Lenha HK500CMT-TT parafuso estourou em vôo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
acbloise
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 9:14 am
Localização: São Paulo, SP

Lenha HK500CMT-TT parafuso estourou em vôo

Mensagem por acbloise »

Olá pessoal.

Gostaria de compartilhar com vocês, principalmente com os que possuem esse modelo de heli, uma lenha que tive quinta-passada (dia 15/09). Levei um certo tempo para assimilar e entender o contexto do ocorrido. Esse heli eu já vinha montando a quase 1 ano e foi na semana passada que fiz os primeiros testes de vôo. Sobreviveu ao primeiro e ao segundo na boa, mas no terceiro foi quando ocorreu a “desgraceira”. Na quinta pela manhã estava executando o vôo, ainda baixo “hoverando” e com circuitos fechados curtos para continuar checando estabilidade, “tracking”, velocidade de giro da cauda, ganho do “gyro” ... enfim ... não era vôo propriamente dito ... somente testes e acertos. Eis que do nada um dos pega-pás (“holder”) da cauda se ejetou devido ao rompimento da p*$$@ do seu respectivo parafuso. Fatal ... apesar de manter o heli alinhado, obviamente girando como um louco, consegui desce-lo devagar até o chão que infelizmente é um gramado e em declive. Não deu outra ... ele agarrou na grama (estava girando muito), tombou de lado, quebrou uma pá e a outra acertou o “boom” ... resultado ... “boom strike” destruidor. Deixo aí o alerta ao pessoal sobre a qualidade dos parafusos desse kit. Até tinha uma certa consciência disso (não é o primeiro caso que vejo acontecer além do meu) ... porém ... a gente sempre acostuma a pensar que nunca irá acontecer conosco ... não é mesmo!? Bom ... algumas lições aprendidas muito importantes, como selecionar melhor o local de vôo e PRINCIPALMENTE investir sempre num equipamento de alta qualidade (ainda mais se tratando da classe 500). Ainda estou meio “fulo da vida”, mas sou obrigado a realmente dar o “braço a torcer” para aquele pessoal que sempre defendeu ferozmente marcas mais conceituadas (leia-se, Align). Enfim ... aprendi da pior maneira que vocês estavam certos :? . Graças a Deus não houve danos a minha pessoa e de meu colega, únicas figuras que estavam presentes no dia fatídico.
Bom, aos adeptos da Align ... vocês acabam de ganhar mais um defensor ... e aos do HK ... gostaria de deixar registrado mais um caso como esse. Com relação ao meu 500 (o que sobrou dele), irei reaproveitar somente frame, algumas partes do cabeçote e a eletrônica, as demais serão TODAS substituídas pela do TRex500ESP (o meu HK era TT). No final das contas, realmente era melhor ter comprado um TRex.
Seguem algumas fotos para vocês verem o resultado e um vídeo do segundo vôo (único com sucesso) será postado mais tarde assim que meu amigo conseguir me passar o arquivo.

Saudações cordiais a todos,

Antonio.

PS: Aproveitando ... reparei que o eixo principal da HK, que não entortou na queda, estava com a usinagem dos dois diâmetros fora de centro, o que fazia a engrenagem principal trabalhar com o motor ora apertando ora afrouxando o pinhão.
Anexos
fig1.jpg
fig1.jpg (25.6 KiB) Exibido 10945 vezes
fig2.jpg
fig2.jpg (38.21 KiB) Exibido 10945 vezes
fig3.jpg
fig3.jpg (29.54 KiB) Exibido 10945 vezes
fig4.jpg
fig4.jpg (32.85 KiB) Exibido 10945 vezes
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Cara, esse tipo de coisa acontece até nos aligns, acredite! faça uma pesquisa rápida na internet e verá que muitas vezes isso é causado também por falha na montagem (já aconteceu comigo), seja na falta ou quantidade errada de trava rosca ou seja no aperto demasiado dos parafusos.

Pelo que li, a cauda dos hk500 e dos demais clones é problemática mesmo pela falta de thrust bearings no rotor da cauda. Todo mundo recomenda substituir parte da cauda pela da align.


