cnc hot wire/cnc router

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

É o foamworks 4, foi elaborado para este fim, para montar os arquivos g-code para uso com os programas para as fresadoras, é o único até agora que conheço que faz isto. Pelo teu projeto, as torres estão ligadas pela parte superior, assim não vai ter como fazer cortes com cordas diferentes, já que um carro vai andar mais do que o outro, no caso do corte de uma zagi. Eu usei o demo, é funcina, não vou comprar porque não vou usar a tb6560 na cortadora, estou usando na fresadora, na cortadora uso a c4 com o foam 3 bom conjunto. Quem tem a tb6560 para trabalhar numa cortadora por fio quente o melhor é o mach3, já que a tb para funcionar com o foam temos que modificar o cabo, melhor usar o mach3.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Tem, vais ter que montar um cabo para isto, o foam como todos os programas para cortadoras, trabalham do 2 ao 9 já esta placa usa o 14, como não podemos ajustar com o softer, temos que trocar estes fios, saida 9 pela saida 14 é um exemplo, teria que ver corretamente os pinos a serem trocados. Acho mais fácil usar o mach3 com a placa tb6560, usar o foamworks 4 para fazer os arquivos.
Menos complicado é usar uma c4 com programa expecífico para corte com fio quente. Eu fiz estes testes so para verificar funcionamento etc..
Ainda estou usando a cortadora com a c4 e o programa FW3, boa velocidade e resolução, time que esta ganhando não se mexe.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

`Seria fácil se o softer permitir, só que não permite, temos que inverter no cabo, também não é difícil, só mais trabalhoso, e como já percebestes, para hobby uma mecânica com corrediças de gavetas extrutura de mdf ´fica especial, não deve nada a uma mais elaborada, como tu eu também já montei uma com as guias da igus, e olha que a anterior funcionava melhor, acabei voltando para a minha mecânica antiga com melhor rendimento, na minha uso perfis de aluminio com carros rolamentados, fica leve o deslocamento, com os motores de 48 passos fonte de 4 amperes as genéricas para notebooks que fornecem de 12 a 24 volts ficam especiais, tenho tensão para trabalhar com vários tipos de cortes e velocidades até 8,4mm/seg sem perder passos.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

No Jedicut também não dá p/ usar, tem que mudar o cabo ou a placa...
Anexos
file.gif
file.gif (4.51 KiB) Exibido 11767 vezes
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

É como uma chave liga desliga, se o pino correspondente não estiver selecionado, os motores não vão trabalhar.


[], motta
[], motta
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

[quote:513c140888="marcos soares"][quote:513c140888="motta"]É como uma chave liga desliga, se o pino correspondente não estiver selecionado, os motores não vão trabalhar.


[], motta[/quote:513c140888]

motta como faco para liga esse pino?
entra alguma volgagem nele?
posso deixar esse pino ligado o tempo todo?
abracos
obrigado
marcos soares[/quote:513c140888]

Marcos, 5V no pino ou 0V habilita ele... é só testar ou olhar o manual da placa para ver qual é o nível do enable...

Pode deixar ele ligado direto que não tem problema, só que os motores provavelmene vão ficar energizados e travados...
em um mundo ideal, você poderia ligar o enable no mesmo pino que o step, assim o motor só seria energizado no momento de dar o passo.
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
mateus oliveira freitas
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Jan 09, 2010 1:19 pm
Localização: franca -sp

Mensagem por mateus oliveira freitas »

olá pessoal, depois de ler todas as paginas do topico, resolvi entao colocar a mao na massa, muitas duvidas que tinha antes foram esclarecidas, no topico, mas mesmo assim surgiram duvidas, e como estou aqui pra aprender, gostaria da opniao e critica de vocês com relação a minha maquina, a mecanica ja esta pronta, foram feitas de MDF, com corrediças telescópicas, o movimento no eixo X ficou com 500mm, com a trava e do Y com 450mm, por enquanto vou colocar funcionar com as travas, e depois que estiver funcionando bem vou tirar a trava para aumentar a area de corte, os motores eu vou usar de impressoras antigas que tenho parado aqui, sao de 200 passos e torque cerca de 9 kg se não der certo vou colocar os de 48passos, que a maioria do pessoal usa, e a eletronica eu iria usar a TB6560 mas como esta parada na UTI cerca de 45 dias, eu cansei de esperar e vou usar a C4.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/502/peascnchotwire007.jpg/][img:2b3911538b]http://img502.imageshack.us/img502/576/peascnchotwire007.jpg[/img:2b3911538b][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/189/peascnchotwire021.jpg/][img:2b3911538b]http://img189.imageshack.us/img189/7154/peascnchotwire021.jpg[/img:2b3911538b][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/804/peascnchotwire018.jpg/][img:2b3911538b]http://img804.imageshack.us/img804/8632/peascnchotwire018.jpg[/img:2b3911538b][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
mateus oliveira freitas
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Jan 09, 2010 1:19 pm
Localização: franca -sp

