Nature - Aeromodelo movido a energia solar.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
FM
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Nov 01, 2011 7:44 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por FM »

desiste não tio.... todos querem aprender....
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

é assim....você não consegue gerar mais energia do que você gasta tentando girar um gerador com um motor elétrico. nunca vai conseguir mais energia alimentando o gerador com o motor, se fosse 100% eficiente conseguiria a mesma energia. mas tem 25% de perda do motor e 25% no gerador, então acaba perdendo 50% da energia no processo.

só vale a pena colocar um gerador em aeromodelos a gasolina, de alta performance. seria equivalente a um carro híbrido.
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 318
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por marciomc »

Concordo. Esse seria o conceito da "máquina perfeita" onde não há desperdício de energia. Sempre há uma perda seja na forma de calor, da própria ineficiência do motor/gerador, a energia "desperdiçada" para mover a hélice. Esse ciclo nunca é perfeito e nunca fecha e pior, a perda é bastante alta.

Se fosse para aproveitar perdas teríamos que colocar um gerador térmico para aproveitar a perda na forma de calor, um eólico para aproveitar o "excesso" de vento, um no eixo para aproveitar o excesso de torque não aproveitado pela hélice. E mesmo assim cada equipamento desse gera mais peso, arrasto e ainda também são ineficientes.
Ou seja, no final o que era para melhorar acaba piorando ainda mais o sistema.

Ah e com relação ao gerador eólico ele "roubaria" a energia que foi empregada para "empurrar" o avião, piorando a eficiência da máquina. A hélice deste gerador teria que ter o passo contra a tendência do vôo para poder girar atrapalhando o movimento natural. Claro que uma situação de vento ajudaria, mas ai o efeito do vento no gerador geraria uma força no avião no sentido contrário do movimento gerando um arrasto imenso. Quanto maior o vento e/ou maior a velocidade do avião, maior o arrasto gerado.

Concorda Ze_mayer?
Ottoni
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 6:33 pm
Localização: Lagoa santa - MG

Modelo energia solar

Mensagem por Ottoni »

[quote="Marco Antonio"]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=68787

http://www.flexsolarcells.com/index_files/OEM_Components/Flex_Cells/pages/Flex_Cells_Individual_15_RC72_75.php

[img]http://www.parmodels.com/images/Sol%20Mite_%20flight.jpg[/img]

[img]http://www.parmodels.com/images/Ralph%20and%20Sol%20Mite.jpg[/img]

[img]http://www.parmodels.com/images/Solmite_cells.jpg[/img][/quote]

Boa tarde Marco

Gostei muito do topico sobre o aviao movido a energia solar, gostaria de montar um destes, se puder me passar as dicas, como se monta e onde compra as peças, ficarei muito agradecido.

Obrigado
Avatar do usuário
Saulera
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 12:07 pm
Contato:

Mensagem por Saulera »

Onde esta o voo do bixinho.....Estava ansioso e ate hoje n voou????
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:9b9b9f0882="Saulera"]Onde esta o voo do bixinho.....Estava ansioso e ate hoje n voou????[/quote:9b9b9f0882]

Olá Sauleta,

Por motivos de força maior, só realizei um vôo teste e o projeto está temporariamente arquivado.

O próximo passo é realizar testes com sistema de telemetria, para saber o quanto está gastando ou gerando de energia.

O Nature está amadurecendo aos moldes, com todos os testes que realizei tenho a total certeza que um aeromodelo solar a baixo custo é viável.

Tudo é uma questão de tempo para conseguir a harmonia perfeita entre peso x potência.

A todos que estão acompanhando este projeto, assim como o 2822, agradeço pela visita e assim que possível volto a trabalhar neles.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
cado
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:50 pm
Localização: rj

Mensagem por cado »

uééé, cade o video do voo?

uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???

Abraços!!!
Ricardo Correia Portugal
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:15f83cccab="cado"]uééé, cade o video do voo?

uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???

Abraços!!![/quote:15f83cccab]

Ricardo,

Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.

Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.

Pela lógica é o seguinte:

As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.

Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....

Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...

Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.

Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
cado
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:50 pm
Localização: rj

Mensagem por cado »

[quote:dc49b735bf="alexandre lopes"][quote:dc49b735bf="cado"]uééé, cade o video do voo?

uma duvida minha:
sei que as baterias de lipo tem que ter um carregador próprio para elas, ai vem a duvida, o tipo de energia que as células solares geram, é o mesmo tipo de nergia que o carregado de lipo gera???

Abraços!!![/quote:dc49b735bf]

Ricardo,

Não gravei o vídeo no dia do teste por ter esquecido o cartão SD da câmera, no leitor SD do notebook.

Espero em breve documentar em vídeo o dia de teste detalhadamente, para poder ver a autonomia máxima de vôo com a utilização desse setup.

Pela lógica é o seguinte:

As células fornecem 12v 350mah (corrente contínua) então se utilizar em lipo 3s é possível carregar as baterias praticamente até seu pico, sem balancear.

Sem balancear as células, não é garantia de conseguir "encher a bateria com 100% de eficiência" ....

Já fiz muitas cargas e até agora nada de anormal aconteceu, o correto seria construir um circuito de balanceamento, etc ...

Mas neste processo do circuito, existe perca de energia e peso agregado.

Como é um projeto de baixo custo, cada grama economizada e menor perca no sistema de carga, ajuda no resultado final.[/quote:dc49b735bf]

Alexandre, Obrigado por me responder.
Abraços!!!
e bons Voos!!!
Ricardo Correia Portugal
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Otima iniciativa!

Para inspirar...

http://youtu.be/0X_vluYuRZo

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Responder