Cessna 182 - hellfly de poliondas modificado - vídeo
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Cessna 182 - hellfly de poliondas modificado - vídeo
[b:5340d06594]Olá pessoal! [/b:5340d06594]
Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182 de poliondas, não tem depron aki na minha cidade.
Estou me baseando na planta da Hobbie Brasil, só modifiquei o angulo de incidência da asa, para diminuir o arrasto, depois de estudar um pouco notei que na planta o angulo esta demasiadamente positivo.
[b:5340d06594]Modificações ao longo da construção: [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]1° [/b:5340d06594]fiz a asa com diedro de 3° cada semi asa:
Vantagens:
Facilita aos iniciantes porque mantem o aero com maior estabilidade, o piloto se preocupa menos em manter ao aero nivelado;
[b:5340d06594]2° [/b:5340d06594]diminui o angulo de incidência da asa, deixei a linha que passa pelo intradorso da asa paralela a linha de direção de voo, deixando o angulo de incidência perto de 3° (perfil clark y).
Vantagens: Diminui o arrasto do aerodinâmico, ja que o nariz do aero não vai mais ficar subindo por consequência o profundor picado, deixando o voo mais reto possível.
[b:5340d06594]3°[/b:5340d06594] alinhei o profundor paralelamente a linha da direção do voo, o que me deixou um angulo de decalagem também de aproximadamente 3 graus. Angulo apropriado para treinadores.
Vantagens:
Diminui o arrasto, porque foi diminuído a área que corta o ar, para que o aero mantenha maior velocidade mesmo quando tiramos o motor evitando um possível stoll por perda de velocidade.
[b:5340d06594]4° [/b:5340d06594]foi aumentada a corda da asa.
Aumentei a corda para diminuir a carga alar, já que o aero foi feito em poliondas não sabia o certo o seu peso, estimei entre 800 e 900gr.
Vantagens:
manter o aero com características de treinador elétrico,
[b:5340d06594]5°[/b:5340d06594] como vi relatos que os aeros desta planta puxam para esquerda, provavelmente devido ao torque, deixei o motor com uma leve angulação (usei uma aruela bem fina), para a direita e tambem para baixo, oS chamadoS Right trhust e Down thrust, respectivamente. (ainda ficou puxando um pouco p/ esquerda)
Vantagens:
correção do torque devido ao giro do motor!
As modificações feitas por mim foram essas! Para mim ficou legal, cada um deve adaptar ao seu perfil de voo e tipo de região, por ex fiz o aero em poliondas pq aqui em minha cidade não existe depron alem dos ventos moderados, um aero leve fica difícil de controlar a pastinha foi ótimo e mt mas mt resistente mesmo!
[b:5340d06594]Detelhes:[/b:5340d06594]
envergadura: 120mm
corda: 21 cm com ailerons de 35mm
comprimento: 800mm
peso:???? (estimado de 850g), [color=red:5340d06594][b:5340d06594]Peso final pronto para voar: 760gr[/b:5340d06594][/color:5340d06594] :D
diedro: 3° cada semi asa
[b:5340d06594][color=red:5340d06594]Só um detalhe a POLIONDAS retirei da parte de trás de um refrigerador![/color:5340d06594] [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]Aki vão algumas fotos.[/b:5340d06594][b:5340d06594]
Editei para colocar o peso!!! Ficou mt próximo ao peso do mesmo aero em depron como esperado, só que mt mais resistente!! :D :D :D :D :D[/b:5340d06594]
Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182 de poliondas, não tem depron aki na minha cidade.
Estou me baseando na planta da Hobbie Brasil, só modifiquei o angulo de incidência da asa, para diminuir o arrasto, depois de estudar um pouco notei que na planta o angulo esta demasiadamente positivo.
[b:5340d06594]Modificações ao longo da construção: [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]1° [/b:5340d06594]fiz a asa com diedro de 3° cada semi asa:
Vantagens:
Facilita aos iniciantes porque mantem o aero com maior estabilidade, o piloto se preocupa menos em manter ao aero nivelado;
[b:5340d06594]2° [/b:5340d06594]diminui o angulo de incidência da asa, deixei a linha que passa pelo intradorso da asa paralela a linha de direção de voo, deixando o angulo de incidência perto de 3° (perfil clark y).
Vantagens: Diminui o arrasto do aerodinâmico, ja que o nariz do aero não vai mais ficar subindo por consequência o profundor picado, deixando o voo mais reto possível.
