Ebay toma sérias medidas contra compradores brasileiros…

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Ebay toma sérias medidas contra compradores brasileiros…

Mensagem por paulorunai »

O Ebay, site norte americano de leilões aos estilo do Mercado Livre da América Latina, resolveu tomar uma medida dura contra os brasileiros inscritos no site, devido ao alto número de fraudes cometidas por compradores pelos brasileiros contra vendedores do site.

A situação é a seguinte, ao comprar no Ebay o comprador paga através do sistema de pagamentos seguros Paypal, enquanto o comprador não recebe a mercadoria o dinheiro fica retido no Paypal e só pode ser liberado com a anuência do comprador.

Também existe um prazo para que a mercadoria chegue ao seu destino, antes de findar este prazo o comprador deve informar ao Ebay se não recebeu a mercadoria para que o site possa entrar em contato com o vendedor e tomar alguma medida para que o comprador não fique no prejuízo.

Nos casos de não ter recebido o produto ou ter recebido um produto avariado ou diferente do comprado o comprador abre uma reclamação ao Ebay, chamada de Dispute, para resolver o problema, neste caso o Ebay entra em contato com vendedor e com comprador para tentar resolver o problema. O objetivo de quem abre um Dispute é reaver o dinheiro pago pelo produto.

O que está acontecendo é que muitos golpistas brasileiros estão abrindo Disputes excessivamente pois na maioria dos casos o Ebay dá ganho de causa ao comprador e até mesmo o vendedor prefere devolver o dinheiro para não ter problemas com o Ebay e ter sua conta de vendedor cancelada ou limitada pelo Ebay. Os brasileiros abrem Dispute no Ebay mesmo tendo recebido o produto corretamente, pois sabem, ou sabiam, que iriam conseguir fraudar o sistema de Dispute do Ebay e aplicar o golpe no vendedor, ficando com o produto e o dinheiro pago pelo produto.

No entanto o mal caráter destes golpistas não parava por aí, aumentaram muito os casos dos compradores brasileiros que esperavam o vendedor postar a compra nos correios norte americanos e depois cancelavam a compra na operadora de cartão de crédito, desta maneira nem Paypal e nem vendedor viam a cor do dinheiro e uma vez o produto postado o único destino dele é chegar até o comprador, que ficava com o produto sem pagar.

Os vendedores de outros países não tinham como processar o comprador aqui no Brasil.

Nestas horas só resta ao brasileiros que negociam honestamente com vendedores estrangeiros sentir vergonha de ser brasileiro.

As medidas tomadas pelo Ebay contra os brasileiros foram bastante duras, colocando os compradores brasileiros na lista negra de negociadores do site, ou seja, para que todos os vendedores saibam que ao negociar com brasileiros o risco de levar um golpe é alto.

Para que o golpe não acontece os brasileiros foram incluídos em diversas restrições no Ebay.

- Se um brasileiro abrir 5 disputes ou solicitar 3 devoluções de pagamento por produtos e não conseguir provar que o pedido não é fraudulento ele vai ter a sua conta bloqueado no Ebay por 10 anos, e não adianta tentar abrir outra conta já que o Ebay exige o número do CPF do usuário para abrir conta no Ebay.

- Os usuários brasileiros que se cadastraram a partir de 01 de janeiro de 2013 não podem mais participar dos leilões no Ebay, ou seja, todos os produtos marcados com Bid não podem mais receber lances de brasileiros, eles somente poderão comprar produtos na modalidade Compre Agora (Buy it Now).

- Este novos usuários brasileiros também não podem solicitar o envio de produtos pelos fretes mais baratos e estão obrigados a pagar pelo rastreamento dos produtos a não ser que o vendedor abra mão desta opção para o comprador brasileiro, esta opção encarece bastante o frete e o que pode levar o produto a ser taxado quando chegar ao Brasil.

- As contas antigas de brasileiros com boas qualificações não foram afetadas ainda pelas restrições, mas se os problemas persistirem podem passar a ser limitadas também.
____________________________________

Minha opinião: brasileiro fazendo brasileirice. Vergonha. :oops:
-----------
Paulo Ricardo
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

Infelizmente isso é caso normal.

Eu uso muito o EBAY da Europa, o site ebay.co.uk - e muitos vendedores europeus nao enviam para o Brasil, não querem nem conversa.

E esse negocio de CPF, do ebay bloquear - isso não é impecilho - o "espertão" vai lá e usa o cpf do pai, da mae, da tia, do filho - ou cata até CPF na internet.

Mas os restos das medidas vai ajudar a proteger os vendedores dos... voces sabe... dos brasileiros.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Realmente, isso é muito triste. Já é difícil encontrar algum vendedor que envie o produto para o nosso país. E, pelo que entendo, tanto o ebay como o paypal oferecem algumas garantias ao vendedor quando o negócio é realizado dentro de algumas normas. Mas, se o próprio ebay reconhece o Brasil como um mercado de risco...

