Clone Easy-flite - agora sim VOOU!!!!!!
[b:c5d6b491f8]Respondendo[/b:c5d6b491f8]
[quote:c5d6b491f8="rafakrav"]Qual o perfil da asa?[/quote:c5d6b491f8]
Vixe, pior que não sei direito, peguei o da planta do borokite, ele é bem parecido com o clark-y, ele é um plano-convexo.
[quote:c5d6b491f8="Pakito"]Geralmente o lado certo da hélice é com os números da sua medida voltados para a frente do modelo...[/quote:c5d6b491f8]
Pakito ela já se encontra nessa posição.
[quote:c5d6b491f8="warne"]Putz... Fazer o primeiro modelo com essa asa é fogo... É que fica difícil de olhar alguns pontos da sua construção.
A foto da hélice não ajuda muito, teria uma foto segurando a hélice na mão, ou algum vídeo do motor funcionando?
Não desiste do modelinho, tá bem caprichado!
Abs
Emerson[/quote:c5d6b491f8]
Emerson essa asa deu um pouco de trabalho msm, a numeração da hélice está para frente, e rodando no sentido anti-horário olhando de acordo com a foto.
[quote:c5d6b491f8="leoheart"]
cara de qualquer geito sua helice ta ao contrario seja qual for o lado do seu motor rodar
faz o seguinte inverte ele e faz seu motor rodar para o lado de tal forma que a helice jogue o ar para tras
outro ponto qual o peso do seu modelo?
voce terá que ver qual é o empuxo/peso o empuxo deve ser no minimo 70% do peso do modelo para ele voar tramquilo (cuidado com as informações da caixa do motor por que alguns colocam o peso do modelo e outros o peso do empuxo)
outra voce acerta o cg em 1/3 apartir do bordo de ataque certo?[/quote:c5d6b491f8]
Leo como assim ao contrario? dessa forma os números ficariam para trás, é isso?
o aeromodelo esta com o peso entre 450grs e 500 grs, não tenho uma balança de precisão, então fiz uma balança de pendulo(libra) e deu esse peso aproximado.
o Thrust dele com essa helice é de 470 grs então acredito que seja suficiente.
Acertei o cg a 1/3 (6cm - corda 18cm) do borda de ataque.
[quote:c5d6b491f8="Roberto Terra"]Olá e bom dia!
Não sei se estou vendo errado mais este perfil de asa é assim mesmo; Me parece que você fez em bloco sem perfil na realidade.
O certo não seria esculpir tanto a parte superior quanto inferior?
Pela foto também vejo um exagero no ângulo, é mesmo assim?
São apenas comentários, se pudesse mandar mais fotos talvez este seja o problema!
Abraços.[/quote:c5d6b491f8]
Tem perfil sim Roberto é que devido ao poliedro da ponta da asa, fica estranho na foto, mas tem perfil sim, ela foi feita em quatro partes e unidas e reforçadas com fitas de arquear, ficou bastante resistente, as curvaturas (poliedros) da ponta da asa foram feitas com o aquecimento do isopor apoiado num tigela pra gerar a curvatura.
vou providenciar mais fotos e um vídeo do motor e as postarei.
[b:c5d6b491f8]Outras considerações[/b:c5d6b491f8]
Fiz mais alguns testes ontem, acredito que não seja o motor ou falta de empuxo, apoiei o aeromodelo com os dedos no CG e dei potencia no motor, e ele empurra com muita força para baixo, ele pica acentuadamente.
Então agora acho que devo focar no angulo do motor estava pensando em diminui-lo, vi algumas fotos das primeiras versões do easy-flite do qual essa planta é originada, e o motor fica paralelo a fuselagem, sem nenhum angulo.
como mostram as imagens abaixo:
[img:c5d6b491f8]http://i709.photobucket.com/albums/ww91/ggelizeu/23012010018.jpg[/img:c5d6b491f8]
[img:c5d6b491f8]http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/images/easy-flite-b.JPG[/img:c5d6b491f8]
também vi em outros tópicos que o angulo do motor deve passar pelo cg, para evitar o efeito de pendulo, mas o motor ficaria quase com 90° de inclinação que ficaria estranho pra caramba.
Obrigado a todos, aguardando pelas ajudas, att[/img]
[quote:c5d6b491f8="rafakrav"]Qual o perfil da asa?[/quote:c5d6b491f8]
Vixe, pior que não sei direito, peguei o da planta do borokite, ele é bem parecido com o clark-y, ele é um plano-convexo.
[quote:c5d6b491f8="Pakito"]Geralmente o lado certo da hélice é com os números da sua medida voltados para a frente do modelo...[/quote:c5d6b491f8]
Pakito ela já se encontra nessa posição.
[quote:c5d6b491f8="warne"]Putz... Fazer o primeiro modelo com essa asa é fogo... É que fica difícil de olhar alguns pontos da sua construção.
A foto da hélice não ajuda muito, teria uma foto segurando a hélice na mão, ou algum vídeo do motor funcionando?
Não desiste do modelinho, tá bem caprichado!
Abs
Emerson[/quote:c5d6b491f8]
Emerson essa asa deu um pouco de trabalho msm, a numeração da hélice está para frente, e rodando no sentido anti-horário olhando de acordo com a foto.