[b:5340d06594]3°[/b:5340d06594] alinhei o profundor paralelamente a linha da direção do voo, o que me deixou um angulo de decalagem também de aproximadamente 3 graus. Angulo apropriado para treinadores.
Vantagens:
Diminui o arrasto, porque foi diminuído a área que corta o ar, para que o aero mantenha maior velocidade mesmo quando tiramos o motor evitando um possível stoll por perda de velocidade.
[b:5340d06594]4° [/b:5340d06594]foi aumentada a corda da asa.
Aumentei a corda para diminuir a carga alar, já que o aero foi feito em poliondas não sabia o certo o seu peso, estimei entre 800 e 900gr.
Vantagens:
manter o aero com características de treinador elétrico,
[b:5340d06594]5°[/b:5340d06594] como vi relatos que os aeros desta planta puxam para esquerda, provavelmente devido ao torque, deixei o motor com uma leve angulação (usei uma aruela bem fina), para a direita e tambem para baixo, oS chamadoS Right trhust e Down thrust, respectivamente. (ainda ficou puxando um pouco p/ esquerda)
Vantagens:
correção do torque devido ao giro do motor!
As modificações feitas por mim foram essas! Para mim ficou legal, cada um deve adaptar ao seu perfil de voo e tipo de região, por ex fiz o aero em poliondas pq aqui em minha cidade não existe depron alem dos ventos moderados, um aero leve fica difícil de controlar a pastinha foi ótimo e mt mas mt resistente mesmo!
[b:5340d06594]Detelhes:[/b:5340d06594]
envergadura: 120mm
corda: 21 cm com ailerons de 35mm
comprimento: 800mm
peso:???? (estimado de 850g), [color=red:5340d06594][b:5340d06594]Peso final pronto para voar: 760gr[/b:5340d06594][/color:5340d06594] :D
diedro: 3° cada semi asa
[b:5340d06594][color=red:5340d06594]Só um detalhe a POLIONDAS retirei da parte de trás de um refrigerador![/color:5340d06594] [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]Aki vão algumas fotos.[/b:5340d06594][b:5340d06594]
Editei para colocar o peso!!! Ficou mt próximo ao peso do mesmo aero em depron como esperado, só que mt mais resistente!! :D :D :D :D :D[/b:5340d06594]
- Anexos
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- foto do aeromodelo pronto para voar!
- P19-09-13_08.04.jpg (25.07 KiB) Exibido 8255 vezes
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- polionda recortada da traseira de um refrigerador!
- P03-09-13_18.43.jpg (24.02 KiB) Exibido 9212 vezes
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mais uma
- Anexos
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- ja recortadas as laterais
- P03-09-13_19.10.jpg (30.37 KiB) Exibido 9161 vezes
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- estabilizador vertical
- P03-09-13_19.32.jpg (31.24 KiB) Exibido 9161 vezes
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- estabilizador horizontal
- P03-09-13_19.47.jpg (22.87 KiB) Exibido 9161 vezes
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- P03-09-13_21.08.jpg (29.6 KiB) Exibido 9161 vezes
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- P04-09-13_07.47.jpg (32.45 KiB) Exibido 9161 vezes
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- P04-09-13_07.47[1].jpg (33.45 KiB) Exibido 9161 vezes
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mais fotos!!
- Anexos
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- detalhe do encaixe para parede de fogo.
- P05-09-13_22.29.jpg (28.35 KiB) Exibido 9147 vezes
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- P05-09-13_07.29[1].jpg (25.11 KiB) Exibido 9147 vezes
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- reforços do nariz
- P05-09-13_07.29.jpg (24.54 KiB) Exibido 9147 vezes
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- hehehe, a polionda ainda esta com esquema elétrico do refrigerador!
- P04-09-13_21.26[1].jpg (33.41 KiB) Exibido 9147 vezes
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- P04-09-13_21.26.jpg (30.01 KiB) Exibido 9147 vezes
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mais!!!
- Anexos
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- colando a parte dianteira
- P05-09-13_22.57[2].jpg (28.93 KiB) Exibido 9143 vezes
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- esperando da um tempo na cascola, para unir as partes
- P05-09-13_22.47[2].jpg (28.7 KiB) Exibido 9143 vezes
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- mesa de servos sera de isopor p3, pedaço da embalagem de eletrodomestico
- P05-09-13_22.30.jpg (25.2 KiB) Exibido 9143 vezes
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- detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem , lateral uma vareta em cada lateral.
