Starlite em Depron
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Starlite em Depron
Bom dia pessoal,
Sempre tenho buscado informações através da busca do forum, que é muito completo e eficiente. Estou construindo meu 1º modelo, um Starlite em depron e tenho algumas dúvidas.
Como utilizei a planta aqui do site que é em balsa, não sei se faço as cavernas vazadas ou cheias. Achei que a segunda e terceira caverna ficaram fracas, portanto coloquei um reforço na parte superior delas, o que aumentou a resistência.
Também tenho dúvidas quanto a fixação da parte superior da fuselagem. As tampas devem ficar fixadas sobre a mesma ou encaixadas por dentro como a parte de baixo? Seguem as fotos do modelo como ele está agora.
Obrigado.
Sempre tenho buscado informações através da busca do forum, que é muito completo e eficiente. Estou construindo meu 1º modelo, um Starlite em depron e tenho algumas dúvidas.
Como utilizei a planta aqui do site que é em balsa, não sei se faço as cavernas vazadas ou cheias. Achei que a segunda e terceira caverna ficaram fracas, portanto coloquei um reforço na parte superior delas, o que aumentou a resistência.
Também tenho dúvidas quanto a fixação da parte superior da fuselagem. As tampas devem ficar fixadas sobre a mesma ou encaixadas por dentro como a parte de baixo? Seguem as fotos do modelo como ele está agora.
Obrigado.
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- Os reforços nas cavernas 2 e 3.
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- LaercioLMB
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Está indo bem, mas toda a fuselagem feita com depron, sempre parecerá muito frágil enquanto não for totalmente fechada.
Mas um detalhe importante, antes de colar o dorso da fuselagem, faça suportes nas cavernas onde se fixe o tubo guia dos pushroads, se não, eles ficarão bambas no interior da fuselagem e isso lá em cima, poderá fazer você não ter comandos, pois o arame ou a vareta de fibra de vidro, irá se curvar, formando um arco e esse arco diminui o curso do leme e profundor.
Os arames parecem ser fortes, mas não são, pois quando eles estão puxando o comando, tudo funciona muito bem, mas quando eles empurram, é aí que começam os problemas.
Eu uso aqueles tubos plásticos usados para passar a antena do receptor em automodelos e nautimodelos, esses tubos servem como guia para as varetas de fibra de vidro, pois permite que as varetas deslizem perfeitamente, diminuindo muito o atrito e com isso, diminuindo o esforço extra do servo.
Esse arco ocorre por as pares estarem desalinhadas umas com as outras.
Como eu posso saber isso na prática?
Simples, olhe a fuselagem por cima e veja onde está preso o pushroad no horn, seja do leme ou do profundor. Agora trace uma linha reta desse link até o braço do servo onde o pushroad está fixado, verá que eles dificilmente estão alinhados 100% com a linha de centro da fuselagem e o mesmo ocorre se olhar a fuselagem de lado e traçar uma linha dos horns até os braços dos servos, verá que as linhas dos pushroads também tem um desalinhamento com a linha de centro da fuselagem e é esse desalinhamento que na física, permite que se forme um arco no arame ou vareta de vibra de vidro, quando são colocados sob esforço e é esse arco que nos faz perder o controle do aeromodelo na maioria das vezes.
Mas um detalhe importante, antes de colar o dorso da fuselagem, faça suportes nas cavernas onde se fixe o tubo guia dos pushroads, se não, eles ficarão bambas no interior da fuselagem e isso lá em cima, poderá fazer você não ter comandos, pois o arame ou a vareta de fibra de vidro, irá se curvar, formando um arco e esse arco diminui o curso do leme e profundor.
Os arames parecem ser fortes, mas não são, pois quando eles estão puxando o comando, tudo funciona muito bem, mas quando eles empurram, é aí que começam os problemas.
Eu uso aqueles tubos plásticos usados para passar a antena do receptor em automodelos e nautimodelos, esses tubos servem como guia para as varetas de fibra de vidro, pois permite que as varetas deslizem perfeitamente, diminuindo muito o atrito e com isso, diminuindo o esforço extra do servo.
Esse arco ocorre por as pares estarem desalinhadas umas com as outras.
Como eu posso saber isso na prática?
Simples, olhe a fuselagem por cima e veja onde está preso o pushroad no horn, seja do leme ou do profundor. Agora trace uma linha reta desse link até o braço do servo onde o pushroad está fixado, verá que eles dificilmente estão alinhados 100% com a linha de centro da fuselagem e o mesmo ocorre se olhar a fuselagem de lado e traçar uma linha dos horns até os braços dos servos, verá que as linhas dos pushroads também tem um desalinhamento com a linha de centro da fuselagem e é esse desalinhamento que na física, permite que se forme um arco no arame ou vareta de vibra de vidro, quando são colocados sob esforço e é esse arco que nos faz perder o controle do aeromodelo na maioria das vezes.
