yak com flap

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
guiinho
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jul 23, 2012 11:42 am
Localização: Bahia

yak com flap

Mensagem por guiinho »

ola pessoal!!! Tenho um yak 54 40E com 1,32m. Queria saber se fica viável ou não colocar flaperon, devido a alta velocidade em pousos.Tenho um turnigy 9x.
Aprenda com os erros dos outros. Você não viverá o suficiente para errar como todos eles.
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

guiinho,

Alta velocidade pra pouso não é exatamente uma característica desse aero. Veja no youtube que tem vários vídeos desse Yak 54 pousando. Agora, se o seu aeromodelo estiver mais pesado do que o recomendado, ele pode ter que vir mais rápido pra pouso por causa da sustentação necessária pra esse procedimento (risco de stall). Posta aí a configuração eletrônica e o peso dele pra gente ter uma idéia melhor do seu problema. Mas eu, pelo menos, nunca vi Yak 54 com flaperon. Tive um Edge 540, menor um pouco, e tentei fazer isso uma vez. Não deu certo não... Mudou completamente o comportamento do avião em voo. Faz o seguinte: configura flaperon e aciona o comando com o avião em vôo, antes da final pra pouso. Aí você vai ter uma idéia das mudanças que irão ocorrer no comportamento do aero. Se ficar mais fácil, você pousa, se não, você desabilita o flaperon e pousa com aileron normal. Isso é só uma sugestão. Eu fiz assim e não ficou legal. Pousei sem flaperon.

Abs. e bons voos.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

guiinho! O CG dele está muito positivo?
Avatar do usuário
guiinho
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jul 23, 2012 11:42 am
Localização: Bahia

Mensagem por guiinho »

Ele esta com 2,7kg. O cg esta correto. Vou colocar o flaperon e coloco a descrição de como foi. Ok?
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:703baab7bf="guiinho"]Ele esta com 2,7kg. O cg esta correto. Vou colocar o flaperon e coloco a descrição de como foi. Ok?[/quote:703baab7bf] Eu não perguntei se o CG está correto, perguntei se o CG está muito positivo...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
renato escocard
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 12:45 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por renato escocard »

geralmente esses aeros tipo Yak n ten necessidade de colocar flap, a caracterista de voo dele n é a velocidade.
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

Normalmente pousar com aero desse gênero, eu normalmente pouso com a bequilha antes, não é como pousar um J3, que levanta a cauda...
Avatar do usuário
guiinho
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jul 23, 2012 11:42 am
Localização: Bahia

Mensagem por guiinho »

OK. Tirei a conclusão de que não é necessario flap.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Vou contar o que eu presenciei algum tempo atrás: um amigo montou um Sbach 342 com motor DLE-30. Ia tudo muito bem até ele querer facilitar ainda mais o pouso com o uso de flaperon.

Configurou tudo no Spektrum DX7 dele e falou que funcionou, que o aero flutuava mais e vinha mais lento para pouso. Sucesso!

Até o dia em que ele esqueceu a chave do flaperon acionada e decolou, virando de dorso logo em seguida. Podem imaginar o que aconteceu! O Sbach afundou no chão, PT!!! RIP!!!

Na minha opinião, é desnecessário o flap em aviões desse tipo (Extra, Edge, Cap, Yak, Sbach, etc). Às vezes vai mais atrapalhar do que ajudar!

Abraços!
Responder