Nature - Aeromodelo movido a energia solar.
é assim....você não consegue gerar mais energia do que você gasta tentando girar um gerador com um motor elétrico. nunca vai conseguir mais energia alimentando o gerador com o motor, se fosse 100% eficiente conseguiria a mesma energia. mas tem 25% de perda do motor e 25% no gerador, então acaba perdendo 50% da energia no processo.
só vale a pena colocar um gerador em aeromodelos a gasolina, de alta performance. seria equivalente a um carro híbrido.
só vale a pena colocar um gerador em aeromodelos a gasolina, de alta performance. seria equivalente a um carro híbrido.
Concordo. Esse seria o conceito da "máquina perfeita" onde não há desperdício de energia. Sempre há uma perda seja na forma de calor, da própria ineficiência do motor/gerador, a energia "desperdiçada" para mover a hélice. Esse ciclo nunca é perfeito e nunca fecha e pior, a perda é bastante alta.
Se fosse para aproveitar perdas teríamos que colocar um gerador térmico para aproveitar a perda na forma de calor, um eólico para aproveitar o "excesso" de vento, um no eixo para aproveitar o excesso de torque não aproveitado pela hélice. E mesmo assim cada equipamento desse gera mais peso, arrasto e ainda também são ineficientes.
Ou seja, no final o que era para melhorar acaba piorando ainda mais o sistema.
Ah e com relação ao gerador eólico ele "roubaria" a energia que foi empregada para "empurrar" o avião, piorando a eficiência da máquina. A hélice deste gerador teria que ter o passo contra a tendência do vôo para poder girar atrapalhando o movimento natural. Claro que uma situação de vento ajudaria, mas ai o efeito do vento no gerador geraria uma força no avião no sentido contrário do movimento gerando um arrasto imenso. Quanto maior o vento e/ou maior a velocidade do avião, maior o arrasto gerado.
Concorda Ze_mayer?
Se fosse para aproveitar perdas teríamos que colocar um gerador térmico para aproveitar a perda na forma de calor, um eólico para aproveitar o "excesso" de vento, um no eixo para aproveitar o excesso de torque não aproveitado pela hélice. E mesmo assim cada equipamento desse gera mais peso, arrasto e ainda também são ineficientes.
Ou seja, no final o que era para melhorar acaba piorando ainda mais o sistema.
Ah e com relação ao gerador eólico ele "roubaria" a energia que foi empregada para "empurrar" o avião, piorando a eficiência da máquina. A hélice deste gerador teria que ter o passo contra a tendência do vôo para poder girar atrapalhando o movimento natural. Claro que uma situação de vento ajudaria, mas ai o efeito do vento no gerador geraria uma força no avião no sentido contrário do movimento gerando um arrasto imenso. Quanto maior o vento e/ou maior a velocidade do avião, maior o arrasto gerado.
Concorda Ze_mayer?
Modelo energia solar
[quote="Marco Antonio"]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=68787
http://www.flexsolarcells.com/index_files/OEM_Components/Flex_Cells/pages/Flex_Cells_Individual_15_RC72_75.php
[img]http://www.parmodels.com/images/Sol%20Mite_%20flight.jpg[/img]
[img]http://www.parmodels.com/images/Ralph%20and%20Sol%20Mite.jpg[/img]
[img]http://www.parmodels.com/images/Solmite_cells.jpg[/img][/quote]
Boa tarde Marco
Gostei muito do topico sobre o aviao movido a energia solar, gostaria de montar um destes, se puder me passar as dicas, como se monta e onde compra as peças, ficarei muito agradecido.
Obrigado
http://www.flexsolarcells.com/index_files/OEM_Components/Flex_Cells/pages/Flex_Cells_Individual_15_RC72_75.php
[img]http://www.parmodels.com/images/Sol%20Mite_%20flight.jpg[/img]
[img]http://www.parmodels.com/images/Ralph%20and%20Sol%20Mite.jpg[/img]
[img]http://www.parmodels.com/images/Solmite_cells.jpg[/img][/quote]
Boa tarde Marco
Gostei muito do topico sobre o aviao movido a energia solar, gostaria de montar um destes, se puder me passar as dicas, como se monta e onde compra as peças, ficarei muito agradecido.
Obrigado
- alexandre lopes
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
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[quote:9b9b9f0882="Saulera"]Onde esta o voo do bixinho.....Estava ansioso e ate hoje n voou????[/quote:9b9b9f0882]
Olá Sauleta,
Por motivos de força maior, só realizei um vôo teste e o projeto está temporariamente arquivado.
O próximo passo é realizar testes com sistema de telemetria, para saber o quanto está gastando ou gerando de energia.
O Nature está amadurecendo aos moldes, com todos os testes que realizei tenho a total certeza que um aeromodelo solar a baixo custo é viável.
Tudo é uma questão de tempo para conseguir a harmonia perfeita entre peso x potência.
A todos que estão acompanhando este projeto, assim como o 2822, agradeço pela visita e assim que possível volto a trabalhar neles.
Olá Sauleta,
Por motivos de força maior, só realizei um vôo teste e o projeto está temporariamente arquivado.
O próximo passo é realizar testes com sistema de telemetria, para saber o quanto está gastando ou gerando de energia.
O Nature está amadurecendo aos moldes, com todos os testes que realizei tenho a total certeza que um aeromodelo solar a baixo custo é viável.
Tudo é uma questão de tempo para conseguir a harmonia perfeita entre peso x potência.
A todos que estão acompanhando este projeto, assim como o 2822, agradeço pela visita e assim que possível volto a trabalhar neles.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- alexandre lopes
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
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[quote:15f83cccab="cado"]uééé, cade o video do voo?
uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???
Abraços!!![/quote:15f83cccab]
Ricardo,
Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.
Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.
Pela lógica é o seguinte:
As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.
Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....
Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...
Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.
Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.
uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???
Abraços!!![/quote:15f83cccab]
Ricardo,
Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.
Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.
Pela lógica é o seguinte:
As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.
Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....
Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...
Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.
Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
[quote:dc49b735bf="alexandre lopes"][quote:dc49b735bf="cado"]uééé, cade o video do voo?
uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???
Abraços!!![/quote:dc49b735bf]
Ricardo,
Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.
Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.
Pela lógica é o seguinte:
As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.
Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....
Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...
Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.
Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.[/quote:dc49b735bf]
Alexandre, Obrigado por me responder.
Abraços!!!
e bons Voos!!!
uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???
Abraços!!![/quote:dc49b735bf]
Ricardo,
Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.
Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.
Pela lógica é o seguinte:
As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.
Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....
Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...
Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.
Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.[/quote:dc49b735bf]
Alexandre, Obrigado por me responder.
Abraços!!!
e bons Voos!!!
Ricardo Correia Portugal