Além disso, existe mais uma mudança no ebay que poderá afetar todo mundo e que está no aviso de um vendedor:

[quote:b6a717039a]"On May 1 this website will increase their fees to sellers like me (99-cent-no-reserve auctions with free shipping) by 65-350% depending on the final value of the auction. As such, I will likely only be able to sell my low-end (lesser final value) engines on this website after May 1. I will still continue to auction unique and valuable collector model engines, I have just not decided the venue I will need to use after May 1..."[/quote:b6a717039a]

O ebay vai aumentar as tarifas cobradas dos vendedores (de 65 a 350%, dependendo do valor final do produto). O vendedor acima diz que só vai continuar anunciando os produtos mais baratos. Para os mais caros, ele está procurando alguma outra alternativa.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:f6e184e753="alvaronit"]Infelizmente isso é caso normal.

Eu uso muito o EBAY da Europa, o site ebay.co.uk - e muitos vendedores europeus nao enviam para o Brasil, não querem nem conversa.

E esse negocio de CPF, do ebay bloquear - isso não é impecilho - o "espertão" vai lá e usa o cpf do pai, da mae, da tia, do filho - ou cata até CPF na internet.

Mas os restos das medidas vai ajudar a proteger os vendedores dos... voces sabe... dos brasileiros.[/quote:f6e184e753]

O escritório do paypal no Brasil pode muito checar o cadastro da receita com o do cartão de crédito e até denunciar à polícia por estelionato o cara que usar o cpf de outra pessoa.

Aliás, esse deveria ser o serviço prestado pelo paypal aos vendedores do ebay, os vendedores não tem condições de processar os brasileiros mas o paypal tem.

É uma pena que tenhamos que passar por isso, toda vez que vejo que o vendedor não vende para o Brasil fico imaginando se o cara realmente tomou o calote ou foi apenas a má fama dos brasileiros...

Os vendedores do ebay, na sua grande maioria são pessoas honestíssimas, hoje só abro disputa em casos de mal atendimento do vendedor. Se a encomenda simplesmente atrasa eu espero uns 4 meses e depois entro em contato com o vendedor, depois de decorrido mais de 45 dias não é mais possível abrir disputa mas os vendedores muitas vezes te reembolsam assim mesmo.

Por isso que a hobbyking e outras lojas de fora só reembolsam o comprador em caso de encomenda extraviada quando o correio comunicar com 100% de chance de ter acontecido, e isso demora pelo menos uns 5 meses.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
rogerioeletrico
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 8:25 pm
Localização: Santos, SP
Contato:

Mensagem por rogerioeletrico »

É lamentável, mas isso é consequência dessa cultura que está se formando no nosso país, de safadeza. Tem muita gente desonesta no nosso país, infelizmente, a começar das autoridades.

Meu primo, passou uns tempos na Austrália, país colonizado inicialmente por conscritos, diga-se de passagem, e me contou que pegava uma bicicleta e ia para uma biblioteca, onde a deixava encostada sem nenhuma proteção.
Aqui, vc vai em algum lugar, deixa a sua bike presa com corrente, cabo de aço, etc, e quando volta, se bobear não encontra nem o poste.
Blá blú bla brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Já tive o constrangimento de ser, indiretamente, chamado de desonesto por um vendedor americano. Isto ocorre, em parte, pela incompetência e ineficiência do nosso correio/RF. Mas, infelizmente muitos acham isso normal e nada fazem para mudar, fazer o que? Minha conta no eBay já tem quase 10 anos, mas desde o dia que um americano FDP colocou minha honestidade em dúvida só compro com número de rastreamento. Se não receber minha compra vou até o fim do mundo pra ter meu dinheiro de volta, doa a quem doer, porque neste caso tenho como provar que não recebi o pacote. Se por acaso comprar sem rastreamento e não receber, engulo o prejuízo. É melhor do que receber o dinheiro de volta e ser taxado de ladrão. Há poucos dias foi descoberto um golpe envolvendo ladrões e funcionários dos correios brasileiro. Os ladrões clonavam cartões e efetuavam compras em lojas virtuais e os funcionários dos correios desviavam essas compras para os endereços dos ladrões. Moral da história: quem tinha o cartão clonado pedia o cancelamento da compra e era agraciado com o título de ladrão. Sim porque a encomenda constava como ENTREGUE, e pra provar que não recebeu é uma longa caminhada.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

