Carregador Imax B6AC / Dúvida

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
kakera
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 4:55 pm
Localização: Timbó,SC

Carregador Imax B6AC / Dúvida

Mensagem por kakera »

Daí moçada!

Seguinte, adquiri o carregador Imax B6AC, e diz o manual (Inglês e mau explicado) que este carregador pode carregar as baterias de Li-Po, efetuando o balanceamento ao mesmo tempo.
Para isso eu uso a função "BALANCE" com os dois plugues (balanceamento e carga/descarga) conectados no aparelho, ou esta função é apenas para balanceamento?
Será que o certo não seria usar a função "CHARGE" com os dois cabos conectados, e assim o carregador fará a carga com balanceamento?
Se eu usar um balanceador daqueles "passivos", como o E-Station PB6 da Bantam, durante a carga na função "CHARGE" do carregador, terei o mesmo serviço de carga com balanceamento, certo?

Abraço!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

A função Charge com o cabo balanceador plugado é importante porque se houver uma diferença muito grande entre as células do pack, o carregado vai desligar o carregamento. Imagino que seja como um monitoramento de cada célula.
Não sei se seu carregador necessita esta com o cabo do balanceamento plugado para efetuar a carga em CHARGE, se ele funcionar sem estar com o cabo do balanceamento ligado, ira carregar e balancear com esse balanceador passivo, melhor doque na função BALANCE.
Abs
Warne
kakera
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 4:55 pm
Localização: Timbó,SC

Mensagem por kakera »

[quote:b7b15a625f="warne"]A função Charge com o cabo balanceador plugado é importante porque se houver uma diferença muito grande entre as células do pack, o carregado vai desligar o carregamento. Imagino que seja como um monitoramento de cada célula.
Não sei se seu carregador necessita esta com o cabo do balanceamento plugado para efetuar a carga em CHARGE, se ele funcionar sem estar com o cabo do balanceamento ligado, ira carregar e balancear com esse balanceador passivo, melhor doque na função BALANCE.
Abs
Warne[/quote:b7b15a625f]

Valeu!! Abração!
Avatar do usuário
sergio.ricardo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 22, 2013 1:04 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por sergio.ricardo »

Caro KEKERA, este carregador é muito bom.
Pode ficar tranquilo.
Basta você arrumar uma fonte de 5ª que dá conta do recado.
Faça um cabo você mesmo com 02 conectores banana sendo 01 preto e outro vermelho, um cabo de energia competente, um conector macho XT60, termo retrátil, faça ou solicite a alguém para fazer uma boa solda e fica ótimo.
Com o tempo de uso ou por eventuais quedas pode ocorrer relaxamento dos contatos ou rompimento de algum fio do terminal do cabo de balanceamento e isto pode causar mensagem de erro no carregador, que é facilmente corrigido reapertando os contatos com uma arame fino ou agulha ou ressoldando algum fio total ou parcialmente rompido.

Este carregador monitora a bateria enquanto carrega, por isso é necessária a ligação tanto do cabo de alimentação quanto do de balanceamento.
A bateria de lítio requer muitos cuidados e no preço que ela se encontra ultimamente não custa nada fazer uma revisão dos conectores e fios para evitar maiores problemas.
Segue a foto do cabo que eu mesmo fiz, é muito simples e funciona muito bem.

Espero ter ajudado.
zura
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 4:02 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por zura »

Super!!!

Em dois tôpicos ao mesmo tempo!!!!
Anexos
pa_de_ouro_923.jpg
pa_de_ouro_923.jpg (19.1 KiB) Exibido 2417 vezes
Responder