Tucano cnc Mauri
- Zoil Junior
- membro
- Mensagens: 1792
- Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
- Localização: Guarulhos,São Paulo
Bem legal este esquema de fixação. Com ele pode-se dispensar mais uma chave da caixa de campo...
Quando fizer o acabamento arredondado da asa, para seguir com a linha da fuselagem, os pinos das travas devem ficar bem discretos.
No meu usei um sistema diferente, fixei os parafusos de nylon na asa e a fixação é feita por dentro da fuselagem, com porcas borboleta.
Abs
Marco Aurelio
Quando fizer o acabamento arredondado da asa, para seguir com a linha da fuselagem, os pinos das travas devem ficar bem discretos.
No meu usei um sistema diferente, fixei os parafusos de nylon na asa e a fixação é feita por dentro da fuselagem, com porcas borboleta.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Bruno Kurt
- membro
- Mensagens: 894
- Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
- Localização: São Paulo
- Cristiano Goulart
- membro
- Mensagens: 147
- Registrado em: Seg Jul 26, 2010 10:20 pm
- Localização: Imaruí, Santa Catarina
- Dr.celestinoJR
- membro
- Mensagens: 129
- Registrado em: Qua Dez 15, 2010 9:23 pm
- Localização: Alto Jequitibá-MG
- Contato:
- Mauri
- Patrocinador
- Mensagens: 1382
- Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
- Localização: Guarulhos - SP
- Contato:
Bom dia a todos,
Estou finalmente concluindo o termino da montagem deste kit para que o tópico fique mais completo e de maior entendimento para quem ainda não têm muita experiência em montagem e entelagem.
No meio do caminho resolvi mudar o grafismo que será agora o Azul da esquadrilha da fumaça (Antigo) e não mais o vermelho como tinha dito no incio do tópico.
Continuando:
Aplique uma mão cola branca PVA diluído 50% com água em toda fuselagem e asa, espere secar e aplique outra demão, espere secar novamente e lixe levemente com uma lixa 400 apenas para tirar a aspereza da cola, depois passe um pano um pouco umido para tirar o pó das lixa e espere secar, ai sim estará pronta para entelar.
Com um ferro especifico para entelagem, coberto com um pano e ajustado a média temperatura, comecei pela tampa do compartimento da bateria/esc.
Aqui a tampa já encaixada em seu lugar onde coloquei um pino na frente e dois pares de imã de neodímio nas laterais traseiras.
Aqui, iniciei a cobertura do cowl, cortei o molde de vinil de modo a deixar uma menos quantidade de emendas que possam aparecer.
Aqui pré encaixado em seu lugar na fuselagem e com o Spinner instalado para se ter uma idéia de como ficou, o interior na entrada de ar foi pintado mais tarde com tinta a base de PVA preto fosco, assim como o interior do Cockpit.
Aqui, o início da cobertura da fuselagem, onde primeiro entelei uma meia parte, depois a outra.
Aqui a fuselagem já coberta e com a asa encaixa para se ter uma idéia.
Nesse ponto defini a altura que deveria ficar o aero usando roda de 45mm e dois tamanhos de hélices, o primeiro, se fosse usar uma hélice 10, ficaria com essa medida aproximada.
USAR ARAME DE AÇO de 3 MM, (não acompanha o kit), podem ser encontrado em lojas que vendem cercas em forma de rolo, ou raio de moto, em lojas ou oficinas de moto.
NÃO USAR RAIO DE BICICLETA, pois é muito fino e frágil.
E aqui, como optei por usar uma hélice 9 tripá , usei essa medida para a altura.
Estou finalmente concluindo o termino da montagem deste kit para que o tópico fique mais completo e de maior entendimento para quem ainda não têm muita experiência em montagem e entelagem.
No meio do caminho resolvi mudar o grafismo que será agora o Azul da esquadrilha da fumaça (Antigo) e não mais o vermelho como tinha dito no incio do tópico.
Continuando:
Aplique uma mão cola branca PVA diluído 50% com água em toda fuselagem e asa, espere secar e aplique outra demão, espere secar novamente e lixe levemente com uma lixa 400 apenas para tirar a aspereza da cola, depois passe um pano um pouco umido para tirar o pó das lixa e espere secar, ai sim estará pronta para entelar.
Com um ferro especifico para entelagem, coberto com um pano e ajustado a média temperatura, comecei pela tampa do compartimento da bateria/esc.
Aqui a tampa já encaixada em seu lugar onde coloquei um pino na frente e dois pares de imã de neodímio nas laterais traseiras.
