Qual a corrente puxada pelo e-max 2822?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Eduardo Silva Pimenta
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 9:24 am
Localização: Paulo Afonso - Bahia

Qual a corrente puxada pelo e-max 2822?

Mensagem por Eduardo Silva Pimenta »

Galera tenho um motor E-MAX 2822 com esc 30A e hélices 9 x 5, como faço pra saber que corrente meu motor vai precisar? quero usar uma Lipo 2200mAh 11,1V 25~30C. Essa seria msm a bateria mais indicada? meu aero tem um peso de aproximadamente 560g completo.

Qual seria a bateria mais indicada? alem do carregador/balanceador é preciso compar alguma fonte de energia ou o prorpio carregador/balanceador vai direto na tomada?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pela sua pergunta, não devia, mas vou te dar um toque.

Quando precisar saber especificações de motores e coisas assim, pesquise pelo fabricante e não em fóruns, pois em fóruns terá um monte de respostas divergentes, não por o pessoal não saber, mas pelas condições de voos serem totalmente diferentes uns dos outros.
Como eu fiz para pesquisar?
Digitei no buscador de minha preferência a frase e-max brushless e ele me deu esse link.

http://www.emaxmodel.com/ que é o fabricante e-max, informações melhores que essas, duvido.
Bom, nesse link procurei por motores da classe CF que ´o 2822, que é um motor cf 2822 1200 e encontrei esse link.
http://www.emaxmodel.com/nsort.asp?nsort_id=8
Dentro desse link, procurei por Cf2822 e cliquei nele para ver as especificações dele e encontrei isso.
http://www.emaxmodel.com/views.asp?hw_id=159
Ali consta o consumo máximo que o motor suporta, ou seja, se tiver algo que consome acima de 16,5A, está acima da capacidade do motor e resumindo, o motor pode consumir no máximo 16,5A, mas isso tudo dependerá de que hélice irá usar, de como irá pilotar e de onde irá pilotar, pois até a diferença de altitude em relação ao nível do mar, dará diferenças de condições de voo.
Um exemplo, que voa no litoral ao nível do mar, terá uma condição de voo e um consumo, já quem voa no DF que fica a 2100 metros acima do nível do mar, com o memo motor, hélice e bateria, terá um resultado completamente diferente de quem voa ao nível do mar, pois a pressão atmosférica no DF é inferior de quem voa no litoral.
Tem certas perguntas que feitas em fóruns só trazem divergências e essa é uma delas.
O fabricante diz que o motor suporta no máximo 16,5A, então esse será o consumo máximo do motor, acima disso ele irá queimar pelo aquecimento.
Sendo assim, a escolha da bateria terá que ser feita com base nesse consumo e somados 5A a mais pelo restante da eletrônica que é composta pelo ESC, pelo receptor e pelos servos e pela resistência interna dos fios que por incrível que pareça, também tem resistência e isso traz consumo, principalmente se ficarem enrolados, formando uma bobina com núcleo de ar.

Procure usar um software que te ajuda muito na escolha de motores, esc e hélices que é o crive calculator, que você encontra nesse link http://www.drivecalc.de que você faz o download dele e ele faz atualizações sempre que necessário e te ajudará muito.
Pelo software, o CF 2822 com hélice GWS 9X5 HD, terá um consumo de 14,8A, mas isso como eu mencionei antes, poderá ser mais ou menos dependendo de que região você irá voar, pois ao nível do mar terá um consumo e a medida que for subindo a altitude, isso irá mudando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

segue o que o laercio diz e seja feliz...
quanto a bateria, axo que uma 2200 é muito! eu usava uma turnigy 1000 mah e tinha mais de 20 min de voo com um 2822 e helice 9x5. pega no maximo uma de 1300 ou 1500 mah... meus aeros voam o tempo todo com meio motor. Só passo disso quando vou decolar ou preciso fazer uma retomada ou ainda se o vento estiver forte.


sobre o carregador, depende do modelo. alguns vem com fonte e outros sem
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

pegando carona no topico so pra ver se eu entendi, motor 2822, , max corrente 16,5a uma bateca de 2200 com 25c da 55a max de descarga, mas com 100% de aceleraçao, entao se vc der esses 100% ou mesmo 80% ja estaria muito acima dos 16,5 a que o motor consome ou seja, nesse nivel a bateria ta protegida mas o motor ta em risco pq ta indo muito mais carga do que ele ta consumindo, a logica é essa?????
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

[quote:6cf36f4675="gato perverso"]pegando carona no topico so pra ver se eu entendi, motor 2822, , max corrente 16,5a uma bateca de 2200 com 25c da 55a max de descarga, mas com 100% de aceleraçao, entao se vc der esses 100% ou mesmo 80% ja estaria muito acima dos 16,5 a que o motor consome ou seja, nesse nivel a bateria ta protegida mas o motor ta em risco pq ta indo muito mais carga do que ele ta consumindo, a logica é essa?????[/quote:6cf36f4675]

