Alguem sabe quantos graus o profundo de um aeromodelo faz?
Alguem sabe quantos graus o profundo de um aeromodelo faz?
Ola galera eu queria ver se alguém sabe quantos graus o profundor de um aeromodelo faz. Obrigado! o servo é um Micro Servo Turnigy 9g. Obrigado!
- caveira2110
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- LaercioLMB
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[quote:b5c3b71b78="LaercioLMB"]O correto é 15° para cima e 15° para baixo, leme também é 15° para cada lado e ailerons é 20° para cada lado.
Comandos em excesso pode fazer o aeromodelo perder velocidade mais rápido ao invés de ajudar.[/quote:b5c3b71b78]
Obrigado. é que o máximo que o leme e o profundo fazem aqui é 30 graus ai tenho medo que na hora de montado passe disso.
Comandos em excesso pode fazer o aeromodelo perder velocidade mais rápido ao invés de ajudar.[/quote:b5c3b71b78]
Obrigado. é que o máximo que o leme e o profundo fazem aqui é 30 graus ai tenho medo que na hora de montado passe disso.
- marcelo-aero
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- Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
- Localização: Jaraguá do Sul - SC
Mano a pergunta é muito geral, se vc quiser voar com um modelo treinador é aconselhável vc regular a deflexão das superfícies conforme o Laercio descreveu.
Agora quando falamos de modelos acrobaticos (vamos citar aqui os shockflyers que usam o mesmo servo que vc vai usar), não é atípico ver modelos assim com mais de 45° de deflexão.
Entao, tudo dependo do proposito.
Agora quando falamos de modelos acrobaticos (vamos citar aqui os shockflyers que usam o mesmo servo que vc vai usar), não é atípico ver modelos assim com mais de 45° de deflexão.
Entao, tudo dependo do proposito.
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:eb5f796bb6="marcelo-aero"]Mano a pergunta é muito geral, se vc quiser voar com um modelo treinador é aconselhável vc regular a deflexão das superfícies conforme o Laercio descreveu.
Agora quando falamos de modelos acrobaticos (vamos citar aqui os shockflyers que usam o mesmo servo que vc vai usar), não é atípico ver modelos assim com mais de 45° de deflexão.
Entao, tudo dependo do proposito.[/quote:eb5f796bb6]
Tenha em mente uma coisa, as superfícies de comando de um shoflyer ou até mesmo um acrobático, são muito maiores do que as de um treinador, sendo assim, os 20° de aileron de um treinador que geralmente tem 2cm de comprimento, são menos eficientes do que 20° em 4 ou 5 centímetros de comprimento de um aeromodelo acrobático de mesmas proporções.
A ilusão de óptica nos engana muito ao ver uma deflexão em uma pequena área e a mesma deflexão em uma área bem maior.
Se você colocar 30° no profundor de um Extra 300, terá uma deflexão muito grande e o que era para ser um comando rápido, passa a ser um arrasto muito grande, o que ao invés de ajudar, atrapalha.
Tenho visto muitas configurações de aeromodelos feitos por aeromodelistas experientes e a variação de angulação dos comandos varia em 2° para mais ou para menos do que eu havia mencionado antes.
Os diversos furos que existem nos horns e nos braços dos servos, são somente para chegarmos a um melhor desempenho em força e resposta de comando e colocar o pushroad no furo mais longe do centro do braço do servo e mais perto da base do horn, nos aumentará muito a amplitude de movimento do comando, mas diminuirá muito a força do servo, pois o esforço para ele mover a mesma superfície, será bem maior. é o princípio da alavanca atuando nessa etapa.
Depois dizem que em aeromodelismo não existe a física. Existe a física, a química (baterias e misturas de combustíveis) e principalmente a matemática.
Agora quando falamos de modelos acrobaticos (vamos citar aqui os shockflyers que usam o mesmo servo que vc vai usar), não é atípico ver modelos assim com mais de 45° de deflexão.
Entao, tudo dependo do proposito.[/quote:eb5f796bb6]
Tenha em mente uma coisa, as superfícies de comando de um shoflyer ou até mesmo um acrobático, são muito maiores do que as de um treinador, sendo assim, os 20° de aileron de um treinador que geralmente tem 2cm de comprimento, são menos eficientes do que 20° em 4 ou 5 centímetros de comprimento de um aeromodelo acrobático de mesmas proporções.
A ilusão de óptica nos engana muito ao ver uma deflexão em uma pequena área e a mesma deflexão em uma área bem maior.
Se você colocar 30° no profundor de um Extra 300, terá uma deflexão muito grande e o que era para ser um comando rápido, passa a ser um arrasto muito grande, o que ao invés de ajudar, atrapalha.
Tenho visto muitas configurações de aeromodelos feitos por aeromodelistas experientes e a variação de angulação dos comandos varia em 2° para mais ou para menos do que eu havia mencionado antes.
Os diversos furos que existem nos horns e nos braços dos servos, são somente para chegarmos a um melhor desempenho em força e resposta de comando e colocar o pushroad no furo mais longe do centro do braço do servo e mais perto da base do horn, nos aumentará muito a amplitude de movimento do comando, mas diminuirá muito a força do servo, pois o esforço para ele mover a mesma superfície, será bem maior. é o princípio da alavanca atuando nessa etapa.
Depois dizem que em aeromodelismo não existe a física. Existe a física, a química (baterias e misturas de combustíveis) e principalmente a matemática.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.