tamanho de planta e material de construçao

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
alfeumoura
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sex Out 12, 2012 2:19 pm
Localização: arapongas-parana

tamanho de planta e material de construçao

Mensagem por alfeumoura »

Boa noite pessoal, estou iniciando no aeromodelismo e estou tentando construir um cessna 182 com a planta aqui do site.
Gostaria de saber qual tamanho de impressao devo pedir para que o comprimento da asa do aviao fique com mais ou menos 2 metros. Pois quando pedi para imprimir a asa ficou com 90cm.
Outra duvida e quanto o material. Posso usar compensado de 4mm para todo o aviao, vai ficar resitente?
Obrigado. :lol: :lol:
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Boa noite, alfeumoura.

Eu também sou iniciante e vou compartilhar algumas coisas que já aprendi aqui no E-voo.
Primeiramente amigo seja bem vindo, no momento estou construindo um Cessna com a planta aqui do fórum, esse é um dos mais queridos pelos iniciantes, eu como um bom iniciante PIREI logo que conheci o Cessna, estou quase acabando...

Com a planta aqui do fórum você consegue chegar no até 1200mm de asa, isso imprimindo em A0, como eu fiz, mas pra chegar aos 2000mm é um pouco ousado, coisa que não me arriscaria, essa planta é um clássico dos aeromodelos e exatamente o necessário para se adquirir experiência em construção. Um aero de 2 metros vai chegar a pesar uns 2kg ou mais, extremamente excessivo para um iniciante.

Meu conselho amigo, investir em um aero de 2000mm para se iniciar é investimento em vão, porque, após está frustração você irá desistir do hobby, e lembre-se em aeromodelismo tamanho não faz diferença, e sim a qualidade do que se constrói.

Leia mais, veja as construções, o histórico do E-voo e vai entender do que estou falando.

Abraço
Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 1:14 am
Localização: são paulo

Mensagem por inhoemal »

sem contar que compeçado vai precisar de uma turbina a gas pra voar

amigo vai por mim no começo (principalmente se for voar sozinho) você vai derrubar o aero ele vai cair você vai quebrar hélices, trem de pouso, entortar o eixo do motor , furar a bateria e tudo isso em uma queda só (pelo menos foi assim comigo hehehe) ou pode ser que você já pilote como se fosse um proficional mas e ai você vai arriscar? por isso vai do basico cessna hellfly, scultcessna, ugly stick e vai aprendendo depois vc se arrisca com uns aeros maiores acrobático enfim boa sorte
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Compensado de 4 mm vai ficar resistente, sim.

Peso pra você não importa???
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Re: tamanho de planta e material de construçao

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:035692d845="alfeumoura"]Boa noite pessoal, estou iniciando no aeromodelismo e estou tentando construir um cessna 182 com a planta aqui do site.
Gostaria de saber qual tamanho de impressao devo pedir para que o comprimento da asa do aviao fique com mais ou menos 2 metros. Pois quando pedi para imprimir a asa ficou com 90cm.
Outra duvida e quanto o material. Posso usar compensado de 4mm para todo o aviao, vai ficar resitente?
Obrigado. :lol: :lol:[/quote:035692d845]

Meu caro.
As construções de aeromodelo normalmente são feitas de depron, isopor (dependendo da densidade) P3 - P4, e tbm a "madeira" balsa.
Compensado eu mesmo só utilizei nas minhas construções pra fazer a parede de fogo, mas, não gosto muito de usar apesar de dar um bom resultado. Utilizar compensado na construção pode deixar seu aero muito pesado..
Uma dica muito boa e acho que vale muito, é vc começar com um rádio bom (o pessoal compra muito o Turnigy 9x - eu mesmo tenho um) e um um modelo mais treinador tipo o Ugly stick, muita gente não gosta dele pois elas levam pro lado dele ser "feio" cara desconsidere a beleza e veja pelo lado dele ser um excelente treinador. eu tenho um, gosto muito dele. Tbm tenho um cessna 182, mas como eu estava dando umas lenhas no meu cessna preferi faze um UGLY pra treinar. Pois cai na tentação do CESSNA por ser bonito e tal todo mundo falando dele, mas, por ser ASA ALTA eu não vejo o CESSNA com um treinador para iniciante.
Meu primeiro aero foi um CESSNA confesso mas logo em seguida eu construir um UGLY STICK pra treinar, pois não estava me sentindo bem com o meu.
é uma dica que te dou, e se vc quiser arriscar na construção de um UGLY STICK tenho uma planta pra te encaminhar, ela vc imprime no A4 e filé.. constrói no depron que fica muito bom.. este eu recomendo pra treinar.

Mas nada te impede a começar com um cessna só estou te dando ideia pois hj eu me sinto melhor pilotando meu cessna pq eu treinei em um UGLY STICK antes de que eu perdesse o meu CESSNA...

Abraços e quanto a planta se quiser me manda uma MP
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

alfeumoura, você já construiu algum aeromodelo?
alfeumoura
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sex Out 12, 2012 2:19 pm
Localização: arapongas-parana

Mensagem por alfeumoura »

boa tarde amigos, e obrigado por responderem :D :D
nunca construi aeromodelos, mas sou curioso e aprendo facil rsrs, espero. :shock:
gostaria de receber a planta do ugly stick sim. a respeito do radio tambem comprei o radio da turnygi hehe. achei um radio muito bom pelo preço.
se eu imprimir em a0 vai ficar com 1,2 mts de asa? outra coisa. qual a expessura de balsa que devo usar em cada parte dele, e onde encontro balsa mais barata mas com qualidade aqui no brasil?
Responder