Perfeição em cortes de isopor!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
chrispaiva
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 10:23 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por chrispaiva »

Oi Motta, eu acabei comprando o CENECE então já tive esse custo, queria tentar mais um pouco com ele antes de desistir de vez !

Ontem fiz mais uma tentativa e consegui cortar uma asa no formato Plank, a unica forma que eu consegui foi deslocando a entrada do fio no bloco, do lado direito tive que afastar o fio 20 cm e no lado esquerdo encostado no bloco.

Não sei se é o procedimento certo, mas cortou. Ainda estou com um problema de velocidade, ele corta lento, se eu aumento muito o motor começa a pipocar. Vou fazer uma revisão nas configurações do motor e ver se está tudo ok. No programa eles estão setados como 400 passos. Os motores não tem mais etiquetas então vou ter que descobrir de outra maneira.

Vi que você tem bastante prática com CNC pesquisando aqui no fórum, agradeço desde já sua ajuda, depois vou enviar a configuração de corte da asa para você me dizer se estou fazendo certo ou não !

Obrigado
g.luiz5
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Dez 30, 2011 3:32 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por g.luiz5 »

Se eu tivesse uma dessa...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:505aee326f="chrispaiva"]Oi Motta, eu acabei comprando o CENECE então já tive esse custo, queria tentar mais um pouco com ele antes de desistir de vez !

Ontem fiz mais uma tentativa e consegui cortar uma asa no formato Plank, a unica forma que eu consegui foi deslocando a entrada do fio no bloco, do lado direito tive que afastar o fio 20 cm e no lado esquerdo encostado no bloco.

Não sei se é o procedimento certo, mas cortou. Ainda estou com um problema de velocidade, ele corta lento, se eu aumento muito o motor começa a pipocar. Vou fazer uma revisão nas configurações do motor e ver se está tudo ok. No programa eles estão setados como 400 passos. Os motores não tem mais etiquetas então vou ter que descobrir de outra maneira.

Vi que você tem bastante prática com CNC pesquisando aqui no fórum, agradeço desde já sua ajuda, depois vou enviar a configuração de corte da asa para você me dizer se estou fazendo certo ou não !

Obrigado[/quote:505aee326f]


Tenho um pouco, dá para quebrar o galho, não achaste o manual no link que passei?

Adistância do fio, o próprio programa ajusta e te informa se fizeres o processo corretamente.

No manual informa como proceder para cortar asas trapezoidais.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Tenho o Cenece Pró.

Para cortar trapezoidal não tem segredo, basta seguir o manual.

Apanhei pra caramba pra conseguir cortar formas diferentes, o mais dificil é acertar a velocidade/temperatura. quanto a isso nao existe manual.

O c4 tem varias falhas mas me acostumei com ele...

Quanto a velocidade de corte. Varios fatores influenciam. um dos pricipais o Motta ja cansou de postar aqui: Passos... com 48 passos o cenece nao se perde como acontece com motores de 200 ou 400 passos...

Para quem usa motor de 200 passos como eu por exemplo, só mudando o passo da barra roscada, fuso ou melhor ainda se tracionar por correia e calcular a relação entre pinhão e coroa do tracionamento.
Avatar do usuário
chrispaiva
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 10:23 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por chrispaiva »

Oi Motta, consegui baixar o manual da versão 1.5 em espanhol.

Segui os dados do manual sim, costumo sempre ler os manuais pois sei muito bem que é muito mais chato e demorado fazer o manual do que o próprio software. :-P

Idogawa, primeira vez que escuto sobre problemas com a C4, além desta questão dos motores de passo existe mais alguma que seja interessante comentar ? Qual seria uma substituta a altura para a C4 ?

Quem sabe em uma próxima eu não tente uma outra placa, esta foi um amigo que montou a alguns anos e usou quase nada, então estou utilizando ela.

Este mesmo amigo sempre me comentou que não conseguia fazer com que o fio comesse menos material no lado menor quando cortando asas enflexadas (trapezoidais). Fiz esse teste compensando o fio como o cenecé pediu mas mesmo assim sempre come mais material da parte menor.

Não estou com acesso a maquina agora mas amanha pretendo pegar os dados do corte e posto aqui para vocês avaliarem.

Obrigado pelo retorno.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:75d6532985="motta"]Acho que é o que viste, uma fuzelagem de prova que estava na prateleira.[b:75d6532985] Quanto a colocar a cnc a disposição, para os cortes, sempre esteve, só querem que faça tudo ai não tenho tempo, trazendo os arquivos prontos e o material esta as ordens, ai é só o refrigerante[/b:75d6532985], Maicon o que vais fazer com uma cnc ? sabes que a máquina é barata tendo em vista o preço do curso.

abraços motta[/quote:75d6532985]

Eta véio conversador fiado..... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:79880542a1="Pedro Guilherme"][quote:79880542a1="motta"]Acho que é o que viste, uma fuzelagem de prova que estava na prateleira.[b:79880542a1] Quanto a colocar a cnc a disposição, para os cortes, sempre esteve, só querem que faça tudo ai não tenho tempo, trazendo os arquivos prontos e o material esta as ordens, ai é só o refrigerante[/b:79880542a1], Maicon o que vais fazer com uma cnc ? sabes que a máquina é barata tendo em vista o preço do curso.

abraços motta[/quote:79880542a1]

Eta véio conversador fiado..... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:[/quote:79880542a1]


Putz, Pedro o tópico é de 2007 só tem 5 anos, tu não estavas usando óculos quando leu ? :oops: :lol: :o :D

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:b488c058df="chrispaiva"]Oi Motta, consegui baixar o manual da versão 1.5 em espanhol.

