Power Box - Quando usar?
Power Box - Quando usar?
Pessoal,
NA última segunda, conversando com o Marinho sobre um projeto de aeromodelo, um P51 Mustang com 1,65 mt de envergadura, ele me sugeriu a utilização de um power box, pois o modelo deverá usar 6 servos + 2 retráteis servoless, além de luzes de navegação.
Concordo que a corrente pode ser muito alta para as trilhas do RX (um Futaba R617FS) e gostaria de saber se a única alternativa seria uma power box.
Andei olhando os esquemas destas peças e não achei muito complicado, a não ser pelo sistema de redundância de energia. Só não sei se dá para confiar nas power boxes Xing Lings, qu estão na faixa dos U$ 40,00 ~ U$ 60,00.
Alguém sabe o limite de corrente deste RX? Ah, os servos serão todos Futaba, alguns standard, outros minis, mas todos high torque.
Alguém já pensou em construir uma peça dessas?
Abs
Marco Aurelio
NA última segunda, conversando com o Marinho sobre um projeto de aeromodelo, um P51 Mustang com 1,65 mt de envergadura, ele me sugeriu a utilização de um power box, pois o modelo deverá usar 6 servos + 2 retráteis servoless, além de luzes de navegação.
Concordo que a corrente pode ser muito alta para as trilhas do RX (um Futaba R617FS) e gostaria de saber se a única alternativa seria uma power box.
Andei olhando os esquemas destas peças e não achei muito complicado, a não ser pelo sistema de redundância de energia. Só não sei se dá para confiar nas power boxes Xing Lings, qu estão na faixa dos U$ 40,00 ~ U$ 60,00.
Alguém sabe o limite de corrente deste RX? Ah, os servos serão todos Futaba, alguns standard, outros minis, mas todos high torque.
Alguém já pensou em construir uma peça dessas?
Abs
Marco Aurelio
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- Everton de Castro
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Marco Aurélio, sua dúvida é muito pertinente. Eu venho pesquisando isso há algum tempo para ver qual o melhor investimento e ainda não cheguei a uma conclusão.
Sei que perdi um P51 Giant a algum tempo e uma das coisas que foi levantando na oportunidade foi que não usei o tal do Power box. Eram 6 servos de força mas acho que o problema foi na chave liga-desliga.
Estou na pesquisa para os próximos. Gato escaldado tem medo de água fria!
Disney
Sei que perdi um P51 Giant a algum tempo e uma das coisas que foi levantando na oportunidade foi que não usei o tal do Power box. Eram 6 servos de força mas acho que o problema foi na chave liga-desliga.
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A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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Acho que não é necessário colocar powebox nesse seu P51, é o da Top Flite kit né?
Se vc for pensar bem, sim ele tem bastante servos, mas vc nao vai usar muita força deles pois nao vai voar como um acrobático/3D, vai usar pouco comando até pq P51 se faz voo mais escala. Não usei powerbox no meu P51 da top flite e me parece q deu tudo certo, nao tive problemas.
Abraço!
Se vc for pensar bem, sim ele tem bastante servos, mas vc nao vai usar muita força deles pois nao vai voar como um acrobático/3D, vai usar pouco comando até pq P51 se faz voo mais escala. Não usei powerbox no meu P51 da top flite e me parece q deu tudo certo, nao tive problemas.
Abraço!
[quote:654815099d="Metz"]Acho que não é necessário colocar powebox nesse seu P51, é o da Top Flite kit né?
Se vc for pensar bem, sim ele tem bastante servos, mas vc nao vai usar muita força deles pois nao vai voar como um acrobático/3D, vai usar pouco comando até pq P51 se faz voo mais escala. Não usei powerbox no meu P51 da top flite e me parece q deu tudo certo, nao tive problemas.
Abraço![/quote:654815099d]
Metz,
É quase o mesmo kit. Projetei um novo com base nele, mas fiz algumas modificações para facilitar a montagem e diminuir o peso.
A minha preocupação é com o uso dos retráteis servoless. Seria o equivalente a mais dois ou três servos no conjunto, além das luzes de navegação (essas eu sei que consomem muito pouco, mas ainda assim é mais uma coisa para drenar corrente pelo RX).
Abs
Marco Aurelio
Se vc for pensar bem, sim ele tem bastante servos, mas vc nao vai usar muita força deles pois nao vai voar como um acrobático/3D, vai usar pouco comando até pq P51 se faz voo mais escala. Não usei powerbox no meu P51 da top flite e me parece q deu tudo certo, nao tive problemas.