Mensagem por mateus oliveira freitas »

[quote:467a59f1b2="marcos soares"]mateus ta otima sua mecanica, seus motores e de quatos volts?
abracos
marcos soares[/quote:467a59f1b2]

OPAAA, e ai Marcos blz, então os dados dos motores são esses mas não sei se dara muito certo, pois dos 4 motores tem um que é diferente, não sei ainda se poderei usar 1 motor diferente dos demais, vou pesquisar, algo sobre isso, eu sei que para uma router, nao tem problemas, se souber alguma coisa me de um toque, alias amanha vou comprar as barras roscadas, e pela sua esperiência qual você indica, em MM ou POLEGADA O diametro e o passo da rosca.

3 motores ASTROSYN type: 23LM-C004

6.0 v/phase
1.2 A/ phase
1.8 deg/step
200 passos

1 motor ASTROSYN type: 23LM-K005-25

12 v/phase
0.6 A/phase
1.8 deg/phase
200 passos
Avatar do usuário
mateus oliveira freitas
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Jan 09, 2010 1:19 pm
Localização: franca -sp

Mensagem por mateus oliveira freitas »

[quote:955adf12da="marcos soares"][quote:955adf12da="mateus oliveira freitas"][quote:955adf12da="marcos soares"]mateus ta otima sua mecanica, seus motores e de quatos volts?
abracos
marcos soares[/quote:955adf12da]

OPAAA, e ai Marcos blz, então os dados dos motores são esses mas não sei se dara muito certo, pois dos 4 motores tem um que é diferente, não sei ainda se poderei usar 1 motor diferente dos demais, vou pesquisar, algo sobre isso, eu sei que para uma router, nao tem problemas, se souber alguma coisa me de um toque, alias amanha vou comprar as barras roscadas, e pela sua esperiência qual você indica, em MM ou POLEGADA O diametro e o passo da rosca.

3 motores ASTROSYN type: 23LM-C004

6.0 v/phase
1.2 A/ phase
1.8 deg/step
200 passos

1 motor ASTROSYN type: 23LM-K005-25

12 v/phase
0.6 A/phase
1.8 deg/phase
200 passos[/quote:955adf12da]

no momento eu uso motores de 48 passos com barra de 6mm passo, mas para motores de 200 passos a barra de 8mm passo 1.25 vai fica melhor, e quanto aos motores diferente o foam nao permite usalos, se nao me engano o jedicut e o cenece 1.6 permite o uso de motores diferente.... abracos
marcos soares[/quote:955adf12da]


marcos gostaria de te perguntar umas coisas devido sua experiencias como construtor de cnc de fio quente, mas antes queria esclarecer que essa maquina será apenas para o aeromodelismo, vou usar apenas para cortar asas e fuselagens, também adquiri motores de 48 passos, qualquer problema eu troco, eu percebi que como fonte vocês usam 2 ATX em serie, para alimentar a parte logica e os motores.

com fonte ATX eu consigo alimentar esses motores, ou devo adquirir uma fonte melhor?

a sua placa C4 foi vc que fez, você sabe me dizer onde encontro os componentes para ela, como um kit?

como você esta alimentando o fio quente, você tem algum projeto de cortador alguma fonte que de conta, ou transformador?

como porca da barra pretendo usar poliacetal, fazer uma porca você ja usou esse sistema? qual você esta usando atualmente?

desculpe pelas perguntas, obrigado por enquanto,
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

ola amigo exelente mecanica eu começei ao contrario pela placa controladora primeiro e vou fazer a mecanica quase igual a sua. voce não ache que 500mm no eixo X é pouco? pois por exmplo o ugly stick tem algo em torno de 650 mm ou outros modelos mais ou menos isso assim voce teria de fazer um corte com imendas, fica muito melhor o minimo de emendas possiveis
Responder