Jaburu 2.0 - P-30
- eduardo.jr
- membro
- Mensagens: 573
- Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
- Localização: são paulo sp
Alvaro acredito que a subida seja realmente melhor com essa helice.
Porem voar no vento acho que esta mais relacionado as caracteristicas de planeio.
Se for usar retentor para travar a helice da um toque estou preparando alguns assim poderemos ver a real diferença entre as helices que tal?
obs.:Acha que devo postar a construção do Termica?
Porem voar no vento acho que esta mais relacionado as caracteristicas de planeio.
Se for usar retentor para travar a helice da um toque estou preparando alguns assim poderemos ver a real diferença entre as helices que tal?
obs.:Acha que devo postar a construção do Termica?
Att
Eduardo
Eduardo
-
- membro
- Mensagens: 138
- Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
- Localização: Salto/São Paulo
- Valderramos
- membro
- Mensagens: 611
- Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
- Localização: São Paulo, SP
[quote:185814f6e3="Alvaro Sala"]Pelo que entendi essa hélice tem mais passo, então o modelo será para subida em maior velocidade e melhor para dias de vento.[/quote:185814f6e3]
Alvaro, eu sempre achei que o fato da hélice ter mais passo representa descarregar o motor mais lentamente, gerando assim uma saída mais calma do modelo.
Se lembra da hélice de balsa que eu fiz? Tem muito mais passo que a usual Peck, o que proporciona uma descarga mais lenta e uma saída mais tranquila...
Me corrijam se eu estiver errado.
Alvaro, eu sempre achei que o fato da hélice ter mais passo representa descarregar o motor mais lentamente, gerando assim uma saída mais calma do modelo.
Se lembra da hélice de balsa que eu fiz? Tem muito mais passo que a usual Peck, o que proporciona uma descarga mais lenta e uma saída mais tranquila...
Me corrijam se eu estiver errado.
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo - Carlos Drummont de Andrade
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
- Localização: São Paulo
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Acho que o certo aí é usar mecha com 4 loops de 1/8"
[quote:3a1e5ec934="Corrado Pensalfini"]Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.[/quote:3a1e5ec934]
E você? Já está fazendo um Jaburu?
[quote:3a1e5ec934="Corrado Pensalfini"]Tinha que postar a foto do modelo apoiado na taça de vinho???????????? bem sugestivo.[/quote:3a1e5ec934]
E você? Já está fazendo um Jaburu?
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
-
- membro
- Mensagens: 112
- Registrado em: Dom Mai 07, 2006 9:04 pm
- Localização: Ajax, Ontario, Canada
The Ikara propellors have an advantage over the basic Peck in that they have a slightly higher pitch, properly matched in both blades, which assists performance in enabling a slightly better glide ad longer power ru.
Pecks commonly have different pitch on each blade, supposedly due to being removed too soon from the mould - however those repitched by the Gizmo Geezer are then pretty much comparable to the Ikara in performance
Pecks commonly have different pitch on each blade, supposedly due to being removed too soon from the mould - however those repitched by the Gizmo Geezer are then pretty much comparable to the Ikara in performance
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Mais uma coisinha, nos P30 pode ser que isso nao aconteça pois o motor é bastante forte em relação ao modelo, mas nos F1Gs - modelos geralmente se pode regular o passo - é comum chegarmos em um ponto limite de passo onde o modelo não traciona no burst, pois nao é capaz de fazer o modelo subir, então ele para no ar, estola e sai pra qualquer lado. Ter menor passo garante também uma saida mais firme, tanto em velocidade como em atitude.
Eu diria que o limite está justamente aí, um bom compromisso onde o passo ainda é suficiente para uma saida firme ainda assim garantindo o maior tempo de descarga possível.
Não precisa dizer que na P30 quanto maior tempo de motor melhor, já que a hélice só atrapalha depois dessa fase.
Quanto à forma já tá provado que a lolipop é bem mais eficiente que a spoon... vide material do PGI no meu blog.
Eu diria que o limite está justamente aí, um bom compromisso onde o passo ainda é suficiente para uma saida firme ainda assim garantindo o maior tempo de descarga possível.
Não precisa dizer que na P30 quanto maior tempo de motor melhor, já que a hélice só atrapalha depois dessa fase.
Quanto à forma já tá provado que a lolipop é bem mais eficiente que a spoon... vide material do PGI no meu blog.
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1993
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
Passo de hélice funciona mais ou menos como marcha de carro.
Passo reduzido é como sair em primeira; passo maior é como sair em terceira.
Não adianta usar passo maior num modelo com muita resistência a o avanço. Também não adianta usar passo maior num motor sem torque.
Tive um coup d'hiver que usava uma mecha com muito torque, o passo era alto. O modelo subia na vertical com muita velocidade. O segredo era lançar com bastante forca para que a velocidade inicial do modelo fosse compatível com o passo da hélice. A descarga era rápida, com subida veloz ganhando bastante altura e, o mais importante, vencendo o vento.
Conclusão: Passo, desenho das pás, desenho do modelo, perfil da asa, torque da mecha e velocidade pretendida estão relacionados entre si.
Passo reduzido é como sair em primeira; passo maior é como sair em terceira.
Não adianta usar passo maior num modelo com muita resistência a o avanço. Também não adianta usar passo maior num motor sem torque.
Tive um coup d'hiver que usava uma mecha com muito torque, o passo era alto. O modelo subia na vertical com muita velocidade. O segredo era lançar com bastante forca para que a velocidade inicial do modelo fosse compatível com o passo da hélice. A descarga era rápida, com subida veloz ganhando bastante altura e, o mais importante, vencendo o vento.
Conclusão: Passo, desenho das pás, desenho do modelo, perfil da asa, torque da mecha e velocidade pretendida estão relacionados entre si.
- fhkawasaki
- membro
- Mensagens: 1691
- Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
- Localização: São Paulo
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Enquanto não fui sufragar, resolvi preparar um retentor de rodas que comprei na Aerobrás para fazer a roda livre.
Ele é de alumínio e foi fácil escavar o dente com uma Dremel, uma serrinha e uma lima.
Ele é de alumínio e foi fácil escavar o dente com uma Dremel, uma serrinha e uma lima.
- Anexos
-
- Retentor_2.jpg (37.99 KiB) Exibido 9019 vezes
-
- Retentor_1.jpg (35.91 KiB) Exibido 9019 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.