Cara, procura escrever direito, pontuando e tal, fica difícil entender o que você quer dizer.
Se eu bem entendi, você está perguntando se com 100% do motor (16,5A) + 5A do restando como mencionado pelo colega anteriormente, temos 21,5A, ou seja, mais que a nominal do motor.
Você quer saber se isso afeta o motor? Se for, a resposta é não. Esses 5A não passam pelo motor, só pela bateria.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8392ba2534="henderson"][quote:8392ba2534="gato perverso"]pegando carona no topico so pra ver se eu entendi, motor 2822, , max corrente 16,5a uma bateca de 2200 com 25c da 55a max de descarga, mas com 100% de aceleraçao, entao se vc der esses 100% ou mesmo 80% ja estaria muito acima dos 16,5 a que o motor consome ou seja, nesse nivel a bateria ta protegida mas o motor ta em risco pq ta indo muito mais carga do que ele ta consumindo, a logica é essa?????[/quote:8392ba2534]

Cara, procura escrever direito, pontuando e tal, fica difícil entender o que você quer dizer.
Se eu bem entendi, você está perguntando se com 100% do motor (16,5A) + 5A do restando como mencionado pelo colega anteriormente, temos 21,5A, ou seja, mais que a nominal do motor.
Você quer saber se isso afeta o motor? Se for, a resposta é não. Esses 5A não passam pelo motor, só pela bateria.[/quote:8392ba2534]

Exato, os 5A a mais é só uma estimativa para não escolhermos uma bateria de forma errada, contando apenas com o consumo do motor, pois todo instalado no aeromodelo, consome carga da bateria, ou seja, tem o motor consumindo os 16,5A, o próprio ESC que para funcionar ele consome energia, o receptor e os servos, por isso os 5A a m ais em cima dos 16,5A do motor.
Se a bateria tiver capacidade de suportar uma corrente de 50A e o motor só consome 16,5A, só irá sair uma carga de 16,5A da bateria.
Por tanto, se a bateria suporta 50A de carga e o motor consome somente 16,5A, nada a mais será enviado ao motor, somente o que ele consome.
O único inconveniente de ter uma bateria com muita capacidade, será o peso dela que na maioria das vezes, acaba exigindo mais do motor e o que era para ser um aumento de autonomia, acaba sendo somente um aumento de peso que faz com que o motor seja mais exigido para manter o aeromodelo voando.
Para cada configuração, existe uma bateria apropriada, nem mais e nem menos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

nao , eu quis dizer o seguinte, temos 21,5a de consumo, a bateria 2200 25C descarrega 55a, entao para ser uma bateria de 2200 deveriamos usar 15C ou 20C no max? qual seria a descarga ideal? o dobro do consumo do sistema? um pouco menos?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, sabemos da má qualidade de uma bateria xing ling, sendo assim, não podemos confiar totalmente nas capacidades que dizem que elas tem.
Vamos supor essa bateria de 2200 mA de 25C, devemos acreditar somente em 20C dela e não nos 25 que ela diz suportar para calcularmos a corrente máxima por ela suportada.
Dessa maneira nunca corremos o risco de ter bateria estufada, pois isso só ocorre quando a bateria está trabalhando em seu limite, fora isso, só irá inchar se for recarregada acima do que ela suporta e não será por estar escrito que suporta 5C de recarga, que ela realmente suporte isso, novamente por causa da má qualidade das baterias xing ling.
Bateria Li-Po só incha se estiver trabalhando no limite, fora isso, não irá inchar nunca.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Andre Borges
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Jan 17, 2013 10:32 pm
Localização: Duque de Caxias -Rio de Janeiro

Mensagem por Andre Borges »

Parabéns Laercio. Quando eu tenho três minutos pra gastar e posso entrar aqui, são respostas como a sua que fazem valer a pena, não menospresando a paciencia do outro colega que respondeu também ao post.

Sei que estou no lugar certo pra aprender.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

[quote:a9f6446033="gato perverso"]nao , eu quis dizer o seguinte, temos 21,5a de consumo, a bateria 2200 25C descarrega 55a, entao para ser uma bateria de 2200 deveriamos usar 15C ou 20C no max? qual seria a descarga ideal? o dobro do consumo do sistema? um pouco menos?[/quote:a9f6446033]

Acho que ninguem entendeu sua duvida né? Se eu entendi direito voce acha que se o motor consumir 10A mas a bateria "joga" 20A vai estragar o motor, mas não é assim, o motor consome uma certa corrente e a bateria entrega esse consumo, ela não empura a mais. Um exemplo é o som dos carros, a maioria não consome mais de 10A, e uma bateria comum de carro suporta picos de até 500A, mais isso nunca vai para o som, ja que ele consome só até 10A.

E outra, qualquer motor consome muito pouco sem helice, quanto maior a helice mais o consumo vai aumentando, isso porque quanto menor a rotação que motor atingir (comparando o mesmo motor e na mesma aceleração) maior sera o consumo.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Responder