CopterX 450SE v2 - Da compra ao primeiro voo.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
mtperes
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Ter Ago 02, 2011 11:26 am
Localização: Bangu _RJ

Mensagem por mtperes »

[quote:9b0493f565="guto_bhz"]Recomendo dividir as mercadorias em pacotes menores para retirar esse "BOX-439g" Está pagando 439g a mais no frete por uma caixa de papelão.

Já consultou esse site? http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=94824

No meu caso eu peguei motor e ESC mais baratos, mas servos do cíclico melhores (933).
O tempo de para chegar varia muito. Meu heli chegou bem antes das outras peças. Acho que a modalidade de frete "Air Parcel" é mais rápida que a Air Mail e o rastreamento é mais completo.
Abraços e boa sorte![/quote:9b0493f565]

Bom eles dizem que a caixa é de graça, e apenas para acomodação das peças..(tanto eh que não tem preço ali)

e por enquanto quero um para voo em escala, 3D só mais tarde, e farei os upgrades ao poucos

creio que essa eletrônica me satifaça. mostrei uns kist ARTF mas o pessoal só me puxou para baixo. então, tá faltando alguma coisa para o heli voar?, alem do kit
CX450 SE V2, da ehirobo
opterX CX 450SE V2 Kit [CX450SE-KIT] US$54.99
...I belive I can fly...
Membro número 1 da equipe [NO SENCE] do e-voo

Avatar natalino desde 2010
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Configuraçao

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:c03611f639="floydbh"]Ae galera, segue as fases e procedimentos seguidos ontem para regular o máximo que pude do bichim...
Anoite eu posto as fotos!

[b:c03611f639]FASE 1[/b:c03611f639] - BIND
1 - se for ligar o ESC (claro que vai ligar, se não, como vai energizar o rx!), ligue-o sempre sem conecta-lo ao motor (deixe esta conexão por ultimo dos últimos)
2 - Para fazer o BIND, você coloca o BIND PLUG no canal de BIND, que por acaso é o mesmo que o canal BATT ([b:c03611f639]não ligue o TX ainda!!!![/b:c03611f639]), e então o ESC no RX, o fio marrom virado para parte de cima do RX (ligando desta forma, a parte do plug onde aparece um pouco do metal dos conectores, ficará virada para o canal BIND/BAT, [b:c03611f639] se não ficar, confundi as cores[/b:c03611f639].).
3- Agora energiza o ESC, ligando a bateria. [b:c03611f639] espero que tenha seguido passo-a-passo e não ligado mais nada[/b:c03611f639]!
4- Agora só ligar o TX e pressionar o botão de BIND que tem no módulo 2.4Ghz, atrás do rádio e pronto... a "luzinha vermeia" do RX vai ficar acesooona e pronto!

[b:c03611f639]FASE 2[/b:c03611f639] - CONEXÕES
OBS> Macetinho para descobrir como ligar os servos: [i:c03611f639]Ao entrar no menu de REVERSE ou no menu DISPLAY do rádio, ele mostrará os nomes dos canais ordenados de cima para baixo, do 1 ao 9! ;)[/i:c03611f639]

1 –Se você seguiu a observação notou que o aileron (aqueeele servo do lado esquerdo do heli, do lado do servo traseiro) vai no canal 1 ficando assim:[b:c03611f639]
Canal 1 – Aileron (com o heli virado com a cauda pra você, ele fica do lado esquerdo na frente)
Canal 2 – Elevador (O servo de trás do cíclico)
Canal 3 – Throle (ESC)
Canal 4 – Rudder (Gyro) (para ligar ele o fio branco deve ficar para cima, ou seja, voltado para o “rótulo” do RX) (eu tomei muuuuuuuuuuito coro nesta parte!)
Canal 5 – Gear (Ganho do gyro) (o fio amarelo) (fio pra cima!)
Canal 6 – PIT (adivinha?!?!)
Canal 7 – Livre
Canal 8 – Livre
Canal 9 – Livre [/b:c03611f639]

2 – Se você seguiu o que sua professora te ensinou na escola, você está lendo esta parte primeiro antes de ter feito qualquer coisa (Ensinamento: “Leia sempre a prova toda antes de começar a fazer!”). Poisé, é porque eu esqueci de falar que para conectar os servos primeiro o RX DEVE estar desligado. Segundo, conecte UM POR UM assim você pode ir testando a medida que vai instalando!

