Configuração multiwii pro flight controller w/mtk gps module

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
joaomendess
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 10:19 pm
Localização: portugal

Mensagem por joaomendess »

Atenção pessoal, aqui vai uma dica , é o seguinte e já me aconteceu varias vezes, quando o quad sofre uma queda ou um movimento mais brusco, a placa fica desconfigurada, eu pensava que já o tinha mandado para o lixo, mas depois com aquela folha da programação com o radio, tudo voltou ao normal, atenção quando ele vai ao chão um pouco mais duro, verifiquem sempre a calibração do acro gyro, stable acc, mag e trim acc, abraços
(NB: uma vez ficou assim só de ficar preso numa arvore)
joaomendess
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 10:19 pm
Localização: portugal

Mensagem por joaomendess »

é isso ai amigo fernando, era meu filho....rsrsrsrsrsrsrsrs, realmente não esta muito mal, mas uma coisa, quando ele desce, ele fica balançando um pouco, sabes onde devo mexer? e outra coisa na calibração do mag eles dizem para se rodar o heli nos três eixos, mas como é?, já tentei ver mas faço confusão..rsrsrsrs, tem por ai algum vídeo que me possa iluminar minhas ideias...hem ?, tenho mesmo que afinar os outros modos, e ai então postar para todo o pessoal, abraço
(este pedido é extensivo a todos os colegas)
vrodrigues
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Abr 10, 2013 10:14 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por vrodrigues »

[quote:4d8328e503="hsantospb"]vrodrigues,
Somente reforçando o que o fernandogalha falou, tá muito parecido problema de calibração de ESC.
Sempre que meus motores começam a perceber esse tipo de problema resolvo calibrando todos os ESCs juntos na placa.
Se você ainda não tiver calibrado individualmente (direto no RX) deve fazer isso primeiro.
Para calibrar tudo junto na placa, se você não lembra ou nunca fez é o seguinte:
- Usando Multiwii
Edite o config.h e retire o comentário de #define ESC_CALIB_CANNOT_FLY.
Em seguida faça o upload para a placa, você vai ouvir os bipes dos ESCs.
Depois, faça o upload para a placa do código novamente, dessa vez comentando o //#define ESC_CALIB_CANNOT_FLY

- Usando Megapirate (funciona dessa forma comigo):
Considerando que você já está com o Megapirate instalado na placa, ligue o rádio com o stick do throttle todo para cima.
Em seguida ligue a bateria de alimentação da placa.
Caso não aconteça nada, desligue a bateria e em seguida ligue novamente.
Voce vai ouvir os bipes dos ESCs.
Desligue a alimentação da placa, baixe o stick do throttle para o mínimo.

Pronto, uma vez feita a calibração, arme, dê pouco throttle e veja se mesmo com o mínimo os motores inicializam na mesma hora.

Espero ter contribuido um pouco.

Abraço.


[quote:4d8328e503="fernandogalha"]vrodrigues,
Seja bem vindo ao topico!
Os ESC's, sao provavelmente as configuracoes que estao diferentes ! Voce tem configura-los um por um e depois todos juntos instalados na placa. Se nao resolver, pode ser que eles estejam com problema, ai nao tem solucao. Tem que trocar (os 4 tem que ser iguais). Nao importa MultiWii ou Mega Pirata tem que fazer esta configuracao, alem das com os sticks.
Abc,[/quote:4d8328e503][/quote:4d8328e503]


hsantospb, fernandogalha, joãomendess

Contribuiçoes imensas e valiosas, logo que tiver um tempinho irei aplicá-las.

Sucessos a todos....
hsantospb
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Mai 21, 2013 11:19 am
Localização: João Pessoa - PB

Mensagem por hsantospb »

Senhores,
Hoje recebi meu novo GPS e meu módulo bluetooth.
Pois bem, fiz o upload do multiwii para testar estes novos brinquedinhos, que funcionaram direito, mas me deparei com um problema antigo que não tem nada a ver com eles: Os motores descontrolados.
Fernando me deu uma dica uma vez, mas não funcionou.
As hélices estão balanceadas, o frame firme, os escs calibrados, mas os motores continuam disparando de forma desproporcional sempre que uso o Multiwii, independente dos valores de PID que eu configurar.
Vejam o vídeo para entenderem o que ocorre: https://www.youtube.com/watch?v=MnNdkILEcC8

Alguém tem mais alguma suspeita do que pode ser ? Com Megapirate nada disso acontece.

