Bancada para teste de servo - Consumo e Torque
É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg.cm!
Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!
Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!
Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!
Abs,
Caio
Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!
Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!
Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!
Abs,
Caio
[quote:fd236bf01d="caioect"]É isso mesmo! O servo HXT900 é bem fortinho! Chega a 1.8kg/cm!
Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!
Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!
Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!
Abs,
Caio[/quote:fd236bf01d]
Caio, para efeito de comparação com estes Hitec 81 e 82MG seria interessante o teste dos HXT D-MG16
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6608[/url]
Tenho usado estes HXT em substituição aos HS-81 que quebram a engrenagem muito facilmente.
Abs
Marco Aurelio
Em 4 anos de uso num shock tive que trocar 2 que travaram (um do leme e um do aileron)! O do profundor está firme e forte!
Fiquei assustado com o servo GWS micro HPX 20g que testei direto no modelo. Fiz somente a leitura do consumo em stall... 1.4A!!! Este consome bastante!
Hitec tenho aqui somente o HS-81 e o HS-82 MG. Vamos ver como se comportam!
Abs,
Caio[/quote:fd236bf01d]
Caio, para efeito de comparação com estes Hitec 81 e 82MG seria interessante o teste dos HXT D-MG16
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6608[/url]
Tenho usado estes HXT em substituição aos HS-81 que quebram a engrenagem muito facilmente.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Teste do servo Hitec HS-82 Metal Gear
Valores de Pico:
Gráfico do torque em função da corrente:
Servo forte, porém com alto consumo!
Abs,
Caio
Valores de Pico:
Gráfico do torque em função da corrente:
Servo forte, porém com alto consumo!
Abs,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:39 pm, em um total de 1 vez.
Teste do servo Hitec HS-81
Valores de pico:
Gráfico do torque em função da corrente:
Durante um dos testes de pico ouvi um click nas engrenagens. Logo em seguida o servo começou a girar em falso. Realmente, as engrenagens deste servo são muito fracas! Não suportaram os testes!
Abs,
Caio
Valores de pico:
Gráfico do torque em função da corrente:
Durante um dos testes de pico ouvi um click nas engrenagens. Logo em seguida o servo começou a girar em falso. Realmente, as engrenagens deste servo são muito fracas! Não suportaram os testes!
Abs,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:41 pm, em um total de 1 vez.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
Observe que com exceção do HXT 900 todos tem um patamar de consumo estável e depois apresentam sobrecarga. Esse é o ponto onde não se deve passar, depois dele o servo entra em sobrecarga.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Para dimensionar de forma segura deve-se observar isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Provavelmente o servo HXT900 possui um patamar próximo a 1.6 kg.cm já que as medidas sucessivas de pico mostram uma redução do torque de 1.8 kg.cm para 1.6 kg.cm. Precisaria coletar mais dados nesta região para confirmar isto.
Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.
Por outro lado o servo GWS Naro Max BB foi o que melhor se comportou na região de sobrecarga com um patamar bastante estável. Durante as sucessivas medidas de pico apresentou uma redução muito baixa no torque passando de 2.23 kg.cm para 2.18 kg.cm, ou seja, praticamente estável em 2.2 kg.cm.
Dúvida
Os valores são de pico né, ou seja quando acionado, após um período na mesma posição o valor deve cair ou não? e na trimagem o arrasto vai gerar força, portanto mais consumo, é isso?
Desculpe a ignorância...
Isaque Segate
Desculpe a ignorância...
Isaque Segate
Os valores das fotos são de pico. Aciono completamente o servo e aguardo ~5s para coletar os dados. Em seguida retiro o servo da sobrecarga. Aguardo alguns segundos e refaço a medida. Repito o procedimento umas 5 vezes.
Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.
Ao manter o servo na mesma posição durante o período de sobrecarga (~5s) o valor do torque cai muito pouco e estabiliza. A queda é bem mais acentuada com o stress de medidas sucessivas.