- P06-09-13_20.12.jpg (37.97 KiB) Exibido 9143 vezes
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- detalhe da vareta de vibra de vidro por dentro da fuselagem, parte de baixo, coloquei 2 varetas.
- P06-09-13_20.12[1].jpg (23.15 KiB) Exibido 9143 vezes
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mais fotos!!!!
- Anexos
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- P10-09-13_21.18.jpg (31.26 KiB) Exibido 9139 vezes
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- P10-09-13_19.43[2].jpg (28.13 KiB) Exibido 9139 vezes
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- entelagem com papel contact, so para deixar com uma cor melhor, esse papel é bem leve!
- P10-09-13_19.43[1].jpg (36.38 KiB) Exibido 9139 vezes
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- aki ja esta montado
- P06-09-13_21.20[2].jpg (29.67 KiB) Exibido 9139 vezes
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- colando o para-brisa, que servira de reforço, para prender a asa
- P06-09-13_21.20.jpg (32.81 KiB) Exibido 9139 vezes
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- resolvi usar para prender a frente alem da cola esses parafusos, ja que o local é bastante critico, para colagem já que tem que se curvar a polionda.
- P06-09-13_20.10.jpg (30.28 KiB) Exibido 9139 vezes
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- membro
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outras!!!
- Anexos
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- P10-09-13_21.19[2].jpg (35.62 KiB) Exibido 9138 vezes
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- P10-09-13_21.19[1].jpg (33.05 KiB) Exibido 9138 vezes
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- P10-09-13_21.19.jpg (33.48 KiB) Exibido 9138 vezes
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- aki ja todo entelado!
- P10-09-13_21.18[1].jpg (31.2 KiB) Exibido 9138 vezes
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- detalhe de como ficara o motor e a parede de fogo!
- P06-09-13_20.49[1].jpg (34.53 KiB) Exibido 9138 vezes
- Alex- Recife
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- Localização: Recife-PE.
[quote:77f8e46103="ELVIS2314"]Por enquanto é isso, peço que comentem e deixem sugestões! Assim que adiantar mais vou postando fotos![/quote:77f8e46103]Só uma dica, quando fizer a asa, faça ela maior que a proporção dos 75% em relação a fuselagem, para compensar a carga ala...que vai ficar um pouquinho fora da tolerância para treinador, por conta do material que está sendo usado. Para você fazer, sabendo o que está fazendo, vá no Rccalc e vá mexendo e simulando com tamanhos de asa diferente até chegar a um meio termo.
- bemorcelli
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[quote:d01312061d="Alex- Recife"][quote:d01312061d="ELVIS2314"]Por enquanto é isso, peço que comentem e deixem sugestões! Assim que adiantar mais vou postando fotos![/quote:d01312061d]Só uma dica, quando fizer a asa, faça ela maior que a proporção dos 75% em relação a fuselagem, para compensar a carga ala...que vai ficar um pouquinho fora da tolerância para treinador, por conta do material que está sendo usado. Para você fazer, sabendo o que está fazendo, vá no Rccalc e vá mexendo e simulando com tamanhos de asa diferente até chegar a um meio termo.[/quote:d01312061d]
Olá Alex! pois eh vejo mt gente dizendo que a polionda e mt pesada e tal, mas vi uma imagem aki mesmo no forum que compara uma placa de depron com a polionda, não sei quanto a veracidade mas, ja vi aki mesmo pessoas que conseguem contruir aeros de 1 m de asa com apenas 450 g, com eletronica [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=80036&postdays=&postorder=asc&start=0[/url] , bem proximo do peso de um aero de deprom mas enfim, muito obrigado pela dica e quando terminar a lincagem vou pesar, para ter uma ideia, valew, abração!!
Olá Alex! pois eh vejo mt gente dizendo que a polionda e mt pesada e tal, mas vi uma imagem aki mesmo no forum que compara uma placa de depron com a polionda, não sei quanto a veracidade mas, ja vi aki mesmo pessoas que conseguem contruir aeros de 1 m de asa com apenas 450 g, com eletronica [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=80036&postdays=&postorder=asc&start=0[/url] , bem proximo do peso de um aero de deprom mas enfim, muito obrigado pela dica e quando terminar a lincagem vou pesar, para ter uma ideia, valew, abração!!
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- depron vs polionda.jpg (28.91 KiB) Exibido 8996 vezes