Segui os dados do manual sim, costumo sempre ler os manuais pois sei muito bem que é muito mais chato e demorado fazer o manual do que o próprio software. :-P

Idogawa, primeira vez que escuto sobre problemas com a C4, além desta questão dos motores de passo existe mais alguma que seja interessante comentar ? Qual seria uma substituta a altura para a C4 ?

Quem sabe em uma próxima eu não tente uma outra placa, esta foi um amigo que montou a alguns anos e usou quase nada, então estou utilizando ela.

Este mesmo amigo sempre me comentou que não conseguia fazer com que o fio comesse menos material no lado menor quando cortando asas enflexadas (trapezoidais). Fiz esse teste compensando o fio como o cenecé pediu mas mesmo assim sempre come mais material da parte menor.

Não estou com acesso a maquina agora mas amanha pretendo pegar os dados do corte e posto aqui para vocês avaliarem.

Obrigado pelo retorno.[/quote:b488c058df]

Para uma cortadora cnc a c4 ainda é a melhor placa, eu uso com o foam works com um bom aproveitamento. Pode ser usada com o jedicut que é free e efetua cortes melhores do que o cenece 1.6 que já esta superado, ficou parado no tempo desde que foi lançado o cenece pro.

Para usar motores de 200 passos, podem usar placas choperizadas tipo tb6560 uma placa que funciona, uma boa seria uma bob e os drivers smile, se não me engano podem ser alimentados com até 90 volts vai voar a máquina, hoje temos muitas escolhas, o que a algum tempo atras não tinhamos. Vários programas muitas opções de mecânica, várias placas, tem para quem quer investir 1.000,00 reais até uns 15.000,00 ou mais, vão ter os mesmos cortes, só a velocidade modifica com o investimento maior.

Me passa um e-mail para te mandar o manual em portugues.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:8809d627c5="motta"][quote:8809d627c5="Pedro Guilherme"][quote:8809d627c5="motta"]Acho que é o que viste, uma fuzelagem de prova que estava na prateleira.[b:8809d627c5] Quanto a colocar a cnc a disposição, para os cortes, sempre esteve, só querem que faça tudo ai não tenho tempo, trazendo os arquivos prontos e o material esta as ordens, ai é só o refrigerante[/b:8809d627c5], Maicon o que vais fazer com uma cnc ? sabes que a máquina é barata tendo em vista o preço do curso.

abraços motta[/quote:8809d627c5]

Eta véio conversador fiado..... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:[/quote:8809d627c5]


Putz, Pedro o tópico é de 2007 só tem 5 anos, tu não estavas usando óculos quando leu ? :oops: :lol: :o :D

[], motta[/quote:8809d627c5]

Mas o coveiro não fui eu, por isso escrevi.
Ah, tu continua sendo conversador fiado em 2012 também...hahahahahahaha
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

[quote:005257dc6d="chrispaiva"]Oi Motta, consegui baixar o manual da versão 1.5 em espanhol.

Segui os dados do manual sim, costumo sempre ler os manuais pois sei muito bem que é muito mais chato e demorado fazer o manual do que o próprio software. :-P

Idogawa, primeira vez que escuto sobre problemas com a C4, além desta questão dos motores de passo existe mais alguma que seja interessante comentar ? Qual seria uma substituta a altura para a C4 ?

Quem sabe em uma próxima eu não tente uma outra placa, esta foi um amigo que montou a alguns anos e usou quase nada, então estou utilizando ela.

Este mesmo amigo sempre me comentou que não conseguia fazer com que o fio comesse menos material no lado menor quando cortando asas enflexadas (trapezoidais). Fiz esse teste compensando o fio como o cenecé pediu mas mesmo assim sempre come mais material da parte menor.

Não estou com acesso a maquina agora mas amanha pretendo pegar os dados do corte e posto aqui para vocês avaliarem.

Obrigado pelo retorno.[/quote:005257dc6d]

Eu concordo que a C4 é a melhor opção custo beneficio...

O Cenece pró é bom, mas buga se criar arquivos sem setar os parametros de velocidade de corte mesmo sem usar a controladora de temperatura da c4...

de vez em quando fecha sozinho com muitos janelas, não interpola velocidades corretamente... Ainda assim não me arrependo da compra pois é de longe o mais intuitivo e "plug and play"...
Atualmente voando baixo com o Motoclube: "Sábios do Asfalto"
Responder