Angulo Errado de motor na Zagi.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
ricardobco
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:30 am
Localização: Ribeirão Preto - SP

Angulo Errado de motor na Zagi.

Mensagem por ricardobco »

Boa tarde Pessoal

Comprei uma Zagi da Hobby Imports recentemente,e levei para um camarada
monta-lá, porém, não segui a especificação do fabricante o motor ficou com angulo errado, o montante é colado no Isopor com Epoxy. E pelo que pesquisei não existe solvente para epoxi que não dissolva também o isopor.
Estava pensando em arrancar na marra o montante, porém, acho que o estrago será grande, existe alguma outra forma de corrigir essa angulação errada, como trimagem ou algo do tipo, onde não precise arrancar o montante??
Só para exemplificar melhor encontrei essa imagem em algum tópico aqui no evoo, meu motor esta igual ao segundo exemplo, quando acelero a asa desce.
Anexos
imagem retirada do evoo
imagem retirada do evoo
asinha-400.jpg (12.67 KiB) Exibido 5969 vezes
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Arruela(s) entre o motor e o montante, até acertar o angulo do motor.
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Eu cometi o mesmo erro no meu bixler e não entendia porque ele picava logo no lançamento. Um colega na pista me mostrou o que acontecia e notei que tinha posto o extensor do motor invertido.
Trimagem não adianta porque no lançamento a eficiência aerodinâmica dos comandos é quase inexistente e o motor está a pleno. Além disso você estaria jogando combustível/bateria fora compensando aerodinamicamente. O jeito é colocar arruelas mesmo.
ricardobco
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:30 am
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por ricardobco »

[quote:5797ebd014="Douglas Lenz"]Arruela(s) entre o motor e o montante, até acertar o angulo do motor.[/quote:5797ebd014]

Ótima ideia... Só não sei se consigo tirar toda a angulação com arruela, mas vou tentar..

Valeu...
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:62afedc620="ricardobco"][quote:62afedc620="Douglas Lenz"]Arruela(s) entre o motor e o montante, até acertar o angulo do motor.[/quote:62afedc620]

Ótima ideia... Só não sei se consigo tirar toda a angulação com arruela, mas vou tentar..

Valeu...[/quote:62afedc620]

Uma arruela já vai te dar uma boa inclinação no motor.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
ricardobco
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:30 am
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por ricardobco »

[quote:f0ff749745="júlioadam"][quote:f0ff749745="ricardobco"][quote:f0ff749745="Douglas Lenz"]Arruela(s) entre o motor e o montante, até acertar o angulo do motor.[/quote:f0ff749745]

Ótima ideia... Só não sei se consigo tirar toda a angulação com arruela, mas vou tentar..

Valeu...[/quote:f0ff749745]

Uma arruela já vai te dar uma boa inclinação no motor.[/quote:f0ff749745]
Vou testar agora a noite.
Segundo o fabricante, teria que fazer um "buraco" que iniciava com 3 mm e finaliza em 0 mm.. e fiz tudo igual.. aí não deu a inclinação necessária.

Valeu pessoal pelas dicas, segunda posto o resultado.

Abraços e bom final de semana a todos..
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:52afb5ee6a="ricardobco"][quote:52afb5ee6a="júlioadam"][quote:52afb5ee6a="ricardobco"][quote:52afb5ee6a="Douglas Lenz"]Arruela(s) entre o motor e o montante, até acertar o angulo do motor.[/quote:52afb5ee6a]

Ótima ideia... Só não sei se consigo tirar toda a angulação com arruela, mas vou tentar..

Valeu...[/quote:52afb5ee6a]

Uma arruela já vai te dar uma boa inclinação no motor.[/quote:52afb5ee6a]
Vou testar agora a noite.
Segundo o fabricante, teria que fazer um "buraco" que iniciava com 3 mm e finaliza em 0 mm.. e fiz tudo igual.. aí não deu a inclinação necessária.

Valeu pessoal pelas dicas, segunda posto o resultado.

Abraços e bom final de semana a todos..[/quote:52afb5ee6a]

Mas também não é bem assim, nem tudo precisa ficar perfeitamente perfeito. Eu tinha uma zagi com montante de p0, toda vez que eu acelerava a própria força do motor empurava ele para cima, foi a zagi com melhor voo que tive até hoje.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Manoel Pereira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 1:57 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Manoel Pereira »

Acredito que se fizer um novo montante, com a inclinação correta e fixar no montante que esta fixo na asa, você corrigirá a angulação.
Michael Castro
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Dez 17, 2013 10:10 pm

Mensagem por Michael Castro »

Tente usar daquelas arruelas de plástico que vem nos hélices para acertar o ângulo, além é serem mais grossas são mais leves que as de metal.
ricardobco
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:30 am
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por ricardobco »

[quote:488cb692b6="Michael Castro"]Tente usar daquelas arruelas de plástico que vem nos hélices para acertar o ângulo, além é serem mais grossas são mais leves que as de metal.[/quote:488cb692b6]
Michel é isso mesmo que farei, não conseguir arrumar no final de semana, minha chave espanou e não deu pra soltar o montante. Vou fazer isso essa semana.

Att

Luiz Ricardo
Responder