Motor PM101TR (conhecido como 400BR)
[quote:30fa316250="shift_light"]Meu por um milimetro deve ter sido um micro erro meu que acarretaria numa grande confusão!
Vocês estão certos![/quote:30fa316250]
Estou usando este motor numa redução e a 3.9 com uma helice 10X8 para fazer voar esta baleia... olha la o motor...
Ele assim a 3S esta dando 430 gramas de impuxo medidos no PcTaco http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2173 ferramenta indispenssavel...
:D
[img:30fa316250]http://www.elkaconexoes.com.br/viaofrente.jpg[/img:30fa316250]
Vocês estão certos![/quote:30fa316250]
Estou usando este motor numa redução e a 3.9 com uma helice 10X8 para fazer voar esta baleia... olha la o motor...
Ele assim a 3S esta dando 430 gramas de impuxo medidos no PcTaco http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2173 ferramenta indispenssavel...
:D
[img:30fa316250]http://www.elkaconexoes.com.br/viaofrente.jpg[/img:30fa316250]
- Luiz Leite
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[quote:e422774868="Bruno____"]Estou usando este motor numa redução e a 3.9 com uma helice 10X8 [/quote:e422774868]
Andei procurando uma redução para o meu 400BR e não encontrei nas lojas.
Vejo apenas as peças separadas tais como pinhão, coroa, eixo, etc.
Não tem redução pronta para ele? Se alguém souber onde posso encontrar, seja nova ou usada, me avise.
Obrigado
Andei procurando uma redução para o meu 400BR e não encontrei nas lojas.
Vejo apenas as peças separadas tais como pinhão, coroa, eixo, etc.
Não tem redução pronta para ele? Se alguém souber onde posso encontrar, seja nova ou usada, me avise.
Obrigado
Esta ai da foto é a do Asas eletricas, Hyperion, procure nos sites que tem no topico tabela de preço do compra e vendas que vc pode achar, o problema é o estoque destas lojas que são pequenos e nunca tem nada a pronta entrega...
Vc pode tambem comprar um pinhão no asas e procurar uma coroa qeu de uma redução entre 3.3 a 3.9 numa loja que conserte impressora, ai vc mesmo faz uma redução, Acho que não compensa vc investir 50 reais em uma redução para ele, com motores BL vc tera mais rendimento e com um custo parecido...
Vc pode tambem comprar um pinhão no asas e procurar uma coroa qeu de uma redução entre 3.3 a 3.9 numa loja que conserte impressora, ai vc mesmo faz uma redução, Acho que não compensa vc investir 50 reais em uma redução para ele, com motores BL vc tera mais rendimento e com um custo parecido...
- Luiz Leite
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Pois é, Bruno
O BL custa R$ 75,00 e a caixa de redução R$ 50,00, mas se eu optar pelo BL terei que comprar bateria LiPo e speed e aí a brincadeira fica cara.
Quero apenas melhorar bem o rendimento do 400BR, porque já tenho o conjunto comprado e quero treinar bastante com ele. Ainda estou aprendendo a pilotar e prefiro lenhar esse conjunto mais barato, para depois entrar no segmento de motores BL com mais segurança.
Até já tenho guardadinho no fundo da gaveta um Komodo 2407 - 16T para o futuro...
Valeu colega, obrigadão
O BL custa R$ 75,00 e a caixa de redução R$ 50,00, mas se eu optar pelo BL terei que comprar bateria LiPo e speed e aí a brincadeira fica cara.
Quero apenas melhorar bem o rendimento do 400BR, porque já tenho o conjunto comprado e quero treinar bastante com ele. Ainda estou aprendendo a pilotar e prefiro lenhar esse conjunto mais barato, para depois entrar no segmento de motores BL com mais segurança.
Até já tenho guardadinho no fundo da gaveta um Komodo 2407 - 16T para o futuro...
Valeu colega, obrigadão
- Luiz Leite
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Pessoal
Tenho 3 dúvidas e preciso de uma mão de vocês para clarear as idéias:
A) A redução abaixo com uma hélice 7x6 ficaria boa no Starcessna400BR?