[b:c03611f639]FASE 3[/b:c03611f639] – Alinhando bailarina
[i:c03611f639]Pessoal, as informações contidas aqui estão baseadas no menu do Turnigy 9x, portanto...[/i:c03611f639]
Primeiramente, retira-se o cabeçote do rotor principal retirando o parafuso central e os links da bailarina ele sai inteiro, portanto não é nenhum sacrificio!

[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00002.jpg[/img:c03611f639]

Agora verifica-se algumas configurações do rádio como:
1- No menu de Pitch curve verifique que a chave normal esteja configurada assim: 0% 25% 50% 75% 100%
2- No menu Reverse, verifique se todas chaves estão em modo normal
3- No Menu SwashAFR, verifique se os valores estão todos em 60!
4- No menu E.POINT, todos os setings devem estar 100%
5- No menu SubTrim, todos os valores tem que estar 000
6- No menu TYPE, ao selecionar helimodelo, selecione a opção HELI3-1 (onde os servos ficam posicionados a 120º, ISSO PARA O COPTER, HK E T-REX, os outros eu não conheço) ao aparecer a pergunta INVERT TRHOLE, clique em EXIT... e pronto!

Pronto, ligamos o sistema de servos com o rádio já ligado e vamos a checagem inicial dos servos:
Ao aplicar aceleração, 100% throle verifique se os 3 servos do cíclico subiram juntos. Caso contrário, vá até a opção de reverse e mude a chave dos servos que desceram!
Ao deixar o throle em 50% de stick, os braços dos servos devem estar a 90º do link, como se o braço (horn) estivesse “em linha” com o corpo de servo, caso não esteja, desconecte-o e deixe-o o mais em linha possível.
Feito o passo acima, para deixar o horn completamente alinhado, vá na opção Subtrim e altere os valores daquele canal até que você tenha deixado-o bem alinhado!

Agora, antes de mais nada, pegue o manual do T-REX (do Copter é meio fraquinho nesta parte!) e confira os comprimentos dos links entre os servos e a bailarina. Pelo menos no meu, eles vieram completamente desregulados!

Pronto, agora começa a parte boa! Mas primeiro você tem que ter noção de uma coisa: Quando o heli está posição maxº, 0 e minº, a bailarina DEVE estar completamente nivelada! Existem vários métodos para tal, eu utilizei o nivelador, que parece ser o método mais fácil (embora eu não tenha tentado outro).
Poise bem, vamos colocar o stick em 0º ou em 50% (dá na mesma) então, ao colocar o nivelador, as 3 pernas do nivelador devem encostar igualmente nas 3 “pernas” da bailarina. Caso não esteja encostando, você deve fazer o ajuste regulando o tamanho dos links e para ajustes mais finos, alterando o subtrim de cada servo.
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00003.jpg[/img:c03611f639]

Fez isso ae?! Beleeeeeeeza, acabou de fazer a parte SIMPLES!
Vamos agora colocar o motor em FULL (stick todo para cima) e então colocar de novo o nivelador, neste momento, para regular novamente o nível da bailarina, utlizaremos a função E.POINT e então deixar tuuudo nivelado! Facil?! NÃO É!!!! Sabe porque?! Ao regular a posição de nível para o throle em MAX, volte o stick para posição central e verifique se ainda continua nivelado, caso contrario, faça os ajustes necessários (alterando o Sub-trim ou tamanho dos links), agora volte para a posição MAX e verifique o nivelamento novamente. No meu eu repeti este procedimento pelo menos umas 10 vezes, até conseguir o alinhamento ideal! (VIU COMO É TRABALHOSO?!)
Agora vamos fazer o mesmo procedimento mudando o stick para MIN (0º). Quando conseguir os 3 pontos completamente nivelados, para desencargo de consciência, verifique (alterando o stick de throle) se as 3 posições estão completamente niveladas!
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00004.jpg[/img:c03611f639]
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00005.jpg[/img:c03611f639]
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00006.jpg[/img:c03611f639]
As 3 posições estão beleza?! Que bom! Pode montar e voar?! Sem chances! Ainda nem deu 1h da manhã! E a noite é uma criança para você (assim como foi pra mim!)

Agora vamos recolocar o cabeçote do rotor e re-começar a brincadeira....Aconselho a pegar um café ou coca-cola (não indico bebidas alcoólicas, pois você pode gostar da idéia e esquecer do heli!)

