Mod para Turnigy 9x no simulador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

[quote:1a51a9227b="lucas.slls"]Só pra constar: ótimo tutorial. Mas uma pergunta essas trilhas que foram rompidas quais seriam as funçoes delas? sabe? ?E ao soldar o resistor as trilhas sao unidas pelo resistor novamente? Acho que seria importante saber isso para ter um pouco mais de segurança.[/quote:1a51a9227b]

Ao soldar o resistor as trilhas são unidas novamente dessa vez através do resistor

[code:1:1a51a9227b]Um pouco mais de teoria

A porta de treino no 9X contém um switch (que aciona quando um plug é inserido nela) que desliga o módulo para garantir o 9X já não transmita sinal 2.4ghz. Normalmente, quando o módulo sem fio está ligado, o rádio envia um sinal de dados para o módulo que está entre 0V e 3,3 V.

Infelizmente, quando o módulo 2,4 GHz perde a alimentação, o sinal de dados proveniente do processador de rádio é basicamente um curto-circuito para a terra através de um díodo de alta tensão de proteção sobre o pino de sinal do módulo. O sinal de dados que passa ao módulo passa a ser o mesmo sinal encaminhado para a porta treinador. Adicionando uma resistência em série com o sinal enviado para o módulo quebra o curto para o terra e permite que o sinal de tensão máxima possa alcançar a porta de treino.

Observe, a curto com o terra ocorre apenas quando o módulo 2.4GHz está desenergizado. Quando há alimentação no módulo, o sinal de dados se comporta como uma entrada adequada e mantém alta impedância, provavelmente no intervalo 10kOhm ou acima. Ao selecionar um resistor muito mais baixo na impedância de entrada do módulo sem fios, por exemplo 1k, a resistência adicionada pele correção é negligenciável e não afeta o funcionamento normal do rádio.[/code:1:1a51a9227b]
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
Alex Barreira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 9:36 pm
Localização: Xambioá-TO

Dúvida sobre o resistor .

Mensagem por Alex Barreira »

Ola adiquiri um radio desse e quero instalar um resistor desse , pois eu voo mais no simulador que na vida real .

Mais tenho uma dúvida quanto a posição do resistor e se esse da foto abaixo da certo



[img:624185cfa7]http://www.basicmicro.com/assets/images/1k_resistor.jpg[/img:624185cfa7]



Seria esse o resistor certo ? E em qual posição coloca-lo , o marron voltado para que lado ?
Venha voar com os pés no chão !!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre o resistor .

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8db4fbb7b0="Alex Barreira"]Ola adiquiri um radio desse e quero instalar um resistor desse , pois eu voo mais no simulador que na vida real .

Mais tenho uma dúvida quanto a posição do resistor e se esse da foto abaixo da certo



[img:8db4fbb7b0]http://www.basicmicro.com/assets/images/1k_resistor.jpg[/img:8db4fbb7b0]



Seria esse o resistor certo ? E em qual posição coloca-lo , o marron voltado para que lado ?[/quote:8db4fbb7b0]

Resistor não tem lado, ele não é igual ao diodo que tem ânodo e cátodo.
Não se preocupe com o lado do resistor e sim de como fazer uma solda bem feita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Alex Barreira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 9:36 pm
Localização: Xambioá-TO

Re: Dúvida sobre o resistor .

Mensagem por Alex Barreira »

[quote:f5f9936254="LaercioLMB"][quote:f5f9936254="Alex Barreira"]Ola adiquiri um radio desse e quero instalar um resistor desse , pois eu voo mais no simulador que na vida real .

Mais tenho uma dúvida quanto a posição do resistor e se esse da foto abaixo da certo



[img:f5f9936254]http://www.basicmicro.com/assets/images/1k_resistor.jpg[/img:f5f9936254]



Seria esse o resistor certo ? E em qual posição coloca-lo , o marron voltado para que lado ?[/quote:f5f9936254]

Resistor não tem lado, ele não é igual ao diodo que tem ânodo e cátodo.
Não se preocupe com o lado do resistor e sim de como fazer uma solda bem feita.[/quote:f5f9936254]

Então posso pegar de qualquer placa velha jogada por ai pegar resistor desse e soldar bem soldado no meu rádio e pronto . Não me preocupando com posição do resistor a ser soldado .
Venha voar com os pés no chão !!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida sobre o resistor .

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:ed05c73451="Alex Barreira"]
Então posso pegar de qualquer placa velha jogada por ai pegar resistor desse e soldar bem soldado no meu rádio e pronto . Não me preocupando com posição do resistor a ser soldado .[/quote:ed05c73451]

Pode.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Alex Barreira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 9:36 pm
Localização: Xambioá-TO

Re: Dúvida sobre o resistor .

Mensagem por Alex Barreira »

[quote:22c21eeb05="LaercioLMB"][quote:22c21eeb05="Alex Barreira"]
Então posso pegar de qualquer placa velha jogada por ai pegar resistor desse e soldar bem soldado no meu rádio e pronto . Não me preocupando com posição do resistor a ser soldado .[/quote:22c21eeb05]

Pode.[/quote:22c21eeb05]

Ah , pois amanha vou ali num eletricista que conserta televisão e vou instalar no meu rádio esse sistema .


Obrigado Laercio .
Venha voar com os pés no chão !!
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Para quem usa o firmware Er9X ou Open 9X não é mais necessário o resistor no PPM. Basta escolher o protocolo PPMSIM, ele chaveia o rádio para usar outra porta para o simulador. Evitando o problema.
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
ianobre
membro
Mensagens: 548
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 12:06 am
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por ianobre »

(vou acabar ganhando a pá de ouro, hehehe)

Galera, uma dúvida, esta modificação muda alguma coisa se eu quiser usar o rádio em modo training?

Minha esposa decidiu que quer aprender a pilotar, hehehe

Tô pensando em fazer o mod.
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:2e9b890f10="ianobre"](vou acabar ganhando a pá de ouro, hehehe)

Galera, uma dúvida, esta modificação muda alguma coisa se eu quiser usar o rádio em modo training?

Minha esposa decidiu que quer aprender a pilotar, hehehe

Tô pensando em fazer o mod.[/quote:2e9b890f10]

Não muda em nada amigo, nem o radio estando como "instrutor" nem sendo o aluno, pode usar tranquilamente.
Roberto santos
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Abr 18, 2015 5:53 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Mod para Turnigy 9x no simulador

Mensagem por Roberto santos »

Será que tenho de soldar esse resistor no meu 9xr? Meu 9xr está com modulo frsky d8r-ii plus. Alguém sabe me dizer se posso ligar o 9xr no simulador sem retirar o modulo frsky?
Responder