mudança de planos: construindo cessna em p3 e depron/ voou!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3a0ad6948d="kaka diniz"][quote:3a0ad6948d="LaercioLMB"]A sua construção em acabamento está ótima, mas em alinhamento, está deixando a desejar.
As asas até podem ter uma certa incidência positiva, mas se estiver usando o perfil Clark Y, estará com muita incidência e o estabilizador está com incidência negativa, pois deveria estar alinhado a linha de centro da fuselagem, não necessariamente na linha de centro, mas paralelo a ela.
Como eu já disse outras vezes, acabamento é ótimo em um aeromodelo e diminui muito o arrasto, mas não é a beleza quem faz um aeromodelo voar e sim a harmonia no quesito construção.[/quote:3a0ad6948d]

fala Laércio, pois é notei isto também, tentei até amenizar o problema na hora da colagem do estabilizador. Este me parece ser um problema desta planta, pois vi um comentário parecido em outro tópico que utiliza esta planta. esta planta é a HELLFLY só que modifiquei para o P3 ao invés do depron, para poder dar um melhor acabamento. espero que dê jeito to só no aguardo de um esc novo e um bec para o esc de 40a que comprei.[/quote:3a0ad6948d]

Sinto muito dizer, mas se já havia visto o erro e principalmente comentários sobre o erro, deveria ter deixado a planta de lado e optado por outra bem melhor que tem aqui mesmo no e-voo, que pode perfeitamente ser feita em isopor ao invés de balsa, bastando ignorar as cavernas e optar somente pelas laterais como base da fuselagem.
Não digo que seu aeromodelo não vá voar, pois irá sim, mas poderia ter um voo bem melhor se não tivesse tantos problemas, pois pelo pouco que vi, está usando o perfil CSS e não o Clark Y e isso já ajuda a diminuir a incidência positiva das asas, mas se está mesmo usando o perfil Clark Y, terá muita incidência positiva e isso além de gerar mais arrasto, terá perda de sustentação das asas, pois a incidência positiva só eficiente até uma determinada angulação, acima disso, ao invés de ajudar, prejudica.
Procure sempre se ater a pequenos detalhes, pois serão esses pequenos detalhes a diferença de um ótimo voo para um voo cheio de tendências.
Só para você ter uma idéia, o estabilizador estando em uma direção de alinhamento e as asas estando em outra direção de alinhamento, quando o aeromodelo estiver voando, o estabilizador irá cumprir com a função dele, que é de estabilizar a cauda (não é calda) do aeromodelo para que este voe em linha reta. Ao inclinar o estabilizador, seja para cima ou para baixo, este irá se estabilizar em sua linha de centro, fazendo com que a cauda do aeromodelo suba ou desça, dependendo de qual é a incidência do estabilizador, positiva ou negativa.
Ao fazer isso, subir ou descer a cauda, irá afetar na incidência das asas, fazendo-as ficarem com incidência positiva ou negativa e no seu caso, como o estabilizador irá fazer a cauda descer, irá aumentar muito a incidência positiva das asas e exigirá mais motor para manter o aeromodelo voando e a razão de planeio dele irá cair muito, já que a incidência positiva elevada, irá atuar como freio.
São simples detalhes que embora muitos tentem ignorar, fazem muita diferença no voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

[quote:6439528cac="LaercioLMB"][quote:6439528cac="kaka diniz"][quote:6439528cac="LaercioLMB"]A sua construção em acabamento está ótima, mas em alinhamento, está deixando a desejar.
As asas até podem ter uma certa incidência positiva, mas se estiver usando o perfil Clark Y, estará com muita incidência e o estabilizador está com incidência negativa, pois deveria estar alinhado a linha de centro da fuselagem, não necessariamente na linha de centro, mas paralelo a ela.
Como eu já disse outras vezes, acabamento é ótimo em um aeromodelo e diminui muito o arrasto, mas não é a beleza quem faz um aeromodelo voar e sim a harmonia no quesito construção.[/quote:6439528cac]

fala Laércio, pois é notei isto também, tentei até amenizar o problema na hora da colagem do estabilizador. Este me parece ser um problema desta planta, pois vi um comentário parecido em outro tópico que utiliza esta planta. esta planta é a HELLFLY só que modifiquei para o P3 ao invés do depron, para poder dar um melhor acabamento. espero que dê jeito to só no aguardo de um esc novo e um bec para o esc de 40a que comprei.[/quote:6439528cac]

