Dicas e experiencias com a APM 2.5

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

muito bom mesmo.

Abs
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

[yt]rrfxPTvpyBA[/yt]
Tamo junto...
Avatar do usuário
swisscopters
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 3:36 pm
Localização: Florianópolis

Mensagem por swisscopters »

Não estou conseguindo armar minha APM 2.5.2 com firmware 3.1.. apenas com o firmware anterior.. dá erro de compass não calibrado..
já tentei por várias vezes calibrar utilizando o "live calibration" mas depois de 60 segundos dá erro informando que não foi coletado nenhum dado..
Alguém sabe o que pode ser?
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Semana passada também tive uns probleminhas de compass na hora de armar, não lembro o erro, aparecia na tela do Mission Planner na hora de armar.

Fiz 2 coisas:

1) atualizei minha versão do Mission Planner , a que eu estava usando era velha, acho que não tem haver, mas fiz.

2) Acabei ligando o Auto Dec e calibrei novamente, mexi bastante o modelo em todos os eixos, pois ele reclamava da quantidade de medições era insuficiente, ai mexendo bastante funcionou.

Após isso não tive mais o problema, me parecia que ele não acatava o numero que eu informava manualmente de declinação.

Abs
Avatar do usuário
swisscopters
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 3:36 pm
Localização: Florianópolis

Mensagem por swisscopters »

[quote:781926136f="robertb"]Semana passada também tive uns probleminhas de compass na hora de armar, não lembro o erro, aparecia na tela do Mission Planner na hora de armar.

Fiz 2 coisas:

1) atualizei minha versão do Mission Planner , a que eu estava usando era velha, acho que não tem haver, mas fiz.

2) Acabei ligando o Auto Dec e calibrei novamente, mexi bastante o modelo em todos os eixos, pois ele reclamava da quantidade de medições era insuficiente, ai mexendo bastante funcionou.

Após isso não tive mais o problema, me parecia que ele não acatava o numero que eu informava manualmente de declinação.

Abs[/quote:781926136f]

Durante os 60 segundos, na minha APM, não chega a medir nada, parece que o sensor está desligado.. hj vou retirar ela da capinha e ver se a trilha do compass veio cortado.. pode ser isso, ou o regulador de 3.3v da placa veio morto.. :(
Ainda bem que comprei a um mês atrás um mag externo no ebay em http://www.ebay.com/itm/400362466832?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 já deve estar chegando.. se não funcionar o mag onboard vou cortar a trilha e usar o externo.. ele funciona com 3 a 5v :P
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

xi, se não mede nada é complicado, veja a trilha, o amigo esta correto.

no terminal, tem como testar, de o comando Setup seguido de compass, se estiver off vai acusar.

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Vou relatar minha primeira lenha com esta Placa
Antes tive 02 quedas porem foi o frame que desmontou em voo.

Placa: APM 2.5.2, motor rct5010-14 360kv, helice 17x5,5, bateria 4000 4s, esc de 30A.


Sempre voo no modo acro pois e o que mais se assemelha a minha antiga kk 1.0, sei que o correto era voar em stabilize ou alt hold mais insisto.

Ja tinha percebido um problema no meu tipo de voo quando trocava de modos com altura travada para acro ou stabilize.

No phanton o acelerador fica sempre no meio, logo quando trocamos de modo de voo o acelerador sempre esta em modo hover.

Aconteceu algumas vezes de eu mudar de modo de voo e o quadri simplesmente despencar pois o acelerador estava baixo demais.

Porque estou explicando isso.

Estava voando a uns 50 metros de altura testando o RTH. Confesso que a ideia de algo voando autonomo não me agrada ainda, e fico tremendo o dedo para assumir o comando.

por algum motivo não me lembro o qual eu desliguei o RTH e como o lado oposto da chave fica o modo Acro ele deve ter ido para acro.

Moral da historia, ele girou e entrou em um mergulho. "Acho" que ainda acelerei um pouco e ele não respondeu, lembro com certeza de ter tentado desvirar e ele nada.


o bixão afundou pro chão e derrepente virou de cabeça pra baixo e entrou acreditem em auto rotação o que amenizou um pouco a porrada vindo a quebrar o tuper ware que uso para proteger a placa e trincar uma helice de carbono.

Gostaria de analizar o log para saber o que realmente aconteceu.

as hipoteses

Desliguei o RTH com acelerador muito lento, logo ele não conseguiu estabilizar e eu não acelerei

Desliguei o RTH com acelerador muito lento, a placa desarmou pois quando deixo ela parada sem dar comando ela desliga e quando acelerei ela não respondeu

Desliguei o RTH e ela pirou o cabeção e congelou(essa opção acredito que não).


Preciso de dicas como estudar o LOG de eventos e maiores dicas sobre esse desarme dela automatico que possa ter causado o problema.
faboliveira
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Mar 10, 2013 7:25 pm
Localização: Florianopolis

Mensagem por faboliveira »

Também sou usuario da APM 2.5, na verdade, estou usando a clone da RCTimer, denominada [b:f3e880e472]Arduflyer 2.5.2[/b:f3e880e472].

Atualmente, [b:f3e880e472]TODAS as melhores informacoes/dicas necessarias para montar, configurar e voar[/b:f3e880e472] com a APM estao disponiveis em:

- [b:f3e880e472]propria documentação do Arducopter[/b:f3e880e472] (firmware da APM): http://copter.ardupilot.com/wiki/table-of-contents
- [b:f3e880e472]thread do J.Abram na rcgroups[/b:f3e880e472] com varios topicos e passo-a-passo (ele atualiza praticamente todos os dias!): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2021896

Ate hoje, nao precisei de outras fontes. Muito completas essas dai!

Abraços.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

eu consegui analisar o log, so não consegui chegar a uma conclusão

eu mudei de RTL para acro, ate ai tudo bem

porem thotle in que acho que seria a aceleração que o radio transmite apos a mudança não estava no minimo.

Logo apos ele vai par ao minimo.

Não sei se foi na hora que ele pirou e tirei o motor ou algum outro problema que veio a desativar, ate mesmo uma falta de comunicação do rádio.

Vou testar o fail safe do receptor frsky para ver como estava setado.

Infelismente hoje fui voar e o eixo do motor resolveu sair em voo.

logo como demora 3 meses para vir outro motor e vou brigar com a rc timer por outro devo passar esta placa para uma asa voadora

obgado
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rmedeiros,

bem estranho mesmo, eu já testei o RTL umas 2 vezes sem problema, porem estava em Loiter uma vez e outra em Stabilize, quando ativei o RTL, nunca estava em Acro (não acho boa ideia).

Segue uma dica que já percebi fazer diferença, "sempre" que troco de modo de voo, eu troco com ele "subindo", pois já percebi que as vezes tem leve tendência de queda.

No modo Acro então nem se fala pois ele pode virar 180 graus a placa não vai tentar compensar, em Stabilize esse problema não existe, pois a placa não deixa virar, ela compensa, então passar de Acro para algo que não esta "na mão" não acho boa ideia não, pois se diminuir rotação e a placa não compensar, ele simplesmente vira em décimos de segundo.

Lamento ai a queda, mas não me parece bug não, impressão de leigo.

Abs
Responder