EDFs com pós combustão....

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
AsantosJr
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Mai 24, 2012 10:40 am
Localização: Araguaína-TO

Mensagem por AsantosJr »

Pelo que entendi, o video fala em aumento de 15% no empuxo
Avatar do usuário
rodrigo2019
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 10:54 pm
Localização: Curitiba, Pr

Mensagem por rodrigo2019 »

[quote:c8b974c13f="Hidden"][quote:c8b974c13f="al3sp"]
2 - Aumenta o empuxo;
[/quote:c8b974c13f]


Nem a pau Juvenal... isso é lenda urbana, se fosse assim o meu mini-maçarico de bancada ia sair andando quando eu ligo ele...


Vou desenhar:

Para se ter empuxo, uma turbina a reação faz a queima do combustível dentro de câmaras com o ar super-comprimido para então expelir os gases quentes a uma velocidade muuuuiiiiito alta, se um tubinho furado expelindo gás butano aumentasse o empuxo quem iria comprar uma turbina a reação de USD5000,00?? :roll:[/quote:c8b974c13f]

aumenta o empuxo sim :), pesquise mais, porém não vale apena usar porque você agrega muito mais peso pra pouco mais empuxo, e isso seria mais pra um pós combustor do que uma turbina como você falou.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Só acredito vendo provas concretas (São Tomé)...

Olha, o meu conhecimento sobre motores a jato é o mesmo de qualquer pessoa que assiste Discovery Channel, mas sei que um afterburner consiste em injetar uma grande quantidade de combustível na saída da turbina, onde os gases que já estão extremamente aquecidos e rápidos, ainda dentro do duto da turbina, se tornam ainda mais quentes e rápidos devido à queima do oxigênio restante na mistura de gases.

Em uma EDF temos obviamente ar comprimido sendo impelido a alta velocidade, mas se eu simplesmente coloco um queimador de butano na saída dela, teremos uma linda chama azulada e bastante barulho, mas como alguns sabem, em um maçarico o ponto mais quente da chama está na ponta, mais precisamente no final da parte mais azulada que parece a "alma" da chama, que já vai estar fora do duto da EDF a muito tempo...

Em resumo, eu só queria "enxergar" como essa brincadeira do vídeo poderia aumentar o empuxo, uma vez que não há aquecimento dos gases dentro do duto, que possa causar a expansão e aumento da velocidade dos mesmos, afinal se houvesse. o duto que é de isopor derreteria.

É possível criar um pós-combustor funcional em uma EDF? Obviamente que sim, mas a maioria do que vemos são projetos para enfeitar, e realmente fica muito bacana, mas se houvesse um aumento de empuxo nesse tipo de adaptação isso seria facilmente medido com uma balança, se alguém souber de um vídeo mostrando claramente isso eu murcho minhas orelhas e saio de fininho... :roll:
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Hidden,

Otimas consideracoes. Eu concordo com voce, muita gente fala, fala, fala, e provas concretas nada, nada, nada...Ate hoje nao achei nenhum video que mostre o empuxo de um "butane after burner edf plus" em uma balanca ou algo parecido. Eu to quase querendo fazer uma so para comprovar o obvio... e olha que ja construi macaricos para derreter aluminio, que era um canhao de potente...e nao lembro de ter que segurar o bicho pelo chifre... hahaha
Humberto Melo
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Companheiro Hidden,

Veja bem, você escreveu várias coisas muito certas. Eu complementarei com o seguinte: se existe uma reação de combustão então há despredimento de energia e expansão de gases. se há expansão de gases, eles precisam sair por alguns lugar o que produzirá uma velocidade de gases relativa ao ar e isto deve produzir algum mínimo empuxo. O que acontece é que a energia resultante é pequena porque o poder calorífico do butano é sensivelmente inferior (ex, a energia disponível em 1 litro de butano é muito menor que em 1 litro de querosene).
Portanto, dizer que não há nenhum empuxo adicional, acho prematuro. Algum empuxo deve existir sim (sei lá, 5%, 10%) mas talvez seja tão pequeno que nem compense o aumento do peso do modelo.

[]

Mucio
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

Se quiser fazer é só seguir o tutorial bastante didático:


http://www.flitetest.com/articles/edf-afterburner


Mas, como já disseram, acho que o efeito é somente cosmético.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:0964e1e2db="Mucio Viana Jr"]Companheiro Hidden,

Veja bem, você escreveu várias coisas muito certas. Eu complementarei com o seguinte: se existe uma reação de combustão então há despredimento de energia e expansão de gases. se há expansão de gases, eles precisam sair por alguns lugar o que produzirá uma velocidade de gases relativa ao ar e isto deve produzir algum mínimo empuxo. O que acontece é que a energia resultante é pequena porque o poder calorífico do butano é sensivelmente inferior (ex, a energia disponível em 1 litro de butano é muito menor que em 1 litro de querosene).
Portanto, dizer que não há nenhum empuxo adicional, acho prematuro. Algum empuxo deve existir sim (sei lá, 5%, 10%) mas talvez seja tão pequeno que nem compense o aumento do peso do modelo.

[]

Mucio[/quote:0964e1e2db]

Agora estamos falando +ou- a mesma língua, mas eu acho (já que estamos falando de achismo mesmo, uma vez que ninguém conhece algum teste prático com medições) que o aumento de empuxo não passaria de 1% com um arranjo como o do vídeo, afirmar que chegaria a 15% por exemplo somente se fosse um projeto sério, feito por exemplo por um fabricante de turbinas ou de EDFs, utilizando o combustível apropriado e principalmente projetando um duto de saída específica para trabalhar com o pós-combustor, nas medidas e material correto para tal, aí sim poderia haver ganho significativo...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Tirando o achismo e as teorias sobre explosão... a ideia é interessante.

Mesmo que somente no efeito "cosmético" vale a pena. Afinal as vezes temos o mesmo modelo de varias cores... isso é puro cosmético...

Pros:

Som parecido com o de um turbina
Chama até mais forte que de uma turbina normal. (Não mais azul)

Contra:
Isopor + calor não combinam... kkk

Para fazer um voo desses no fim da tarde é fechar o dia na pista com chave de ouro!

abraços!
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

sam_bauer,

Com relacao aos contras, sobre o aeromodelo ser feito de isopor.... da para ver no video que pega fogo mesmo, hehehehe... mas, existem varios materiais que aguentam e isolam o fogo ou a alta temperatura, o aviao que o povo usou 'e pessimo para fazer esse teste...mas voou e fez bonito.
Humberto Melo
Responder