Telemetria Aurora para planadores - avaliação

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marco Aurélio Olivetto
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 11:40 am
Localização: BH-MG

Mensagem por Marco Aurélio Olivetto »

Estava muito interessado em usar telemetria no meu Aurora, preferi usar no 9CAP com Frsky, seu post me animou .
ederabm
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 10:37 am
Localização: Bauru

Mensagem por ederabm »

Amigo sobre o sistema de altimetro .. poderia passar a sua ecperiência , ele é estavel ou varia demais nas altitudes ? abraços
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Respondendo à questão do altímetro.
As leituras são muito precisas, não percebi variações.

Abs
Avatar do usuário
diablotinxl
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Qua Out 11, 2006 4:36 pm
Localização: gravatai - rs

Mensagem por diablotinxl »

pergunta:

o bip do variometro tem ajuste de volume ou usando a caixa do voycer, o bip do vario sai nela tb ?

estou com esta duvida e a caixa voicer tem saida para fone de ouvido ? por que nao quero ficar na beira da pista torrando o saco dos colegas com o bip do vario

obrigado
Avatar do usuário
Alessandro Paz
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 12:32 am

Vario Aurora 9

Mensagem por Alessandro Paz »

[quote:d39b6c7cc5="diablotinxl"]pergunta:

o bip do variometro tem ajuste de volume ou usando a caixa do voycer, o bip do vario sai nela tb ?

estou com esta duvida e a caixa voicer tem saida para fone de ouvido ? por que nao quero ficar na beira da pista torrando o saco dos colegas com o bip do vario

obrigado[/quote:d39b6c7cc5]

E eu quero ficar na beria da pista me IXIBINDO com o bipe do Vario kkkkkkkkkkk...

SHOW!!! agora é só adiquirir a Station e vario, pois o A9 eu ja tenhu.
>>> T-27 Top Juniaer > ASW-28 > DG-808s > Hitec Aurora 9 >>>
Avatar do usuário
Alessandro Paz
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 12:32 am

Mensagem por Alessandro Paz »

Parabens ai pelo grande iniciativa do post, tenha certeza que estara tirando muitas duvidas de muiiiiitos pilotos que queriam saber exatamente isso!!! Assim que tiver videos post para gente ver.

Abraço
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Respondendo:

O bip do vário é emitido pelo rádio. Temos três configurações possíveis: sem bip, nas ascendentes, e nas descendentes. Quando a razão de subida é maior, o bip fica com intervalo mais curto, e vice versa. Configurei o meu para soar nas ascendentes.
No voicer configurei para anunciar a tensão da bateria, e a altitude de vôo a cada 30 segundos. Ainda configurei alarmes: se o ESC ultrapassar os 55 graus, ou ainda se a amperagem de algum servo ultrapassar 1 Amper. Podemos usar fone de ouvido, que é muito útil quando tem muito barulho por perto, ou ainda para não incomodar os pilotos ao lado.... ainda sou avisado muitas vezes durante o vôo que o rádio está falando, ou com alarme. Fico explicando que estou usando telemetria.
Antes de decolar, já coloco o rádio na tela de informação de velocidade, e altitude (vário), e ainda tenho a informação de tensão da bateria.
Depois do vôo dou uma olhada na temperatura do ESC, tem ficado entre temperatura ambiente e 42C; e também na amperagem máxima dos servos, tem ficado abaixo de 0,7A - normal.

Vou tentar filmar a tela do rádio durante o vôo para mostrar como ficam as informações, depois eu posto no fórum.

O único problema meu agora é encontrar uma cadeira com apoio de cabeça, estou voando numa pista em Brasília, consigo pegar térmicas ótimas, mas saio com o pescoço todo dolorido depois do vôo....

Abs
Avatar do usuário
diablotinxl
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Qua Out 11, 2006 4:36 pm
Localização: gravatai - rs

Mensagem por diablotinxl »

[quote:7aa46c6d39="Martin61"]Respondendo:

O bip do vário é emitido pelo rádio. Temos três configurações possíveis: sem bip, nas ascendentes, e nas descendentes. Quando a razão de subida é maior, o bip fica com intervalo mais curto, e vice versa. Configurei o meu para soar nas ascendentes.
No voicer configurei para anunciar a tensão da bateria, e a altitude de vôo a cada 30 segundos. Ainda configurei alarmes: se o ESC ultrapassar os 55 graus, ou ainda se a amperagem de algum servo ultrapassar 1 Amper. Podemos usar fone de ouvido, que é muito útil quando tem muito barulho por perto, ou ainda para não incomodar os pilotos ao lado.... ainda sou avisado muitas vezes durante o vôo que o rádio está falando, ou com alarme. Fico explicando que estou usando telemetria.
Antes de decolar, já coloco o rádio na tela de informação de velocidade, e altitude (vário), e ainda tenho a informação de tensão da bateria.
Depois do vôo dou uma olhada na temperatura do ESC, tem ficado entre temperatura ambiente e 42C; e também na amperagem máxima dos servos, tem ficado abaixo de 0,7A - normal.

Vou tentar filmar a tela do rádio durante o vôo para mostrar como ficam as informações, depois eu posto no fórum.

O único problema meu agora é encontrar uma cadeira com apoio de cabeça, estou voando numa pista em Brasília, consigo pegar térmicas ótimas, mas saio com o pescoço todo dolorido depois do vôo....

Abs[/quote:7aa46c6d39]



Obrigado piloto pelo relato

Perguntei sobre o bip ,pois vendi meu radio antigo e to na compra do A9 ou o futaba 14SG e a min o telemetria do futaba me parece bem mais resolvida

sai tudo na porta Sbus 2 e dai não precisa da plaquinha para telemetria hitec . Claro nem tudo é festa pois o custo do rx futaba é 3 por 1 do hitec !!!

Vamos ver o que faço, poste mais informações e se possível videos da telemetria em uso

abração e parabéns pelo equipamento
Mario Neto - GRAVATAI - RS
Avatar do usuário
diablotinxl
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Qua Out 11, 2006 4:36 pm
Localização: gravatai - rs

Mensagem por diablotinxl »

desenterrando o post........... pergunto:

o som do bip para o vario é apenas no radio ou no acessório voicer e ai usa o fone de ouvido?

o voicer pode ser atualizado para a linguagem em espanhol ?

obrigado
Mario Neto - GRAVATAI - RS
Responder