[quote:c5d6b491f8="leoheart"]
cara de qualquer geito sua helice ta ao contrario seja qual for o lado do seu motor rodar
faz o seguinte inverte ele e faz seu motor rodar para o lado de tal forma que a helice jogue o ar para tras
outro ponto qual o peso do seu modelo?
voce terá que ver qual é o empuxo/peso o empuxo deve ser no minimo 70% do peso do modelo para ele voar tramquilo (cuidado com as informações da caixa do motor por que alguns colocam o peso do modelo e outros o peso do empuxo)
outra voce acerta o cg em 1/3 apartir do bordo de ataque certo?[/quote:c5d6b491f8]
Leo como assim ao contrario? dessa forma os números ficariam para trás, é isso?
o aeromodelo esta com o peso entre 450grs e 500 grs, não tenho uma balança de precisão, então fiz uma balança de pendulo(libra) e deu esse peso aproximado.
o Thrust dele com essa helice é de 470 grs então acredito que seja suficiente.
Acertei o cg a 1/3 (6cm - corda 18cm) do borda de ataque.
[quote:c5d6b491f8="Roberto Terra"]Olá e bom dia!
Não sei se estou vendo errado mais este perfil de asa é assim mesmo; Me parece que você fez em bloco sem perfil na realidade.
O certo não seria esculpir tanto a parte superior quanto inferior?
Pela foto também vejo um exagero no ângulo, é mesmo assim?
São apenas comentários, se pudesse mandar mais fotos talvez este seja o problema!
Abraços.[/quote:c5d6b491f8]
Tem perfil sim Roberto é que devido ao poliedro da ponta da asa, fica estranho na foto, mas tem perfil sim, ela foi feita em quatro partes e unidas e reforçadas com fitas de arquear, ficou bastante resistente, as curvaturas (poliedros) da ponta da asa foram feitas com o aquecimento do isopor apoiado num tigela pra gerar a curvatura.
vou providenciar mais fotos e um vídeo do motor e as postarei.
[b:c5d6b491f8]Outras considerações[/b:c5d6b491f8]
Fiz mais alguns testes ontem, acredito que não seja o motor ou falta de empuxo, apoiei o aeromodelo com os dedos no CG e dei potencia no motor, e ele empurra com muita força para baixo, ele pica acentuadamente.
Então agora acho que devo focar no angulo do motor estava pensando em diminui-lo, vi algumas fotos das primeiras versões do easy-flite do qual essa planta é originada, e o motor fica paralelo a fuselagem, sem nenhum angulo.
como mostram as imagens abaixo:
[img:c5d6b491f8]http://i709.photobucket.com/albums/ww91/ggelizeu/23012010018.jpg[/img:c5d6b491f8]
[img:c5d6b491f8]http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/images/easy-flite-b.JPG[/img:c5d6b491f8]
também vi em outros tópicos que o angulo do motor deve passar pelo cg, para evitar o efeito de pendulo, mas o motor ficaria quase com 90° de inclinação que ficaria estranho pra caramba.
Obrigado a todos, aguardando pelas ajudas, att[/img]
- Roberto Terra
- membro
- Mensagens: 55
- Registrado em: Dom Set 16, 2007 4:50 pm
Me parece que o problema está na asa, tendo em vista que o motor teria potência suficiente para sustenta-lo.
Caso o ângulo da asa esteja exageradamente inclinado, acho eu que não haveria sustentação e sim força contrária empurrando o aero para baixo, independente da força do motor.
Que confirmem os especialistas.
Se puder tirar fotos da asa seria mais fácil.
Obs: No linque que postou da construção você notará que o angulo está muito diferente do seu.
Abraços.
Caso o ângulo da asa esteja exageradamente inclinado, acho eu que não haveria sustentação e sim força contrária empurrando o aero para baixo, independente da força do motor.
Que confirmem os especialistas.
Se puder tirar fotos da asa seria mais fácil.
Obs: No linque que postou da construção você notará que o angulo está muito diferente do seu.
Abraços.
Fiz um aero desses recentemente.
Pelo que pude perceber o angulo do motor está muito baixo.
Se ele está picando demais o motor está pouco inclinado, dá para notar pelas fotos.
Algo importante:
Imagine uma linha entre o eixo do motor e o CG.
Essa linha deverá cruzar o CG senão não funciona.
Aumente o angulo do motor e AKBÔ..
Pelo que pude perceber o angulo do motor está muito baixo.
Se ele está picando demais o motor está pouco inclinado, dá para notar pelas fotos.
Algo importante:
Imagine uma linha entre o eixo do motor e o CG.
Essa linha deverá cruzar o CG senão não funciona.
Aumente o angulo do motor e AKBÔ..
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Seria mais ou menos isso Condor, posicionar o motor de acordo com a linha azul?
[img:be8e75265d]http://img542.imageshack.us/img542/4255/43217963.jpg[/img:be8e75265d]
uma pergunta se eu aumentar um pouco mais o montante e com isso atrasar o motor esse angulo é diminuido não?, é que dessa forma passando pelo cg ele fica muito inclinado.
vc tem fotos ou o link da construção do seu para eu dar uma comparada?
Valew
[img:be8e75265d]http://img542.imageshack.us/img542/4255/43217963.jpg[/img:be8e75265d]
uma pergunta se eu aumentar um pouco mais o montante e com isso atrasar o motor esse angulo é diminuido não?, é que dessa forma passando pelo cg ele fica muito inclinado.
vc tem fotos ou o link da construção do seu para eu dar uma comparada?
Valew