Aqui, iniciei a cobertura do cowl, cortei o molde de vinil de modo a deixar uma menos quantidade de emendas que possam aparecer.
Aqui pré encaixado em seu lugar na fuselagem e com o Spinner instalado para se ter uma idéia de como ficou, o interior na entrada de ar foi pintado mais tarde com tinta a base de PVA preto fosco, assim como o interior do Cockpit.
Aqui, o início da cobertura da fuselagem, onde primeiro entelei uma meia parte, depois a outra.
Aqui a fuselagem já coberta e com a asa encaixa para se ter uma idéia.
Nesse ponto defini a altura que deveria ficar o aero usando roda de 45mm e dois tamanhos de hélices, o primeiro, se fosse usar uma hélice 10, ficaria com essa medida aproximada.
USAR ARAME DE AÇO de 3 MM, (não acompanha o kit), podem ser encontrado em lojas que vendem cercas em forma de rolo, ou raio de moto, em lojas ou oficinas de moto.
NÃO USAR RAIO DE BICICLETA, pois é muito fino e frágil.
E aqui, como optei por usar uma hélice 9 tripá , usei essa medida para a altura.
Editado pela última vez por Mauri em Sáb Fev 17, 2024 10:33 am, em um total de 8 vezes.
- Mauri
- Patrocinador
- Mensagens: 1382
- Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
- Localização: Guarulhos - SP
- Contato:
Continuando,
Aqui o detalhe do suporte da bequilha móvel com a furação para passar a linkagem da mesma.
Partindo para a montagem do conjunto de cauda fiz o corte da parte móvel do estabilizador vertical e o veio para o encaixe da vareta de reforço na parte fixa.
Aqui a vareta já colada com cola tipo PVA.
Fiz um corte em 45° na parte móvel.
Uni as partes com fita durex larga.
Separei as partes móveis do estabilizador horizontal.
Fiz o corte de 45° nas duas partes móveis do estabilizadores horizontais.
Fiz os veios para a fixação das varetas de reforço desta parte.
Aqui as varetas já coladas com cola tipo PVA.
Fixei provisoriamente as partes móveis para poder fazer a união das mesmas com um arame de aço de 2 mm que acompanha o kit.
Aqui a instalação do arame de 2 mm ATENÇÃO: Deve ser colado com cola EPÓXI.
Entelei os estabilizadores vertical e horizontal.
Encaixei provisoriamente os estabilizadores na fuselagem e marquei onde cortar os excessos do vinil interno.
Colei as partes em um ângulo de 90° com cola epóxi.
Passei cola epóxi nas partes em depron e encaixei definitivamente na fuselagem.
Colando os adesivos no aero:
Uni as partes do adesivo lateral e fixei provisoriamente para poder fazer o corte do estabilizador horizontal no mesmo.
ATENÇÃO: SE VAI USAR O ADESIVO IMPRESSO EM VINIL É NECESSÁRIO BORRIFAR ÁGUA TANTO NA FUSELAGEM (JÁ ENTELADA) QUANTO NO ADESIVO (PARTE QUE CONTEM A COLA) PARA PODER MOVER O MESMO ATÉ ACERTAR A POSIÇÃO) CASO NÃO FAÇA ISSO A CHANCE DE SAIR TORTO OU MESMO ESTRAGAR O ADESIVO É ENORME...
Se for utilizar o adesivo impresso em impressora comum não molhe o mesmo pois poderá estraga-lo.
Como o adesivo é impresso em impressora jato de tinta, é necessário aplicar uma proteção impermeabilizante, no meu caso optei por usar Contact transparente que é muito fino e cola muito bem.
Aqui a mesa dos servos e detalhe da linkagem do leme e profundor.
Posicionamento do trem de pouso na asa:
Material usado para fazer o trem de pouso na asa:
2- Rodas de 45mm x 18mm (Não acompanha o kit)
2- Blocos de madeira rígida de 50 x 16 x 11mm
2- Pedaços de arame de aço de 2,8 a 3mm (Não acompanha o kit)
2- Travas de rodas de 3mm. (Não acompanha o kit)
ATENÇÃO: Essa medida da altura foi feita baseada na escolha que fiz de hélice 9 pol, e rodas de 45 mm, para hélice 10', usar uma altura de 85 mm.
Para aumentar a área de reforço na asa fiz esse esquema com varetas passando pelos blocos de madeira.
Posicionei, encaixei e colei o TP em seu lugar na asa.
Para ajudar a travar mais o conjunto, coloquei outras duas varetas coladas sobrepostas as outras e em paralelo com o bloco de madeira, ficou muito firme.