Abraço![/quote:654815099d]
Metz,
É quase o mesmo kit. Projetei um novo com base nele, mas fiz algumas modificações para facilitar a montagem e diminuir o peso.
A minha preocupação é com o uso dos retráteis servoless. Seria o equivalente a mais dois ou três servos no conjunto, além das luzes de navegação (essas eu sei que consomem muito pouco, mas ainda assim é mais uma coisa para drenar corrente pelo RX).
Abs
Marco Aurelio
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Pessoal, sempre soube que para avaliar a necessidade de um distribuidor de energia o avião tem que ser maior que 100cc.
Abaixo disso em raríssimos casos é necessário o uso de tal distribuidor.
Hoje tenho um pitts 50cc, no total são 8 servos:
4 ailerons, digital de velocidade, 11kg
2 produndor, digital de torque, 13kg
1 Leme, digital de torque, 18kg
1 acelerador, analógico std, 3kg metal
1 bomba de fumaça
Todos ligados direto num rx hitec 9 canais e um regulador flightpower de 8A com sistema de redundância.
Funcionando sem problemas, sem sustos.
Sei que os conectores padrão futaba suportam no máximo 4A de corrente.
Abaixo disso em raríssimos casos é necessário o uso de tal distribuidor.
Hoje tenho um pitts 50cc, no total são 8 servos:
4 ailerons, digital de velocidade, 11kg
2 produndor, digital de torque, 13kg
1 Leme, digital de torque, 18kg
1 acelerador, analógico std, 3kg metal
1 bomba de fumaça
Todos ligados direto num rx hitec 9 canais e um regulador flightpower de 8A com sistema de redundância.
Funcionando sem problemas, sem sustos.
Sei que os conectores padrão futaba suportam no máximo 4A de corrente.
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Agora passando para a teoria...
o correto seria analisar a corrente de pico de cada servo levando em conta a corrente quando o servo está sob maior esforço.
Fazer o somatório de todas as correntes.
Verificar a corrente máxima suportada pelas trilhas do RX.
Qual o maior problema disso tudo?
Encontrar as informações corretas dos fabricantes sobre estes dados.
Soluções para os servos:
Usar medidores de corrente e analisar as correntes de pico para cada servo.
Soluções para os rx:
Realmente não sei quando o fabricante não informa.
o correto seria analisar a corrente de pico de cada servo levando em conta a corrente quando o servo está sob maior esforço.
Fazer o somatório de todas as correntes.
Verificar a corrente máxima suportada pelas trilhas do RX.
Qual o maior problema disso tudo?
Encontrar as informações corretas dos fabricantes sobre estes dados.
Soluções para os servos:
Usar medidores de corrente e analisar as correntes de pico para cada servo.
Soluções para os rx:
Realmente não sei quando o fabricante não informa.
Bom pessoal, tudo fica no campo do empirismo se não testarmos as reais condições dos equipamentos.
Achei um site que avaliava o consumo de alguns servos em repouso, esforço normal e no limite, mas nenhum dos que eu pretendia utilizar no modelo
[url]http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/Servo.html[/url]
Para utilizar os servos em uma situação de estresse, supõem-se que o modelo esteja em uma situação crítica, momento em que um modelista desejaria poder contar com a eficiência de toda sua eletrônica. Por exemplo, numa retomada de mergulho.
Vi alguns comentários que determinados servos chegam a dar picos de 4A, e que se forem atuados em conjuntos poderão trazer sérios problemas para o piloto.
Ainda vou testar os servos assim que adquiri-los, ou mesmo os que já tenho para ver qual a correne que será gerada durante o esforço. O Caio já desenvolveu um testador de servos que atende ao que preciso, é só colocar em prática.
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=137713[/url]
Abs
Marco Aurelio
Achei um site que avaliava o consumo de alguns servos em repouso, esforço normal e no limite, mas nenhum dos que eu pretendia utilizar no modelo
[url]http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/Servo.html[/url]
Para utilizar os servos em uma situação de estresse, supõem-se que o modelo esteja em uma situação crítica, momento em que um modelista desejaria poder contar com a eficiência de toda sua eletrônica. Por exemplo, numa retomada de mergulho.
Vi alguns comentários que determinados servos chegam a dar picos de 4A, e que se forem atuados em conjuntos poderão trazer sérios problemas para o piloto.
Ainda vou testar os servos assim que adquiri-los, ou mesmo os que já tenho para ver qual a correne que será gerada durante o esforço. O Caio já desenvolveu um testador de servos que atende ao que preciso, é só colocar em prática.
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=137713[/url]
Abs
Marco Aurelio
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