Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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comandanteadriano
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Mensagem por comandanteadriano »

O ideal mesmo é ter aulas com instrutores experientes que nos obrigam a usar o leme sempre e nos fazer sentir falta dele....

Mais essa discução ainda vai muito longe...

Parabens pela explicação Renato Pullin...
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Sales
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Mensagem por Sales »

[quote:fc0b68d7df="Renato_Pullin"]A verdade é uma só, para aviões "normais", com configuração de asa, estabilizador vertical e horizontal padrão, o uso do leme é necessário para o vôo coordenado, porque?

Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.

Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...

Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos![/quote:fc0b68d7df]


Se me permite, só um complemento :wink:

[yt]mMvLuUJFHYk[/yt]
"Decolar é uma opção, lenhar, ops, pousar é obrigação"
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Raketrinike
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Mensagem por Raketrinike »

quando vem pra pouso, se usar leme, como fazer pro aero não estolar? porque sempre que uso o leme ele estola..
fabianoaspro
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Mensagem por fabianoaspro »

[quote:26a081b73e="Raketrinike"]quando vem pra pouso, se usar leme, como fazer pro aero não estolar? porque sempre que uso o leme ele estola..[/quote:26a081b73e]

Que engraçado comigo eh o contrário!
Usando o leme consigo voar sem estolar. No pouso se estou muito devagar e uso oa ailerons ele estola e cai para o lado q virei...
Alexandre Prisma
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Mensagem por Alexandre Prisma »

[quote:a19bdd12d1="Marco Antonio"]Não começe errado, aprenda a voar com leme.

É PERFEITAMENTE POSSÍVEL e é aconselhável iniciar com um modelo treinador que mesmo que possua aileron use leme para manobras de curva, para isso é necessário um pouco de diedro.

Quando você precisar, e vai precisar, terá aprendido errado.

Não de ouvidos e não de bola a linkezinhos.

INICIE APRENDENDO A VOAR COM LEME.[/quote:a19bdd12d1] Marco Antonio bom dia, estou treinando no simulador (REFLEX model) com um aeromodelo para iniciante (calmato kyosho). No simulador devo usar só o leme também? Na sua experiencia com aeromodelos, eu e outros iniciantes devemos ignorar o canal dos aleirons? Ou deixamos ele para eventuais emergência na vida real?
Obrigado.
FB
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Mensagem por FB »

só voo sem leme as asas voadoras... :P

e nas asas voadoras uso aileron com diferencial para resolver o problema da guinada adversa...

todos os outros modelos são voados com leme, como deve ser...
Voo logo existo...
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:4eacac98d2="Alexandre Prisma"][quote:4eacac98d2="Marco Antonio"]Não começe errado, aprenda a voar com leme.

É PERFEITAMENTE POSSÍVEL e é aconselhável iniciar com um modelo treinador que mesmo que possua aileron use leme para manobras de curva, para isso é necessário um pouco de diedro.

Quando você precisar, e vai precisar, terá aprendido errado.

Não de ouvidos e não de bola a linkezinhos.

INICIE APRENDENDO A VOAR COM LEME.[/quote:4eacac98d2] Marco Antonio bom dia, estou treinando no simulador (REFLEX model) com um aeromodelo para iniciante (calmato kyosho). No simulador devo usar só o leme também? Na sua experiencia com aeromodelos, eu e outros iniciantes devemos ignorar o canal dos aleirons? Ou deixamos ele para eventuais emergência na vida real?
Obrigado.[/quote:4eacac98d2]

O correto é sempre usar todos os recursos que o modelo possa te dar, citei o que eu li a tempos de travar o aileron e voar com leme para aprender a usar um recurso importante porque aquela era uma época em que não havia tantos modelos e o aprendizado se fazia em seqüencias, acho que me lembro até que era um modelo Young Tunder.

Aprenda a voar usando tudo o que o modelo possa te dar, um dia vai precisar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:f1a3d15419="roberto.mazza"][quote:f1a3d15419="Raketrinike"]quando vem pra pouso, se usar leme, como fazer pro aero não estolar? porque sempre que uso o leme ele estola..[/quote:f1a3d15419]
Você deve estar fazendo a aproximação em velocidade baixa demais, tente chegar um pouco mais rápido. O fato de usar o leme não tem relação direta com a condição de estolagem.[/quote:f1a3d15419]

O que acontece quando você usa leme sozinho? O avião derrapa para o lado, isso gera arrasto, diminui a velocidade e como consequência se aproxima mais da velocidade de estol. Se você já está próximo dela, ao usar o leme a velocidade vai baixar e ele vai estolar. Venha mais rápido...
Renato D. Pullin
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Renato_Pullin
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Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:6b3c64ce74="fabianoaspro"][quote:6b3c64ce74="Raketrinike"]quando vem pra pouso, se usar leme, como fazer pro aero não estolar? porque sempre que uso o leme ele estola..[/quote:6b3c64ce74]

Que engraçado comigo eh o contrário!
Usando o leme consigo voar sem estolar. No pouso se estou muito devagar e uso oa ailerons ele estola e cai para o lado q virei...[/quote:6b3c64ce74]

Mesmo caso, está vindo lento, a velocidade de estol em curva é maior do que com as asas niveladas, se está próxima dela e inclina as asas, o avião estola.
Renato D. Pullin
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Provavelmente o que está acontecendo é que quando o leme é acionado o diedro (imagino que tenha um diedro acentuado) faz com que o avião role e atrapalha o pouso, e no corrigir acaba estolando. Modelos com pouco diedro tendem a guinar sem interferir na rolagem.

O Renato está fazendo acrobacias aqui tentando explicar o que acontece e porque precisa usar o leme, mas eu sei que não é fácil explicar em poucas palavras e sem recursos didáticos para deixar claro aos leigos em aerodinâmica (eu não sou especialista, apenas alfabetizado em aerodinâmica).

Um aeromodelista PRECISA aprender sobre aerodinâmica básica, não é necessário o conhecimento de um engenheiro, mas, pelo menos, o conhecimento de um piloto. Isso ajudaria muuuuuuuuuuito na solução de problemas e na prevenção de problemas potenciais, e, sem dúvida, veríamos muitos modelos voando bem melhor.
O E-voo disponibiliza um manual básico sobre aeromodelismo, que mesmo sendo BEM básico já ajuda, mas parece que poucos o lêem.
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