Com o cabeçote no lugar, coloque o stick na posição 50% throle (esta vai ficar até o resto do ALINHAMENTO). Verifique se a peça da foto abaixo possui o alinhamento demonstrado, caso contrário, desconecte os links e faça os ajustes necessários

[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00013.jpg[/img:c03611f639]

Agora vamos subir mais um nível e verificar o alinhamento desta outra peça (foto abaixo), ela deve estar alinhada como a foto, caso contrario, devemos alterar os tamanhos dos links mostrados:

[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00015.jpg[/img:c03611f639]

Agora com a ajuda do pitch gauge, certifique que as pás estão a 0º do fly bar. Caso não esteja, basta modificar o tamanho dos link da foto e borá pro abraço! Lembrando que este procedimento deve ser feito nas duas pás!

[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00020.jpg[/img:c03611f639]
[i:c03611f639]Não deu para mostrar os links, mas, pooo, são aqueles pequeninos lááá de cima, os únicos que você ainda não mexeu! Pelo menos não devia mexer![/i:c03611f639]

Pronto?! Bom acabou a parte morosa! Será?!?!?

Agora vamos alterar o stick de throle para Máx e, com o pitch gauge, verificar o grau de inclinação da pá em relação ao fly bar. Temos que conseguir +11º não conseguiu?! Vá na opção SWASHAFR e na opção PIT, altere os valores até conseguir os +11º. Feito isso, verifique se, ao mover o stick para min (0% throle) o grau de inclinação DEVE ficar com -11º. Caso contrário, você deverá verificar todo o alinhamento feito anteriormente porque deixou algo lhe escapar!!
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00019.jpg[/img:c03611f639]

Deu?! (não empolga, eu to perguntando se conseguiu chegar até aqui!)

Então beleza!

Não deu?! Volte acima e repita todos os passos! (osso hein?! Eu mandei ler tudo primeiro com atenção!)



[b:c03611f639]FASE4[/b:c03611f639] – Configurando o Gyro
[i:c03611f639]Em construção...[/i:c03611f639]

vo colocar umas fotos aqui masss... não vou postar nada pois o que aprendi neste tópico está neste post:
[url=http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/videos-montagem-passo-a-passo-para-helis-450-t140.htm][VIDEOS] Montagem PASSO-A-PASSO para Helis 450[/url]

Este é o pitch guide centralizadinho!
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00021.jpg[/img:c03611f639]

e mais algumas fotos..(esta próxima o gyro está na posição NORMAL, o horn dele fica vibrando como se não soubesse para onde ir... mas funciona! Quando eu for pra pista a galera me diz se é normal!)
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00022.jpg[/img:c03611f639]

E esta aqui o gyro está na posição de Tail Hold ... nenhum problema!!!
[img:c03611f639]http://i1017.photobucket.com/albums/af294/floydbh/DSC00023.jpg[/img:c03611f639]

Agora é regular os ganhos que acredito só ser possivel em pista!


[b:c03611f639]FASE 5[/b:c03611f639] – Configurando o throle hold (salvou minha vida ontem!)
[i:c03611f639]Ontem, quando fui ajustar o tracking do meu heli, ao ligá-lo, sem querer esbarrei na chave de IDLE e a criança disparou... se não fosse pelo throle hold, o heli tinha feito uns estrago na cabeça do “anta” aqui que estava deitado no chão tentando verificar o tracking!
Ai aparece um espertinho e pergunta: “Porque você não voltou para IDLE NORM ou simplesmente matou o motor pelo stick?” A resposta é simples: Quero ver um heli vindo em sua direção todo maluco, você conseguir raciocinar onde é a posição neutra do sitck ou pensar se você colocar em IDLE NORM, será que ele vai estar em NEUTRO?!! Throle hold é pá-pum! Acionei a chave e ... ufaaaaaaaaa... [/i:c03611f639]

Apara ativá-lo basta ir na opção THRO HOLD e na parte STATE, mudá-lo para ACT. E no percentual abaixo HOLD POS, coloque 000! E pronto! Para matar o motor, basta acionar a chave a esquerda ao fundo do rádio!
Também mutio útil para checagens antes do vôo!

[b:c03611f639]FASE 6[/b:c03611f639] – Alinhando o tracking
[i:c03611f639]Em construção...[/i:c03611f639]
não vou postar nada pois o que aprendi neste tópico está neste post:
[url=http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/videos-montagem-passo-a-passo-para-helis-450-t140.htm][VIDEOS] Montagem PASSO-A-PASSO para Helis 450[/url][/quote:c03611f639]

essa configuraçao que vc fez foi no rádio turnigy 9ch ?
HK - 600 ----- Big Lama
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

sim!
Responder