[yt]9zEr9sqC8fI[/yt]

Aconteceu algo semelhante com meu hk450 porque apertei muito os parafusos do feathering shaft. No meu caso a cabeça do parafuso foi arrancada como essa aqui de um 450 pro http://www.helifreak.com/attachment.php?attachmentid=174777&d=1282129195
Avatar do usuário
Mais_Um
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Ter Mar 29, 2011 4:04 pm
Localização: SP/SP

Mensagem por Mais_Um »

Realmente isso acontece com HK e com ALIGN também , ainda bem que não machucou ninguém .

Quebrou a cabeça do parafuso ou no meio da rosca ???

Vc desmontou e passou trava-rosca em todos os parafusos ??

Será que não foi excesso de torque no parafuso ??

[]´s
Avatar do usuário
Tazmania
membro
Mensagens: 297
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 2:27 am
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagem por Tazmania »

Esse é um problema padrão dos HK 500.

No tópico abaixo eu postei a seguinte informação:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=104929

Como os clones acabam recebendo uma fama de explodirem em voo devido a pessima qualidade dos parafusos um upgrade interessante e seguro para eles seriam esses parafusos da RC ScrewZ.

alg005 - Align TRex 500 Series Stainless Steel Screw Kit - $29,95

http://www.rcscrewz.com/product_info.php/m/align/p/alg005-align-trex-500-series-stainless-steel-screw-kit/manufacturers_id/58/products_id/2745

Alguns podem pensar "Pô gastar 30 doletas em parafusos?"

Lenhar o heli por falha do piloto é aceitável, agora lenhar o coitado porque um parafuso LAZARENTO quebrou, ninguém merece!!!

Eu coloquei esse kit de parafusos tanto no meu Trex 500 como no Trex 550.
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

compre parafusos com aço 12.9

voce acha nas boas casas de parafusos no Brasil.
Avatar do usuário
acbloise
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 9:14 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por acbloise »

Opa! Fala rapaziada ...

Talvez tenha exagerado um pouco em comparar os dois tipos de heli (TRex e HK), mas é que ainda estou com raiva ... mas mais de mim mesmo!! Esse site tem toda a informação que a gente precisa para minimizar as “cacas” ... mas é tanto detalhe ... que um acaba passando batido.

Obrigado pelo conselho Tazmania ... aliás ... deveria ter visto isso antes ... se bem que talvez eu pensasse assim ... “mas por que? ... tá tudo original e novinho ... por que vou trocar então ... nem quero fazer 3D mesmo”. Bom ... é melhor nem ficar comentando que me dá mais raiva ainda. De qualquer forma Taz, estou substituindo o conjunto inteiro do rotor de cauda pelo align (tudo do frame para trás vai ser align) ... você acredita que seria melhor ainda sim trocar os parafusos? O eixo entre pás do rotor principal, bem como o eixo principal, também estarei trocando por align além dos rolamentos (pretendo colocar de cerâmica ... será que é uma boa?) e as engrenagens (praticamente todas as engrenagens do heli estarei trocando – tudo align).

Com relação as tuas perguntas “Mais Um” (eitcha nickname heim meu camarada :lol: ), vamos as respostas: 1) o parafuso quebrou na junção entre a cabeça e o começo da rosca; 2) sim ... e é até irônico ... pois eu costumo aconselhar meus amigos a SEMPRE desmontarem, limparem (acetona ou álcool) e colarem os parafusos metal-metal ... a quantidade de cola (trava-rosca azul) eu uso o recomendado pelo manual do TRex (só um "tapinha" na pontinha da rosca), aliás, o heli todo montei por esse manual e CADA um dos parafusos foi desmontado, limpo e colado; 3) olha ... esse é um ponto que está me deixando um pouco preocupado ... explico: depois do segundo vôo notei que os “holders”, que antes estavam sem folgas, ficaram nitidamente mais folgados ... desmontei-os (os dois), limpei os parafusos e colei-os novamente ... o torque que usei foi suficiente para tirar a folga excessiva ... não creio ter exagerado ou “tirado sangue do parafuso” ... sempre apertei dessa forma os parafusos do meu Belt e do HK450GT e até agora, ao menos nesses outros helis, não tive um problema desse gênero ... mas enfim ... levo isso em consideração também e pretendo ser ainda mais cauteloso nesse ponto. Obrigado por me alertar meu amigo.

Sandman, realmente, como disse no começo, posso estar generalizando e “tapando meus olhos” ... porém acho que você compreende esse meu momento de alta frustração. Bem, como você deve ter lido, já estou substituindo todas as peças e fazendo um “up-grade” geral na máquina ... o duro que vai demorar mais alguns meses ainda para ver o resultado. Vou exercitar minha paciência mais uma vez ... afe!! Ainda bem que meu 450 ainda tá “dando cardo”. Valeu cara!

