Restaurando uma obra prima do Omar
- Omar Grassetti
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Marco Antonio,
Reparar modelos é uma das coisas que mais me agrada no aeromodelismo. Na minha opinião, um bom modelo deve ter a vida mais longa possivel. Eu particularmente adoro modelos vividos. Cada marca de reparo reflete o quanto o modelo já voou e conta um pouco de sua história.
Fico feliz de ver que você está tratando esse modelo com tanto carinho e que ele já lhe tenha dado tantas horas de satisfação.
Parabéns pelo belo trabalho de restauração! Muito boa também a dica de como retirar entelagem antiga.
Devo ter guardado em algum lugar uma planta incompleta desse modelo. Vou dar uma busca.
Reparar modelos é uma das coisas que mais me agrada no aeromodelismo. Na minha opinião, um bom modelo deve ter a vida mais longa possivel. Eu particularmente adoro modelos vividos. Cada marca de reparo reflete o quanto o modelo já voou e conta um pouco de sua história.
Fico feliz de ver que você está tratando esse modelo com tanto carinho e que ele já lhe tenha dado tantas horas de satisfação.
Parabéns pelo belo trabalho de restauração! Muito boa também a dica de como retirar entelagem antiga.
Devo ter guardado em algum lugar uma planta incompleta desse modelo. Vou dar uma busca.
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[quote:0c6dfbfcbb="Marco Antonio"][quote:0c6dfbfcbb="felipe_curvello"]Marco, e o CG? Onde fica? ;)[/quote:0c6dfbfcbb]
Está a aprox. 50% do bordo de ataque.[/quote:0c6dfbfcbb]
Obrigado!
Por acaso, estaria à 50% do bordo de fuga, também?! :lol: :lol:
Vou publicar aqui o que confessei para o Omar por e-mail: quando via a foto dele com você, Marco, num dos Pamas passados, me apaixonei. Nem sabia que era design do Omar.
Isso aconteceu comigo em relação ao Piccolo, também.
Definitivamente, o Omar é um mestre a ser seguido!!! E isso não é bajulação nenhuma! Só quem já foi orientado e aprendeu tando com ele (ainda que "por correspondência") sabe do que estou falando.
Korda, Lanzo, e Cia que nada!!! Viva o GRASSETTI!!!
Está a aprox. 50% do bordo de ataque.[/quote:0c6dfbfcbb]
Obrigado!
Por acaso, estaria à 50% do bordo de fuga, também?! :lol: :lol:
Vou publicar aqui o que confessei para o Omar por e-mail: quando via a foto dele com você, Marco, num dos Pamas passados, me apaixonei. Nem sabia que era design do Omar.
Isso aconteceu comigo em relação ao Piccolo, também.
Definitivamente, o Omar é um mestre a ser seguido!!! E isso não é bajulação nenhuma! Só quem já foi orientado e aprendeu tando com ele (ainda que "por correspondência") sabe do que estou falando.
Korda, Lanzo, e Cia que nada!!! Viva o GRASSETTI!!!
- Luis_Claudio
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Lindo modelo Marco, e o legal: com história para contar!
O Omar foi uma das pessoas deste fórum que me ensinou o processo de entelagem com papel de seda e a dopagem, porcentagem do óleo de rícino, thinner e por aí vai. Isso tudo com muita paciência. O resultado fou um Starlite que está em ótimas condições até hoje, com vôo lento, leve, apenas 143gr
Marco, se me permite, posto aqui umas fotos dele:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24101&postdays=&postorder=asc&start=25
Abraços a todos e um Feliz 2009!
O Omar foi uma das pessoas deste fórum que me ensinou o processo de entelagem com papel de seda e a dopagem, porcentagem do óleo de rícino, thinner e por aí vai. Isso tudo com muita paciência. O resultado fou um Starlite que está em ótimas condições até hoje, com vôo lento, leve, apenas 143gr
Marco, se me permite, posto aqui umas fotos dele:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24101&postdays=&postorder=asc&start=25
Abraços a todos e um Feliz 2009!
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Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
- Marco Antonio
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.. é, não tem jeito: O que o Omar faz é pra sempre.
A helice é um show a parte, vou tirar fotos detalhadas e vocês vão ver... o trem de pouso tem um travão de madeira pacientemente enrolado em uma alma de aço, coloquei um fio de aço em forma de arco para fazer o papel de amortecedor.
O perfil da nervura da asa é concavo/ convexo e do profundor é normal. O leme é perfil simetrico tudo com detalhes de travamento que são lindos.
Uma tampinha que faz.. clock ao se fechar permite chegar ao conector da bateria.
O motor se não me engano com helice deve pesar 20g, 2g de speed e mais 12 de bateria... são dois servos de 6g cada
Imagina então que esse modelo é leve como pluma... mas enfrenta vento com coragem e plana o tempo todo se pegar uma térmica.
Embora não tenha aparecido nas fotos a extremidade da asa no seu lado esquerdo(olhando de cima, nariz para frente) sofreu uma compressão e se rompeu... mas pra minha surpresa nada havia quebrado.. só soltou a nervura do bordo de fuga. Isso demonstra que quem fez fez muito bem.
Eu disse 50% do bordo de fuga porque não é exatamente 50% está mais pra 52 ou 53%.. depende da helice.
A helice é um show a parte, vou tirar fotos detalhadas e vocês vão ver... o trem de pouso tem um travão de madeira pacientemente enrolado em uma alma de aço, coloquei um fio de aço em forma de arco para fazer o papel de amortecedor.
O perfil da nervura da asa é concavo/ convexo e do profundor é normal. O leme é perfil simetrico tudo com detalhes de travamento que são lindos.
Uma tampinha que faz.. clock ao se fechar permite chegar ao conector da bateria.
O motor se não me engano com helice deve pesar 20g, 2g de speed e mais 12 de bateria... são dois servos de 6g cada
Imagina então que esse modelo é leve como pluma... mas enfrenta vento com coragem e plana o tempo todo se pegar uma térmica.
Embora não tenha aparecido nas fotos a extremidade da asa no seu lado esquerdo(olhando de cima, nariz para frente) sofreu uma compressão e se rompeu... mas pra minha surpresa nada havia quebrado.. só soltou a nervura do bordo de fuga. Isso demonstra que quem fez fez muito bem.
Eu disse 50% do bordo de fuga porque não é exatamente 50% está mais pra 52 ou 53%.. depende da helice.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Omar Grassetti
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[quote:e5ff0afe54="Aleksandr"]Peraí... De seda? Assim o Bob Marley pira!
É esse processo de dopagem que adiciona resistência ao papel?[/quote:e5ff0afe54]
Sim, isso existe a muito, muito tempo e ainda é usado em aviões "de verdade". Adiciona resistência e tenciona o papel causando o segundo processo de encolhimento.
É esse processo de dopagem que adiciona resistência ao papel?[/quote:e5ff0afe54]
Sim, isso existe a muito, muito tempo e ainda é usado em aviões "de verdade". Adiciona resistência e tenciona o papel causando o segundo processo de encolhimento.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
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