Agradeço.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

hsantospb,
Voce colocou o video privado, nao quer que a gente veja rsrsrrs!
hsantospb
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Mai 21, 2013 11:19 am
Localização: João Pessoa - PB

Mensagem por hsantospb »

rsrsrsrs, Fernando.
Utilizei o smartphone da minha esposa para filmar o meu smartphone em ação com o software de configuração, acabei mandando para o youtube da esposa como privado, mas acho que agora está público.
Dá uma checada novamente por favor.

[quote:ed1e79bbf3="fernandogalha"]hsantospb,
Voce colocou o video privado, nao quer que a gente veja rsrsrrs![/quote:ed1e79bbf3]
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Daí gurizada. Chegou ontem minha controladora e o kit do X230 e já fui noite adentro montando tudo pra chegar na hora de me ver frente a frente com a MultiWii PRO.

Primeiro deixem me dizer que optei pela MultiWii em detrimento da MP. Não tenho interesse imediato em waypoints, portanto optei pela simplicidade.

Bom. Já li bastante coisa (não tudo, claro), baixei os softwares, instalei drivers, tô com WinGUI 2.2, MultiWii 2.2 e o cliente Arduino instalados.

Já abri os fontes, defini o que o tutorial do RCGroups indicado na página 2 deste tópico manda definir. Compilei e fiz upload.

Uma coisa que não consegui é fazer isso com o GPS linkado a satélites pois meu computador fica dentro de casa e meu notebook tá com minha noiva. Talvez por isso quando fiz o upload do código pra dentro da placa no final deu uma mensagenzinha de erro. Depois eu posto aqui a mensagem.

De qq forma, fiz as ligações dos cabos todos, coloquei o receptor, e via WinGUI aparece na tela quando dou comandos.

Apesar disso não consegui armar os motores. Ficam piscando alternadamente os leds 1 e 2 e nada acontece.

E por último, alguém pode me confirmar o procedimento pra armar os motores? No manualzinho é o único que tem 2 figuras. Eu tenho que fazer uma sequencia de comandos pra armar?
Anexos
3.jpg
3.jpg (38.57 KiB) Exibido 149 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Bom pessoal aqui esta mais um video com a parte teorica de como configurar a sua placa. Eu procurei colocar as informacoes que servirao tanto para o Multiwii como o mega pirata. Bom divertimento a todos.
https://www.youtube.com/watch?v=6zWt3pFlfvw
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Bom, como não tive respostas segui lendo e encontrei algo que talvez esteja perdido em alguma página deste tópico ou seja estupidamente óbvio para ser mencionado.

Sem calibrar o acelerômetro ele não arma os motores.

Bom, agora sim. Sigo para a próxima etapa que é a verificação do sentido de rotação dos motores e o ajuste de PID.
hsantospb
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Mai 21, 2013 11:19 am
Localização: João Pessoa - PB

Mensagem por hsantospb »

Rafael,
Faz pouco tempo que tive problema de armar motores utilizando multiwii e setei isso com o AUX1, simplesmente não armava com as posições dos sticks conforme os manuais instruíam (stick esquerdo puxado totalmente para o canto inferior direito).
Daí configurei para a chave auxiliar 1 com a opção ARM, e o modo de voo ANGLE.

Uma sugestão, se for sua primeira experiência em quadricóptero, te aconselho a não montar com câmera conforme a foto mostra, você corre o risco de perdê-la numa queda, é preferível que primeiro configure tudo, faça os testes de vôo e quando tiver certeza que seu quad está bem estabilizado, você põe a câmera e volta para os testes.

Abraço.

[quote:558d6811e4="Rafael Ritter"]Bom, como não tive respostas segui lendo e encontrei algo que talvez esteja perdido em alguma página deste tópico ou seja estupidamente óbvio para ser mencionado.

Sem calibrar o acelerômetro ele não arma os motores.

Bom, agora sim. Sigo para a próxima etapa que é a verificação do sentido de rotação dos motores e o ajuste de PID.[/quote:558d6811e4]
Responder