Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:33cb7e091c="Marco Antonio"][quote:33cb7e091c="eleusmar"]Aprendi a usar leme da pior maneira possível. Com um grito do instrutor no ouvido: "Curva de alta flapeado NÃOOOO! Sua perna esta ENGESSADA?". Doeu o ouvido mas com o tempo aprendi a importancia do leme.

Mas mesmo nos aeromodelos ainda sofro pois aprendi errado. Usava o leme do lado direito. Agora tenho ele do lado esquerdo e ate hoje sofro nas aproximações e taxiamentos.

Acho que se eu tivesse começado com ele do lado esquerdo, hoje eu não teria tantos problemas.

Eleusmar[/quote:33cb7e091c]


Ué, conheço um cidadão que dizia que era desnecessário e que nem aprender pousar precisava.
Um sujeito cabeça dura e teimoso. Até fiquei imaginando que ia fazer como???? Jogar a aeronave no chão sem o trem.

AGORA PAGA A LÍNGUA![/quote:33cb7e091c]
EUUUU? Tá doido... sempre fui aberto ao aprendizado. Ache o tópico que eu teimei sobre inutilidade do leme e me mostre...
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

[quote:55a84a95eb="LaercioLMB"]

Qualquer modelo, desde que não sejam jatos, é possível sim voar sem aileron, pois se fosse assim, aeromodelos de voo livre não voariam.
.[/quote:55a84a95eb]

Alguns F-16 voam sem aileron, e muito bem por sinal.

E vários sem leme tb.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9939b84176="Roberto Denadai"][quote:9939b84176="LaercioLMB"]

Qualquer modelo, desde que não sejam jatos, é possível sim voar sem aileron, pois se fosse assim, aeromodelos de voo livre não voariam.
.[/quote:9939b84176]

Alguns F-16 voa sem aileron, e muito bem por sinal

E vários sem leme tb, recomendação do fabricante até[/quote:9939b84176]

Disse bem, alguns, o que significa que não é por ser um F-16 que poderá voar sem aileron, já que eles tem comandos mixados de elevon.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

Aliás eu não costumo usar leme no pouso. Pode estar o vento que for, em qualquer direção

Mas isso sou eu

Leme eu uso em passagens de faca, looping na faca e etc
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:e0a8765603="eleusmar"]Inclusive, só complementando, nas aproximações com vento cruzado, é impossível pousar sem usar o leme.[/quote:e0a8765603]

Possível é, só vir caranguejando (enfrentando o vento) até o toque, só que após o toque ele não vai manter a linha reta, se for em uma pista larga ou área aberta sem problema, se for pista estreita, vai sair da pista, a não ser que corrija com o leme após o toque. Mas dá para vir até o toque sem usar o leme, o nariz vai estar para o lado do vento, o avião vai estar corrigindo o vento e sua trajetória será reta em relação ao solo.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Tenho o Rarebear, que chega a 100 Mph. Não tem leme, mas como sempre voei com leme, sinto uma falta tremenda. fico a cada instante dando comando de leme....
Um instrutor de vôo lá do aeroclube disse para mim que perdeu várias oportunidades porque só tinha horas de vôo em Cessna. então o que ele fez??? Voltou a voar Aeroboeros. Conclusão: conseguiu uma oportunidade e agora é instrutor. Tudo isso por causa do leme.
XG 11 - OS .61, OS .40, OS4T .52, Saito4T .56, Evo 15cc
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

A verdade é uma só, para aviões "normais", com configuração de asa, estabilizador vertical e horizontal padrão, o uso do leme é necessário para o vôo coordenado, porque?

Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.

Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...

Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos!
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

2....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

[quote:26b85276fc="Renato_Pullin"]A verdade é uma só, para aviões "normais", com configuração de asa, estabilizador vertical e horizontal padrão, o uso do leme é necessário para o vôo coordenado, porque?

Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.

Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...

Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos![/quote:26b85276fc]

Quem sabe, sabe :wink:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É, pelo visto é preciso um piloto de avião dizer que se usa o leme para que o pessoal entenda, pois se for um aeromodelista, vem um monte dizendo que não precisa, que é bobagem e o pior de tudo, alguns só para criar baderna mesmo.
Parabéns Renato, seu relato foi fundamental ao tópico.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder