Iniciando o hobby

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

E parem de pensar que Align é top... Ela é a custo X beneficio.

Quer algo Top? Va pesquisar o preço de um Logo Xxtreme... Repare que normalmente vendem so o kit, sem eletronica....
Avatar do usuário
fabricim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 9:11 am
Localização: Juiz de Fora, MG

Mensagem por fabricim »

[quote:62c728aefc="rafakrav"]Sem querer me intrometer mas me intrometendo...

Por que um mecânico gostaria de algo cheio de problemas? O negocio dele é montar e ajustar (o que é delicioso de se fazer quando tudo se encaixa sem problemas) e não ficar quebrando a cabeça e gastando sem ter resultado...

É chato mas tenho que concordar com o Airton. Hoje o Helimodelismo é relativamente acessível com os Align's e etc, mas o povo quer quase que de graça. Eu adoraria que fosse tão barato, mas não é assim que as coisas funcionam.... Infelizmente...[/quote:62c728aefc]


Eu não discordo de você, nem do Airton.
Só acho que ele colocou mal as palavras..
Acho sim que o caminho certo é começar com um Align, visto que os mesmos não vão me dar tanta dor de cabeça como os clones..
Com as dores de cabeça que os clones dariam, o tempo gasto em bancada e a compra de peças que possívelmente não funcionariam adequadamente.. Vale a pena gastar mais um pouco e ter um equipamento de qualidade.

Mas ainda assim me rendo à começar com um clone, pois como disse.. Eu nunca pilotei um heli antes e meu contato foi único. Pra mim, 1500-2000 reais pra começar a pilotar é um valor alto.. fora o simulador, carregador e afins..
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Eu concordo com o Luis Hamaral, só mudaria a prioridade de primeiro comprar um simulador e treinar o básico. Depois que ver tem habilidade mínima e paciência para aprender, aí vai juntando dinheiro enquanto voa no simulador. Eu comecei como manda a cartilha: coaxial, passo fixo, simulador e depois um TREX550.
Eu pularia os dois primeiros, voaria no simulador enquanto juntasse dinheiro para comprar um heli de 450 para cima.
Avatar do usuário
mantovani
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Jan 03, 2013 12:09 am
Localização: Mogi guaçu - SP

Mensagem por mantovani »

[quote:43ff596695="rafakrav"]E parem de pensar que Align é top... Ela é a custo X beneficio.

Quer algo Top? Va pesquisar o preço de um Logo Xxtreme... Repare que normalmente vendem so o kit, sem eletronica....[/quote:43ff596695]

Concordo que Align não é top, e embora seja fã da marca entendo que não é pra todo mundo. Quanto ao mecanico, quiz dizer que se o cara gosta de bancada, qualquer porcaria que ele estiver mexendo pra ele vai ser satisfação. Tenho um amigo aqui em Mogi (João Ferreira) que voa a mais de 30 anos e que pega cada tijolo, bota asa neles e voa tranquilo. Tambem voa heli. Trajano d'andrea de Limeira com mais de 36 anos de profissão é outro dinossauro (com todo o respeito) e tambem só mexe com helis e voa qualquer coisa, inclusive vende e voa blade, solo pró entre outros. Desculpa Rafael, por nao ter o mesmo pensamento seu, mas pro mecanico, tendo parafuso pra apertar, ele tá em casa.... pouco importa se o parafuso tem marca Align ou não.
Abraço.

á..... mecanico recupera conserta refáz uma peça pra deixa-la util, o que você falou é montador, não mecanico.
Hitec Aurora 9 / Paulistinha P-56 / Cirrus sr22 / Annas 3 F3A / ESM DHC-6 Twin Otter / V911 / Ultraleve Fenix OS-46 / Cherokee H9 / Calmato alpha.
romulofc
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Seg Set 24, 2007 9:07 am
Localização: São Paulo/Santa Rita do Sapucai

Mensagem por romulofc »

Antes do lançamento do 450 Plus eu até que indica alguns clones, nem todos disponíveis no mercado são tão ruins quanto dizem, alguns com uma montagem criteriosa atendem muito bem as necessidades de um iniciante.

Mas depois do 450 Plus, devo concordar com o Rafa, é a opção mais pratica e simples para se iniciar, vem tudo para começar, e quando o modelista se sentir a vontade para evoluir para outro modelo mais sofisticado pode até continuar usando o rádio (não é top, mas atende).

Rômulo
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:107d9c1e41="marcelo navarro"]PTZ!!! airton vc saiu do foco do post e mandou mal d+++

hobby é pra descontrair, divertir, trazer satisfação e não apenas pra quem tem dinheiro sobrando claro que qualquer meio de divertimento pra uns é sinal verde pra lucro pra outros mas veja bem fyy não é por eu ter algum sobrando que irei gastar td no inicio veja encontrei no valor de 2 mil reais dai amigos dizem tah caro, em media o valor é 1,5 mil reais vc vai msm compra pelo valor acima??? se sempre fizer isso de fato, vai falta o do leite algum dia em vez de sobrar pra diversão bom mas esse é o meu jeito de ser.
agradeço a tds que estão tentando ajudar e sabem que no inicio é meio complicado pior mesmo e gastando no errado ^^, ai sim o começo poderá ser o fim ^^
mas sei que com paciencia td vai se encaixando.[/quote:107d9c1e41]

Marcelo Navarro,

Se não lhe agradou minhas palavras, desculpe-me. Não lhe quis ser rude, mas tenho um pouco mais de experiência no ramo para afirmar o que afirmei, talvez não como afirmei.

Já cai muito. Já errei muito. Já vi muitos cairem e já vi os erros de muitos. Também já vi muitos sucessos. E é desse paralelo que formei meu ponto de vista, e é desse que emito minha opinião, democraticamente.


Três pontos importantes:
1 - Falei minha opinião sobre as expectativas dos novatos, do qual já fui um, e sei hoje que a maioria começa de forma ilusória e poética e, hoje afirmo: Não é assim! Falo isso no sentido de ajudar aos novatos, para que não reclamem depois que não foram alertados.
2 - Tentei demonstrar o que se precisa para começar e que tem gastos mensais, com base nas dezenas de experiências bem sucedidas, frente às centenas de insucessos que já acompanhei.
3 - Não defendi marca alguma.

Tem um cara que voa bem demais aqui em BSB, começou só, não teve aula, pegou um 450 FBL, mas, detalhe, quando o vi voando ele já usava um MBX e hoje voa com um GAUI X5, ou X4, não tenho certeza, com Mikado, motor e ESC Scorpion, servos de primeira, mesmo não abrindo mão do Turnigy 9X que, segundo ele, "foi todo atualizado e mexido" para funcionar.

Pergunto: Quanto ele gastou PARA COMEÇAR? Nesse pacote dele não tem nada da tal marca "melhor custo x benefício" mas não se pode dizer que gastou pouco, nem muito menos mal e duvido muito que tenha começado com menos do que já orcei.

Tem muita gente que sai do hobby por não dar conta de mantê-lo. Isso é uma questão de lógica financeira: Todo investimento pressupõe retorno. Se tens condições para manter, é sinal que as outras necessidades básicas estão supridas e você pode iniciar novos projetos. Se não estão, é melhor suprí-las antes de tentar qualquer coisa, seja helimodelismo, ou qualquer outro "ismo" da vida.

Se fizer uma enquete aqui das experiências já vividas, verás que a chances de sucesso são proporcionais ao investimento.

Completo 5 anos de hobby e hoje tenho um 450 Flybar, outro 450 flybarless, um 550 para voar, outro para dar aulas, de onde tiro parte da grana que uso no meu hobby, caso contrário, não estaria mais nele. Estou montando um 700 gasser para dar aulas, mas já me conformei que não é, nem será tão cedo, o momento de ter um classe 700 para voo com manobras ou algo mais radical, pois não tenho infra nem [i:107d9c1e41]budget[/i:107d9c1e41] para manter um grandão que continua sendo uma meta para quando o orçamento permitir.

Mas, é óbvio e evidente que, quando falo sobre investimento, falo também do bom senso. Sempre terão espertalhões por ai vendendo equipamentos acima do preço. Para isso, você pode, e deve, usar o fórum aqui para consultar se os pacotes oferecidos estão coerentes. Até para usarmos nossa força contra os abusos.

Portanto, volto a dizer, saiba que há um orçamento mínimo para começar e que, abaixo disso, é só dor de cabeça. Falo isso para o conforto e a felicidade, não para desmotivar quem quer que seja.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
CopterX Brasil
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Fev 10, 2013 2:56 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por CopterX Brasil »

Eu recomendo este heli: Mais completo do que ele não existe no mercado e ele não tem nada mais a ver com o antigo, ah mudanças em varias como rolamentos e frames que ja vem em alumínio.

http://www.ky-model.com/copterx/heli/rtf/cx450probfblv4/cx450probfblv4.html
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Eu comecei com clone (Storm 450) e rádio DX6i.

Minhas impressões? Bom, no começo eu apanhei pacas. Mais por conta da minha falta de habilidade com ferramentas do que a "ruindade" do clone em si. Até que os parafusos do Storm eram decentes.

Pra quem não tem muita habilidade na bancada, o clone pode ser um "escola" interessante. Acho ideal pra aprender um pouco de mecânica, mais até do que para voar. Se sair do chão e conseguir fazer uns oitos, está de bom tamanho.

Com isso, ganhei habilidade. Espanar parafusos do Align ou do Compass não está nos meus planos. E com mão pesada ou ferramenta ruim, pode acontecer sim!

Conheci vários caras que começaram com clones, até aprenderam a voar bem. Claro que não dá pra fazer 3D forte, mas o piloto vai demorar pra sentir falta disso.

Um colega meu montou um HK600GT, ele mesmo diz que foi uma loucura. Dremel pra cá, dremel pra lá, ajusta aqui e ali, hoje o heli voa bem. Com poucas peças Align, pra dizer a verdade. Mas ele mesmo diz que a diversão foi o desafio, pra quem quer voar direto não compensa.

Já fazer "up" em clone, também não compensa. Gastei demais com os dois Storms, estavam voando super bem, mas nessa hora eu podia ter ido pros Trex genuínos. Se a Align vendesse os frames sem eletrônica, seria ideal. Após um tempo com clone upado, daria pra pegar a mecânica Align e passar a eletrônica para ela.

Hoje não tenho mais nenhum clone, mas acho interessante ter contato com algum. Eu me diverti pacas, até que as dores de cabeça foram poucas.

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:d7dd8d09d6="ARM_Coder"][b:d7dd8d09d6]Eu comecei com clone (Storm 450) e rádio DX6i.[/b:d7dd8d09d6]

Minhas impressões? Bom, no começo eu apanhei pacas. Mais por conta da minha falta de habilidade com ferramentas do que a "ruindade" do clone em si. Até que os parafusos do Storm eram decentes.

Pra quem não tem muita habilidade na bancada, o clone pode ser um "escola" interessante. Acho ideal pra aprender um pouco de mecânica, mais até do que para voar. Se sair do chão e conseguir fazer uns oitos, está de bom tamanho.

Com isso, ganhei habilidade. Espanar parafusos do Align ou do Compass não está nos meus planos. E com mão pesada ou ferramenta ruim, pode acontecer sim!

Conheci vários caras que começaram com clones, até aprenderam a voar bem. Claro que não dá pra fazer 3D forte, mas o piloto vai demorar pra sentir falta disso.

Um colega meu montou um HK600GT, ele mesmo diz que foi uma loucura. Dremel pra cá, dremel pra lá, ajusta aqui e ali, hoje o heli voa bem. Com poucas peças Align, pra dizer a verdade. Mas ele mesmo diz que a diversão foi o desafio, pra quem quer voar direto não compensa.

[b:d7dd8d09d6]Já fazer "up" em clone, também não compensa. Gastei demais com os dois Storms, estavam voando super bem, mas nessa hora eu podia ter ido pros Trex genuínos.[/b:d7dd8d09d6] Se a Align vendesse os frames sem eletrônica, seria ideal. Após um tempo com clone upado, daria pra pegar a mecânica Align e passar a eletrônica para ela.

Hoje não tenho mais nenhum clone, mas acho interessante ter contato com algum. Eu me diverti pacas, até que as dores de cabeça foram poucas.

Abraço![/quote:d7dd8d09d6]

Pois então... Mas você pode me dizer, na média, quanto é que vocês investiram, e ainda investem no hobby?

Você voaria o que voa sem o que você gastou para atualizar os Storms?
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
CopterX Brasil
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Fev 10, 2013 2:56 pm
Localização: Brasilia

Re: Iniciando o hobby

Mensagem por CopterX Brasil »

[quote:3b5b834333="fabricim"]Fala galera.

Moro em Juiz de Fora - MG e estou afim de começar o hobby. Vi um cara voando, e gostei muito do que vi. Acho que esse tipo de tópico vocês já estão enjoados por aqui, visto que eu mesmo já li alguns deles..
Me perguntei algumas vezes antes de criá-lo, porém eu acho que não existe um heli melhor ou pior pra começar.. Isso vai de cada piloto. Eu queria começar com um heli que não me desse tanta dor de cabeça, mas também não vejo necessidade de comprar um T-rex logo de cara, porque como já disse.. eu nunca voei, apenas vi uma pessoa voando. Não vejo razão para investir inicialmente um valor alto. Acho que temos que começar de baixo.

Então minhas dúvidas são as seguintes:

- Qual heli devo comprar pra COMEÇAR, um bom custo x beneficio e que me ensine realmente algo?!

- Qual rádio usar?!

- Qual simulador devo comprar e qual rádio poderá ser usado no simulador e no heli?



Agradeço se alguém puder tirar essas e outras dúvidas de um piloto iniciante e com muita força de vontade de aprender.
Obrigado a todos![/quote:3b5b834333]

A maioria dos problemas em clone em Kits esta na montagem de usuários inexperientes, Eu nunca tive problema de montagem em nenhum.

Bom mais vc quer um heli completo e existe pelo menos umas 2 marcas que tem heli completo.

KDS e CopterX

Eu tenho um CopterX v4 este que coloquei acima ai Original não modificado nada.
Todo em fibra de carbono e alumínio é Flybarless cara só tirar da caixa e voar.

Meu único problema com este heli foi um outro objeto voador que acertou ele em pleno voo eu só não posso falar qual foi o outro objeto.

Camarada ele caiu da altura de 20 metros bateu na unica parte de concreto que tinha. Camarada pra consertar ele fica bem mais em conta de qualquer outro e com peças no brasil a disposição de qualquer um.

Eu estou te falando dessa queda porque na hora que um novato cai, da um certo custo alto nas peças para remontar.

Eu li partes do Airton falando do cara que voa com o gaui x5 turnigy. O cara voa mesmo bem e no radio que muitos não voaria ele arriscou foi sozinho e manda melhor que muita gente com Jr, Futaba ou Aurora, tem pessoas que tem dom natural para voar.

Eu não peguei aula com ninguém, andava até comedo de voar meu vizinho pegou o copterx v4 e pediu para voar no quintal dele camarada pra mim ou vai o racha mesmo tremendo eu fui. Somente tiramos o heli da caixa colocamos pilha no controle carregamos a bateria e mais nada da uma olhada no video feito peço celular.

http://www.youtube.com/watch?v=OVA8AQtm7RA
Responder