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Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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- Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
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Obrigado Laercio, vou então posicionar os pushroads com uma guia e depois fechar a fuselagem. A eletrônica que vou colocar é essa:
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16257
ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18459
Motor
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14739
Bateria
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6470
A parede corta fogo deve ter uma placa de balsa colada na frente? Posso posicionar a parede um pouco para dentro da fuselagem ou devo posicionar bem na frente como uma tampa?
Obrigado
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16257
ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18459
Motor
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14739
Bateria
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6470
A parede corta fogo deve ter uma placa de balsa colada na frente? Posso posicionar a parede um pouco para dentro da fuselagem ou devo posicionar bem na frente como uma tampa?
Obrigado
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
A posição da parede de fogo não importa, desde que a hélice fique a uma distância do bordo de ataque da asa, igual a corda da asa.
Como não sei as medidas do seu aeromodelo, não tenho muito o que falar sobre a eletrônica a não ser que se o seu aeromodelo tiver em torno de 1200mm de envergadura, o KV desse motor é muito alto para ele, pois não poderá usar hélices acima de 7 polegadas com bateria 3S e a marca do ESC é beeeeeem duvidosa.
Sei que a maioria procura ver as coisas que vai comprar pelo preço (inclusive eu), mas evite pegar o mais barato de tudo, pois quanto mais barato, pior será a qualidade e o mais barato no aeromodelismo, sempre sairá mais caro, pois além de estragar mais rápido, poderá levar junto o aeromodelo em uma queda.
Eu não compraria esse ESC de jeito nenhum.
Como não sei as medidas do seu aeromodelo, não tenho muito o que falar sobre a eletrônica a não ser que se o seu aeromodelo tiver em torno de 1200mm de envergadura, o KV desse motor é muito alto para ele, pois não poderá usar hélices acima de 7 polegadas com bateria 3S e a marca do ESC é beeeeeem duvidosa.
Sei que a maioria procura ver as coisas que vai comprar pelo preço (inclusive eu), mas evite pegar o mais barato de tudo, pois quanto mais barato, pior será a qualidade e o mais barato no aeromodelismo, sempre sairá mais caro, pois além de estragar mais rápido, poderá levar junto o aeromodelo em uma queda.
Eu não compraria esse ESC de jeito nenhum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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- marcoskoller
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Cara, servo eu te indico esse, é 10% mais leve, uns 15% mais forte é bem conhecido, além de achar o conjunto de engrenagem pra vender separado.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html
O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546
se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.
Abraço
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html
O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546
se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.
Abraço
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- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:99f9dd97d5="asfernandes"]A fuselagem tem 580mm, a asa ainda não fiz porém de acordo com a planta terá 1m com corda de 150mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.
Obrigado[/quote:99f9dd97d5]
Se a sua fuselagem tem 580mm de comprimento, a envergadura dele não pode passar de 800mm, sendo 780mm a mais adequada.
Já deveria ter lido isso no fórum que fala que a fuselagem é 75% da envergadura.
Se já está fazendo no achômetro, sinto muito, começou errado e se está fazendo conforme a planta, fez algo errado na hora de imprimir a planta.
A asa tendo 780mm de envergadura, a corda deverá ficar entre 111mm e 156mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.
Obrigado[/quote:99f9dd97d5]
Se a sua fuselagem tem 580mm de comprimento, a envergadura dele não pode passar de 800mm, sendo 780mm a mais adequada.
Já deveria ter lido isso no fórum que fala que a fuselagem é 75% da envergadura.
Se já está fazendo no achômetro, sinto muito, começou errado e se está fazendo conforme a planta, fez algo errado na hora de imprimir a planta.
A asa tendo 780mm de envergadura, a corda deverá ficar entre 111mm e 156mm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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- Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
- Localização: São Paulo
Eu havia medido errado, a envergadura é 920mm e está correto pois a planta mostra no selo 36" de wingspan que dá 914,4mm. Portanto os 580mm da fuselagem também está de acordo, dado que a medição da planta dá as nesmas 36" de envergadura que mostra no selo.
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?
Obrigado
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?
Obrigado
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- Registrado em: Qui Ago 23, 2012 5:44 pm
- Localização: Recife-PE.
[quote:f721ea86c1="asfernandes"]
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:f721ea86c1]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:f721ea86c1]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.
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