem, mas a medição de tensão das células em repouso dá uma idéia da "saúde relativa" entre elas. Se as tensões estiverem muito próximas entre si (0,1V de diferença) o estado geral é semelhante. Isso por exemplo me fez descartar de cara células compradas na própria 1001 pilhas tempos atrás. Comprei 10 ou 12 células, e delas, descartei 4 por baixa tensão.[/quote:040beb98d2]

É Claudio, sua idéia não está errada, mas para você ter uma idéia em relação ao blister que eu comprei, nenhuma das 4 baterias prestou e todas elas tem a tensão igual, ou seja, se um leigo vai comprar e tem uma leitura igual, se comprar poucas células poderá se dar mal como eu me dei sem medir nenhuma célula em um blister fechado.
É fato que quando fazemos um ciclo de carga e descarga de baterias, podemos ver depois de uns dias se a diferença entre as baterias é diferente ou não, mas se todas elas estiverem com carga baixa porém semelhante, o camelô poderá alegar facilmente que é só carregar, que elas vem com carga baixa e pirirí e poróró. Sabe como são os camelôs com os leigos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
jocarc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Jun 13, 2010 7:34 pm
Localização: Rio Claro

Baterias lipo em futaba

Mensagem por jocarc »

Peguei um gancho nesse tópico para não criar outro, comprei uma Transmit Pack Rino 2620 mA 3 cell 11.1v na Hobby king, minha dúvida é: Posso usar essa bat ou alguem ja usou num radio mais antigo um futaba Skyport 6A? O pack original é 9V NiMh futaba estou com receio de queimar o TX.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Baterias lipo em futaba

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:45ba4b77ab="jocarc"]Peguei um gancho nesse tópico para não criar outro, comprei uma Transmit Pack Rino 2620 mA 3 cell 11.1v na Hobby king, minha dúvida é: Posso usar essa bat ou alguem ja usou num radio mais antigo um futaba Skyport 6A? O pack original é 9V NiMh futaba estou com receio de queimar o TX.[/quote:45ba4b77ab]

Pode usar sem problemas, para evitar sobre carga de tensão no rádio, eu sempre mantenho a bateria em modo storage, que a mantém a menos de 12V, pois o circuito do rádio aceita trabalhar até 12V, e mais que isso, já seria abusar, embora muitos abusam da pouca sorte e depois reclamam de problemas no rádio e não admitem ser a bateria.
Alguns usam um dioso em série com a bateria, isso diminui a tensão abaixo do máximo que o rádio suporta e engana o sinal de carga baixa, deixando a bateria ainda com carga segura o que é o mais correto fazer.
Para saber como colocar diodo em série com a bateria, basta ler o conteúdo do link abaixo e seja feliz.
http://www.manorc.com.br/inicial_baterias.htm#tx_lipo
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
jocarc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Jun 13, 2010 7:34 pm
Localização: Rio Claro

Mensagem por jocarc »

Ok, grato pela ajuda e incentivo, fiquei indeciso pois a bateria ja veio com voltagem acima dos 11,1. O uso do diodo é excelente só preciso ficar esperto pois meu velho rádio não tem alarme rsrsrsrs
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2210650bde="jocarc"]Ok, grato pela ajuda e incentivo, fiquei indeciso pois a bateria ja veio com voltagem acima dos 11,1. O uso do diodo é excelente só preciso ficar esperto pois meu velho rádio não tem alarme rsrsrsrs[/quote:2210650bde]
Tem monitor de tensão?
Se tem ao menos luzes verde amarela e vermelha, quando estiver na amarela, recarregue a bateria, se for daqueles com s-meter (ponteirinho), quando estiver a meia caga, antes de chegar no vermelho, recarregue a bateria e se for com display e marcar 10V, recarregue a bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Desisti da tal bateria de moto pois é bem capaz de me enrolar no fio e acabar desconectando e ai ja viu o aero vai ganhar o rumo dele hehehehe. :lol:
Com muita sorte se não cair na cabeça de alguém.

Vou comprar uma bateria flat mas desta vez outra que não seja a himodel que acabou estufando.
quanto menos tranqueira em volta do rádio melhor.

Agradeço a todos que me ajudaram de alguma maneira. :D
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Responder