CAIXA DE REDUÇÃO PARA MOTORES 400 RADAR, PARA SUBSTITUIÇÃO DIRETA NOS AEROMODELOS ELÉTRICOS RADAR
Dimensões: 35mm x 41,5mm x 19mm
- Taxa de redução: 2,5 : 1
(desculpe pela letras maiúsculas, mas fui de copiar/colar)
B) Para fixá-la no 400BR é só prender com 2 parafusinhos na frente dele ou preciso fazer algo mais?
C) Qual o empuxo estimado?
Obrigado novamente,
Tenho 3 dúvidas e preciso de uma mão de vocês para clarear as idéias:
A) A redução abaixo com uma hélice 7x6 ficaria boa no Starcessna400BR?
CAIXA DE REDUÇÃO PARA MOTORES 400 RADAR, PARA SUBSTITUIÇÃO DIRETA NOS AEROMODELOS ELÉTRICOS RADAR
Dimensões: 35mm x 41,5mm x 19mm
- Taxa de redução: 2,5 : 1
(desculpe pela letras maiúsculas, mas fui de copiar/colar)
B) Para fixá-la no 400BR é só prender com 2 parafusinhos na frente dele ou preciso fazer algo mais?
C) Qual o empuxo estimado?
Obrigado novamente,
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- PL6410G02.jpeg (28.25 KiB) Exibido 26498 vezes
A pergunta "A" é meio dificil de responder, mas meu palpite é que se a redução é 2.5:1 vc pode tentar helices de 8 polegadas para cima para obter melhor rendimento. Se for usar 3S va com calma, instale o PCTACO e faça os teste ele vai mostrar o melhor desempenho...
A "B" é sim, dois parafusos minusculos.
O Impuxo estimado so o PCTACO ou a balancinha...
o meu tem redução 3.9 e helice 10x80 a 3S, ele da 430g, consumindo 8 para 10A. Esta mesma configuração com helice 90x47 e 80x40, so davam 240 e 200 grama respectivamente...
A "B" é sim, dois parafusos minusculos.
O Impuxo estimado so o PCTACO ou a balancinha...
o meu tem redução 3.9 e helice 10x80 a 3S, ele da 430g, consumindo 8 para 10A. Esta mesma configuração com helice 90x47 e 80x40, so davam 240 e 200 grama respectivamente...
- Odair Justo
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Meio exagerado.
Ele tem apenas 14dm² de área de asa e foi projetado para motor EDP50 (pesando 15g cada e consumindo 2A cada), pesando 450g.
Para usar motor 400BR, só de motores ele ficará no mínimo 200g mais pesado, fora os reforços necessários e as baterias (para aguentar 32A em 2S) acredito que aumente uns 150g de bateria.
É coisa para peso final de 1Kg, daria uma carga alar de 71g/dm². Claro que mesmo pesadão assim ele voaria, porque teria muito motor, mas provavelmente não seria um vôo dos mais tranquilos e agradáveis.
Ele tem apenas 14dm² de área de asa e foi projetado para motor EDP50 (pesando 15g cada e consumindo 2A cada), pesando 450g.
Para usar motor 400BR, só de motores ele ficará no mínimo 200g mais pesado, fora os reforços necessários e as baterias (para aguentar 32A em 2S) acredito que aumente uns 150g de bateria.
É coisa para peso final de 1Kg, daria uma carga alar de 71g/dm². Claro que mesmo pesadão assim ele voaria, porque teria muito motor, mas provavelmente não seria um vôo dos mais tranquilos e agradáveis.
- Odair Justo
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Pelos vídeos parece que voa bem sim todo original.
Cada EDP50 com 3x2 em 2S dá uns 60g de empuxo com um bom pitch-speed, portanto 240g no total. Isto é suficiente para voar escala se o peso ficar nas 450g previstas.
Para conseguir uma performance melhor acho interessante trocar as hélices pelas 4x2,5 que o Alexandre Cruz recomendou no tópico do FemtoStick. Isto deve dar um fôlego extra com um consumo total de menos de 12A.
Cada EDP50 com 3x2 em 2S dá uns 60g de empuxo com um bom pitch-speed, portanto 240g no total. Isto é suficiente para voar escala se o peso ficar nas 450g previstas.
Para conseguir uma performance melhor acho interessante trocar as hélices pelas 4x2,5 que o Alexandre Cruz recomendou no tópico do FemtoStick. Isto deve dar um fôlego extra com um consumo total de menos de 12A.