Enrolar Motor de Passo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Enrolar Motor de Passo

Mensagem por croupier »

Olá pessoal,

estava trocando um motor de passo e me surgiu uma dúvida, o motor é de 200 passos, seria possível mudar o fechamento do motor de passo para mudar ele para 100 passos colocando as bobinas em paralelo? e colocando as bobinas em série eu dobraria a tensão de trabalho dos motores?

o motor é esse da foto...

[img:7f4f8b8913]http://www.prof2000.pt/users/jtoucas/motor_passo/image004.jpg[/img:7f4f8b8913]
[img:7f4f8b8913]http://www.py2bbs.qsl.br/projetos/laminador/motor1.jpg[/img:7f4f8b8913]
[img:7f4f8b8913]http://www.py2bbs.qsl.br/projetos/laminador/motor2.jpg[/img:7f4f8b8913]
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

. Não é o caso de ligar em série ou paralelo, é a cada pulso o motor avance 3,6 graus, teoricamente seria como sacar uma bobina do circuito para que o motor avance o dobro dos graus em cada pulso. O que poderias fazer é ligar só uma das bobinas de cada conjunto, trocar a placa por uma que acione motores bipolares e fazer os testes, é uma tentativa, não sei se vai funcionar, quem determina, a alimentação destes motores são as placas de acionamento.

Porque dos 100 passos, velocidade?

Teoricamente dobra a velocidade e perde metade do torque, se for questão de velocidade, estes motores tem torque maior e velocidade menor, comparados a motores de 48 passos usados em semi-passo (96 passos), o correto seria aumentar o deslocamento do fuso, eu uso deslocamento de 1mm por passo nos motores de 48 passos em semi passo, poderias usar 2mm ou até 3mm nos motores de 200 passos e obter a mesma velocidade de deslocamento, com a mesma resolução.

O uso de motores de 48 passos não é apenas velocidade, são alguns fatores que geralmente não dão muita importância, a primeira vantagem é o consumo, com motores de 48 passos usados em semi passo temos o dobro da velocidade de um de 200 passos, e consumindo 1/4 da potencia consumida por um de 200 passos.

Primeira vantagem, 200 passos fonte de 15 amperes mais ou menos para um bom funcionamento, 48 passos fonte de 4 amperes.

Segunda vantagem, velocidade com motores de 200 passos numa cortadora por fio quente atingimos uma velocidade de deslocamento bem alimentados de 4.2mm/sg, com os de 48 passos dobra 8,4mm/seg, usando o mesmo tipo de deslocamento, 1mm por passo.


Motores de 200 passos, são mais usados em fresadoras, nas cortadoras cnc por fio quente, motores de 48 passos 12 volts 250mah são os mais indicados. Eu usava 200 passos, depois que troquei pelos de 48 passos, melhorou a velocidade e o consumo da máquina.

[], motta
[], motta
Responder