Apliquei massa leve TAPA TUDO nos rasgos.
Posicionei e marquei e fiz o furo para o servo do aileron.
Resolvi tirar o conector e soldar direto os fios.
Entelando a asa:
Apliquei uma demão de cola branca PVA diluída com água na asa e depois de seca, comecei a entelagem da mesma.
AERO PRONTO:
Detalhes dos paineis e bancos que ganhei na época do amigo benites, moderador aqui do fórum.
Possíveis interessados no kit, por favor, entrem em contato por esses meios.
E-mail:
mauri_virtua@hotmail.com
Cel. (11) 966604012 Whatsapp.
Obrigado!
Aqui o detalhe do suporte da bequilha móvel com a furação para passar a linkagem da mesma.
Partindo para a montagem do conjunto de cauda fiz o corte da parte móvel do estabilizador vertical e o veio para o encaixe da vareta de reforço na parte fixa.
Aqui a vareta já colada com cola tipo PVA.
Fiz um corte em 45° na parte móvel.
Uni as partes com fita durex larga.
Separei as partes móveis do estabilizador horizontal.
Fiz o corte de 45° nas duas partes móveis do estabilizadores horizontais.
Fiz os veios para a fixação das varetas de reforço desta parte.
Aqui as varetas já coladas com cola tipo PVA.
Fixei provisoriamente as partes móveis para poder fazer a união das mesmas com um arame de aço de 2 mm que acompanha o kit.
Aqui a instalação do arame de 2 mm ATENÇÃO: Deve ser colado com cola EPÓXI.
Entelei os estabilizadores vertical e horizontal.
Encaixei provisoriamente os estabilizadores na fuselagem e marquei onde cortar os excessos do vinil interno.
Colei as partes em um ângulo de 90° com cola epóxi.
Passei cola epóxi nas partes em depron e encaixei definitivamente na fuselagem.
Colando os adesivos no aero:
Uni as partes do adesivo lateral e fixei provisoriamente para poder fazer o corte do estabilizador horizontal no mesmo.
ATENÇÃO: SE VAI USAR O ADESIVO IMPRESSO EM VINIL É NECESSÁRIO BORRIFAR ÁGUA TANTO NA FUSELAGEM (JÁ ENTELADA) QUANTO NO ADESIVO (PARTE QUE CONTEM A COLA) PARA PODER MOVER O MESMO ATÉ ACERTAR A POSIÇÃO) CASO NÃO FAÇA ISSO A CHANCE DE SAIR TORTO OU MESMO ESTRAGAR O ADESIVO É ENORME...
Se for utilizar o adesivo impresso em impressora comum não molhe o mesmo pois poderá estraga-lo.
Como o adesivo é impresso em impressora jato de tinta, é necessário aplicar uma proteção impermeabilizante, no meu caso optei por usar Contact transparente que é muito fino e cola muito bem.
Aqui a mesa dos servos e detalhe da linkagem do leme e profundor.
Posicionamento do trem de pouso na asa:
Material usado para fazer o trem de pouso na asa:
2- Rodas de 45mm x 18mm (Não acompanha o kit)
2- Blocos de madeira rígida de 50 x 16 x 11mm
2- Pedaços de arame de aço de 2,8 a 3mm (Não acompanha o kit)
2- Travas de rodas de 3mm. (Não acompanha o kit)
ATENÇÃO: Essa medida da altura foi feita baseada na escolha que fiz de hélice 9 pol, e rodas de 45 mm, para hélice 10', usar uma altura de 85 mm.
Para aumentar a área de reforço na asa fiz esse esquema com varetas passando pelos blocos de madeira.
Posicionei, encaixei e colei o TP em seu lugar na asa.
Para ajudar a travar mais o conjunto, coloquei outras duas varetas coladas sobrepostas as outras e em paralelo com o bloco de madeira, ficou muito firme.
Apliquei massa leve TAPA TUDO nos rasgos.
Posicionei e marquei e fiz o furo para o servo do aileron.
Resolvi tirar o conector e soldar direto os fios.
Entelando a asa:
Apliquei uma demão de cola branca PVA diluída com água na asa e depois de seca, comecei a entelagem da mesma.
AERO PRONTO:
Detalhes dos paineis e bancos que ganhei na época do amigo benites, moderador aqui do fórum.
Possíveis interessados no kit, por favor, entrem em contato por esses meios.
E-mail:
mauri_virtua@hotmail.com
Cel. (11) 966604012 Whatsapp.
Obrigado!
Editado pela última vez por Mauri em Ter Fev 01, 2022 11:25 am, em um total de 11 vezes.