Oi Fabricio. Obrigado pelo conselho do tipo de aço que usar. Vou dar uma sondada com meu amigo da oficina mecânica se ele conhece esse tipo de parafuso e onde poderia encontrar. Apesar de estar trocando as peças pelas do TRex, ainda estou em dúvida do tipo de parafuso que usar para prender os “balls” nas cruzetas dos servos.

Obrigado amigos pelos sábios conselhos.

Abraços,

Antonio.

PS: A pior parte foi explicar para minha esposa que eu tinha destroçado o heli em seu terceiro vôo. Falei que tinha dado uma “arranhadinha”, mas depois que ela viu a meleca ... vocês não tem noção do “esporro” que tomei ... e nem adianta falar de parafuso que ela quase me mandou "enfiar" o parafuso junto com o heli sem vaselina sem nada. Afe!! :shock: :shock:
Avatar do usuário
helouco
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Sáb Jul 24, 2010 8:50 pm

Mensagem por helouco »

cara me desculpe más está ultima eu rii demais.vc nem imagina o que tenho que dizer para a dona da casa por causa dos héli,sê éla souber é caixão na certa.
realmente estás coisas acontecem com qualquer héli.estou com um hk 500.
e depois disto que te aconteceu já tô com medo de por ele no ar.não desanime quando isto acontece a gente fica a ponto de explodir de nervos já me aconteceu.
,com um corpter-x 450 a engrenagem da correia simplesmente saiu do lugar ai já sabe né rsrsrsrs.más estou no combate de novo,força ai como vc disse vai no 450 e tira o stress. abrs
Avatar do usuário
SanderZ
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Mar 02, 2011 3:27 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por SanderZ »

Caro Antonio

Que pena isso que aconteceu com voçê, realmente nos deixa irridado, ainda mais com voçê, que sempre foi muito cuidadoso. Sempre li seus topicos e aprendi muito com seus conselhos (também comprei um Belt CP V2).Agora bola pra frente, o jeito é arrumar o "bixo" e botar pra voar de novo.Fica aqui mais um lição, que mesmo ruim, nos concientiza a tomar os devidos cuidados(mesmo que a culpa seje do pessimo material), e que voçê compartilha conosco.
Sorte e bons voos.
Att.
Sander
Avatar do usuário
acbloise
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 9:14 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por acbloise »

Bom dia pessoal.

Como prometi … seguem dois videos do “finado” … o heli até que estava “legalzinho” ... pena que durou pouco.

Caros helouco e SanderZ. Obrigado pelas palavras. Estou mais tranqüilo, embora somente agora assistindo aos dois vídeos, fiquei com um pouco de dó, pois estava lembrando da fantástica sensação de prazer em pilotar um heli “grandão” e “pesadão”. Durou pouco mesmo ... mas foi muito bom ... vixi ... esse negócio vicia ... kkkkkkkkkkk!!!! :lol: :lol: :lol:

Saudações a todos,

Antonio.

PS: "Patroas" em geral (podem existir exceções) são "seres altamente complexos" mas que não dá para viver sem elas ao redor, principalmente depois que o primeiro filho surge ... é quando uma família se consolida de fato :wink: .

[yt]FQpMBr-dJS0[/yt]
[yt]yxzvQ0ngqrA[/yt]
Avatar do usuário
SanderZ
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Mar 02, 2011 3:27 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por SanderZ »

Blz Antonio

Vi os videos dos seus voos, da mandando bem, meus parabens.Arruma logo pra por ele pra cima de novo, não desanima não.
Abusando um pouco dos seus conhecimentos, gostaria de uns conselhos seu, pois sei que voçê é um admirador do Belt (li todo seu tópico " Apreciadores do Belt"), poderia dar uma olhada em um tópico que abri? "Melhorando o Belt CP V2", deve tar na pagina 2 ou 3, e se puder me diz o que acha das possiveis modificações que gostaria de fazer nele, suas conclusôes serão muito bem vinda, pois to começando, gosto deste Heli e queria melhorar ele, não vou comprar outro por enquanto, vou aprender bem com ele e quando estiver voando melhor , ai sim, partir pra um T-rex 550.

Grande Abraço
Sander
Responder