Airbus A330 - Mais videos
- gabrielmaia
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Entelando as asas e os ailerons
Aqui, nada de novo: Usei vinil aquecido com o ferrinho de entelar, sem cola. depois de tudo entelado, os ailerons voltam p/ a asa.
Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.
Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.
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P/ o vinil nao soltar nas beiradas, 2 coisas importantes sao passar bem a ponta do ferrinho (usei meia-potencia) nas bordas que fazem interface com a seção central e proximo aos bordos de ataque e fuga, uma leve camada de CA Foam safe.
Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.
Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.
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- Antes de aplicar o vinil, lixei com lixa 150 a junção do isopor com a balsa, p/ deixa-la nivelada.
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Asa entelada
Pronta para a proxima etapa: Finalização dos pylons.
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E as coisas começam agora a ganhar forma. Vista de tarseira, a asa não é 100% fiel à escala, por razões funcionais: A incidencia dela é o que se usa p/ aeromodelos (3º), o que nao deixa baixar demais o BF da raiz, como no aviao real. Como se trata de uma asa de isopor cortada a fio quente, a transicao p/ o washout é linear. Tudo isto suaviza a "dobra" que o BF sofre neste aviao.
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- Mas ja começa a ficar bonita...
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Pylons
Engine pylons sao sempre peças criticas neste tipo de projeto. Além de pendurar as naceles das EDFs, precisam isolar eventuais vibrações e aguentar o tranco em caso de impacto, dando a possibilidade de reparos rapidos. Ou seja: precisam ser molengos mas nem tanto. E em caso de pequenos acidentes, nao sao eles e sim as juntas com as naceles que devem se romper.
Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
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- ...Ficará assim. Pronto p/ receber a pintura com spray decor fix prata.
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- O nucleo de balsa do pylon recebera o depron que, após lixado...
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Depois de pintar...
Fiz uma pre-colagem com gotas de cola de contato, só p/ ajustar, com lixa, as laterais de depron ao shape do pylon. Depois, retirei as peças p/ pintura e, no retorno, mais epoxi p/ a colagem definitiva.
Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
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