Sinto muito dizer, mas se já havia visto o erro e principalmente comentários sobre o erro, deveria ter deixado a planta de lado e optado por outra bem melhor que tem aqui mesmo no e-voo, que pode perfeitamente ser feita em isopor ao invés de balsa, bastando ignorar as cavernas e optar somente pelas laterais como base da fuselagem.
Não digo que seu aeromodelo não vá voar, pois irá sim, mas poderia ter um voo bem melhor se não tivesse tantos problemas, pois pelo pouco que vi, está usando o perfil CSS e não o Clark Y e isso já ajuda a diminuir a incidência positiva das asas, mas se está mesmo usando o perfil Clark Y, terá muita incidência positiva e isso além de gerar mais arrasto, terá perda de sustentação das asas, pois a incidência positiva só eficiente até uma determinada angulação, acima disso, ao invés de ajudar, prejudica.
Procure sempre se ater a pequenos detalhes, pois serão esses pequenos detalhes a diferença de um ótimo voo para um voo cheio de tendências.
Só para você ter uma idéia, o estabilizador estando em uma direção de alinhamento e as asas estando em outra direção de alinhamento, quando o aeromodelo estiver voando, o estabilizador irá cumprir com a função dele, que é de estabilizar a cauda (não é calda) do aeromodelo para que este voe em linha reta. Ao inclinar o estabilizador, seja para cima ou para baixo, este irá se estabilizar em sua linha de centro, fazendo com que a cauda do aeromodelo suba ou desça, dependendo de qual é a incidência do estabilizador, positiva ou negativa.
Ao fazer isso, subir ou descer a cauda, irá afetar na incidência das asas, fazendo-as ficarem com incidência positiva ou negativa e no seu caso, como o estabilizador irá fazer a cauda descer, irá aumentar muito a incidência positiva das asas e exigirá mais motor para manter o aeromodelo voando e a razão de planeio dele irá cair muito, já que a incidência positiva elevada, irá atuar como freio.
São simples detalhes que embora muitos tentem ignorar, fazem muita diferença no voo.[/quote:6439528cac]

fala Laércio, quando vi estes comentários que te falei já tinha até entelado o bichinho. sei que deveria ter me atentado para isto mesmo assim, mas como te falei na colagem dei uma corrigida acho que deu uma melhorada vou tirar mais fotos para que veja. a uma pergunta meu motor é um 3530/14 1100kv 350w se não me engano, tenho um esc de 40a com bec esterno e um de 30a com bec interno, baterias 3s 2200 20c, o modelo está com 101 por 76 pois quando imprimir saiu nesta dimensões acho que meu pdf estava desatualizado mas fiz os cálculos está dentro do aceitável, haaa e hoje pesei-o pela primeira vez, e incrível o modelo já está com o motor fixado e está pesando apenas 200g acho que ta bom. bom mas a questão é qual hélice usar eu tenho um 9x5hd e duas 9x6 apc inclusive comprei estas apc's depois de ler um comentários seu em um tópico deses. obrigado pelas dicas até mais.
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

fala galera venho dizer que o aero voo que foi uma beleza tive problema com alguns pousos mas nada de grave quebrei duas hélices, e reconstruí o nariz 3 vezes mas estamos na luta tentei gravar um video no ultimo voo para postar aqui mas ai veio o pior o motor sacou da fuselagem consegui traze-lo para o chão mas vou ter que refazer o nariz novamente. o voo foi na praia perto de casa as 6e 30 da matina quase nada de vento por ser uma praia que fica entre duas formações que funcionam de quebravento vou postar para a apreciação de todos mas detalhes nas proximas postagens abraços

[yt]DW4Jc7bA3fQ[/yt]
Avatar do usuário
verme
membro
Mensagens: 501
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 1:08 pm
Localização: Ponte Nova, Minas Gerais (15)
Contato:

Mensagem por verme »

Parabéns pelo voo, nossa o motor se soltou :shock:...
Você ira ter dificudade com os comando do geito que estão, ele estar com muito comando e ainda sem diedro para piorar, mais não se preocupe a meta é melhorar em cada voo :D
Mas Diminua estes comandos...
Olhe esse video e veja o tanto de comando precisa para voar numa boa.
[yt]l2bFEXFehFw[/yt]
Abs
Julierme
(Julierme Lopes ) Velocidade é vida, a altitude é segurança de vida. Ninguém até hoje colidiu com o céu.
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

[quote:465012dd48="verme"]Parabéns pelo voo, nossa o motor se soltou :shock:...
Você ira ter dificudade com os comando do geito que estão, ele estar com muito comando e ainda sem diedro para piorar, mais não se preocupe a meta é melhorar em cada voo :D
Mas Diminua estes comandos...
Olhe esse video e veja o tanto de comando precisa para voar numa boa.
[yt]l2bFEXFehFw[/yt]
Abs
Julierme[/quote:465012dd48]

realmente "verme" tá com muito comando, mas to controlando ele bem só to precisando usar mais o leme to muito viciado no aileron. outra coisa o aero ficou muito veloz bom porque já to na cola de um tucano aqui.
abraços e muito obrigado
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

novo video depois de alguns voos

Mensagem por kaka diniz »

novo vídeo
[yt]M73zYh9ITvA[/yt]


uma de colagem desastrada o pouso também. mas é só pra sentir como ta o aero já to arriscando umas manobras com ele. abraço
Responder