[quote:a625a460da="Rocha10"]Já tive o constrangimento de ser, indiretamente, chamado de desonesto por um vendedor americano. Isto ocorre, em parte, pela incompetência e ineficiência do nosso correio/RF. Mas, infelizmente muitos acham isso normal e nada fazem para mudar, fazer o que? Minha conta no eBay já tem quase 10 anos, mas desde o dia que um americano FDP colocou minha honestidade em dúvida só compro com número de rastreamento. Se não receber minha compra vou até o fim do mundo pra ter meu dinheiro de volta, doa a quem doer, porque neste caso tenho como provar que não recebi o pacote. Se por acaso comprar sem rastreamento e não receber, engulo o prejuízo. É melhor do que receber o dinheiro de volta e ser taxado de ladrão. Há poucos dias foi descoberto um golpe envolvendo ladrões e funcionários dos correios brasileiro. Os ladrões clonavam cartões e efetuavam compras em lojas virtuais e os funcionários dos correios desviavam essas compras para os endereços dos ladrões. Moral da história: quem tinha o cartão clonado pedia o cancelamento da compra e era agraciado com o título de ladrão. Sim porque a encomenda constava como ENTREGUE, e pra provar que não recebeu é uma longa caminhada.[/quote:a625a460da]

Amigo, já li alguns tópicos com respostar suas FORTALECENDO as disputas no Paypal ou reclamações. Veja bem, porque assim como eu, tem muitos iniciantes que frequentam o fórum a todo momento procurando informações sobre compras fora do país... em uma de minhas compras recentes fui buscar informação sobre demoras e prazos e me deparei com um post TAMBÉM conduzindo a disputas e reclamações foi ai que abri minha primeira disputa no Paypal, o vendedor demorou no prazo comigo, mas NÃO justifica abrir uma disputa, pois, a encomenda que eu questionava estava nos correios aguardando retirada.

Foi por um comentário de "desabafo" que me fortaleceu em abrir a disputa... Então amigo com todo o respeito e não me leve a mal, mas deveria ser mais relevante e saber o que diz aqui, pois se o problema menciona no tópico é brasileiros abrindo disputa a todo momento... NÃO devemos mais fortalecer esse tipo de conduta dentro do fórum, protesto não é meter o pau nos correios nem na RF, vamos fazer diferente, ao invés de meter o pau, vamos buscar solução... nosso país é só gente reclamando e ninguém agindo, eu também não estou satisfeito com os serviços prestados, mas não é digitando aqui coisas que vão ser facilmente encontradas futuramente em pesquisa para mais um iniciante continuar fazendo errado, como vemos tanto acontecendo.

Humildemente...
Abraço
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Amigo danx, não é minha intenção aconselhar ou servir de espelho para ninguém. Com mais de dez anos de experiência em compras virtuais internacionais e com todos problemas que correios/RF me submeteram é que postei minha opinião. Já paguei por um produto, no eBay, USD145.00 e recebi uma pedrinha colorida de cristal dentro de um envelope. Já enviei mensagens ao PayPal, já dirigi mensagens à RF, já procurei a ouvidoria dos correios, já acionei os correios judicialmente etc. Meu descontentamento não se resume apenas a postar minha indignação em fóruns. E por mim esse assunto está encerrado. Eu faço como acho que devo e minha consciência mandar, os outros que façam como acharem que devem. Não se preocupe, não darei mais nenhuma sugestão aqui, nem nesse nem em outro assunto qualquer.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Boa parte dos problemas com o ebay tem a ver com o prazo de entrega e/ou a falta de rastreio da mercadoria. De qualquer forma, acho uma grande estupidez o sujeito comprar algo, pedir pelo frete mais barato e depois abrir uma disputa porque a encomenda não chegou antes dos 45 dias. Se quer receber logo, por quê não pede por Fedex/UPS?

Bom, é claro, o ebay sabe disso. Tanto que já criou um sistema terceirizado de remessa de encomendas para o exterior: http://announcements.ebay.com/2013/03/attention-sellers-global-shipping-program-to-include-8-additional-countries/ .

Não sei detalhes do sistema, ou se, ou quando isso vai ser estendido ao Brasil, mas me parece ser algo muito parecido com o sistema da Amazon: você paga o frete + impostos + despesas de despacho aduaneiro no ato da compra. Normalmente, os valores dos impostos e despesas são superestimados e eles te devolvem o que foi pago a mais quando a mercadoria for entregue. Para o vendedor, a vantagem é que a responsabilidade dele acaba quando a mercadoria é entregue à terceirizada. Para o comprador, a vantagem é ter o rastreio detalhado da mercadoria e recebe-la em casa. Mas, provavelmente, isso tudo tem um custo.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Eu já recebi email do PayPal dizendo que eu estava abrindo muito dispute mas o que acontecia é que chegava a 1 dia do prazo para abrir dispute e o produto não chegava.

Geralmente o produto chegava após abrir o dispute e então liberava o dinheiro ao vendedor. Teve vezes de receber o dinheiro do vendedor logo após abrir o dispute mas, como geralmente recebia o produto logo depois, eu fazia novamente o pagamento ao vendedor.

Pelo visto essa prática não é muito comum pelos brasileiros ....
Responder